Secretaria
de Educação do Estado de Goiás Colégio
Estadual Deputado José de Assis Estudo
Orientado EAD SEGUNDO
ANO DO ENSINO MÉDIO E EP2 |
NOTA |
|||
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA. |
DATA: _____/_____/2021. |
|||
PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
||||
ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 2º |
|
Segunda. |
|
|||
AULA: 26/04 A 09/ 05/2021 – 1º
SEMESTRE. JOSÉ ANTÔNIO – SOCIOLOGIA. SEGUNDOS ANOS. |
||||
ATIVIDADE 6:
OBJETIVO:
Refletir sobre a questão do trabalho como elemento fundamental à democracia, à cidadania
e aos direitos humanos, de modo a ser capaz de tirar, inclusive, pessoas da
situação de miséria [como o homem citado no poema de Manuel Bandeira], entender
a situação presente, desafiadora da cidadania e dos direitos humanos, bem como
as ações.
INSTRUÇÕES
QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1) Ler,
muito atentamente o poema de Manuel Bandeira O BICHO.
2) Atente
para as questões abaixo. Leia cada uma delas com muita atenção. Todas elas se
relacionam com um elemento fundamental da democracia e da cidadania: o
trabalho.
3) Em
cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.
4) Responda-as
no GOOGLE CLASSROOM.
5) Valor:
10,0.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
DEMOCRACIA, CIDADANIA E DIREITOS
HUMANOS.
EXERCÍCIO 6:
QUESTÕES:
OBSERVAÇÃO: Para
ser cidadão ou cidadã, no Brasil e no mundo atuais, como em outros tempos, com
certeza, é necessário que a pessoa tenha acesso a bens fundamentais à vida, à
existência individual e familiar, como educação, moradia, acesso a cuidados com
a saúde, a alimentação adequada, entre outros, além do mais ao trabalho. O
desemprego e o subemprego são dramas vividos por muitas pessoas, tanto no
território brasileiro quanto em outros cantos do mundo. As perguntas abaixo
tocam diretamente nessa questão do emprego, do trabalho. Leia o texto e os
trechos do texto, a seguir responda as
perguntas. (Prof. José Antônio.)
LEIA ATENTAMENTE O
TEXTO A SEGUIR:
“Os processos de
liberação econômica (que possibilitaram maior participação do capital, em
especial o estrangeiro, em setores antes regulados pelo Estado), de incremento
tecnológico (como a introdução da robótica) e de renovação das relações de
trabalho (terceirização, trabalho temporário etc.) implantados a partir dos
anos 1990 resultaram no aumento do desemprego em relação às duas décadas
anteriores, em diversas nações industrializadas do mundo. (...) o crescimento
do trabalho em tempo parcial, temporário, subcontratado, terceirizado e
vinculado à economia informal, mesmo nos países industrializados ricos, parece
confirmar a tese de que o trabalho está sofrendo uma degradação ou precarização
por esse fenômeno (...)” (AFRÂNIO SILVA). Valor: 2,0 cada questão.
QUESTÃO 1: De
acordo com o texto, a respeito do desemprego pode-se afirmar, exceto:
(a)( ) Os processos de liberação econômica, de
incremento tecnológico e de renovação das relações de trabalho (terceirização,
trabalho temporário etc.) implantados a partir dos anos 1990 resultaram no
aumento do desemprego (...).
(b)( ) O desemprego é tão somente resultado dos
processos de mecanização das indústrias.
(c)( ) “(...)o crescimento do trabalho em tempo
parcial, temporário, subcontratado, terceirizado e vinculado à economia
informal, mesmo nos países industrializados ricos (...).”
(d)( ) Andam com o desemprego o trabalho
subcontratado, terceirizado e informal.
(e)( ) O trabalho está sofrendo uma degradação
ou precarização.
QUESTÃO 2:
Subcontratado é um trabalho:
(a)( ) Com carteira assinada.
(b)( ) Em que o(a) empregador(a) emprega
diretamente o(a) trabalhador(a) para que realize o trabalho dentro da empresa.
(c)( ) É um contrato feito por tempo
indeterminado, com tudo devidamente legalizado.
(d)( ) Que eleva cada trabalhador(a) a um nível
mais elevado de consciência e de qualidade de vida.
(e)( ) Em que se
contrata terceiros (trabalhadores de certas empresas prestadoras de serviços)
para executar um serviço já contratado com outrem.
QUESTÃO 3:
Precarização significa ação de tornar precário. No caso do trabalho precário,
isto significa:
(a)( ) Um trabalho estável, certo, garantido.
(b)( ) Um trabalho fundado em leis
positivamente boas para todos (empresa – trabalhador[a] – sociedade).
(c)( ) Um trabalho inflexível, imutável e
eterno.
(d)( ) Um trabalho instável, incerto,
arriscado, não garantido.
(e)( ) Um trabalho digno, fundamentado na
justiça pura e clara.
QUESTÃO 4: Diante
do quadro apresentado pelo texto, dentre as seguintes atitudes são fundamentais
para quem quer trabalhar, menos:
(a)( ) Estar muito bem preparado(a) em termos
de estudos e conhecimentos práticos e teóricos.
(b)( ) Não acreditar que as crises econômicas e
sanitárias tiveram um fim e que esta pandemia seja a última de todos os tempos.
(c)( ) Saber que sem estudos fica difícil
encontrar soluções para os desafios da vida.
(d)( ) Deixar de estudar por conta da pandemia,
desacreditando em soluções para esta.
(e)( ) Aprender sempre, fazer cursos, buscar
saídas para a possibilidade de desemprego etc., hoje, mais que nunca, através
de cursos online e boas leituras.
QUESTÃO 5: Nestes
tempos de pandemia mundial, inclusive no Brasil, uma das grandes preocupações
do Estado e de organizações sociais é dar condições de manutenção da vida a
muitos trabalhadores e trabalhadoras, bem como a seus familiares, muitos(as) em
dificuldades, por não estarem trabalhando. Os governos federal e estadual,
tendo ajuda inclusive de organizações sociais e igrejas, buscam manter a
dignidade desses(as) cidadãos e cidadãos, de modo a dirimir (diminuir) o
impacto dessas dificuldades:
(a)( ) Oferecendo um pagamento fixo mensal, no
caso do governo.
(b)( ) Dando cestas de alimentos, em muitos
casos.
(c)( ) No que tange aos governos, dialogando
com os setores responsáveis por empregos (indústrias, por exemplo).
(d)( ) Cuidando de trabalhadoras e
trabalhadores que tenham sido expostos(as) à contaminação, em hospitais
públicos oficiais e de campanha.
(e)( ) Todas as alternativas anteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário