quinta-feira, 19 de novembro de 2020

SOCIOLOGIA - SEGUNDOS ANOS - ATIVIDADE FINAL DE NOVEMBRO DE 2020. (Prof. José Antônio Brazão.)

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO – SEGUNDOS ANOS

SOCIOLOGIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ATIVIDADE FINAL DE NOVEMBRO DE 2020

NOME E TURMA:

 

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:

SISTEMAS FLEXÍVEIS DE PRODUÇÃO (Afrânio Silva e outros)

(...)Apesar da Toyota ter adotado o modelo [de produção] na década de 1950, só vinte anos mais tarde ele se tornaria paradigma [modelo] do sistema industrial mundial. Suas características básicas são: flexibilidade na produção, com a capacidade de rápida alteração dos modelos a serem produzidos; organização da produção e da entrega no momento e na quantidade exatos, de modo a torná-las mais rápidas; importância da qualidade dos produtos; baixos preços com base na lógica de que empresa ‘enxuta’; estoques baixos; e número reduzido de trabalhadores.

O toyotismo promoveu a passagem dos sistemas de produção ‘estáticos’ para os ‘flexíveis’. A flexibilidade na produção está ligada à ideia de fábrica ‘enxuta’, pois rompe com o modelo de produção em série que necessitava de muitos trabalhadores.(...) [SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna, 2016. (p. 223)] Agora veja a tabela comparativa proposta por Juliana Bezerra:

 

Taylorismo

Fordismo

Toyotismo

Produção

Em massa, de bens homogêneos.

Em massa, de bens homogêneos.

Pequenos lotes, produção diversificada.

Ritmo de trabalho

Baseado no rendimento individual.

Baseado no ritmo das máquinas e da esteira.

Baseada na demanda dos clientes e no trabalho em grupo.

Economia

De escala.

De escala.

De escopo [alvo a ser atingido; objetivo].

Estoque

Manutenção de grandes estoques.

Manutenção de grandes estoques.

Não fazem estoque.

Objetivo de produção

Voltada para recursos.

Voltada para recursos.

Voltada para a demanda.

Controle de qualidade

São feitos no final da linha de montagem.

São feitos no final da linha de montagem.

São feitos ao longo do processo.

Tarefas

O trabalhador realiza uma única tarefa.

O trabalhador realiza uma única tarefa.

O trabalhador realiza múltiplas tarefas.

Autonomia de trabalho

Alta subordinação aos gerentes.

Subordinação levemente atenuada.

Exercida de forma estrutural.

Espaço de trabalho

Divisão espacial.

Divisão espacial.

Integração espacial.

Ideias

Estado de bem-estar social.

Estado de bem-estar social.

Estado Neoliberal.

Demandas

Coletivas.

Coletivas.

Individuais.

Poder

Estado e sindicatos detém o poder.

Estado e sindicatos detém o poder.

Poder financeiro e individual.

(BEZERRA, Juliana. Taylorismo, fordismo e toyotismo. Disponível em: < https://www.diferenca.com/taylorismo-fordismo-e-toyotismo/ > Acesso em 08 de setembro de 2020.)

QUESTÃO 1: “Apesar da Toyota ter adotado o modelo [de produção] na década de 1950, só vinte anos mais tarde ele se tornaria paradigma [modelo] do sistema industrial mundial. Suas características básicas são as seguintes, com exceção de:

(a)(     ) flexibilidade na produção, com a capacidade de rápida alteração dos modelos a serem produzidos;

(b)(     ) organização da produção e da entrega no momento e na quantidade exatos, de modo a torná-las mais rápidas;

(c)(      ) importância da qualidade dos produtos;

(d)(     ) estoques baixos; e número reduzido de trabalhadores;

(e)(     ) preços altos com base na lógica de que empresa grande e cheia de trabalhadores.

QUESTÃO 2: “O toyotismo promoveu a passagem dos sistemas de produção ‘estáticos’ para os ‘flexíveis’. A flexibilidade na produção está ligada à ideia de fábrica ‘enxuta’ (...).” Estáticos são sistemas de produção em que o trabalhador, necessariamente, fica:

(a)(     ) Trabalhando, por poucas horas e sempre com diversificação de atividades.

(b)(     ) Trabalhando, por horas a fio, indo de um lado a outro na fábrica e conversando com todo mundo que ali trabalha.

(c)(      ) Trabalhando, sempre, em união com outros(as) trabalhadores(as), na busca do aprimoramento coletivo e do bem comum, além de fazer horas extras para ganhar um dinheiro a mais no fim do mês.

(d)(     ) Trabalhando, por horas a fio, numa mesma atividade, sem diversificação, geralmente no mesmo posto.

(e)(     ) Trabalhando, por horas a fio, com muita alegria, enorme e mesma disposição.

QUESTÃO 3: O toyotismo “rompe com o modelo de produção em série que necessitava de muitos trabalhadores.”  No caso do fordismo, por exemplo, diferente do toyotismo, nas fábricas da Ford eram comuns:

(a)(     ) As não formações de estoques.

(b)(     ) Demandas individuais.

(c)(      ) As esteiras.

(d)(     ) Trabalhadores “multi-tarefeiros”.

(e)(     ) Produções diversificadas.

QUESTÃO 4: Entre as características do taylorismo encontram-se as seguintes, menos:

(a)(     ) Estado e sindicatos detêm o poder.

(b)(     ) Integração espacial.

(c)(      ) O trabalhador realiza uma única tarefa.

(d)(     ) Alta subordinação aos gerentes.

(e)(     ) Estado de bem-estar social.

QUESTÃO 5: Entre as características do fordismo encontram-se as seguintes, menos:

(a)(     ) Estado neoliberal.

(b)(     ) Produção em massa, de bens homogêneos (ex.: muitos carros de um mesmo tipo).

(c)(      ) Ritmo do trabalho baseado no ritmo das máquinas e da esteira.

(d)(     ) Economia de escala.

(e)(     ) Divisão espacial.

QUESTÃO 6: Entre características do Toyotismo pode-se enxergar:

(a)(     ) Produção em massa, de bens homogêneos.

(b)(     ) Ritmo de trabalho baseado no rendimento individual.

(c)(     ) Economia de escopo.

(d)(     ) Manutenção de grandes estoques.

(e)(     ) Controle de qualidade feito no final da linha de montagem.

QUESTÃO 7: Reflita e responda: Por si só o conhecimento pode tornar as pessoas melhores? (1,0)

 

 

 

QUESTÃO 8: Reflita e responda: Por que na vida é preciso agir de maneira ética? (1,0)

 

 

 

QUESTÃO 9: Reflita e explique brevemente a seguinte afirmação: “Quanto maior o esforço nos estudos, menores as chances de fracasso na vida.” (De uma frase no painel da escola.) (1,0)

 

 

 

QUESTÃO 10: Reflita e responda: Como você avalia seu empenho nas atividades em geral da escola no transcurso deste ano? Explique brevemente.(1,0)

 

 

 

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

 

Nenhum comentário: