quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

RECUPERAÇÃO FINAL. SEGUNDOS ANOS. FILOSOFIA. PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. AULA ZOOM DE 09 DE DEZEMBRO DE 2020.

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO – SEGUNDOS ANOS E EP2

EaD – EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA 2020

FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM DE 08 DE DEZEMBRO DE 2020

PROFESSOR: LER O TEXTO E EXPLICAR. INTERCALAR COM IMAGENS.

ANÁLISE E DEBATE.

IMMANUEL KANT:

O DESPERTAR DO SONO DOGMÁTICO E A ÉTICA  

(Levantamento e comentários feitos pelo Prof. José Antônio Brazão.)

IMAGENS DE IMMANUEL KANT:

https://es.wikipedia.org/wiki/Immanuel_Kant#/media/Archivo:Kant_gemaelde_3.jpg

OU

https://es.wikipedia.org/wiki/Immanuel_Kant

OU (um pouco mais completo)

https://en.wikipedia.org/wiki/Immanuel_Kant#/media/File:Kant_gemaelde_3.jpg

[De acordo com Kant, o estudo do filósofo Hume despertou-o de seu “sono dogmático”.]

O texto seguinte é tirado do LIVRO DIDÁTICO Iniciação à Filosofia, de Marilena Chauí. Leia-o muito atentamente:

O que é o sono dogmático? É tomar como ponto de partida da metafísica a ideia de que existe uma realidade em si (Deus, alma, mundo, infinito, finito, matéria, forma, substância, causalidade), que pode ser conhecida por nossa razão. Em outras palavras, é tomar como ponto de partida da metafísica a afirmação de que as ideias produzidas por nossa razão correspondem exatamente a uma realidade externa, que existe em si e por si mesma.

Dogmático é aquele que aceita, sem exame e sem crítica, afirmações sobre as coisas e sobre as ideias. Hume despertou a metafísica do sono dogmático porque a forçou a indagar sua própria validade e sua pretensão ao conhecimento verdadeiro. Despertar do dogmatismo é elaborar uma crítica da razão teórica. Nesta expressão, o sentindo da crítica é (...) um estudo sobre a estrutura do poder da razão para determinar o que ela pode e o que ela não pode conhecer verdadeiramente.” (CHAUÍ, Marilena. Cap. 20: De Kant à ontologia contemporânea. In: ____________________. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo , Ática, 2017. P. 224.)

Observação: Metafísica, ao pé da letra [literalmente], quer dizer o que está além (meta-, em grego) da física (estudo da natureza; physis, gr. = natureza), isto é, o que está além dos limites da natureza. É o estudo que procura entender a essência das coisas, isto é, um estudo teórico (a nível de teoria, ou seja, mental, intelectual) e abstrato (que trabalha com objetos não concretos, mas ideais). (Prof. José Antônio.)

Imagens poderão nos ajudar. No verbete Metafísica, da Wikipédia. Vejamos:

https://es.wikipedia.org/wiki/Metaf%C3%ADsica#/media/Archivo:FlammarionWoodcut.jpg

“Hume despertou a metafísica do sono dogmático porque a forçou a indagar sua própria validade e sua pretensão ao conhecimento verdadeiro.” Curiosamente, Hume, ao final da Investigação acerca do entendimento humano, diz:

 “Quando percorremos as bibliotecas, persuadidos destes princípios, que destruição deveríamos fazer? Se examinarmos, por exemplo, um volume de teologia ou de metafísica escolástica e indagarmos: Contém algum raciocínio abstrato acerca da quantidade ou do número? Não. Contém algum raciocínio experimental a respeito das questões de fato [questões que tenham comprovação, que possam ser demonstradas e verificadas de fato] e de existência? Não. Portanto, lançai-o ao fogo, pois não contém senão sofismas [raciocínios enganosos] e ilusões [coisas enganosas, enganadoras].” (HUME, David. Ensaio [Investigação] Sobre o Entendimento Humano. P. 111. Disponível em: < https://docente.ifrn.edu.br/rodrigovidal/disciplinas/epistemologia-da-ciencia-2012.2/texto-de-david-hume-investigacao-acerca-do-entendimento-humano/view  > Acesso em 11 de agosto de 2020.) ] (Grifo meu.) O que está entre chaves, no texto, é meu também, para fins de esclarecimento.

Kant foi um filósofo e professor que se dedicou, igualmente, à busca do entendimento acerca dos fundamentos da moral, da ética. A ética kantiana é fundada na razão e na procura de universalidade – uma moral que seja universal, para todos os seres humanos. Abaixo, um vídeo esclarecedor. (Prof. José Antônio.)

MORAL DE KANT (RESUMO): Vejamos o vídeo a seguir, breve.

Immanuel Kant - e a Moral Categórica. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=zVGiAo9MwN0

Nenhum comentário: