quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

JOSÉ ANTÔNIO - FILOSOFIA. Terceiros anos - Atividade 2.

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EaD

TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO E EP3

NOTA

DISCIPLINA: FILOSOFIA.

DATA: _____/_____/2021.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Terceira.

 

PERÍODO: DE 08/02 A 21/02/2021.

ATIVIDADE:

COMPONENTE CURRICULAR: ÉTICA.

OS PERIGOS E horrores DO TOTALITARISMO:

OBJETIVO:

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      Assista ao vídeo 1: Nazismo: Alemanha (1933 - 1945) - Aula IX O Triunfo da Vontade: Regimes Totalitários. Em: https://www.youtube.com/watch?v=1rscFcE3JJk

2)      Assista ao vídeo 2: Caminhos da Reportagem | Sobreviventes da História. Em: https://www.youtube.com/watch?v=GBGgbLunN6A

3)      Assista ao vídeo 3: O pianista: filme completo e dublado. Em: https://www.youtube.com/watch?v=e_KAzIoo0K4

4)      Em cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.

5)      Responda-as no GOOGLE CLASSROOM.

6)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

LEIA ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR:

IDEOLOGIA E TERROR: UMA NOVA FORMA DE GOVERNO (de Hannah Arendt)

Nos capítulos precedentes, reiteramos o fato de que os métodos do domínio total não são apenas mais drásticos, mas que o totalitarismo difere essencialmente de outras formas de opressão política que conhecemos, como o despotismo, a tirania e a ditadura. Sempre que galgou o poder, o totalitarismo criou instituições políticas inteiramente novas e destruiu todas as tradições sociais, legais e políticas do país. Independentemente da tradição especificamente nacional ou da fonte espiritual particular da sua ideologia, o governo totalitário sempre transformou as classes em massas, substituiu o sistema partidário não por ditaduras unipartidárias, mas por um movimento de massa, transferiu o centro do poder do Exército para a polícia e estabeleceu uma política exterior que visava abertamente ao domínio mundial. Os governos totalitários do nosso tempo evoluíram a partir de sistemas unipartidários; sempre que estes se tornavam realmente totalitários, passavam a operar segundo um sistema de valores tão radicalmente diferente de todos os outros que nenhuma das nossas tradicionais categorias utilitárias — legais, morais, lógicas ou de bom senso — podia mais nos ajudar a aceitar, julgar ou prever o seu curso de ação. Se é verdade que podemos encontrar os elementos do totalitarismo se repassarmos a história e analisarmos as implicações políticas daquilo que geralmente chamamos de crise do nosso século, chegaremos à conclusão inelutável de que essa crise não é nenhuma ameaça de fora, nenhuma consequência de alguma política exterior agressiva da Alemanha ou da Rússia, e que não desaparecerá com a morte de Stálin, como não desapareceu com a queda da Alemanha nazista. Pode ser até que os verdadeiros transes do nosso tempo somente venham a assumir a sua forma autêntica — embora não necessariamente a mais cruel — quando o totalitarismo pertencer ao passado. (Trecho do livro As Origens do Totalitarismo, de Hannah Arendt).

(ARENDT, Hannah. Ideologia e Terror: uma nova forma de governo. In: ________________. As Origens do Totalitarismo. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/hdh_arendt_origens_totalitarismo.pdf  Acesso em 30 de agosto de 2020.)

QUESTÃO 1: Dentre as características do totalitarismo, encontram-se as seguintes, exceto:

(a)(     ) Criação de instituições políticas inteiramente novas.

(b)(     ) Destruição de todas as tradições sociais, legais e políticas do país.

(c)(     ) Indiferenciação essencial de outras formas de opressão política, como o despotismo, a tirania e a ditadura.

(d)(     ) Sempre transformou as classes em massas.

(e)(     ) Política agressiva.

 

QUESTÃO 2: “Os governos totalitários do nosso tempo evoluíram a partir de sistemas unipartidários”. Dentre esses sistemas unipartidários podem ser citados os seguintes, menos:

(a)(     ) Stalinismo.

(b)(     ) Nazismo.

(c)(     ) Fascismo.

(d)(     ) Democracia.

(e)(     ) Ditadura unipartidária.

 

QUESTÃO 3:  “(...)o governo totalitário sempre transformou as classes em massas(...)”. Por massas, aqui, pode-se entender:  

(a)(     ) Porção de conteúdo sólido ou pastoso.

(b)(     ) Grupo de pessoas muito esclarecidas, empenhadas na transformação da realidade, em mudanças.

(c)(     ) Quantidade da matéria de um corpo, medida em peso.

(d)(     ) Multidão, aglomerado de pessoas, que forma(m) uma mistura homogênea, dominável e manipulável.

(e)(     ) Pasta maleável e crua, feita de farinha e diversos outros ingredientes.

 

QUESTÃO 4: Marque a alternativa incorreta. “Independentemente da tradição especificamente nacional ou da fonte espiritual particular da sua ideologia, o governo totalitário...”: 

(a)(     ) Transferiu o centro do poder do Exército para a polícia.

(b)(     ) Ocorreu exclusivamente na Itália, através do Fascismo, e na Alemanha, com o Nazismo.

(c)(     ) Substituiu o sistema partidário não por ditaduras unipartidárias, mas por um movimento de massa.

(d)(     ) Estabeleceu uma política exterior que visava abertamente ao domínio mundial.

(e)(     ) Sempre transformou as classes em massas.

 

QUESTÃO 5: Entre as duas afirmações seguintes, pode-se tomar como VERDADEIRA:

(a)(     ) Os governos totalitários do nosso tempo evoluíram a partir de sistemas pluripartidários.

(b)(     ) Se é verdade que podemos encontrar os elementos do totalitarismo se repassarmos a história e analisarmos as implicações políticas daquilo que geralmente chamamos de crise do nosso século, chegaremos à conclusão inelutável de que essa crise não é nenhuma ameaça de fora.

 


Nenhum comentário: