Secretaria de
Educação do Estado de Goiás Colégio Estadual
Deputado José de Assis Estudo Orientado
EAD TERCEIRO ANO DO
ENSINO PROFISSIONALIZANTE – EP3 |
NOTA |
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DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO. |
DATA: _____/_____/2021. |
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PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
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ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 2º |
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Terceira. |
EP3 |
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AULA: 26/04 A 09/ 05/2021 – 1º
SEMESTRE. ENSINO RELIGIOSO – EP3 – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
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JOSÉ ANTÔNIO – ENSINO RELIGIOSO. |
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ATIVIDADE:
CARACTERÍSTICA DO FENÔMENO RELIGIOSO NA
DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA. O FENÔMENO RELIGIOSO RADICA-SE NA CULTURA.
OBJETIVO: Discernir e argumentar sobre os
sistemas de valores das tradições e crenças religiosas. Discutir a questão do
conhecimento religioso como um meio de elevar o desejo de tolerância e
excelente convivência com diferentes crenças, na busca de pontos em comum.
INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1) Assista
ao vídeo 1: Historiando: O Candomblé. Em:
https://www.youtube.com/watch?v=7enrB65eve4
2) Assista
ao vídeo 2: Candomblé | Retratos de Fé. Em:
https://www.youtube.com/watch?v=MCB8-rlKmDc
3) Em
cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.
4) Responda-as
no GOOGLE CLASSROOM.
5) Valor:
10,0.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
COMENTÁRIO INICIAL: O texto a seguir trata de uma das bases da cultura religiosa e geral
do Brasil: a religiosidade afro-brasileira, isto é, a religiosidade que se
desenvolveu, ao longo de séculos de escravidão colonial e imperial, no Brasil.
Elementos africanos e cristãos que vieram a formar um rico sincretismo
religioso. O texto é uma proposta de conhecimento do diferente, na busca de
respeito e de boa convivência na diversidade. Muito presente, ainda hoje, em
muitos lugares do Brasil e, singularmente, no Estado da Bahia, onde se encontram
traços marcantes da cultura afro-brasileira. Dentro da religiosidade
afro-brasileira, o texto enfoca as divindades do candomblé. (Prof. José Antônio
Brazão.)
LEIA O TEXTO A SEGUIR COM MUITA ATENÇAO.
A seguir, responda as questões.
A
mitologia dos deuses africanos (iorubás) (...) (Marcelo Pena):
(TRECHO)
OXALÁ
ou OBATALÁ é o mais importante dos deuses iorubas. É o orixá que cria os seres
humanos do barro. Foi o primeiro orixá a ser criado por Olodumaré, o deus
supremo. (...) Oxalá cria os seres humanos (...).
IEMANJÁ
é a mãe poderosa, guerreira e perigosa. Orixá dos mares e, também, da água doce
(...). Mas representando a beleza, a fertilidade e o caráter maternal (...).
EXU
é o guardião dos templos, das casas, das cidades e das pessoas. Ele é responsável
pela comunicação entre os seres humanos e os outros orixás. Sua personalidade
contraditória para fazer o bem e o mal, levou outras crenças a relacionarem sua
imagem com o diabo das religiões cristãs. Mas
o correto é que ele é o mensageiro dos outros deuses (...).
OGUM
é um orixá poderoso por dominar o ferro.
É o deus dos ferreiros e de todos que usam instrumentos feitos com esse
material. (...) Foi guerreiro e conquistador temido por onde passava. (...)
OXÓSSI
é o orixá da caça, protege os caçadores
que garantem alimento à comunidade. Sua proximidade com Ossain, o orixá das
folhas, deu a ele certo conhecimento sobre as plantas curativas. (...)
XANGÔ
é um deus violento, controla os raios e trovões e os utiliza para punir os
mentirosos e malfeitores. Por isso também é visto como justiceiro. Como
guerreiro, matava todos os seus inimigos. (...)
OIÁ-IANSÃ
uma orixá guerreira, ardente, senhora dos ventos e das tempestades. Nenhum
orixá masculino conseguiu dominá-la. É independente e obedece apenas à sua
vontade. Iansã é a única orixá que enfrenta e controla a atividade dos
espíritos dos mortos. (...)
Referência:
PENA,
Marcelo. Filosofia/Sociologia.
Fortaleza, FB Editora, 2021. P. 12.
Observações:
1)
“Para nós, os
Orixás tem um significado mais profundo pois, eles são junções de várias
energias do Òrun (espaço) e do Àiyé (terra) que funcionam para o nosso amparo
físico e espiritual. A palavra em yorubá Òrìsà (Orixá) é uma modificação
fonética de Orìsè que vem de: Ibiti orí ti sè (a origem ou fonte de orí-cabeça)
em referência que todo orí vem de Olórun, ou ainda, Orixá é ‘o Senhor e
Guardião da nossa cabeça!’.” (OXALÁ, Pai Paulo de. Conheça o significado dos orixás para os yorubás. Disponível em:
< https://extra.globo.com/noticias/religiao-e-fe/pai-paulo-de-oxala/conheca-significado-dos-orixas-para-os-yorubas-5353690.html#:~:text=A%20palavra%20em%20yorub%C3%A1%20%C3%92r%C3%ACs%C3%A0,Guardi%C3%A3o%20da%20nossa%20cabe%C3%A7a!%22.
> Acesso em 21 de abril de 2021.)
2)
Os orixás são
adorados e celebrados, bem como incorporados (quem os incorpora são chamados
cavalos, como se os orixás montassem cada um sobre sua respectiva pessoa de
incorporação), em terreiros de candomblé. Por que o nome terreiro? Pelo fato de
que, durante a escravidão no Brasil colonial e imperial, os negros e as negras
escravizados celebravam suas divindades nos terreiros junto às senzalas. Para
não serem proibidos do culto a seus deuses, os escravos diziam aos capatazes,
no momento em que eram questionados acerca da oração que faziam, que estavam
prestando culto a santos católicos! Usavam até imagens de santos e santas do
catolicismo como modo de disfarçar sua verdadeira adoração. Daí o sincretismo
(mistura), ainda hoje existente, entre as imagens de santos católicos e os/as
orixás do culto yorubá, no candomblé. Em
terreiros de candomblé pode-se ver bem isto. (Prof. José Antônio Brazão.)
3) Em atividades posteriores estudaremos outras religiões que têm sua presença marcante no Brasil, contribuindo com a diversidade cultural e religiosa deste. Convite à tolerância e à boa convivência, no respeito e no conhecimento.
QUESTÃO 1: Orixá guerreira, ardente, senhora dos ventos e das
tempestades. Nenhum orixá masculino conseguiu dominá-la. É independente e
obedece apenas à sua vontade.
a)( ) NANÃ.
b)( ) IEMANJÁ.
c)( ) OBÁ.
d)( ) OSSAIN.
e)( ) OIÁ-IANSÃ.
QUESTÃO 2: Nome dado à mistura entre elementos de religiões
diferentes (africanos e católicos):
a)( ) POLITEISMO
RELIGIOSO.
b)( ) RELIGIOSIDADE.
c)( ) MITOLOGIA
RELIGIOSA.
d)( ) SINCRETISMO
RELIGIOSO.
e)( ) DIVINIZAÇÃO.
QUESTÃO 3: Na antiga religião greco-romana, Hermes ou Mercúrio
é o deus portador dos comunicados entre deuses e até mesmo entre deuses(as) e
seres humanos. Na religiosidade afro-brasileira, yorubá, pode-se compará-lo
com:
a)( ) OGUM.
b)( ) OXUMARÉ.
c)( ) EXU.
d)( ) XANGÔ.
e)( ) OXALÁ.
QUESTÃO 4: A palavra ORIXÁ, no candomblé (religião
afro-brasileira), significa:
a)( ) O
Senhor e Guardião da Terra.
b)( ) O
Senhor e Guardião da nossa cabeça.
c)( ) O
Senhor e Guardião do fogo.
d)( ) O
Senhor e Guardião da água.
e)( ) O
Senhor e Guardião do corpo humano.
QUESTÃO 5: “XANGÔ é um deus violento, controla os raios e
trovões e os utiliza para punir os mentirosos e malfeitores. Por isso também é
visto como justiceiro. Como guerreiro, matava todos os seus inimigos.” Teste seus conhecimentos. Na mitologia
greco-romana Xangô pode ser comparado com:
a)( ) Zeus/Júpiter.
b)( ) Ártemis/Diana.
c)( ) Vênus/Afrodite.
d)( ) Baco/Dioniso
(Dionísio).
e)( ) Hades/Plutão.
BOM TRABALHO.
RESPONDA NO GOOGLE CLASSROOM.
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