SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE
GOIÂNIA
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
ENSINO MÉDIO – TERCEIROS ANOS E EP3
EaD – EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA 2020
FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA ZOOM DE 08 DE DEZEMBRO DE 2020
PROFESSOR: LER O
TEXTO E EXPLICAR. INTERCALAR COM IMAGENS.
ANÁLISE E DEBATE.
HEGEL
(POR JOSTEIN GAARDER)
DIÁLOGO ENTRE O PROFESSOR
DE FILOSOFIA E SOFIA AMUNDSEN:
“— Comum a todos
os sistemas filosóficos antes de Hegel era a tentativa de estabelecer critérios
eternos para o que os homens podem saber sobre o mundo. Isso valia
indistintamente para Descartes, Espinosa, Hume e Kant, por exemplo. Cada um
deles havia tentado investigar quais são os fundamentos do conhecimento humano.
Mas eles sempre se expressaram com pressupostos atemporais para o conhecimento
do homem sobre o mundo.
[Atemporal = fora do tempo, no
caso: fora da história concreta. No caso, expressão por meio de termos
(palavras, conceitos) abstratos (existentes no pensamento). No caso de
Descartes, por exemplo: Cogito (Penso), Cogito ergo sum (Penso, logo existo),
Res cogitans e res extensa (coisa pensante e coisa extensa, material). Adendo do Prof.
José Antônio, para esclarecimento. ]
[Mostrar
imagens laterais do blog – filósofos até Hume.]
— Mas não é esse o
dever do filósofo?
— Hegel dizia que
isso não é possível. Ele achava que os fundamentos do conhecimento humano mudam
de geração para geração. Portanto, não existem “verdades eternas”. Não existe
uma razão atemporal. O único ponto fixo em que a filosofia pode se apoiar é a
própria história.
[HEGEL
(IMAGENS): https://en.wikipedia.org/wiki/Georg_Wilhelm_Friedrich_Hegel#/media/File:Hegel_by_Schlesinger.jpg
] Mostrar estas imagens.
OU
[
https://en.wikipedia.org/wiki/Georg_Wilhelm_Friedrich_Hegel
]
[Site
original, por segurança.]
— Não, é melhor
você explicar isso aí. Se a história está em permanente transformação, como
pode ser um ponto fixo?
— Um rio também
está em permanente transformação. Mas isso não significa que você não possa
falar sobre ele. Contudo, não pode afirmar em que local do vale o rio seria
“mais verdadeiro”.
[Imagens
de rio, da Wikipédia: https://en.wikipedia.org/wiki/River#/media/File:Amazonrivermap.svg]
— Não, porque o
rio será sempre um rio ao longo de todo o seu leito.
— Para Hegel, a
história era como o curso de um rio. Cada mínimo movimento da água em algum
ponto do fluxo é na verdade determinado pela correnteza e pelo movimento das
águas rio acima. Mas também são importantes as pedras e as curvas do trecho que
você estiver observando.
— Acho que
compreendi.
— Até a história
do pensamento, ou a história da razão, é como o curso de um rio. Lá estão
contidas as “cachoeiras” de pensamentos tradicionais de pessoas que viveram
antes do nosso tempo, assim como as condições vigentes na nossa
contemporaneidade, que determinam a nossa maneira de pensar. Você não pode,
portanto, sustentar que um determinado pensamento esteja certo para sempre, por
toda a eternidade. Mas ele pode estar correto aqui e agora.”
(GAARDER, Jostein. Hegel. In: ______________________. O Mundo de Sofia. Disponível em: < http://files.portuguesnoenem.webnode.com.br/200000334-a3534a44cb/O%20Mundo%20de%20Sofia%20-%20Jostein%20Gaarder.pdf
> Acesso em 11 de agosto de 2020.)
Vale lembrar que a
imagem do rio foi utilizada também por Heráclito de Éfeso, filósofo grego que
viveu cerca de seis séculos antes de Cristo. Heráclito usa a metáfora (imagem
linguística) do rio para se referir ao devir (vir a ser), isto é, à mudança
(transformação, alteração) de todas as coisas. Nada permanece o mesmo. Tudo
muda com o tempo. (Prof. José Antônio.)
Sugestão de
leitura: O MUNDO DE SOFIA, de Jostein
Gaarder.
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