SECRETARIA DE
EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO REGIONAL
METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
COLÉGIO ESTADUAL
DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
ENSINO MÉDIO –
TERCEIROS ANOS
SOCIOLOGIA – PROF.
JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
ATIVIDADE FINAL DE NOVEMBRO DE 2020
NOME E TURMA: |
|
LEIA
O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA
UMA:
MORADIA:
MERCADORIA RESTRITA:
SISTEMA
NACIONAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL – SNHIS:
“A questão
habitacional torna visível a exploração dos moradores da periferia. Os
programas voltados para a construção de habitações para as classes pobres são
precários, deixando um grande contingente de pessoas sem teto. A maioria dos
programas habitacionais se concentra na proposta de serem linhas de
financiamento de moradias e terrenos, com base em regras de mercado que
implicam o pagamento pelas habitações por parte dos que contraem a dívida. Para
isso, deve-se ter comprovação de renda e emprego formal, e é preciso que a casa
esteja em terreno com posse legal. Esses requisitos nem sempre são preenchidos
por pessoas das classes populares, pois muitos se acham desempregados ou em
trabalhos formais.
A qualidade das
unidades habitacionais direcionadas às classes populares é precária. Muitas são
mal-acabadas, outras precisam de reforma logo que ocupadas pelas famílias. O
mutirão, que é quando os moradores usam a própria força de trabalho e os
conhecimentos empíricos para que sua habitação seja finalizada, é fato
recorrente. E isso tudo depois de uma intensa jornada de trabalho semanal, que
muitas vezes pode ultrapassar 40 horas.
Além disso,
visando suprir o déficit de moradia, o capital imobiliário coloca à venda
terrenos situados nas regiões periféricas e, para garantir um lucro maior,
pouco investe em infraestrutura. O Estado entra na trama para aumentar as
facilidades do capital imobiliário quando assume a responsabilidade pela
infraestrutura e pelos serviços urbanos, mas na maior parte das vezes de forma
retardada e incompleta. Enfim construída a habitação, tem início a luta dos
moradores das periferias pelas conquistas de direitos sociais necessários para
que a unidade habitacional alcance a condição de moradia.” [SILVA,
Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna,
2016. (p. 325)]
QUESTÃO 1: A questão
habitacional torna visível:
(a)( )
A preocupação em oferecer casas confortáveis a todas as classes sociais.
(b)( )
A igualdade perante as leis e na prática.
(c)( )
A redução nos lucros das empresas habitacionais em prol da população mais
pobre.
(d)( )
A dedicação dos moradores da periferia no momento de mutirões de casa própria.
(e)( ) A
exploração dos moradores da periferia.
QUESTÃO 2: “A
maioria dos programas habitacionais se concentra na proposta de serem linhas de
financiamento de moradias e terrenos, com base em regras de mercado(...).” Para
que essas regras do mercado sejam cumpridas, são exigidos os seguintes
elementos, menos:
(a)( ) Pagamento
pelas habitações por parte dos que contraem a dívida.
(b)( ) Comprovação
de renda.
(c)( ) Ter
emprego formal.
(d)( )
Requisitos preenchidos por todas as pessoas das classes populares.
(e)( ) Estar em terreno
com posse legal.
QUESTÃO 3: “A
qualidade das unidades habitacionais direcionadas às classes populares é precária.
Muitas são mal-acabadas, outras precisam de reforma logo que ocupadas pelas
famílias.” Casas mal-acabadas são resultados de:
(a)( )
Uso de materiais caros, a ponto das pessoas não darem conta de os comprar.
(b)( )
Uso de materiais de excelente qualidade, a ponto de não ser possível concluir
as casas para não ficarem com preços muito caros.
(c)( )
Uso de materiais baratos e inadequados, muitas vezes financiados com outro
preço, afim de aumentar o lucro das construtoras.
(d)( )
Uso de materiais e serviços de alta adequação ao clima e às intempéries, que
suportam agruras dos mais diversos tipos.
(e)( )
Uso de materiais de diversos tipos, como areia, tijolos, cimento, telhas, entre
outros.
QUESTÃO 4: “O
mutirão, que é quando os moradores usam a própria força de trabalho e os
conhecimentos empíricos para que sua habitação seja finalizada, é fato
recorrente. E isso tudo depois de uma intensa jornada de trabalho semanal, que
muitas vezes pode ultrapassar 40 horas.” Conhecimentos empíricos são
conhecimentos:
(a)( )
Nascidos da reflexão racional de pedreiros e seus ajudantes.
(b)( )
Surgidos por meio da experiência de pedreiros e seus ajudantes.
(c)( )
Desenvolvidos intelectualmente, ao longo de muitos anos de aprendizado teórico.
(d)( )
Nascidos da leitura de livros, no transcorrer do tempo, pelos pedreiros e
ajudantes.
(e)( )
Que necessitam da ajuda de engenheiros(as) que orientem e supervisionem o
trabalho dos pedreiros.
QUESTÃO 5: “Além
disso, visando suprir o déficit de moradia, o capital imobiliário coloca à
venda terrenos situados nas regiões periféricas e, para garantir um lucro
maior, pouco investe em infraestrutura.” Entre terrenos situados em regiões
periféricas, um bom exemplo:
(a)( )
Casas feitas em regiões de alagamento, a certa distância de rios, lagos e
outros, ou em bairros distantes, onde nem asfalto nem esgoto ou serviço de água
há.
(b)( )
Casas ou prédios feitos(as) no centro da cidade. Como os centros têm se tornado
locais de intenso comércio, essas casas ou prédios de moradia acabam sendo
abandonados.
(c)( )
Casas feitas em condomínios de luxo, que ficam, muitas vezes, fora das cidades.
(d)( )
Prédios de moradia em bairros com hospitais, farmácias, livrarias,
supermercados, entre outros tantos serviços.
(e)( )
Hospitais situados em comunidades populares, nem sempre bem equipados, mas que
prestam razoável serviço a tais comunidades.
QUESTÃO 6: Enfim
construída a habitação, tem início a luta dos moradores das periferias pelas
conquistas de direitos sociais necessários para que a unidade habitacional
alcance a condição de moradia. Essa luta tem início pelas seguintes razões, com
exceção de:
(a)(
) Incompletude do imóvel.
(b)( ) Excelência de saneamento.
(c)( ) Estrutura feita com material de má
qualidade.
(d)( ) Mal acabamento da casa.
(e)( ) Qualidade precária.
QUESTÃO 7: Reflita
e responda: Por si só o conhecimento pode tornar as pessoas melhores? (1,0)
|
|
|
QUESTÃO 8: Reflita
e responda: Por que na vida é preciso agir de maneira ética? (1,0)
|
|
|
QUESTÃO 9: Reflita
e explique brevemente a
seguinte afirmação: “Quanto maior o esforço nos estudos, menores as chances de
fracasso na vida.” (De uma frase no painel da escola.) (1,0)
|
|
|
QUESTÃO 10:
Reflita e responda: Como você avalia seu empenho nas atividades em geral da
escola no transcurso deste ano? Explique brevemente.(1,0)
|
|
|
RESPONDER
NO GOOGLE CLASSROOM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário