quinta-feira, 19 de novembro de 2020

SOCIOLOGIA - PRIMEIROS ANOS - ATIVIDADE FINAL DE NOVEMBRO DE 2020. (Prof. José Antônio Brazão.)

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO – PRIMEIROS ANOS

SOCIOLOGIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ATIVIDADE FINAL DE NOVEMBRO DE 2020

NOME E TURMA:

 

INDÚSTRIA CULTURAL E MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA (Afrânio Silva e outros):

“Na análise das relações entre cultura e ideologia, uma temática relevante para as Ciências Sociais é a discussão das relações entre cultura de massa, indústria cultural e meios de comunicação de massa. (...)

Uma questão interessante é que, diferentemente das culturas erudita e popular, que são produzidas respectivamente pelas elites e pelas classes populares, a cultura de massa, ao contrário do que o nome sugere, não é produzida pelas massas, mas para as massas. Ela é gerada no interior da indústria cultural, conjunto de empresas vinculadas à classe dominante que tem como função ‘produzir’ cultura. Mas como produzir industrialmente algo que (...) surge das práticas cotidianas dos diferentes grupos e classes?

Isso acontece pela massificação de saberes e padrões de comportamento que interessam às classes dominantes, para que sejam adotados como referência pelas classes dominadas. Por meio de inúmeros produtos (novelas, filmes, livros, shows, programas de TV, revistas, etc.), há uma difusão de elementos culturais que tem como premissa a consolidação de valores e comportamentos que reforçam a ordem social capitalista. Para isso, esses produtos incentivam o consumo, a padronização dos gostos, em um processo em que prevalece a busca pelo lucro.

Os meios de comunicação de massa (televisão, rádio, cinema, jornais, [internet], etc.), que são os principais veículos de divulgação da cultura de massa, exercem papel essencial nesse contexto. São eles os responsáveis por transmitir os ideais das classes dominantes para o conjunto da sociedade, de forma que, no caso de obtenção de sucesso, possam consolidar seu controle hegemônico sobre as classes dominadas.” [SILVA, Afrânio et alii. Cultura e ideologia. In: ________________. Sociologia em Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna, 2016. (Cap. 3, pp. 81-82)]

QUESTÃO 1: “Na análise das relações entre cultura e ideologia, uma temática relevante para as Ciências Sociais é a discussão das relações entre cultura de massa, indústria cultural e meios de comunicação de massa. (...)” Dentro da indústria cultural não se encontram necessariamente:

(a)(     ) As gravadoras músicas.

(b)(     ) A indústria cinematográfica.

(c)(      ) As redes de televisão.

(d)(     ) Empresas multinacionais de fast foods.

(e)(     ) As mulheres rendeiras de comunidades interioranas.

QUESTÃO 2: “Uma questão interessante é que, diferentemente das culturas erudita e popular, que são produzidas respectivamente pelas elites e pelas classes populares, a cultura de massa, ao contrário do que o nome sugere, não é produzida pelas massas, mas para as massas.” Por massa não se pode entender:

(a)(     ) Multidão ou povo.

(b)(     ) Aglomerado de pessoas.

(c)(      ) Sociedade compacta que segue diretrizes impostas por grupos dominantes.

(d)(     ) Grupo de pessoas com posturas críticas e problematizadoras do mundo  que as envolve.

(e)(     ) Pessoas sem visão crítica e que não conseguem enxergar além da mera realidade que vivem, formando um grupo coeso representativo dos interesses da classe dominante.

QUESTÃO 3: “A cultura de massa é gerada no interior da indústria cultural, conjunto de empresas vinculadas à classe dominante que tem como função ‘produzir’ cultura. Mas como produzir industrialmente algo que (...) surge das práticas cotidianas dos diferentes grupos e classes?

(a)(     ) Pela não massificação de saberes e padrões de comportamento que interessam às classes dominantes, para que sejam adotados como referência pelas classes dominadas.

(b)(     ) Pela transmissão de saberes e padrões de comportamento que interessam a todas as classes, para que sejam adotados como referência por todas essas classes.

(c)(      ) Pela massificação de saberes e padrões de comportamento que interessam às classes dominantes, para que sejam adotados como referência pelas classes dominadas.

(d)(     ) Pela massificação de saberes e padrões de comportamento que interessam às classes dominadas, para que sejam adotados como referência pelas classes dominantes.

(e)(     ) Pela desenvolvimento de saberes e pela busca de conhecimentos que possam ser postos a serviço de todo o bem comum, de maneira ética e preocupada com a vida e o bem-estar de todos.

QUESTÃO 4: “Os meios de comunicação de massa (televisão, rádio, cinema, jornais, [internet], etc.), que são os principais veículos de divulgação da cultura de massa, exercem papel essencial nesse contexto. São eles os responsáveis por transmitir os ideais das classes dominantes para o conjunto da sociedade, de forma que, no caso de obtenção de sucesso, possam consolidar seu controle hegemônico sobre as classes dominadas.”  Controle hegemônico é basicamente:

(a)(     ) A hegemonia das classes populares, que conquistam o poder e asseguram, doravante, seus direitos plenamente garantidos.

(b)(     ) A dominação da classe que detém nas mãos os meios de produção e a maior parte das riquezas sobre as demais classes, extraindo destas a mais valia e mantendo-as em conformidade com seus interesses.

(c)(      ) O controle das doenças, evitando sua disseminação por entre as pessoas, evitando, com isto, grandes perdas para todos.

(d)(     ) A preocupação da classe dominante com o bem-estar de todas as demais classes, a ponto de se pôr a serviço destas.

(e)(     ) A transmissão de ideias que valorizam a vida e o bem comum, deixando de lado interesses mesquinhos e a ambição desvairada.

QUESTÃO 5: A hegemonia da classe dominante é assegurada, além do uso da indústria cultural, pelos seguintes meios, com exceção de:

(a)(     ) Investimentos pesados em educação e formação igualitária de todos.

(b)(     ) Representantes seus nas mais diferentes esferas do poder político, tanto a nível federal, quanto estadual, quanto municipal.

(c)(      ) Transmissão constante de suas ideologias por meios diversos, que fazem parte, inclusive, da indústria cultural, além de outros.

(d)(     ) Retirada de direitos trabalhistas, a fim de aumentar os lucros e as riquezas.

(e)(     ) Manutenção e renovação contínuas da indústria cultural, sempre apresentando produtos novos, com a aparência de serem desejos de todos.

QUESTÃO 6: Entre as palavras seguintes, condizem com o termo massificação, exceto:

(a)(     ) Ilusão.

(b)(     ) Escravidão.

(c)(     ) Reificação (coisificação).

(d)(     ) Manipulação.

(e)(     ) Libertação.

QUESTÃO 7: Reflita e responda: Por si só o conhecimento pode tornar as pessoas melhores? (1,0)

 

 

 

QUESTÃO 8: Reflita e responda: Por que na vida é preciso agir de maneira ética? (1,0)

 

 

 

QUESTÃO 9: Reflita e explique brevemente a seguinte afirmação: “Quanto maior o esforço nos estudos, menores as chances de fracasso na vida.” (De uma frase no painel da escola.) (1,0)

 

 

 

QUESTÃO 10: Reflita e responda: Como você avalia seu empenho nas atividades em geral da escola no transcurso deste ano? Explique brevemente.(1,0)

 

 

 

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

 

Nenhum comentário: