Secretaria de
Educação do Estado de Goiás Colégio Estadual
Deputado José de Assis Estudo Orientado
EAD SEGUNDO ANO DO
ENSINO MÉDIO |
NOTA |
|||
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA. |
DATA: _____/_____/2021. |
|||
PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
||||
ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 1º |
|
Segunda. |
|
|||
PERÍODO: DE 08/02 A 21/02/2021. |
||||
ATIVIDADE:
RELAÇÕES DE PODER E MOVIMENTOS SOCIAIS:
PODER, POLÍTICA E ESTADO.
OBJETIVO: Compreender como se relacionam os termos poder, política e
Estado, no contexto da sociedade brasileira e no mundo atual.
INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1)
Assista
ao vídeo 1:
2)
Assista
ao vídeo 2:
3)
Em
cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.
4)
Responda-as
no GOOGLE CLASSROOM.
5)
Valor:
10,0.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
LINHAS E FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA E POLÍTICA:
No início do século XIX, a Sociologia surgiu como uma
disciplina científica baseada em uma necessidade de enfrentar as mudanças e a
transformação da vida social que acontecia na Europa, consequência do processo
de industrialização, capitalismo e urbanização, que exigiram maior integração
entre os países e consciência sobre o mundo.
O termo – criado pelo filósofo francês Auguste Comte,
responsável pelo surgimento da Sociologia e do Positivismo – veio da palavra
latina “socius” (associação) e do grego “logos” (estudo), e se propõe a
analisar a associação entre sociedades e unificar estudos sobre diversas outras
ciências como a história, a economia e a psicologia.
História da Sociologia – Linhas Mestras:
POSITIVISTA-FUNCIONALISTA: Teve como fundador Augusto
Comte e seu principal expoente clássico em Émile Durkheim, de fundamentação
analítica.
DIALÉTICA: A linha de explicação sociológica
dialética, iniciada por Karl Marx, que mesmo não sendo um sociólogo e sequer se
pretendendo a tal, deu início a uma profícua linha de explicação sociológica.
SOCIOLOGIA COMPREENSIVA: A Sociologia Compreensiva
iniciada por Max Weber, de matriz teórico-metodológica
hermenêutico-compreensiva.
In: https://www.resumoescolar.com.br/historia/surgimento-da-sociologia/
QUESTÃO 1: A linha dialética da Sociologia foi fundada
por
(a)( )
Augusto Comte.
(b)( ) Émile
Durkheim.
(c)( ) Max
Weber.
(d)( ) Karl
Marx.
(e)( )
Simone de Beauvoir.
QUESTÃO 2: Das ideias do fundador da linha dialética
da Sociologia não se encontra:
(a)( ) A
luta de classes como motor da história.
(b)( ) A
análise da exploração da classe dominante sobre as demais.
(c)( ) A teoria metodológica
hermenêutico-compreensiva
(d)( ) A
luta do proletariado contra a burguesia.
(e)( ) A
contradição na história, nos modos de produção.
QUESTÃO 3: Dentre as razões para a crise econômica atual, no Brasil, NÃO se
encontra a seguinte:
(a)( ) O pleno
equilíbrio nas contas do Estado em temos nacionais e estaduais, preocupado
exclusivamente com o bem comum.
(b)( ) A
corrupção e ambição de grupos economicamente dominantes (ex.: empreiteiros,
bancos...) e de políticos que são serviçais deles.
(c)( )
Gastos governamentais excessivos, além do permitido.
(d)( )
Gastos excessivos com compra de votações.
(e)( ) Na
falta de investimentos em Educação, Ciência, Saúde, entre outros setores
essenciais.
QUESTÃO 4: A crise econômica brasileira tem uma
de suas origens:
(a)( ) Na
riqueza imensa do subsolo (minerais, lençóis freáticos de água, etc.) e na
riqueza humana que há no Brasil.
(b)( ) Na
grande produção agrícola e na exportação.
(c)( ) No
solo, que tem sobre ele imensas florestas, plantações agrícolas, etc.
(d)( ) Nas
indústrias e no comércio, espalhados pelo Brasil afora.
(e)( ) Na
administração corrupta e no desvio de impostos pagos, direta e indiretamente,
por todos os cidadãos e cidadãs.
QUESTÃO 5: A Reforma da Previdência (2019), ao
estender o tempo de aposentadorias e contribuições para futura aposentadoria,
foi injusta para com o mais pobres pelos seguintes fatos:
(a)( ) Que há
13/14 milhões desempregados(as) em todo o Brasil que, se estivessem
trabalhando, estariam comprando e vendendo bens e pagando impostos, resultado
de políticas injustas fundamentadas na exploração dos(as) trabalhadores(as).
(b)( ) Que
as riquezas do Brasil (solo, subsolo, produção agrícola e industrial e outras)
são grandes, mas, infelizmente, nem sempre devidamente administradas, mas que
poderiam trazer muito bem estar a todos se fossem.
(c)( ) É
melhor mexer na Previdência dos trabalhadores e trabalhadoras que investir em
educação, que pode permitir a busca e o encontro adequado de soluções.
(d)( ) É
melhor mexer na Previdência do que cobrar impostos sonegados por grandes
empresas (empreiteiras, bancos, entre outros, até redes de televisão).
(e)( ) Todas
as alternativas anteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário