SECRETARIA DE
EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO REGIONAL
METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
COLÉGIO ESTADUAL
DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
ENSINO MÉDIO –
SEGUNDOS ANOS
SOCIOLOGIA – PROF.
JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
ATIVIDADE FINAL DE NOVEMBRO DE 2020
NOME E TURMA: |
|
LEIA O TEXTO E RESPONDA AS
SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:
SISTEMAS FLEXÍVEIS DE PRODUÇÃO
(Afrânio Silva e outros)
“(...)Apesar da Toyota ter adotado o modelo [de
produção] na década de 1950, só vinte anos mais tarde ele se tornaria paradigma
[modelo] do sistema industrial mundial. Suas características básicas são:
flexibilidade na produção, com a capacidade de rápida alteração dos modelos a
serem produzidos; organização da produção e da entrega no momento e na
quantidade exatos, de modo a torná-las mais rápidas; importância da qualidade
dos produtos; baixos preços com base na lógica de que empresa ‘enxuta’;
estoques baixos; e número reduzido de trabalhadores.
O toyotismo promoveu a passagem
dos sistemas de produção ‘estáticos’ para os ‘flexíveis’. A flexibilidade na
produção está ligada à ideia de fábrica ‘enxuta’, pois rompe com o modelo de
produção em série que necessitava de muitos trabalhadores.(...)” [SILVA, Afrânio et alii. Sociologia
em Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna, 2016. (p. 223)] Agora veja a tabela
comparativa proposta por Juliana Bezerra:
|
Taylorismo |
Fordismo |
Toyotismo |
Produção |
Em massa, de bens homogêneos. |
Em massa, de bens homogêneos. |
Pequenos lotes, produção diversificada. |
Ritmo de trabalho |
Baseado no rendimento individual. |
Baseado no ritmo das máquinas e da esteira. |
Baseada na demanda dos clientes e no trabalho em
grupo. |
Economia |
De escala. |
De escala. |
De escopo [alvo a ser atingido; objetivo]. |
Estoque |
Manutenção de grandes estoques. |
Manutenção de grandes estoques. |
Não fazem estoque. |
Objetivo de produção |
Voltada para recursos. |
Voltada para recursos. |
Voltada para a demanda. |
Controle de qualidade |
São feitos no final da linha de montagem. |
São feitos no final da linha de montagem. |
São feitos ao longo do processo. |
Tarefas |
O trabalhador realiza uma única tarefa. |
O trabalhador realiza uma única tarefa. |
O trabalhador realiza múltiplas tarefas. |
Autonomia de trabalho |
Alta subordinação aos gerentes. |
Subordinação levemente atenuada. |
Exercida de forma estrutural. |
Espaço de trabalho |
Divisão espacial. |
Divisão espacial. |
Integração espacial. |
Ideias |
Estado de bem-estar social. |
Estado de bem-estar social. |
Estado Neoliberal. |
Demandas |
Coletivas. |
Coletivas. |
Individuais. |
Poder |
Estado e sindicatos detém o poder. |
Estado e sindicatos detém o poder. |
Poder financeiro e individual. |
(BEZERRA, Juliana. Taylorismo,
fordismo e toyotismo. Disponível em: < https://www.diferenca.com/taylorismo-fordismo-e-toyotismo/ >
Acesso em 08 de setembro de 2020.)
QUESTÃO 1: “Apesar da Toyota ter adotado o modelo
[de produção] na década de 1950, só vinte anos mais tarde ele se tornaria
paradigma [modelo] do sistema industrial mundial. Suas características básicas
são as seguintes, com exceção de:
(a)( ) flexibilidade
na produção, com a capacidade de rápida
alteração dos modelos a serem produzidos;
(b)( ) organização da produção e da entrega no momento e
na quantidade exatos, de modo a torná-las mais rápidas;
(c)( ) importância da qualidade dos produtos;
(d)( ) estoques baixos; e número reduzido de
trabalhadores;
(e)( ) preços altos
com base na lógica de que empresa grande e cheia de trabalhadores.
QUESTÃO 2: “O toyotismo promoveu a passagem dos
sistemas de produção ‘estáticos’ para os ‘flexíveis’. A flexibilidade na
produção está ligada à ideia de fábrica ‘enxuta’ (...).” Estáticos são sistemas
de produção em que o trabalhador, necessariamente, fica:
(a)( ) Trabalhando,
por poucas horas e sempre com diversificação de atividades.
(b)( ) Trabalhando, por horas a fio, indo de um lado a
outro na fábrica e conversando com todo mundo que ali trabalha.
(c)( ) Trabalhando, sempre, em união com outros(as)
trabalhadores(as), na busca do aprimoramento coletivo e do bem comum, além de
fazer horas extras para ganhar um dinheiro a mais no fim do mês.
(d)( ) Trabalhando,
por horas a fio, numa mesma atividade, sem diversificação, geralmente no mesmo
posto.
(e)( ) Trabalhando, por horas a fio, com muita alegria,
enorme e mesma disposição.
QUESTÃO 3: O toyotismo “rompe com o modelo de
produção em série que necessitava de muitos trabalhadores.” No caso
do fordismo, por exemplo, diferente do toyotismo, nas fábricas da Ford eram
comuns:
(a)( ) As não
formações de estoques.
(b)( ) Demandas
individuais.
(c)( ) As
esteiras.
(d)( ) Trabalhadores
“multi-tarefeiros”.
(e)( ) Produções
diversificadas.
QUESTÃO 4: Entre as características do taylorismo
encontram-se as seguintes, menos:
(a)( ) Estado e sindicatos detêm o poder.
(b)( ) Integração espacial.
(c)( ) O trabalhador realiza uma única tarefa.
(d)( ) Alta subordinação aos gerentes.
(e)( ) Estado de bem-estar social.
QUESTÃO 5: Entre as características do fordismo
encontram-se as seguintes, menos:
(a)( ) Estado
neoliberal.
(b)( ) Produção em massa, de bens homogêneos (ex.: muitos
carros de um mesmo tipo).
(c)( ) Ritmo do trabalho baseado no ritmo das máquinas e
da esteira.
(d)( ) Economia de escala.
(e)( ) Divisão
espacial.
QUESTÃO 6: Entre
características do Toyotismo pode-se enxergar:
(a)( ) Produção em massa, de bens homogêneos.
(b)( ) Ritmo de trabalho baseado no rendimento
individual.
(c)( ) Economia de escopo.
(d)( ) Manutenção de grandes estoques.
(e)( ) Controle de qualidade feito no final da
linha de montagem.
QUESTÃO 7: Reflita
e responda: Por si só o conhecimento pode tornar as pessoas melhores? (1,0)
|
|
|
QUESTÃO 8: Reflita
e responda: Por que na vida é preciso agir de maneira ética? (1,0)
|
|
|
QUESTÃO 9: Reflita
e explique brevemente a
seguinte afirmação: “Quanto maior o esforço nos estudos, menores as chances de
fracasso na vida.” (De uma frase no painel da escola.) (1,0)
|
|
|
QUESTÃO 10:
Reflita e responda: Como você avalia seu empenho nas atividades em geral da
escola no transcurso deste ano? Explique brevemente.(1,0)
|
|
|
RESPONDER
NO GOOGLE CLASSROOM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário