quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

JOSÉ ANTÔNIO - SOCIOLOGIA. Segundos anos - Atividade 2.

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO 

NOTA

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.

DATA: _____/_____/2021.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Segunda.

 

PERÍODO: DE 08/02 A 21/02/2021.

ATIVIDADE:

RELAÇÕES DE PODER E MOVIMENTOS SOCIAIS:

PODER, POLÍTICA E ESTADO.

OBJETIVO: Compreender como se relacionam os termos poder, política e Estado, no contexto da sociedade brasileira e no mundo atual.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)     Assista ao vídeo 1:

2)     Assista ao vídeo 2:

3)     Em cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.

4)     Responda-as no GOOGLE CLASSROOM.

5)     Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

LINHAS E FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA E POLÍTICA:

No início do século XIX, a Sociologia surgiu como uma disciplina científica baseada em uma necessidade de enfrentar as mudanças e a transformação da vida social que acontecia na Europa, consequência do processo de industrialização, capitalismo e urbanização, que exigiram maior integração entre os países e consciência sobre o mundo.

O termo – criado pelo filósofo francês Auguste Comte, responsável pelo surgimento da Sociologia e do Positivismo – veio da palavra latina “socius” (associação) e do grego “logos” (estudo), e se propõe a analisar a associação entre sociedades e unificar estudos sobre diversas outras ciências como a história, a economia e a psicologia.

História da Sociologia – Linhas Mestras:

POSITIVISTA-FUNCIONALISTA: Teve como fundador Augusto Comte e seu principal expoente clássico em Émile Durkheim, de fundamentação analítica.

DIALÉTICA: A linha de explicação sociológica dialética, iniciada por Karl Marx, que mesmo não sendo um sociólogo e sequer se pretendendo a tal, deu início a uma profícua linha de explicação sociológica.

SOCIOLOGIA COMPREENSIVA: A Sociologia Compreensiva iniciada por Max Weber, de matriz teórico-metodológica hermenêutico-compreensiva.

In: https://www.resumoescolar.com.br/historia/surgimento-da-sociologia/  

 

QUESTÃO 1: A linha dialética da Sociologia foi fundada por

(a)(     ) Augusto Comte.

(b)(     ) Émile Durkheim.

(c)(     ) Max Weber.

(d)(     ) Karl Marx.

(e)(     ) Simone de Beauvoir.

 

QUESTÃO 2: Das ideias do fundador da linha dialética da Sociologia não se encontra:

(a)(     ) A luta de classes como motor da história.

(b)(     ) A análise da exploração da classe dominante sobre as demais.

(c)(     ) A teoria metodológica hermenêutico-compreensiva

(d)(     ) A luta do proletariado contra a burguesia.

(e)(     ) A contradição na história, nos modos de produção.

 

QUESTÃO 3: Dentre as razões para  a crise econômica atual, no Brasil, NÃO se encontra a seguinte:

(a)(    ) O pleno equilíbrio nas contas do Estado em temos nacionais e estaduais, preocupado exclusivamente com o bem comum.

(b)(  ) A corrupção e ambição de grupos economicamente dominantes (ex.: empreiteiros, bancos...) e de políticos que são serviçais deles.

(c)(     ) Gastos governamentais excessivos, além do permitido.

(d)(     ) Gastos excessivos com compra de votações.

(e)(     ) Na falta de investimentos em Educação, Ciência, Saúde, entre outros setores essenciais.

 

QUESTÃO 4: A crise econômica brasileira tem uma de suas origens:

(a)(     ) Na riqueza imensa do subsolo (minerais, lençóis freáticos de água, etc.) e na riqueza humana que há no Brasil.

(b)(     ) Na grande produção agrícola e na exportação.

(c)(     ) No solo, que tem sobre ele imensas florestas, plantações agrícolas, etc.

(d)(     ) Nas indústrias e no comércio, espalhados pelo Brasil afora.

(e)(  ) Na administração corrupta e no desvio de impostos pagos, direta e indiretamente, por todos os cidadãos e cidadãs.

 

QUESTÃO 5: A Reforma da Previdência (2019), ao estender o tempo de aposentadorias e contribuições para futura aposentadoria, foi injusta para com o mais pobres pelos seguintes fatos:

(a)(   ) Que há 13/14 milhões desempregados(as) em todo o Brasil que, se estivessem trabalhando, estariam comprando e vendendo bens e pagando impostos, resultado de políticas injustas fundamentadas na exploração dos(as) trabalhadores(as).

(b)(     ) Que as riquezas do Brasil (solo, subsolo, produção agrícola e industrial e outras) são grandes, mas, infelizmente, nem sempre devidamente administradas, mas que poderiam trazer muito bem estar a todos se fossem.

(c)(     ) É melhor mexer na Previdência dos trabalhadores e trabalhadoras que investir em educação, que pode permitir a busca e o encontro adequado de soluções.

(d)(     ) É melhor mexer na Previdência do que cobrar impostos sonegados por grandes empresas (empreiteiras, bancos, entre outros, até redes de televisão).

(e)(     ) Todas as alternativas anteriores.

 

Nenhum comentário: