SECRETARIA DE
EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO REGIONAL
METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
COLÉGIO ESTADUAL
DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
ENSINO MÉDIO –
PRIMEIROS ANOS
SOCIOLOGIA – PROF.
JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
ATIVIDADE FINAL DE NOVEMBRO DE 2020
NOME E TURMA: |
|
INDÚSTRIA CULTURAL E MEIOS DE
COMUNICAÇÃO DE MASSA (Afrânio Silva e outros):
“Na análise das relações entre cultura e ideologia,
uma temática relevante para as Ciências Sociais é a discussão das relações
entre cultura de massa, indústria cultural e meios de comunicação de massa.
(...)
Uma questão interessante é que, diferentemente das
culturas erudita e popular, que são produzidas respectivamente pelas elites e
pelas classes populares, a cultura de massa, ao contrário do que o nome sugere,
não é produzida pelas massas, mas para as massas. Ela é gerada no interior da
indústria cultural, conjunto de empresas vinculadas à classe dominante que tem
como função ‘produzir’ cultura. Mas como produzir industrialmente algo que
(...) surge das práticas cotidianas dos diferentes grupos e classes?
Isso acontece pela massificação de saberes e
padrões de comportamento que interessam às classes dominantes, para que sejam
adotados como referência pelas classes dominadas. Por meio de inúmeros produtos
(novelas, filmes, livros, shows, programas de TV, revistas, etc.), há uma
difusão de elementos culturais que tem como premissa a consolidação de valores
e comportamentos que reforçam a ordem social capitalista. Para isso, esses
produtos incentivam o consumo, a padronização dos gostos, em um processo em que
prevalece a busca pelo lucro.
Os meios de comunicação de massa (televisão, rádio,
cinema, jornais, [internet], etc.), que são os principais veículos de
divulgação da cultura de massa, exercem papel essencial nesse contexto. São
eles os responsáveis por transmitir os ideais das classes dominantes para o
conjunto da sociedade, de forma que, no caso de obtenção de sucesso, possam
consolidar seu controle hegemônico sobre as classes dominadas.” [SILVA, Afrânio
et alii. Cultura e ideologia. In: ________________. Sociologia em
Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna, 2016. (Cap. 3, pp. 81-82)]
QUESTÃO 1: “Na análise das relações entre cultura e
ideologia, uma temática relevante para as Ciências Sociais é a discussão das
relações entre cultura de massa, indústria cultural e meios de comunicação de
massa. (...)” Dentro da indústria cultural não se encontram necessariamente:
(a)( ) As gravadoras
músicas.
(b)( ) A indústria
cinematográfica.
(c)( ) As redes
de televisão.
(d)( ) Empresas
multinacionais de fast foods.
(e)( ) As mulheres
rendeiras de comunidades interioranas.
QUESTÃO 2: “Uma questão interessante é que,
diferentemente das culturas erudita e popular, que são produzidas
respectivamente pelas elites e pelas classes populares, a cultura de massa, ao
contrário do que o nome sugere, não é produzida pelas massas, mas para as
massas.” Por massa não se pode entender:
(a)( ) Multidão ou
povo.
(b)( ) Aglomerado de
pessoas.
(c)( ) Sociedade
compacta que segue diretrizes impostas por grupos dominantes.
(d)( ) Grupo de
pessoas com posturas críticas e problematizadoras do mundo que as
envolve.
(e)( ) Pessoas sem
visão crítica e que não conseguem enxergar além da mera realidade que vivem,
formando um grupo coeso representativo dos interesses da classe dominante.
QUESTÃO 3: “A cultura de massa é gerada no interior
da indústria cultural, conjunto de empresas vinculadas à classe dominante que
tem como função ‘produzir’ cultura. Mas como produzir industrialmente
algo que (...) surge das práticas cotidianas dos diferentes grupos e classes?”
(a)( ) Pela não
massificação de saberes e padrões de comportamento que interessam às classes
dominantes, para que sejam adotados como referência pelas classes dominadas.
(b)( ) Pela transmissão de saberes e padrões de
comportamento que interessam a todas as classes, para que sejam adotados como
referência por todas essas classes.
(c)( ) Pela massificação de saberes e padrões de
comportamento que interessam às classes dominantes, para que sejam adotados
como referência pelas classes dominadas.
(d)( ) Pela massificação de saberes e padrões de
comportamento que interessam às classes dominadas, para que sejam adotados como
referência pelas classes dominantes.
(e)( ) Pela desenvolvimento de saberes e pela busca de
conhecimentos que possam ser postos a serviço de todo o bem comum, de maneira
ética e preocupada com a vida e o bem-estar de todos.
QUESTÃO 4: “Os meios de comunicação de massa
(televisão, rádio, cinema, jornais, [internet], etc.), que são os principais
veículos de divulgação da cultura de massa, exercem papel essencial nesse
contexto. São eles os responsáveis por transmitir os ideais das classes
dominantes para o conjunto da sociedade, de forma que, no caso de obtenção de
sucesso, possam consolidar seu controle hegemônico sobre as classes
dominadas.” Controle hegemônico é basicamente:
(a)( ) A hegemonia das
classes populares, que conquistam o poder e asseguram, doravante, seus direitos
plenamente garantidos.
(b)( ) A dominação da
classe que detém nas mãos os meios de produção e a maior parte das riquezas
sobre as demais classes, extraindo destas a mais valia e mantendo-as em
conformidade com seus interesses.
(c)( ) O
controle das doenças, evitando sua disseminação por entre as pessoas, evitando,
com isto, grandes perdas para todos.
(d)( ) A preocupação
da classe dominante com o bem-estar de todas as demais classes, a ponto de se
pôr a serviço destas.
(e)( ) A transmissão
de ideias que valorizam a vida e o bem comum, deixando de lado interesses
mesquinhos e a ambição desvairada.
QUESTÃO 5: A hegemonia da classe dominante é
assegurada, além do uso da indústria cultural, pelos seguintes meios, com
exceção de:
(a)( ) Investimentos
pesados em educação e formação igualitária de todos.
(b)( ) Representantes
seus nas mais diferentes esferas do poder político, tanto a nível federal,
quanto estadual, quanto municipal.
(c)( )
Transmissão constante de suas ideologias por meios diversos, que fazem parte,
inclusive, da indústria cultural, além de outros.
(d)( ) Retirada de
direitos trabalhistas, a fim de aumentar os lucros e as riquezas.
(e)( ) Manutenção e
renovação contínuas da indústria cultural, sempre apresentando produtos novos,
com a aparência de serem desejos de todos.
QUESTÃO 6: Entre
as palavras seguintes, condizem com o termo massificação, exceto:
(a)( ) Ilusão.
(b)( ) Escravidão.
(c)( ) Reificação (coisificação).
(d)( ) Manipulação.
(e)( ) Libertação.
QUESTÃO 7: Reflita
e responda: Por si só o conhecimento pode tornar as pessoas melhores? (1,0)
|
|
|
QUESTÃO 8: Reflita
e responda: Por que na vida é preciso agir de maneira ética? (1,0)
|
|
|
QUESTÃO 9: Reflita
e explique brevemente a
seguinte afirmação: “Quanto maior o esforço nos estudos, menores as chances de
fracasso na vida.” (De uma frase no painel da escola.) (1,0)
|
|
|
QUESTÃO 10:
Reflita e responda: Como você avalia seu empenho nas atividades em geral da
escola no transcurso deste ano? Explique brevemente.(1,0)
|
|
|
RESPONDER
NO GOOGLE CLASSROOM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário