SECRETARIA DE
EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO REGIONAL
METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
COLÉGIO ESTADUAL
DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
ENSINO MÉDIO
PROFISSIONALIZANTE – SEGUNDO ANO (EP2)
ORG. P/ O TRAB. E
ÉTICA PROFISSIONAL – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
ATIVIDADE FINAL DE NOVEMBRO DE 2020
NOME E TURMA: |
|
TRABALHO E TECNOLOGIAS: PRINCIPAIS NORMAS DO CÓDIGO DO CONSUMIDOR.
LEIA O TEXTO E RESPONDA AS
SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:
“SEÇÃO II
Da Responsabilidade pelo Fato do Produto e do
Serviço
Art. 12. O fabricante, o produtor, o construtor,
nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da
existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por
defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas,
manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por
informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.
§ 1° O produto é defeituoso quando não oferece a
segurança que dele legitimamente se espera, levando-se em consideração as
circunstâncias relevantes, entre as quais:
I - sua apresentação;
II - o uso e os riscos que razoavelmente dele se
esperam;
III - a época em que foi colocado em circulação.
§ 2º O produto não é considerado defeituoso pelo
fato de outro de melhor qualidade ter sido colocado no mercado.
§ 3° O fabricante, o construtor, o produtor ou
importador só não será responsabilizado quando provar:
I - que não colocou o produto no mercado;
II - que, embora haja colocado o produto no
mercado, o defeito inexiste;
III - a culpa exclusiva do consumidor ou de
terceiro.
Art. 13. O comerciante é igualmente responsável,
nos termos do artigo anterior, quando:
I - o fabricante, o construtor, o produtor ou o
importador não puderem ser identificados;
II - o produto for fornecido sem identificação
clara do seu fabricante, produtor, construtor ou importador;
III - não conservar adequadamente os produtos
perecíveis.
Parágrafo único. Aquele que efetivar o pagamento ao
prejudicado poderá exercer o direito de regresso contra os demais responsáveis,
segundo sua participação na causação do evento danoso.
Art. 14. O fornecedor de serviços responde,
independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos
consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por
informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.
§ 1° O serviço é defeituoso quando não fornece a
segurança que o consumidor dele pode esperar, levando-se em consideração as
circunstâncias relevantes, entre as quais:
I - o modo de seu fornecimento;
II - o resultado e os riscos que razoavelmente dele
se esperam;
III - a época em que foi fornecido.
§ 2º O serviço não é considerado defeituoso pela
adoção de novas técnicas.
§ 3° O fornecedor de serviços só não será
responsabilizado quando provar:
I - que, tendo prestado o serviço, o defeito
inexiste;
II - a culpa exclusiva do consumidor ou de
terceiro.
§ 4° A responsabilidade pessoal dos profissionais
liberais será apurada mediante a verificação de culpa.
Art. 15. (Vetado).
Art. 16. (Vetado).
Art. 17. Para os efeitos desta Seção, equiparam-se
aos consumidores todas as vítimas do evento.”
(GOVERNO FEDERAL. Trecho do Código de
Direito do Consumidor. LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO
DE 1990.
Disponível em: < http://www.normaslegais.com.br/legislacao/lei-8078-1990-codigo-de-defesa-do-consumidor.htm >
Acesso em 08 de setembro de 2020.)
QUESTÃO 1: A reparação dos danos causados aos
consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção,
montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus
produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua
utilização e riscos não é responsabilidade do:
(a)( ) Fabricante.
(b)( ) Produtor.
(c)( )
Construtor, nacional ou estrangeiro.
(d)( ) Importador.
(e)( ) Consumidor.
QUESTÃO 2: O produto é defeituoso quando não oferece
a segurança que dele legitimamente se espera, levando-se em consideração as
circunstâncias relevantes, entre as quais não se encontra:
(a)( ) sua apresentação;
(b)( ) o uso e os riscos que razoavelmente dele se
esperam;
(c)( ) a época em que foi colocado em circulação.
(d)( ) sua quebra por
culpa do consumidor descuidado.
(e)( ) seu aspecto,
sua aparência.
QUESTÃO 3: O fabricante, o construtor, o produtor
ou importador será responsabilizado quando ficar provado que:
(a)( ) que não colocou o produto no mercado.
(b)( ) que, embora haja colocado o produto no mercado, o
defeito inexiste.
(c)( ) a culpa não for do consumidor ou de terceiro.
(d)( ) além do defeito
não existir, tiver deixado claras as instruções de uso.
(e)( ) seu produto
comprovadamente tem as características devidas em respeito ao consumidor.
QUESTÃO 4: O fornecedor de serviços responde,
independentemente da existência de culpa, exceto:
(a)( ) Pela reparação
dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos
serviços,
(b)( ) Por informações
suficientes e adequadas sobre a fruição e os riscos da mercadoria ou de um
aparelho.
(c)( ) Por
informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.
(d)( ) Por serviços
mal feitos, que ponham a vida e a saúde do consumidor em risco.
(e)( ) Quando a culpa
for comprovadamente sua pelo defeito do produto.
QUESTÃO 5: Diante do que foi apresentado,
técnicos(as) de informática precisam, necessariamente:
(a)( ) Conhecer e ter
domínio de sua área, a fim de saberem bem o que estarão fazendo.
(b)( ) Estudar e
aprender, na teoria e na prática, tudo que se refere ao seu trabalho, o máximo
que puderem.
(c)( ) Ter
respeito profundo aos consumidores (fregueses e freguesas) que lhes comprarão
serviços e produtos.
(d)( ) Dispor de
clareza ética de que seu trabalho, para além da lei, é um trabalho que
contribui para assegurar a integridade de seus e suas clientes
(consumidores[as]), preocupação esta que pode até assegurar a fidelidade de sua
clientela.
(e)( ) Seguir todas as
alternativas anteriores.
QUESTÃO 6: Entre
as palavras ou expressões seguintes, as que melhor definem ética são as
seguintes:
(a)( ) Moral.
(b)( ) Caráter.
(c)( ) Valores.
(d)( ) Fazer o bem.
(e)( ) Todas as alternativas anteriores.
QUESTÃO 7: Reflita
e responda: Por si só o conhecimento pode tornar as pessoas melhores? (1,0)
|
|
|
QUESTÃO 8: Reflita
e responda: Por que na vida é preciso agir de maneira ética? (1,0)
|
|
|
QUESTÃO 9: Reflita
e explique brevemente a
seguinte afirmação: “Quanto maior o esforço nos estudos, menores as chances de
fracasso na vida.” (De uma frase no painel da escola.) (1,0)
|
|
|
QUESTÃO 10:
Reflita e responda: Como você avalia seu empenho nas atividades em geral da
escola no transcurso deste ano? Explique brevemente.(1,0)
|
|
|
RESPONDER
NO GOOGLE CLASSROOM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário