SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE
GOIÂNIA
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
ENSINO MÉDIO – PRIMEIROS ANOS
EaD – EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA 2020
FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA ZOOM DE 09 DE DEZEMBRO DE 2020
PROFESSOR: LER O
TEXTO E EXPLICAR. INTERCALAR COM IMAGENS.
ANÁLISE E DEBATE.
CULTURA
E IDEOLOGIA (Prof. José.):
As classes sociais
são frutos da herança histórica da desigualdade e da exploração da classe
dominante sobre as demais classes de uma sociedade. Classe dominante é aquela
que detém, em suas mãos, como posses, os meios de produção (ex.: terras,
animais, fábricas, etc.) e controla a força de trabalho, extraindo do trabalho
desta grande parte de sua riqueza, gerando, com isto, a desigualdade social.
Abaixo vão exemplos de classes sociais, citados por Marx e Engels, já no século
XIX.
O que é
exploração? É a extração de riqueza, pela classe dominante (ex.: senhores de
escravos; patrícios [donos de terras e de escravos na Roma antiga], senhores
feudais, capitalistas, etc.) a partir do uso da força de trabalho de alguém que
não é devidamente recompensado por isto (por exemplo: escravos, servos,
proletários [operários e camponeses], entre outros). Como a exploração ocorre,
de fato?
1. Pelo
trabalho gratuito e não livre de escravos, no caso da escravidão, mantidos sob
contínua vigilância.
2. Por
meio de salários baixíssimos.
3. Por
meio de não oferecimento de direitos trabalhistas.
4. Pela
retirada de direitos trabalhistas (ver o caso abaixo, atual).
5. Por
meio da inflação, que reduz o poder de compra de trabalhadoras e trabalhadores.
A inflação (aumento de preços – muitas vezes, com a manutenção do valor dos
salários) empobrece mais ainda quem já é pobre. Empobrece todas as classes
dominadas.
6. Por
meio da mais valia (trabalho extra não pago ao trabalhador).
7. Via
uma grande quantidade de horas de trabalho extra, sem garantia de pagamento
destas.
8. Por
meio de péssimos investimentos em infraestrutura para as classes dominadas, a
nível político.
9. Por
meio da corrupção (desvio de verbas e bens públicos por grandes grupos da
classe dominante, com ajuda, muitas vezes, de políticos).
10. Por
meio de leis que servem aos interesses dos grupos dominantes de uma sociedade.
11. Etc.
São diversas as formas de exploração.
Exemplo de luta de
classes: a escravidão.
https://en.wikipedia.org/wiki/Slavery#/media/File:Roman_collared_slaves_-_Ashmolean_Museum.jpg
Tudo isto sempre
revertiu-se e se reverte em riqueza para a classe dominante, em qualquer época
da história.
Diante da
exploração: REAÇÕES DE TRABALHADORES. Por exemplo:
1. Fugas
de escravos. Os quilombos no Brasil colonial, por exemplo.
2. Rebeliões
de escravos.
3. Sindicatos.
4. Luta
por direitos trabalhistas.
5. Partidos
– por exemplo, na primeira metade do século XX, no Brasil: Partido Comunista, os
anarquistas e outros grupos. As Leis Trabalhistas de Getúlio Vargas não
nasceram da boa vontade deste!
6. Conhecimento
de leis trabalhistas.
7. Greves.
8. Paralisações.
9. Manifestações
– o dia do Trabalhador nasceu de uma manifestação de mulheres, nos EUA, no
século passado.
10. Etc.
Houve e há muitos modos de reação à exploração.
Para manter seu
poder sobre as demais classes, a classe dominante usa outros meios:
1. O
poder econômico.
2. A
política: representantes da classe dominante são maioria nos diferentes níveis
de poder, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Veja-se o exemplo dos direitos
trabalhistas tirados, citados abaixo.
3. Direito
– Direito para a classe dominante, dever para as classes dominadas (ver O que é Ideologia, de Marilena Chauí).
4. Polícia,
exército – quando necessários, são postos em ação para conter passeatas,
greves, manifestações...
5. A
Ideologia – conjunto de ideias e valores da classe dominante que é
generalizado, por diversos meios, para as demais classes sociais, como se fossem
naturais e eternos.
6. Etc.
Também são diferentes os meios de manutenção do poder.
Observemos com
atenção os trechos citados a seguir:
“Todas as
sociedades até agora se apoiaram, como vimos, no antagonismo [luta] entre
classes dominantes e dominadas. Mas, para que uma classe possa ser oprimida, é
necessário garantir-lhe as condições que lhe permitam, pelo menos, sobreviver
em sua existência servil. (...)” (MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Trecho do
Manifesto Comunista. [século XIX] p. 30.).
Imagens de classes
sociais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Classe_social#/media/Ficheiro:Samurai_and_servant.jpg
“Nas épocas
anteriores da história, em quase todos os lugares, encontramos sociedades
estruturadas em vários segmentos, em uma hierarquia diferenciada das posições
dos indivíduos. Na Roma antiga, temos patrícios, guerreiros, plebeus e
escravos; na Idade Média, senhores feudais, vassalos, membros de corporações,
artesãos e servos; além disso, em quase todas essas classes, novas subdivisões.
A moderna sociedade burguesa, que surgiu do declínio da sociedade feudal, não
aboliu as contradições de classe. Ela apenas colocou novas classes, novas
condições de opressão e novas formas de luta no lugar das antigas!” (Idem, p.
11.)
A Luta de classes
nasce da exploração que ocorre sobre as classes dominadas e da reação destas
àquela exploração. Um exemplo: Direitos trabalhistas retirados com ajuda da
política.
“A condição
essencial para a existência e a dominação da classe burguesa é a concentração
de riqueza nas mãos de particulares, a formação e a multiplicação do capital; a
condição de existência do capital é o trabalho assalariado. Este se baseia na
concorrência entre os trabalhadores. (...)” (Outro trecho do mesmo livro.)
“Com a rápida
melhora dos instrumentos de produção e das comunicações, a burguesia logra
integrar na civilização até os povos mais bárbaros. Os preços baratos de suas
mercadorias são a artilharia pesada com a qual ela derruba todas as muralhas da
China e faz capitular até os povos bárbaros mais hostis aos estrangeiros.”
(Ibidem, p. 17.)
“Será necessária
inteligência tão profunda para entender que, com a mudança das condições de
vida das pessoas, das suas relações sociais, de sua existência social, também
se modificam suas representações, concepções e conceitos, em suma, também sua
consciência? O que demonstra a história das ideias senão que a produção
intelectual se transforma com a produção material? As ideias dominantes de uma época sempre foram as ideias da classe
dominante. Fala-se de ideias que revolucionam uma sociedade; com isso
expressa-se apenas o fato de que no interior da velha sociedade se formam os
elementos de uma nova, e que a abolição das velhas ideias acompanha a supressão
das velhas condições de vida.” (Ibidem, pp. 42-43.) (grifos meus).
REFERÊNCIA:
MARX, Karl e
ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido
Comunista. (Tradução e
revisão: Miguel Cavalcanti Yoshida, Geraldo Martins de Azevedo Filho e Ricardo
Nascimento Barreiros) São Paulo, Expressão Popular, 2008. Disponível em: < https://www.expressaopopular.com.br/loja/wp-content/uploads/2020/02/manifesto-comunista-EP.pdf
> Acesso em 08/12/2020.
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