Secretaria de Educação do Estado de
Goiás Colégio Estadual Deputado José de Assis Estudo Orientado EaD TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO E EP3 |
NOTA |
|||
DISCIPLINA:
FILOSOFIA. |
DATA:
_____/_____/2021. |
|||
PROFESSOR: JOSÉ
ANTÔNIO BRAZÃO. |
||||
ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 1º |
|
Terceira. |
|
|||
PERÍODO: DE 08/02 A 21/02/2021. |
||||
ATIVIDADE:
COMPONENTE
CURRICULAR: ÉTICA.
OS PERIGOS E horrores DO TOTALITARISMO:
OBJETIVO:
INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1) Assista ao vídeo 1: Nazismo:
Alemanha (1933 - 1945) - Aula IX O Triunfo da Vontade: Regimes Totalitários. Em: https://www.youtube.com/watch?v=1rscFcE3JJk
2) Assista ao vídeo 2: Caminhos da Reportagem | Sobreviventes da História. Em: https://www.youtube.com/watch?v=GBGgbLunN6A
3) Assista ao vídeo 3: O pianista: filme completo
e dublado. Em: https://www.youtube.com/watch?v=e_KAzIoo0K4
4) Em cada questão escolha uma alternativa que a
responda devidamente.
5) Responda-as no GOOGLE CLASSROOM.
6) Valor: 10,0.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
LEIA ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR:
IDEOLOGIA E TERROR: UMA NOVA FORMA DE
GOVERNO (de Hannah Arendt)
Nos capítulos precedentes, reiteramos o fato
de que os métodos do domínio total não são apenas mais drásticos, mas que o
totalitarismo difere essencialmente de outras formas de opressão política que
conhecemos, como o despotismo, a tirania e a ditadura. Sempre que galgou o
poder, o totalitarismo criou instituições políticas inteiramente novas e
destruiu todas as tradições sociais, legais e políticas do país.
Independentemente da tradição especificamente nacional ou da fonte espiritual
particular da sua ideologia, o governo totalitário sempre transformou as
classes em massas, substituiu o sistema partidário não por ditaduras
unipartidárias, mas por um movimento de massa, transferiu o centro do poder do
Exército para a polícia e estabeleceu uma política exterior que visava
abertamente ao domínio mundial. Os governos totalitários do nosso tempo
evoluíram a partir de sistemas unipartidários; sempre que estes se tornavam
realmente totalitários, passavam a operar segundo um sistema de valores tão
radicalmente diferente de todos os outros que nenhuma das nossas tradicionais
categorias utilitárias — legais, morais, lógicas ou de bom senso — podia mais
nos ajudar a aceitar, julgar ou prever o seu curso de ação. Se é verdade que
podemos encontrar os elementos do totalitarismo se repassarmos a história e
analisarmos as implicações políticas daquilo que geralmente chamamos de crise
do nosso século, chegaremos à conclusão inelutável de que essa crise não é
nenhuma ameaça de fora, nenhuma consequência de alguma política exterior
agressiva da Alemanha ou da Rússia, e que não desaparecerá com a morte de
Stálin, como não desapareceu com a queda da Alemanha nazista. Pode ser até que
os verdadeiros transes do nosso tempo somente venham a assumir a sua forma
autêntica — embora não necessariamente a mais cruel — quando o totalitarismo
pertencer ao passado. (Trecho do livro As
Origens do Totalitarismo, de Hannah Arendt).
(ARENDT, Hannah. Ideologia e Terror: uma nova forma de governo. In:
________________. As Origens do Totalitarismo. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/hdh_arendt_origens_totalitarismo.pdf Acesso em 30 de agosto de 2020.)
QUESTÃO 1: Dentre as características do
totalitarismo, encontram-se as seguintes, exceto:
(a)(
) Criação de instituições políticas inteiramente novas.
(b)(
) Destruição de todas as tradições sociais, legais e políticas do país.
(c)(
) Indiferenciação essencial de outras formas de opressão política, como
o despotismo, a tirania e a ditadura.
(d)(
) Sempre transformou as classes em massas.
(e)(
) Política agressiva.
QUESTÃO 2: “Os governos totalitários do
nosso tempo evoluíram a partir de sistemas unipartidários”. Dentre esses
sistemas unipartidários podem ser citados os seguintes, menos:
(a)(
) Stalinismo.
(b)(
) Nazismo.
(c)(
) Fascismo.
(d)(
) Democracia.
(e)(
) Ditadura unipartidária.
QUESTÃO 3:
“(...)o governo totalitário sempre transformou as classes em
massas(...)”. Por massas, aqui, pode-se entender:
(a)(
) Porção de conteúdo sólido ou pastoso.
(b)(
) Grupo de pessoas muito esclarecidas, empenhadas na transformação da
realidade, em mudanças.
(c)(
) Quantidade da matéria de um corpo, medida em peso.
(d)(
) Multidão, aglomerado de pessoas, que forma(m) uma mistura homogênea,
dominável e manipulável.
(e)(
) Pasta maleável e crua, feita de farinha e diversos outros
ingredientes.
QUESTÃO 4: Marque a alternativa incorreta.
“Independentemente da tradição especificamente nacional ou da fonte espiritual
particular da sua ideologia, o governo totalitário...”:
(a)(
) Transferiu o centro do poder do Exército para a polícia.
(b)(
) Ocorreu exclusivamente na Itália, através do Fascismo, e na Alemanha,
com o Nazismo.
(c)(
) Substituiu o sistema partidário não por ditaduras unipartidárias, mas
por um movimento de massa.
(d)(
) Estabeleceu uma política exterior que visava abertamente ao domínio
mundial.
(e)(
) Sempre transformou as classes em massas.
QUESTÃO 5: Entre as duas afirmações
seguintes, pode-se tomar como VERDADEIRA:
(a)(
) Os governos totalitários do nosso tempo evoluíram a partir de sistemas
pluripartidários.
(b)(
) Se é verdade que podemos encontrar os elementos do totalitarismo se
repassarmos a história e analisarmos as implicações políticas daquilo que
geralmente chamamos de crise do nosso século, chegaremos à conclusão inelutável
de que essa crise não é nenhuma ameaça de fora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário