quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

RECUPERAÇÃO FINAL. PRIMEIROS ANOS. SOCIOLOGIA. PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. AULA ZOOM DE 09 DE DEZEMBRO DE 2020.

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO – PRIMEIROS ANOS

EaD – EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA 2020

FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM DE 09 DE DEZEMBRO DE 2020

PROFESSOR: LER O TEXTO E EXPLICAR. INTERCALAR COM IMAGENS.

ANÁLISE E DEBATE.

CULTURA E IDEOLOGIA (Prof. José.):

As classes sociais são frutos da herança histórica da desigualdade e da exploração da classe dominante sobre as demais classes de uma sociedade. Classe dominante é aquela que detém, em suas mãos, como posses, os meios de produção (ex.: terras, animais, fábricas, etc.) e controla a força de trabalho, extraindo do trabalho desta grande parte de sua riqueza, gerando, com isto, a desigualdade social. Abaixo vão exemplos de classes sociais, citados por Marx e Engels, já no século XIX.

O que é exploração? É a extração de riqueza, pela classe dominante (ex.: senhores de escravos; patrícios [donos de terras e de escravos na Roma antiga], senhores feudais, capitalistas, etc.) a partir do uso da força de trabalho de alguém que não é devidamente recompensado por isto (por exemplo: escravos, servos, proletários [operários e camponeses], entre outros). Como a exploração ocorre, de fato?

1.     Pelo trabalho gratuito e não livre de escravos, no caso da escravidão, mantidos sob contínua vigilância.

2.     Por meio de salários baixíssimos.

3.     Por meio de não oferecimento de direitos trabalhistas.

4.     Pela retirada de direitos trabalhistas (ver o caso abaixo, atual).

5.     Por meio da inflação, que reduz o poder de compra de trabalhadoras e trabalhadores. A inflação (aumento de preços – muitas vezes, com a manutenção do valor dos salários) empobrece mais ainda quem já é pobre. Empobrece todas as classes dominadas.

6.     Por meio da mais valia (trabalho extra não pago ao trabalhador).

7.     Via uma grande quantidade de horas de trabalho extra, sem garantia de pagamento destas.

8.     Por meio de péssimos investimentos em infraestrutura para as classes dominadas, a nível político.

9.     Por meio da corrupção (desvio de verbas e bens públicos por grandes grupos da classe dominante, com ajuda, muitas vezes, de políticos).

10. Por meio de leis que servem aos interesses dos grupos dominantes de uma sociedade.

11. Etc. São diversas as formas de exploração.

Exemplo de luta de classes: a escravidão.

https://en.wikipedia.org/wiki/Slavery#/media/File:Roman_collared_slaves_-_Ashmolean_Museum.jpg

Tudo isto sempre revertiu-se e se reverte em riqueza para a classe dominante, em qualquer época da história.

Diante da exploração: REAÇÕES DE TRABALHADORES. Por exemplo:

1.     Fugas de escravos. Os quilombos no Brasil colonial, por exemplo.

2.     Rebeliões de escravos.

3.     Sindicatos.

4.     Luta por direitos trabalhistas.

5.     Partidos – por exemplo, na primeira metade do século XX, no Brasil: Partido Comunista, os anarquistas e outros grupos. As Leis Trabalhistas de Getúlio Vargas não nasceram da boa vontade deste!

6.     Conhecimento de leis trabalhistas.

7.     Greves.

8.     Paralisações.

9.     Manifestações – o dia do Trabalhador nasceu de uma manifestação de mulheres, nos EUA, no século passado.

10. Etc. Houve e há muitos modos de reação à exploração.

Para manter seu poder sobre as demais classes, a classe dominante usa outros meios:

1.     O poder econômico.

2.     A política: representantes da classe dominante são maioria nos diferentes níveis de poder, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Veja-se o exemplo dos direitos trabalhistas tirados, citados abaixo.

3.     Direito – Direito para a classe dominante, dever para as classes dominadas (ver O que é Ideologia, de Marilena Chauí).

4.     Polícia, exército – quando necessários, são postos em ação para conter passeatas, greves, manifestações...

5.     A Ideologia – conjunto de ideias e valores da classe dominante que é generalizado, por diversos meios, para as demais classes sociais, como se fossem naturais e eternos.

6.     Etc. Também são diferentes os meios de manutenção do poder.

Observemos com atenção os trechos citados a seguir:

“Todas as sociedades até agora se apoiaram, como vimos, no antagonismo [luta] entre classes dominantes e dominadas. Mas, para que uma classe possa ser oprimida, é necessário garantir-lhe as condições que lhe permitam, pelo menos, sobreviver em sua existência servil. (...)” (MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Trecho do Manifesto Comunista. [século XIX] p. 30.).

Imagens de classes sociais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Classe_social#/media/Ficheiro:Samurai_and_servant.jpg

“Nas épocas anteriores da história, em quase todos os lugares, encontramos sociedades estruturadas em vários segmentos, em uma hierarquia diferenciada das posições dos indivíduos. Na Roma antiga, temos patrícios, guerreiros, plebeus e escravos; na Idade Média, senhores feudais, vassalos, membros de corporações, artesãos e servos; além disso, em quase todas essas classes, novas subdivisões. A moderna sociedade burguesa, que surgiu do declínio da sociedade feudal, não aboliu as contradições de classe. Ela apenas colocou novas classes, novas condições de opressão e novas formas de luta no lugar das antigas!” (Idem, p. 11.)

A Luta de classes nasce da exploração que ocorre sobre as classes dominadas e da reação destas àquela exploração. Um exemplo: Direitos trabalhistas retirados com ajuda da política.

https://cnttl.org.br/noticia/9565/confira-os-direitos-trabalhistas-retirados-pelo-governo-bolsonaro-com-a-mp-905

“A condição essencial para a existência e a dominação da classe burguesa é a concentração de riqueza nas mãos de particulares, a formação e a multiplicação do capital; a condição de existência do capital é o trabalho assalariado. Este se baseia na concorrência entre os trabalhadores. (...)” (Outro trecho do mesmo livro.)

“Com a rápida melhora dos instrumentos de produção e das comunicações, a burguesia logra integrar na civilização até os povos mais bárbaros. Os preços baratos de suas mercadorias são a artilharia pesada com a qual ela derruba todas as muralhas da China e faz capitular até os povos bárbaros mais hostis aos estrangeiros.” (Ibidem, p. 17.)

“Será necessária inteligência tão profunda para entender que, com a mudança das condições de vida das pessoas, das suas relações sociais, de sua existência social, também se modificam suas representações, concepções e conceitos, em suma, também sua consciência? O que demonstra a história das ideias senão que a produção intelectual se transforma com a produção material? As ideias dominantes de uma época sempre foram as ideias da classe dominante. Fala-se de ideias que revolucionam uma sociedade; com isso expressa-se apenas o fato de que no interior da velha sociedade se formam os elementos de uma nova, e que a abolição das velhas ideias acompanha a supressão das velhas condições de vida.” (Ibidem, pp. 42-43.) (grifos meus).

REFERÊNCIA:

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. (Tradução e revisão: Miguel Cavalcanti Yoshida, Geraldo Martins de Azevedo Filho e Ricardo Nascimento Barreiros) São Paulo, Expressão Popular, 2008. Disponível em: < https://www.expressaopopular.com.br/loja/wp-content/uploads/2020/02/manifesto-comunista-EP.pdf > Acesso em 08/12/2020.

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