SECRETARIA DE
EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO REGIONAL
METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
COLÉGIO ESTADUAL
DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
ENSINO MÉDIO –
TERCEIROS ANOS
FILOSOFIA – PROF.
JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
ATIVIDADE FINAL DE NOVEMBRO DE 2020
NOME E TURMA: |
|
LEIA O TEXTO E RESPONDA AS
SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:
II – Proletários e Comunistas:
“Vejamos agora o trabalho assalariado. O preço médio do trabalho
assalariado é o mínimo de salário, isto é, a soma dos meios de subsistência
necessários para manter vivo o trabalhador enquanto trabalhador. Assim, por
meio de sua atividade, o trabalhador se apropria apenas do suficiente para
recriar sua existência. Não queremos, de modo algum, abolir essa apropriação
pessoal dos produtos do trabalho, indispensável para a manutenção e a
reprodução da vida humana, pois essa apropriação não deixa nenhum saldo que lhe
confira poder sobre o trabalho alheio. Queremos abolir o caráter miserável
dessa apropriação, que faz com que o trabalhador viva para multiplicar o
capital, viva enquanto é de interesse da classe dominante. Na sociedade
burguesa, o trabalho vivo constitui apenas um meio para multiplicar o trabalho
acumulado. Na sociedade comunista, o trabalho acumulado é apenas um meio para ampliar,
enriquecer e incentivar a existência do trabalhador. Na sociedade burguesa,
portanto, o passado domina o presente; na sociedade comunista, o presente
domina o passado. Na sociedade burguesa, o capital é autônomo e pessoal,
enquanto o indivíduo que trabalha não tem autonomia nem personalidade. À
supressão dessa relação a burguesia chama supressão da personalidade e da
liberdade. E com toda razão! Trata-se, de fato, da supressão da personalidade,
da autonomia e da liberdade do burguês. (...) Vocês se horrorizam
com o fato de que queremos abolir a propriedade privada. No
entanto, a propriedade privada foi abolida para nove décimos dos integrantes de
sua sociedade; ela existe para vocês exatamente porque para nove décimos ela
não existe. Vocês nos acusam de querer suprimir a propriedade cuja premissa é
privar de propriedade a imensa maioria da sociedade. Vocês nos acusam, em resumo, de querer acabar com a
sua propriedade. De fato, é isso que queremos. Vocês declaram que a
individualidade será abolida a partir do momento em que o trabalho não possa
mais se transformar em capital, em dinheiro, em renda da terra, em suma, em um
poder socialmente monopolizável; quer dizer, a partir do momento em que a
propriedade individual não possa mais se tornar burguesa. Vocês confessam,
portanto, que só consideram como indivíduo o burguês, o proprietário burguês.
Este indivíduo, de fato, deve ser abolido. O comunismo não retira a ninguém o
poder de apropriar-se de produtos sociais; apenas suprime o poder de, através
dessa apropriação, subjugar trabalho alheio.” [MARX,
Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Disponível em:
< https://www.expressaopopular.com.br/loja/wp-content/uploads/2020/02/manifesto-comunista-EP.pdf >
Acesso em 08 de setembro de 2020.] (grifos meus)
QUESTÃO 1: Complete a frase do final: “Vejamos
agora o trabalho assalariado. O preço médio do trabalho assalariado é o mínimo
de salário, isto é, a soma dos meios de subsistência necessários para manter
vivo o trabalhador enquanto trabalhador. Assim, por meio de sua atividade, o
trabalhador se apropria apenas do suficiente para recriar sua existência. Não queremos, de modo algum, abolir essa
apropriação pessoal dos produtos do trabalho, indispensável para a manutenção e
a reprodução da vida humana, pois essa apropriação não deixa nenhum saldo que
lhe confira poder sobre o trabalho alheio. Queremos abolir....
(a)( ) ...o caráter
agradável dessa apropriação, que faz com que o trabalhador viva para
multiplicar o capital, viva enquanto é de interesse da classe dominante.
(b)( ) ...o caráter
aprimorável dessa apropriação, que faz com que o trabalhador viva para
multiplicar o capital, viva enquanto é de interesse da classe dominante.
(c)( ) ...o
caráter confortável dessa apropriação, que faz com que o trabalhador viva para
multiplicar o capital, viva enquanto é de interesse da classe dominante.
(d)( ) ... o caráter educável dessa apropriação, que faz com
que o trabalhador viva para multiplicar o capital, viva enquanto é de interesse
da classe dominante.
(e)( ) ...o caráter
miserável dessa apropriação, que faz com que o trabalhador viva para
multiplicar o capital, viva enquanto é de interesse da classe dominante.
QUESTÃO 2: “Na sociedade burguesa, o trabalho vivo
constitui apenas um meio para multiplicar o trabalho acumulado.” Ao contrário,
na sociedade comunista:
(a)( ) o trabalho acumulado é apenas um meio para reduzir
a existência do trabalhador.
(b)( ) o trabalho acumulado é apenas um meio para ampliar,
empobrecer a existência do trabalhador.
(c)( ) o trabalho acumulado é apenas um meio para
desestimular a existência do trabalhador.
(d)( ) o trabalho acumulado é apenas um meio para ampliar,
enriquecer e incentivar a existência do trabalhador.
(e)( ) o trabalho acumulado é apenas um meio para ampliar,
enriquecer e incentivar a inexistência do trabalhador.
QUESTÃO 3: “Vocês [burgueses] se horrorizam com o
fato de que queremos abolir a propriedade privada. No entanto, a propriedade
privada foi abolida para nove décimos dos integrantes de sua sociedade; ela
existe para vocês exatamente porque para nove décimos ela não existe.” No que
tange à propriedade privada capitalista, Marx e Engels querem deixar claro,
basicamente, que:
(a)( ) A maioria a
usufrui.
(b)( ) É fruto de um
trabalho descomunal de cada capitalista, preocupado em prover sua família.
(c)( ) Uma
minoria tem acesso a ela e a usufrui.
(d)( ) É fruto da
igualdade de direitos entre todos.
(e)( ) A maioria dos
trabalhadores tem sua terrinha onde pode plantar ou, pelo menos, morar.
QUESTÃO 4: “(...)O comunismo não retira a ninguém o
poder de apropriar-se de produtos sociais; apenas suprime o poder de, através
dessa apropriação, subjugar trabalho alheio.” A apropriação e a subjugação do
trabalho alheio (trabalho de outros), no capitalismo, é feita das seguintes
maneiras, exceto:
(a)( ) Através da mais
valia, trabalho extra não pago ao trabalhador e apropriado pelo capitalista,
transformando-se em lucro para este.
(b)( ) Divisão
igualitária dos bens produzidos por toda a sociedade, por meio do uso adequado
de impostos e da supressão da corrupção.
(c)( ) Por
meio de muitas horas de trabalho, ao final de que se recebe um salário mínimo
suficiente ou mal suficiente para a reprodução da força de trabalho.
(d)( ) Por intermédio
do uso de máquinas que aceleram a produção e reduzem gastos, inclusive, com
trabalhadores(as), mas capazes de aumentar imensamente a produtividade destes.
(e)( ) Através da
retirada de direitos trabalhistas, do fechamento do Ministério do Trabalho,
impedindo que o trabalhador tenha onde recorre, do exército de mão de obra de
reserva, etc.
QUESTÃO 5: “(...)Vocês [capitalistas] declaram que
a individualidade será abolida a partir do momento em que o trabalho não possa
mais se transformar em capital, em dinheiro, em renda da terra, em suma, em um
poder socialmente monopolizável; quer dizer, a partir do momento em que a
propriedade individual não possa mais se tornar burguesa.(...)” Individualidade
é o conjunto de características que tornam uma pessoa um indivíduo com
qualidades próprias, singulares, distinguindo-a das demais. De acordo com Marx
e Engels, a individualidade defendida pelos capitalistas contra os comunistas é
a individualidade do:
(a)( ) Indivíduo o burguês, o proprietário burguês.
(b)( ) Indivíduo em geral, referindo-se a cada pessoa que
existe no mundo.
(c)( ) Indivíduo
unipessoal, que se funde junto com outros em uma massa.
(d)( ) Indivíduo
trabalhador, o produtor rural e o operário das fábricas que trabalham de Sol a
Sol, o dia todo.
(e)( ) Indivíduo
sagrado, divino, filho de Deus, que merece todo o respeito do mundo. Ora, os
capitalistas adoram a Deus!
QUESTÃO 6: Testando
os conhecimentos gerais. Entre os eventos históricos que tiveram peso no século
XIX não se encontra:
(a)( ) Revolução Comunista na Rússia (Revolução
Russa).
(b)( ) Evolucionismo de Darwin.
(c)( ) Auge da Revolução Industrial.
(d)( ) Expansão ainda maior do capitalismo.
(e)( ) Trabalho de homens, mulheres e crianças
em muitas fábricas.
QUESTÃO 7: Reflita
e responda: Por si só o conhecimento pode tornar as pessoas melhores? (1,0)
|
|
|
QUESTÃO 8: Reflita
e responda: Por que na vida é preciso agir de maneira ética? (1,0)
|
|
|
QUESTÃO 9: Reflita
e explique brevemente a
seguinte afirmação: “Quanto maior o esforço nos estudos, menores as chances de
fracasso na vida.” (De uma frase no painel da escola.) (1,0)
|
|
|
QUESTÃO 10:
Reflita e responda: Como você avalia seu empenho nas atividades em geral da
escola no transcurso deste ano? Explique brevemente.(1,0)
|
|
|
RESPONDER
NO GOOGLE CLASSROOM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário