Secretaria
de Educação do Estado de Goiás Colégio
Estadual Deputado José de Assis Estudo
Orientado EAD SEGUNDOS
ANOS DO ENSINO MÉDIO E EP2 |
NOTA |
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DISCIPLINA: FILOSOFIA. |
DATA: _____/_____/2021. |
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PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
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ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 2º |
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Segunda. |
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AULA: 26/04 A 09/ 05/2021 – 1º
SEMESTRE. JOSÉ ANTÔNIO – FILOSOFIA. SEGUNDOS ANOS. |
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ATIVIDADE 6:
COMPONENTE
CURRICULAR: FILOSOFIA – TEORIA DO CONHECIMENTO.
OBJETIVO:
Aprofundar
o entendimento da exploração do mundo natural com a percepção sensorial, a
formação de ideias na mente e a construção do conhecimento, de modo a entender
o empirismo de David Hume (e John Locke)
em contraponto ao racionalismo cartesiano (de René Descartes), tornando possível
apreender similitudes dentre o pensamento empirista dos filósofos Hume e Locke.
INSTRUÇÕES
QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1)
VÍDEO:
Ser Ou Não Ser - David Hume,
Experimentar O Mundo Como Criança - Viviane Mosé (Globo – Fantástico).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kfAVg4KIdio
2) Reveja
o vídeo.
3) A
seguir, responda as questões no Google Classroom.
4) Leia
atentamente o texto de John Locke a seguir, bem como releia e responda as
questões a seguir.
5) Há,
em cada questão, cinco alternativas. Escolha a que responde devidamente cada
questão.
6) Valor:
10,0.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
TEORIA
DO CONHECIMENTO
DAVID
HUME:
VÍDEO: Ser Ou Não Ser - David Hume, Experimentar O Mundo Como Criança -
Viviane Mosé (Globo – Fantástico). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kfAVg4KIdio
EXERCÍCIO
6:
LEIA ATENTAMENTE O
TEXTO A SEGUIR:
Capítulo
I As Ideias em Geral e sua Origem 1. Ideia é o objeto do pensamento. Todo homem
tem consciência de que pensa, e que quando está pensando sua mente se ocupa de
ideias. Por conseguinte, é indubitável que as mentes humanas têm várias ideias,
expressas, entre outros, pelos termos brancura, dureza, doçura, pensamento,
movimento, homem, elefante, exército, embriaguez. Disso decorre a primeira
questão a ser investigada: como elas são apreendidas? Consiste numa doutrina
aceita que o ser primordial dos homens tem ideias inatas e caracteres originais
estampados em sua mente. Já examinei, em linhas gerais, essa opinião, e suponho
que o que ficou dito no livro anterior será facilmente admitido quando tiver
mostrado como o entendimento obtém todas as suas ideias, e por quais meios e
graus elas podem penetrar na mente; com este fim solicitarei a cada um recorrer
à sua própria observação e experiência. 2. Todas as ideias derivam da sensação
ou reflexão. Suponhamos, pois, que a mente é, como dissemos, um papel em
branco, desprovida de todos os caracteres, sem nenhuma ideia; como ela será
suprida? De onde lhe provém este vasto estoque, que a ativa e ilimitada
fantasia do homem pintou nela com uma variedade quase infinita? De onde
apreende todos os materiais da razão e do conhecimento? A isso respondo, numa
palavra: da experiência. Todo o nosso conhecimento está nela fundado, e dela
deriva fundamentalmente o próprio conhecimento. Empregada tanto nos objetos
sensíveis externos como nas operações internas de nossas mentes, que são por
nós mesmos percebidas e refletidas, nossa observação supre nossos entendimentos
com todos os materiais do pensamento. Dessas duas fontes de conhecimento jorram
todas as nossas ideias, ou as que possivelmente teremos. 3. O objeto da
sensação é uma fonte das ideias. Primeiro, nossos sentidos, familiarizados com
os objetos sensíveis particulares, levam para a mente várias e distintas
percepções das coisas, segundo os vários meios pelos quais aqueles objetos os
impressionaram. Recebemos, assim, as ideias de amarelo, branco, quente, frio,
mole, duro, amargo, doce e todas as ideias que denominamos de qualidades
sensíveis. Quando digo que os sentidos levam para a mente, entendo com isso que
eles retiram dos objetos externos para a mente o que lhes produziu estas
percepções. A esta grande fonte da maioria de nossas ideias, bastante
dependente de nossos sentidos, dos quais se encaminham para o entendimento,
denomino sensação. (LOCKE, John. Trecho do Capítulo I do Livro II. __________.
Ensaio Acerca do Entendimento Humano. Disponível em: http://abdet.com.br/site/wp-content/uploads/2014/12/Ensaio-Acerca-do-Entendimento-Humano.pdf
Acesso em 18 de maio de 2020.)
QUESTÃO
1: JOHN LOCKE foi um fílósofo inglês que estudou o conhecimento humano e buscou
entender seu funcionamento. Dentre as proposições que apresenta em seu texto
estão as seguintes, com exceção de:
(a)( ) Locke concorda plenamente com a
“doutrina aceita que o ser primordial dos homens tem ideias inatas e caracteres
originais estampados em sua mente”. Ou seja, existem ideias inatas, como
Descartes acreditava.
(b)( ) Os meios por meio dos quais as ideias
podem penetrar na mente são a observação e a experiência
(c)( ) Como são apreendidas as ideias?
(d)( ) Todo homem tem consciência de que pensa,
e que quando está pensando sua mente se ocupa de ideias.
(e)( ) Ideia é o objeto do pensamento.
QUESTÃO
2: “Todas as ideias derivam da sensação ou reflexão.” Toda sensação (percepção
sensorial) é apreendida diretamente através:
(a)( ) Da razão.
(b)( ) Das ideias inatas (nascidas com as pessoas.
(c)( ) Dos cinco sentidos.
(d)( ) Da reflexão.
(e)( ) Dos pensamentos.
QUESTÃO
3: A mente humana, para John Locke pode ser comparada a uma tabula rasa,
expressão latina que é representada no texto pela expressão:
(a)( ) Recém-nascido.
(b)( ) Tábua de madeira grosseira.
(c)( ) Registro de nascimento.
(d)( ) Ideias inatas (ideias que nascem com as
pessoas).
(e)( ) Papel em branco.
QUESTÃO
4: De acordo com o empirismo (de Hume, Locke e outros), de onde cada ser humano
apreende [assimila, recebe] todos os materiais da razão e do conhecimento?
(a)( ) Da antevisão das coisas. O ser humano é
capaz de antever o q que vai acontecer.
(b)( ) Da experiência sensível, por meio da
qual consegue captar o que está ao seu redor..
(c)( ) Da materialidade dos seres: tudo é feito
de matéria que teve sua origem na Criação Divina.
(d)( ) Da leitura dos livros, que contêm muitos
conhecimentos ensinados no decurso da história humana.
(e)( ) Da moralidade, procurando viver os
valores éticos que são aceitos dentro da sociedade em que vive.
QUESTÃO
5: “O objeto da sensação é uma fonte das ideias.” Esse pensamento é reforçado
pelas seguintes colocações do texto, menos:
(a)( ) Primeiro, nossos sentidos,
familiarizados com os objetos sensíveis particulares, levam para a mente várias
e distintas percepções das coisas, segundo os vários meios pelos quais aqueles
objetos os impressionaram.
(b)( ) Recebemos, assim, as ideias de amarelo,
branco, quente, frio, mole, duro, amargo, doce e todas as ideias que
denominamos de qualidades sensíveis.
(c)( ) Quando digo que os sentidos levam para a
mente, entendo com isso que eles retiram dos objetos externos para a mente o
que lhes produziu estas percepções.
(d)( ) Consiste numa doutrina aceita que o ser
primordial dos homens tem ideias inatas e caracteres originais estampados em
sua mente.
(e)( ) A esta grande fonte da maioria de nossas
ideias, bastante dependente de nossos sentidos, dos quais se encaminham para o
entendimento, denomino sensação.
BOM
TRABALHO!
RESPONDA
NO GOOGLE CLASSROOM.
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