quarta-feira, 21 de abril de 2021

JOSÉ ANTÔNIO - ENSINO RELIGIOSO. EP3. ATIVIDADE.

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

TERCEIRO ANO DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE – EP3

NOTA

DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO.

DATA: _____/_____/2021.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Terceira.

EP3

AULA: 26/04 A 09/ 05/2021 – 1º SEMESTRE. ENSINO RELIGIOSO – EP3 – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

JOSÉ ANTÔNIO – ENSINO RELIGIOSO.

ATIVIDADE:

CARACTERÍSTICA DO FENÔMENO RELIGIOSO NA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA. O FENÔMENO RELIGIOSO RADICA-SE NA CULTURA.

OBJETIVO: Discernir e argumentar sobre os sistemas de valores das tradições e crenças religiosas. Discutir a questão do conhecimento religioso como um meio de elevar o desejo de tolerância e excelente convivência com diferentes crenças, na busca de pontos em comum.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      Assista ao vídeo 1: Historiando: O Candomblé. Em:

https://www.youtube.com/watch?v=7enrB65eve4

2)      Assista ao vídeo 2: Candomblé | Retratos de Fé. Em:

https://www.youtube.com/watch?v=MCB8-rlKmDc

3)      Em cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.

4)      Responda-as no GOOGLE CLASSROOM.

5)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

COMENTÁRIO INICIAL: O texto a seguir trata de uma das bases da cultura religiosa e geral do Brasil: a religiosidade afro-brasileira, isto é, a religiosidade que se desenvolveu, ao longo de séculos de escravidão colonial e imperial, no Brasil. Elementos africanos e cristãos que vieram a formar um rico sincretismo religioso. O texto é uma proposta de conhecimento do diferente, na busca de respeito e de boa convivência na diversidade. Muito presente, ainda hoje, em muitos lugares do Brasil e, singularmente, no Estado da Bahia, onde se encontram traços marcantes da cultura afro-brasileira. Dentro da religiosidade afro-brasileira, o texto enfoca as divindades do candomblé. (Prof. José Antônio Brazão.)

LEIA O TEXTO A SEGUIR COM MUITA ATENÇAO.

A seguir, responda as questões.

A mitologia dos deuses africanos (iorubás) (...) (Marcelo Pena):

(TRECHO)

OXALÁ ou OBATALÁ é o mais importante dos deuses iorubas. É o orixá que cria os seres humanos do barro. Foi o primeiro orixá a ser criado por Olodumaré, o deus supremo. (...) Oxalá cria os seres humanos (...).

IEMANJÁ é a mãe poderosa, guerreira e perigosa. Orixá dos mares e, também, da água doce (...). Mas representando a beleza, a fertilidade e o caráter maternal (...).

EXU é o guardião dos templos, das casas, das cidades e das pessoas. Ele é responsável pela comunicação entre os seres humanos e os outros orixás. Sua personalidade contraditória para fazer o bem e o mal, levou outras crenças a relacionarem sua imagem com o diabo das religiões cristãs. Mas o correto é que ele é o mensageiro dos outros deuses (...).

OGUM é um orixá poderoso por dominar o ferro.  É o deus dos ferreiros e de todos que usam instrumentos feitos com esse material. (...) Foi guerreiro e conquistador temido por onde passava. (...)

OXÓSSI é o orixá da caça,  protege os caçadores que garantem alimento à comunidade. Sua proximidade com Ossain, o orixá das folhas, deu a ele certo conhecimento sobre as plantas curativas. (...)

XANGÔ é um deus violento, controla os raios e trovões e os utiliza para punir os mentirosos e malfeitores. Por isso também é visto como justiceiro. Como guerreiro, matava todos os seus inimigos. (...)

OIÁ-IANSÃ uma orixá guerreira, ardente, senhora dos ventos e das tempestades. Nenhum orixá masculino conseguiu dominá-la. É independente e obedece apenas à sua vontade. Iansã é a única orixá que enfrenta e controla a atividade dos espíritos dos mortos. (...)

Referência:

PENA, Marcelo. Filosofia/Sociologia. Fortaleza, FB Editora, 2021. P. 12.

Observações:

1)     “Para nós, os Orixás tem um significado mais profundo pois, eles são junções de várias energias do Òrun (espaço) e do Àiyé (terra) que funcionam para o nosso amparo físico e espiritual. A palavra em yorubá Òrìsà (Orixá) é uma modificação fonética de Orìsè que vem de: Ibiti orí ti sè (a origem ou fonte de orí-cabeça) em referência que todo orí vem de Olórun, ou ainda, Orixá é ‘o Senhor e Guardião da nossa cabeça!’.” (OXALÁ, Pai Paulo de. Conheça o significado dos orixás para os yorubás. Disponível em: < https://extra.globo.com/noticias/religiao-e-fe/pai-paulo-de-oxala/conheca-significado-dos-orixas-para-os-yorubas-5353690.html#:~:text=A%20palavra%20em%20yorub%C3%A1%20%C3%92r%C3%ACs%C3%A0,Guardi%C3%A3o%20da%20nossa%20cabe%C3%A7a!%22. > Acesso em 21 de abril de 2021.)

2)     Os orixás são adorados e celebrados, bem como incorporados (quem os incorpora são chamados cavalos, como se os orixás montassem cada um sobre sua respectiva pessoa de incorporação), em terreiros de candomblé. Por que o nome terreiro? Pelo fato de que, durante a escravidão no Brasil colonial e imperial, os negros e as negras escravizados celebravam suas divindades nos terreiros junto às senzalas. Para não serem proibidos do culto a seus deuses, os escravos diziam aos capatazes, no momento em que eram questionados acerca da oração que faziam, que estavam prestando culto a santos católicos! Usavam até imagens de santos e santas do catolicismo como modo de disfarçar sua verdadeira adoração. Daí o sincretismo (mistura), ainda hoje existente, entre as imagens de santos católicos e os/as orixás do culto yorubá, no candomblé. Em terreiros de candomblé pode-se ver bem isto.  (Prof. José Antônio Brazão.)

3) Em atividades posteriores estudaremos outras religiões que têm sua presença marcante no Brasil, contribuindo com a diversidade cultural e religiosa deste. Convite à tolerância e à boa convivência, no respeito e no conhecimento.

QUESTÃO 1: Orixá guerreira, ardente, senhora dos ventos e das tempestades. Nenhum orixá masculino conseguiu dominá-la. É independente e obedece apenas à sua vontade.

a)(     ) NANÃ.

b)(     ) IEMANJÁ.

c)(     ) OBÁ.

d)(     ) OSSAIN.

e)(     ) OIÁ-IANSÃ.

 

QUESTÃO 2: Nome dado à mistura entre elementos de religiões diferentes (africanos e católicos):

a)(     ) POLITEISMO RELIGIOSO.

b)(     ) RELIGIOSIDADE.

c)(     ) MITOLOGIA RELIGIOSA.

d)(     ) SINCRETISMO RELIGIOSO.

e)(     ) DIVINIZAÇÃO.

 

QUESTÃO 3: Na antiga religião greco-romana, Hermes ou Mercúrio é o deus portador dos comunicados entre deuses e até mesmo entre deuses(as) e seres humanos. Na religiosidade afro-brasileira, yorubá, pode-se compará-lo com:

a)(     ) OGUM.

b)(     ) OXUMARÉ.

c)(     ) EXU.

d)(     ) XANGÔ.

e)(     ) OXALÁ.

 

QUESTÃO 4: A palavra ORIXÁ, no candomblé (religião afro-brasileira), significa:

a)(     ) O Senhor e Guardião da Terra.

b)(     ) O Senhor e Guardião da nossa cabeça.

c)(     ) O Senhor e Guardião do fogo.

d)(     ) O Senhor e Guardião da água.

e)(     ) O Senhor e Guardião do corpo humano.

 

QUESTÃO 5: “XANGÔ é um deus violento, controla os raios e trovões e os utiliza para punir os mentirosos e malfeitores. Por isso também é visto como justiceiro. Como guerreiro, matava todos os seus inimigos.” Teste seus conhecimentos. Na mitologia greco-romana Xangô pode ser comparado com:

a)(     ) Zeus/Júpiter.

b)(     ) Ártemis/Diana.

c)(     ) Vênus/Afrodite.

d)(     ) Baco/Dioniso (Dionísio).

e)(     ) Hades/Plutão.

 

BOM TRABALHO.

RESPONDA NO GOOGLE CLASSROOM.

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