quinta-feira, 19 de novembro de 2020

SOCIOLOGIA - TERCEIROS ANOS - ATIVIDADE FINAL DE NOVEMBRO DE 2020. (Prof. José Antônio Brazão.)

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO – TERCEIROS ANOS

SOCIOLOGIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ATIVIDADE FINAL DE NOVEMBRO DE 2020

NOME E TURMA:

 

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:

MORADIA: MERCADORIA RESTRITA:

SISTEMA NACIONAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL – SNHIS:

“A questão habitacional torna visível a exploração dos moradores da periferia. Os programas voltados para a construção de habitações para as classes pobres são precários, deixando um grande contingente de pessoas sem teto. A maioria dos programas habitacionais se concentra na proposta de serem linhas de financiamento de moradias e terrenos, com base em regras de mercado que implicam o pagamento pelas habitações por parte dos que contraem a dívida. Para isso, deve-se ter comprovação de renda e emprego formal, e é preciso que a casa esteja em terreno com posse legal. Esses requisitos nem sempre são preenchidos por pessoas das classes populares, pois muitos se acham desempregados ou em trabalhos formais.

A qualidade das unidades habitacionais direcionadas às classes populares é precária. Muitas são mal-acabadas, outras precisam de reforma logo que ocupadas pelas famílias. O mutirão, que é quando os moradores usam a própria força de trabalho e os conhecimentos empíricos para que sua habitação seja finalizada, é fato recorrente. E isso tudo depois de uma intensa jornada de trabalho semanal, que muitas vezes pode ultrapassar 40 horas.

Além disso, visando suprir o déficit de moradia, o capital imobiliário coloca à venda terrenos situados nas regiões periféricas e, para garantir um lucro maior, pouco investe em infraestrutura. O Estado entra na trama para aumentar as facilidades do capital imobiliário quando assume a responsabilidade pela infraestrutura e pelos serviços urbanos, mas na maior parte das vezes de forma retardada e incompleta. Enfim construída a habitação, tem início a luta dos moradores das periferias pelas conquistas de direitos sociais necessários para que a unidade habitacional alcance a condição de moradia.” [SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna, 2016. (p. 325)]

QUESTÃO 1: A questão habitacional torna visível:

(a)(     ) A preocupação em oferecer casas confortáveis a todas as classes sociais.

(b)(     ) A igualdade perante as leis e na prática.

(c)(      ) A redução nos lucros das empresas habitacionais em prol da população mais pobre.

(d)(     ) A dedicação dos moradores da periferia no momento de mutirões de casa própria.

(e)(     ) A exploração dos moradores da periferia.

QUESTÃO 2: “A maioria dos programas habitacionais se concentra na proposta de serem linhas de financiamento de moradias e terrenos, com base em regras de mercado(...).” Para que essas regras do mercado sejam cumpridas, são exigidos os seguintes elementos, menos:

(a)(     ) Pagamento pelas habitações por parte dos que contraem a dívida.

(b)(     ) Comprovação de renda.

(c)(      ) Ter emprego formal.

(d)(     ) Requisitos preenchidos por todas as pessoas das classes populares.

(e)(     ) Estar em terreno com posse legal.

QUESTÃO 3: “A qualidade das unidades habitacionais direcionadas às classes populares é precária. Muitas são mal-acabadas, outras precisam de reforma logo que ocupadas pelas famílias.” Casas mal-acabadas são resultados de:

(a)(     ) Uso de materiais caros, a ponto das pessoas não darem conta de os comprar.

(b)(     ) Uso de materiais de excelente qualidade, a ponto de não ser possível concluir as casas para não ficarem com preços muito caros.

(c)(      ) Uso de materiais baratos e inadequados, muitas vezes financiados com outro preço, afim de aumentar o lucro das construtoras.

(d)(     ) Uso de materiais e serviços de alta adequação ao clima e às intempéries, que suportam agruras dos mais diversos tipos.

(e)(     ) Uso de materiais de diversos tipos, como areia, tijolos, cimento, telhas, entre outros.

QUESTÃO 4: “O mutirão, que é quando os moradores usam a própria força de trabalho e os conhecimentos empíricos para que sua habitação seja finalizada, é fato recorrente. E isso tudo depois de uma intensa jornada de trabalho semanal, que muitas vezes pode ultrapassar 40 horas.” Conhecimentos empíricos são conhecimentos:

(a)(     ) Nascidos da reflexão racional de pedreiros e seus ajudantes.

(b)(     ) Surgidos por meio da experiência de pedreiros e seus ajudantes.

(c)(      ) Desenvolvidos intelectualmente, ao longo de muitos anos de aprendizado teórico.

(d)(     ) Nascidos da leitura de livros, no transcorrer do tempo, pelos pedreiros e ajudantes.

(e)(     ) Que necessitam da ajuda de engenheiros(as) que orientem e supervisionem o trabalho dos pedreiros.

QUESTÃO 5: “Além disso, visando suprir o déficit de moradia, o capital imobiliário coloca à venda terrenos situados nas regiões periféricas e, para garantir um lucro maior, pouco investe em infraestrutura.” Entre terrenos situados em regiões periféricas, um bom exemplo:

(a)(     ) Casas feitas em regiões de alagamento, a certa distância de rios, lagos e outros, ou em bairros distantes, onde nem asfalto nem esgoto ou serviço de água há.

(b)(     ) Casas ou prédios feitos(as) no centro da cidade. Como os centros têm se tornado locais de intenso comércio, essas casas ou prédios de moradia acabam sendo abandonados.

(c)(      ) Casas feitas em condomínios de luxo, que ficam, muitas vezes, fora das cidades.

(d)(     ) Prédios de moradia em bairros com hospitais, farmácias, livrarias, supermercados, entre outros tantos serviços.

(e)(     ) Hospitais situados em comunidades populares, nem sempre bem equipados, mas que prestam razoável serviço a tais comunidades.

QUESTÃO 6: Enfim construída a habitação, tem início a luta dos moradores das periferias pelas conquistas de direitos sociais necessários para que a unidade habitacional alcance a condição de moradia. Essa luta tem início pelas seguintes razões, com exceção de:

 (a)(     ) Incompletude do imóvel.

(b)(     ) Excelência de saneamento.

(c)(     ) Estrutura feita com material de má qualidade.

(d)(     ) Mal acabamento da casa.

(e)(     ) Qualidade precária.

QUESTÃO 7: Reflita e responda: Por si só o conhecimento pode tornar as pessoas melhores? (1,0)

 

 

 

QUESTÃO 8: Reflita e responda: Por que na vida é preciso agir de maneira ética? (1,0)

 

 

 

QUESTÃO 9: Reflita e explique brevemente a seguinte afirmação: “Quanto maior o esforço nos estudos, menores as chances de fracasso na vida.” (De uma frase no painel da escola.) (1,0)

 

 

 

QUESTÃO 10: Reflita e responda: Como você avalia seu empenho nas atividades em geral da escola no transcurso deste ano? Explique brevemente.(1,0)

 

 

 

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

 

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