quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

JOSÉ ANTÔNIO - FILOSOFIA. Segundos anos - Atividade 2.

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

SEGUNDOS ANOS DO ENSINO MÉDIO 

NOTA

DISCIPLINA: FILOSOFIA.

DATA: _____/_____/2021.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Segunda.

 

PERÍODO: DE 08/02 A 21/02/2021.

ATIVIDADE:

COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA CRISTÃ.

FILOSOFIA ESCOLÁSTICA: TOMÁS DE AQUINO.

OBJETIVO: Compreender em que consistiu a ESCOLÁSTICA e dispor de um entendimento introdutório acerca da vida e das ideias de TOMÁS DE AQUINO, um dos grandes escolásticos medievais.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      Assista ao vídeo 1: O QUE FOI A ESCOLÁSTICA? Em: https://www.youtube.com/watch?v=bRhDIF4DLBU

2)      Assista ao vídeo 2: QUEM FOI SANTO TOMÁS DE AQUINO? Em: https://www.youtube.com/watch?v=wPNx0D925Dk

3)      Assista ao vídeo 3 (Livre): Grandes Documentales: Santo Tomás de Aquino.  Em: https://www.youtube.com/watch?v=xSprlbL4Mg8 (Diálogo interdisciplinar com o componente curricular LÍNGUA ESPANHOLA.)

4)      Assista ao vídeo 4 (Livre): Filme: O beato que resolveu o que São Tomás de Aquino não conseguiu, o dogma da Imaculada. Em: https://www.youtube.com/watch?v=LRKpjBo6WzY (Observar como eram os debates escolásticos.)

5)      Em cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.

6)      Responda-as no GOOGLE CLASSROOM.

7)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

LEIA ATENTAMENTE OS TEXTOS A SEGUIR: MARQUE, EM CADA UM, A ALTERNATIVA QUE MELHOR OFERECE UM TÍTULO PARA CADA PARTE(CADA VIA):

“Art. 3 — Se Deus Existe.  O terceiro [artigo] discute-se assim — Parece que Deus não existe. (...)

SOLUÇÃO. — Por cinco vias pode-se provar a existência de Deus.”

QUESTÃO 1: “A primeira e mais manifesta é a procedente do movimento; pois, é certo e verificado pelos sentidos, que alguns seres são movidos neste mundo. Ora, todo o movido por outro o é. (...) Se, portanto, o motor também se move, é necessário seja movido por outro, e este por outro. Ora, não se pode assim proceder até ao infinito, porque não haveria nenhum primeiro motor e, por consequência, outro qualquer; pois, os motores segundos não movem, senão movidos pelo primeiro, como não move o báculo sem ser movido pela mão. Logo, é necessário chegar a um primeiro motor, de nenhum outro movido, ao qual todos dão o nome de Deus.”

(a) (     ) Via da causa eficiente.

(b) (     ) Via da finalidade dos seres.

(c) (     ) Via do primeiro motor imóvel.

(d) (     ) Via do contingente (possível e do necessário).

(e) (     ) Via dos graus de perfeição.

QUESTÃO 2: “A segunda via procede da natureza da causa eficiente. Pois, descobrimos que há certa ordem das causas eficientes nos seres sensíveis; porém, não concebemos, nem é possível que uma coisa seja causa eficiente de si própria, pois seria anterior a si mesma; o que não pode ser. Mas, é impossível, nas causas eficientes, proceder-se até o infinito; pois, em todas as causas eficientes ordenadas, a primeira é causa da média e esta, da última, sejam as médias muitas ou uma só; e como, removida a causa, removido fica o efeito, se nas causas eficientes não houver primeira, não haverá média nem última. Procedendo-se ao infinito, não haverá primeira causa eficiente, nem efeito último, nem causas eficientes médias, o que evidentemente é falso. Logo, é necessário admitir uma causa eficiente primeira, à qual todos dão o nome de Deus.”

(a) (     ) Via dos graus de perfeição.

(b) (     ) Via da finalidade dos seres.

(c) (     ) Via do primeiro motor imóvel.

(d) (     ) Via do contingente (possível e do necessário).

(e) (     ) Via da causa eficiente.

QUESTÃO 3: “A terceira via, procedente do possível e do necessário, é a seguinte — Vemos que certas coisas podem ser e não ser, podendo ser geradas e corrompidas. Ora, impossível é existirem sempre todos os seres de tal natureza, pois o que pode não ser, algum tempo não foi. Se, portanto, todas as coisas podem não ser, algum tempo nenhuma existia. Mas, se tal fosse verdade, ainda agora nada existiria pois, o que não é só pode começar a existir por uma coisa já existente; ora, nenhum ente existindo, é impossível que algum comece a existir, e portanto, nada existiria, o que, evidentemente, é falso. Logo, nem todos os seres são possíveis, mas é forçoso que algum dentre eles seja necessário. Ora, tudo o que é necessário ou tem de fora a causa de sua necessidade ou não a tem. Mas não é possível proceder ao infinito, nos seres necessários, que têm a causa da própria necessidade, como também o não é nas causas eficientes, como já se provou. Por onde, é forçoso admitir um ser por si necessário, não tendo de fora a causa da sua necessidade, antes, sendo a causa da necessidade dos outros; e a tal ser, todos chamam Deus.”

(a) (     ) Via da causa eficiente.

(b) (     ) Via da finalidade dos seres.

(c) (     ) Via do primeiro motor imóvel.

(d) (     ) Via do contingente (possível e do necessário).

(e) (     ) Via dos graus de perfeição.

QUESTÃO 4:

 “A quarta via procede dos graus que se encontram nas coisas. — Assim, nelas se encontram em proporção maior e menor o bem, a verdade, a nobreza e outros atributos semelhantes. Ora, o mais e o menos se dizem de diversos atributos enquanto se aproximam de um máximo, diversamente; assim, o mais cálido é o que mais se aproxima do maximamente cálido. Há, portanto, algo verdadeiríssimo, ótimo e nobilíssimo e, por consequente, maximamente ser; pois, as coisas maximamente verdadeiras são maximamente seres, como diz o Filósofo1. Ora, o que é maximamente tal, em um gênero, é causa de tudo o que esse gênero compreende; assim o fogo, maximamente cálido, é causa de todos os cálidos, como no mesmo lugar se diz2. Logo, há um ser, causa do ser, e da bondade, e de qualquer perfeição em tudo quanto existe, e chama-se Deus.” (0,9)

(a) (     ) Via da causa eficiente.

(b) (     ) Via dos graus de perfeição.

(c) (     ) Via do primeiro motor imóvel.

(d) (     ) Via do contingente (possível e do necessário).

(e) (     ) Via da finalidade dos seres.

QUESTÃO 5:

 “A quinta procede do governo das coisas — Pois, vemos que algumas, como os corpos naturais, que carecem de conhecimento, operam em vista de um fim; o que se conclui de operarem sempre ou frequentemente do mesmo modo, para conseguirem o que é ótimo; donde resulta que chegam ao fim, não pelo acaso, mas pela intenção. Mas, os seres sem conhecimento não tendem ao fim sem serem dirigidos por um ente conhecedor e inteligente, como a seta, pelo arqueiro. Logo, há um ser inteligente, pelo qual todas as coisas naturais se ordenam ao fim, e a que chamamos Deus. (...)”

(a) (     ) Via da causa eficiente.

(b) (     ) Via do governo e da finalidade dos seres.

(c) (     ) Via do primeiro motor imóvel.

(d) (     ) Via do contingente (possível e do necessário).

(e) (     ) Via dos graus de perfeição.

 

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