Secretaria
de Educação do Estado de Goiás Colégio
Estadual Deputado José de Assis Estudo
Orientado EAD SEGUNDOS
ANOS DO ENSINO MÉDIO |
NOTA |
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DISCIPLINA:
FILOSOFIA. |
DATA: _____/_____/2021. |
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PROFESSOR:
JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
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ALUNO(A):
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SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 1º |
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Segunda. |
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PERÍODO:
DE 08/02 A 21/02/2021. |
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ATIVIDADE:
COMPONENTE
CURRICULAR: FILOSOFIA CRISTÃ.
FILOSOFIA
ESCOLÁSTICA: TOMÁS DE AQUINO.
OBJETIVO: Compreender em que consistiu a
ESCOLÁSTICA e dispor de um entendimento introdutório acerca da vida e das
ideias de TOMÁS DE AQUINO, um dos grandes escolásticos medievais.
INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1) Assista ao vídeo 1: O QUE FOI A ESCOLÁSTICA? Em: https://www.youtube.com/watch?v=bRhDIF4DLBU
2) Assista ao vídeo 2: QUEM FOI SANTO TOMÁS DE AQUINO? Em: https://www.youtube.com/watch?v=wPNx0D925Dk
3) Assista ao vídeo 3 (Livre): Grandes
Documentales: Santo Tomás de Aquino. Em:
https://www.youtube.com/watch?v=xSprlbL4Mg8
(Diálogo interdisciplinar com o componente curricular LÍNGUA ESPANHOLA.)
4) Assista ao vídeo 4 (Livre): Filme: O beato que resolveu o que São Tomás de
Aquino não conseguiu, o dogma da Imaculada. Em: https://www.youtube.com/watch?v=LRKpjBo6WzY
(Observar como eram os debates escolásticos.)
5) Em cada questão escolha uma alternativa que a
responda devidamente.
6) Responda-as no GOOGLE CLASSROOM.
7) Valor: 10,0.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
LEIA ATENTAMENTE OS TEXTOS A SEGUIR: MARQUE,
EM CADA UM, A ALTERNATIVA QUE MELHOR OFERECE UM TÍTULO PARA CADA PARTE(CADA
VIA):
“Art. 3 — Se Deus Existe. O terceiro [artigo] discute-se assim — Parece
que Deus não existe. (...)
SOLUÇÃO. — Por cinco vias pode-se provar a
existência de Deus.”
QUESTÃO 1: “A primeira e mais manifesta é a
procedente do movimento; pois, é certo e verificado pelos sentidos, que alguns
seres são movidos neste mundo. Ora, todo o movido por outro o é. (...) Se,
portanto, o motor também se move, é necessário seja movido por outro, e este
por outro. Ora, não se pode assim proceder até ao infinito, porque não haveria
nenhum primeiro motor e, por consequência, outro qualquer; pois, os motores
segundos não movem, senão movidos pelo primeiro, como não move o báculo sem ser
movido pela mão. Logo, é necessário chegar a um primeiro motor, de nenhum outro
movido, ao qual todos dão o nome de Deus.”
(a) ( ) Via da causa eficiente.
(b) ( ) Via da finalidade dos seres.
(c) ( ) Via do primeiro motor imóvel.
(d) ( ) Via do contingente (possível e do
necessário).
(e) ( ) Via dos graus de perfeição.
QUESTÃO 2: “A segunda via procede da
natureza da causa eficiente. Pois, descobrimos que há certa ordem das causas
eficientes nos seres sensíveis; porém, não concebemos, nem é possível que uma
coisa seja causa eficiente de si própria, pois seria anterior a si mesma; o que
não pode ser. Mas, é impossível, nas causas eficientes, proceder-se até o
infinito; pois, em todas as causas eficientes ordenadas, a primeira é causa da
média e esta, da última, sejam as médias muitas ou uma só; e como, removida a
causa, removido fica o efeito, se nas causas eficientes não houver primeira,
não haverá média nem última. Procedendo-se ao infinito, não haverá primeira
causa eficiente, nem efeito último, nem causas eficientes médias, o que
evidentemente é falso. Logo, é necessário admitir uma causa eficiente primeira,
à qual todos dão o nome de Deus.”
(a) ( ) Via dos graus de perfeição.
(b) ( ) Via da finalidade dos seres.
(c) ( ) Via do primeiro motor imóvel.
(d) ( ) Via do contingente (possível e do
necessário).
(e) ( )
Via da causa eficiente.
QUESTÃO 3: “A terceira via, procedente do
possível e do necessário, é a seguinte — Vemos que certas coisas podem ser e
não ser, podendo ser geradas e corrompidas. Ora, impossível é existirem sempre
todos os seres de tal natureza, pois o que pode não ser, algum tempo não foi.
Se, portanto, todas as coisas podem não ser, algum tempo nenhuma existia. Mas,
se tal fosse verdade, ainda agora nada existiria pois, o que não é só pode
começar a existir por uma coisa já existente; ora, nenhum ente existindo, é
impossível que algum comece a existir, e portanto, nada existiria, o que,
evidentemente, é falso. Logo, nem todos os seres são possíveis, mas é forçoso
que algum dentre eles seja necessário. Ora, tudo o que é necessário ou tem de
fora a causa de sua necessidade ou não a tem. Mas não é possível proceder ao
infinito, nos seres necessários, que têm a causa da própria necessidade, como
também o não é nas causas eficientes, como já se provou. Por onde, é forçoso
admitir um ser por si necessário, não tendo de fora a causa da sua necessidade,
antes, sendo a causa da necessidade dos outros; e a tal ser, todos chamam
Deus.”
(a) ( ) Via da causa eficiente.
(b) ( ) Via da finalidade dos seres.
(c) ( ) Via do primeiro motor imóvel.
(d) ( ) Via do contingente (possível e do
necessário).
(e) ( ) Via dos graus de perfeição.
QUESTÃO 4:
“A
quarta via procede dos graus que se encontram nas coisas. — Assim, nelas se
encontram em proporção maior e menor o bem, a verdade, a nobreza e outros
atributos semelhantes. Ora, o mais e o menos se dizem de diversos atributos
enquanto se aproximam de um máximo, diversamente; assim, o mais cálido é o que
mais se aproxima do maximamente cálido. Há, portanto, algo verdadeiríssimo,
ótimo e nobilíssimo e, por consequente, maximamente ser; pois, as coisas
maximamente verdadeiras são maximamente seres, como diz o Filósofo1. Ora, o que
é maximamente tal, em um gênero, é causa de tudo o que esse gênero compreende;
assim o fogo, maximamente cálido, é causa de todos os cálidos, como no mesmo
lugar se diz2. Logo, há um ser, causa do ser, e da bondade, e de qualquer
perfeição em tudo quanto existe, e chama-se Deus.” (0,9)
(a) ( ) Via da causa eficiente.
(b) ( ) Via dos graus de perfeição.
(c) ( ) Via do primeiro motor imóvel.
(d) ( ) Via do contingente (possível e do
necessário).
(e) ( ) Via da finalidade dos seres.
QUESTÃO 5:
“A
quinta procede do governo das coisas — Pois, vemos que algumas, como os corpos
naturais, que carecem de conhecimento, operam em vista de um fim; o que se
conclui de operarem sempre ou frequentemente do mesmo modo, para conseguirem o
que é ótimo; donde resulta que chegam ao fim, não pelo acaso, mas pela
intenção. Mas, os seres sem conhecimento não tendem ao fim sem serem dirigidos
por um ente conhecedor e inteligente, como a seta, pelo arqueiro. Logo, há um
ser inteligente, pelo qual todas as coisas naturais se ordenam ao fim, e a que
chamamos Deus. (...)”
(a) ( ) Via da causa eficiente.
(b) ( ) Via do governo e da finalidade dos
seres.
(c) ( ) Via do primeiro motor imóvel.
(d) ( ) Via do contingente (possível e do
necessário).
(e) ( ) Via dos graus de perfeição.
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