quinta-feira, 19 de novembro de 2020

FILOSOFIA - TERCEIROS ANOS - ATIVIDADE FINAL DE NOVEMBRO DE 2020. (Prof. José Antônio Brazão.)

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO – TERCEIROS ANOS

FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ATIVIDADE FINAL DE NOVEMBRO DE 2020

NOME E TURMA:

 

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:

II – Proletários e Comunistas:

Vejamos agora o trabalho assalariado. O preço médio do trabalho assalariado é o mínimo de salário, isto é, a soma dos meios de subsistência necessários para manter vivo o trabalhador enquanto trabalhador. Assim, por meio de sua atividade, o trabalhador se apropria apenas do suficiente para recriar sua existência. Não queremos, de modo algum, abolir essa apropriação pessoal dos produtos do trabalho, indispensável para a manutenção e a reprodução da vida humana, pois essa apropriação não deixa nenhum saldo que lhe confira poder sobre o trabalho alheio. Queremos abolir o caráter miserável dessa apropriação, que faz com que o trabalhador viva para multiplicar o capital, viva enquanto é de interesse da classe dominante. Na sociedade burguesa, o trabalho vivo constitui apenas um meio para multiplicar o trabalho acumulado. Na sociedade comunista, o trabalho acumulado é apenas um meio para ampliar, enriquecer e incentivar a existência do trabalhador. Na sociedade burguesa, portanto, o passado domina o presente; na sociedade comunista, o presente domina o passado. Na sociedade burguesa, o capital é autônomo e pessoal, enquanto o indivíduo que trabalha não tem autonomia nem personalidade. À supressão dessa relação a burguesia chama supressão da personalidade e da liberdade. E com toda razão! Trata-se, de fato, da supressão da personalidade, da autonomia e da liberdade do burguês. (...) Vocês se horrorizam com o fato de que queremos abolir a propriedade privada. No entanto, a propriedade privada foi abolida para nove décimos dos integrantes de sua sociedade; ela existe para vocês exatamente porque para nove décimos ela não existe. Vocês nos acusam de querer suprimir a propriedade cuja premissa é privar de propriedade a imensa maioria da sociedade. Vocês nos acusam, em resumo, de querer acabar com a sua propriedade. De fato, é isso que queremos. Vocês declaram que a individualidade será abolida a partir do momento em que o trabalho não possa mais se transformar em capital, em dinheiro, em renda da terra, em suma, em um poder socialmente monopolizável; quer dizer, a partir do momento em que a propriedade individual não possa mais se tornar burguesa. Vocês confessam, portanto, que só consideram como indivíduo o burguês, o proprietário burguês. Este indivíduo, de fato, deve ser abolido. O comunismo não retira a ninguém o poder de apropriar-se de produtos sociais; apenas suprime o poder de, através dessa apropriação, subjugar trabalho alheio. [MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Disponível em: < https://www.expressaopopular.com.br/loja/wp-content/uploads/2020/02/manifesto-comunista-EP.pdf > Acesso em 08 de setembro de 2020.] (grifos meus)

QUESTÃO 1: Complete a frase do final: “Vejamos agora o trabalho assalariado. O preço médio do trabalho assalariado é o mínimo de salário, isto é, a soma dos meios de subsistência necessários para manter vivo o trabalhador enquanto trabalhador. Assim, por meio de sua atividade, o trabalhador se apropria apenas do suficiente para recriar sua existência. Não queremos, de modo algum, abolir essa apropriação pessoal dos produtos do trabalho, indispensável para a manutenção e a reprodução da vida humana, pois essa apropriação não deixa nenhum saldo que lhe confira poder sobre o trabalho alheio. Queremos abolir....

(a)(     ) ...o caráter agradável dessa apropriação, que faz com que o trabalhador viva para multiplicar o capital, viva enquanto é de interesse da classe dominante.

(b)(     ) ...o caráter aprimorável dessa apropriação, que faz com que o trabalhador viva para multiplicar o capital, viva enquanto é de interesse da classe dominante.

(c)(      ) ...o caráter confortável dessa apropriação, que faz com que o trabalhador viva para multiplicar o capital, viva enquanto é de interesse da classe dominante.

(d)(     ) ... o caráter educável dessa apropriação, que faz com que o trabalhador viva para multiplicar o capital, viva enquanto é de interesse da classe dominante.

(e)(     ) ...o caráter miserável dessa apropriação, que faz com que o trabalhador viva para multiplicar o capital, viva enquanto é de interesse da classe dominante.

QUESTÃO 2: “Na sociedade burguesa, o trabalho vivo constitui apenas um meio para multiplicar o trabalho acumulado.” Ao contrário, na sociedade comunista:

(a)(     ) o trabalho acumulado é apenas um meio para reduzir a existência do trabalhador.

(b)(     ) o trabalho acumulado é apenas um meio para ampliar, empobrecer a existência do trabalhador.

(c)(      ) o trabalho acumulado é apenas um meio para desestimular a existência do trabalhador.

(d)(     ) o trabalho acumulado é apenas um meio para ampliar, enriquecer e incentivar a existência do trabalhador.

(e)(     ) o trabalho acumulado é apenas um meio para ampliar, enriquecer e incentivar a inexistência do trabalhador.

QUESTÃO 3: “Vocês [burgueses] se horrorizam com o fato de que queremos abolir a propriedade privada. No entanto, a propriedade privada foi abolida para nove décimos dos integrantes de sua sociedade; ela existe para vocês exatamente porque para nove décimos ela não existe.” No que tange à propriedade privada capitalista, Marx e Engels querem deixar claro, basicamente, que:

(a)(     ) A maioria a usufrui.

(b)(     ) É fruto de um trabalho descomunal de cada capitalista, preocupado em prover sua família.

(c)(      ) Uma minoria tem acesso a ela e a usufrui.

(d)(     ) É fruto da igualdade de direitos entre todos.

(e)(     ) A maioria dos trabalhadores tem sua terrinha onde pode plantar ou, pelo menos, morar.

QUESTÃO 4: “(...)O comunismo não retira a ninguém o poder de apropriar-se de produtos sociais; apenas suprime o poder de, através dessa apropriação, subjugar trabalho alheio.” A apropriação e a subjugação do trabalho alheio (trabalho de outros), no capitalismo, é feita das seguintes maneiras, exceto:

(a)(     ) Através da mais valia, trabalho extra não pago ao trabalhador e apropriado pelo capitalista, transformando-se em lucro para este.

(b)(     ) Divisão igualitária dos bens produzidos por toda a sociedade, por meio do uso adequado de impostos e da supressão da corrupção.

(c)(      )  Por meio de muitas horas de trabalho, ao final de que se recebe um salário mínimo suficiente ou mal suficiente para a reprodução da força de trabalho.

(d)(     ) Por intermédio do uso de máquinas que aceleram a produção e reduzem gastos, inclusive, com trabalhadores(as), mas capazes de aumentar imensamente a produtividade destes.

(e)(     ) Através da retirada de direitos trabalhistas, do fechamento do Ministério do Trabalho, impedindo que o trabalhador tenha onde recorre, do exército de mão de obra de reserva, etc.

QUESTÃO 5: “(...)Vocês [capitalistas] declaram que a individualidade será abolida a partir do momento em que o trabalho não possa mais se transformar em capital, em dinheiro, em renda da terra, em suma, em um poder socialmente monopolizável; quer dizer, a partir do momento em que a propriedade individual não possa mais se tornar burguesa.(...)” Individualidade é o conjunto de características que tornam uma pessoa um indivíduo com qualidades próprias, singulares, distinguindo-a das demais. De acordo com Marx e Engels, a individualidade defendida pelos capitalistas contra os comunistas é a individualidade do:

(a)(     ) Indivíduo o burguês, o proprietário burguês.

(b)(     ) Indivíduo em geral, referindo-se a cada pessoa que existe no mundo.

(c)(      ) Indivíduo unipessoal, que se funde junto com outros em uma massa.

(d)(     ) Indivíduo trabalhador, o produtor rural e o operário das fábricas que trabalham de Sol a Sol, o dia todo.

(e)(     ) Indivíduo sagrado, divino, filho de Deus, que merece todo o respeito do mundo. Ora, os capitalistas adoram a Deus!

QUESTÃO 6: Testando os conhecimentos gerais. Entre os eventos históricos que tiveram peso no século XIX não se encontra:

(a)(     ) Revolução Comunista na Rússia (Revolução Russa).

(b)(     ) Evolucionismo de Darwin.

(c)(     ) Auge da Revolução Industrial.

(d)(     ) Expansão ainda maior do capitalismo.

(e)(     ) Trabalho de homens, mulheres e crianças em muitas fábricas.

QUESTÃO 7: Reflita e responda: Por si só o conhecimento pode tornar as pessoas melhores? (1,0)

 

 

 

QUESTÃO 8: Reflita e responda: Por que na vida é preciso agir de maneira ética? (1,0)

 

 

 

QUESTÃO 9: Reflita e explique brevemente a seguinte afirmação: “Quanto maior o esforço nos estudos, menores as chances de fracasso na vida.” (De uma frase no painel da escola.) (1,0)

 

 

 

QUESTÃO 10: Reflita e responda: Como você avalia seu empenho nas atividades em geral da escola no transcurso deste ano? Explique brevemente.(1,0)

 

 

 

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

 

 

Nenhum comentário: