SECRETARIA DE
EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO REGIONAL
METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
COLÉGIO ESTADUAL
DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
ENSINO MÉDIO –
SEGUNDOS ANOS
FILOSOFIA – PROF.
JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
ATIVIDADE FINAL DE NOVEMBRO DE 2020
NOME E TURMA: |
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LEIA O TEXTO E RESPONDA AS
SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:
Parte 1 o texto: “I – Da distinção entre conhecimento puro e empírico
(Emmanuel Kant)
Não há dúvida de que todo o nosso
conhecimento começa com a experiência; do contrário, por meio do que a
faculdade de conhecimento deveria ser despertada para o exercício senão através
de objetos que toquem nossos sentidos e em parte produzem por si próprios
representações, em parte põem em movimento a atividade do nosso entendimento
para compará-las, conectá-las ou separá-las e, desse modo, assimilar a matéria
bruta das impressões sensíveis a um conhecimento dos objetos que se chama de
experiência? Segundo o tempo, portanto, nenhum conhecimento em nós
precede a experiência, e todo o conhecimento começa por ela.
Mas embora todo o nosso
conhecimento comece com a experiência, nem por isso todo ele se origina
justamente da experiência. Pois poderia bem acontecer que mesmo o nosso
conhecimento de experiência seja um composto daquilo que recebemos por
impressões e daquilo que a nossa faculdade de conhecimento (apenas provocada
por impressões sensíveis) fornece de si mesma, cujo aditamento não distinguimos
daquela/matéria-prima antes que um longo exercício nos tenha chamado a atenção
para ele e nos tenha tornado aptos a abstraí-lo.
Portanto, é uma questão que
requer pelo menos uma investigação mais pormenorizada e que não pode ser logo
despachada devido aos ares que ostenta, a saber, se há um tal conhecimento
independente da experiência e mesmo de todas as impressões dos sentidos. Tais
conhecimentos denominam-se a priori e
distinguem-se dos empíricos, que possuem suas fontes a posteriori,
ou seja, na experiência.” (KANT, Emmanuel. Da distinção
entre conhecimento puro e empírico. In: CHAUÍ, Marilena et alii. Primeira
Filosofia: Lições Introdutórias. 7.ed. São Paulo, Brasiliense, 1987. P.
194.) (grifos meus)
Obs.: (1) Há livros em que o
primeiro nome de KANT é escrito com E (Emmanuel) e outros em que é escrito com
I (Immanuel). É só um detalhe. (2) A posteriori: conhecimento que
advém da experiência (contato direto com o mundo através dos cinco sentidos do
corpo: olfato, tato, paladar, audição e visão). (3) A priori:
conhecimento que “NÃO depende da experiência, por ser gerado no interior da
razão” (Marilena Chauí, em Glossário, livro didático Iniciação à Filosofia,
2017, p.396).
QUESTÃO 1: “Não há dúvida de que todo o nosso
conhecimento começa com a experiência.” Experiência (empiria, em grego) é o
contato com o mundo através dos cinco sentidos. Entre os elementos seguintes,
advindos diretamente da experiência, não se encontram:
(a)( ) Os sabores.
(b)( ) Os odores.
(c)( ) As
imagens.
(d)( ) Os sons
musicais e naturais.
(e)( ) Os pensamentos.
QUESTÃO 2: “(...) Segundo o tempo,
portanto, nenhum conhecimento em nós precede a experiência, e todo o
conhecimento começa por ela.” Tempo indica o presente, o passado e o futuro ou,
em linguagem simples, um durante, um antes e um depois. Ao dizer que nenhum
conhecimento, em nós, precede (vem antes de) a experiência, Kant deixa claro
que não existem:
(a)( ) Ideias a
posteriori.
(b)( ) Ideias nascidas
a partir da experiência sensível.
(c)( )
Pensamentos na cabeça das pessoas.
(d)( ) Ideias inatas.
(e)( ) Possibilidades
de desenvolvimento do conhecimento científico.
QUESTÃO 3: “Mas embora todo o nosso conhecimento
comece com a experiência, nem por isso todo ele se origina justamente da
experiência. Pois poderia bem acontecer que mesmo o nosso conhecimento de
experiência seja um composto daquilo que recebemos por impressões e daquilo que
a nossa faculdade de conhecimento (apenas provocada por impressões sensíveis)
fornece de si mesma, cujo aditamento não distinguimos daquela/matéria-prima
antes que um longo exercício nos tenha chamado a atenção para ele e nos tenha
tornado aptos a abstraí-lo.” O que Kant quer dizer aqui, basicamente, é que:
(a)( ) A experiência
fornece o material (as ideias), mas que a mente abstrai (transforma em
impressões sensíveis) esse material e transforma-o em pensamentos e, portanto,
em conhecimentos!
(b)( ) A experiência
fornece o material (as impressões sensíveis, as informações vindas dos
sentidos), mas que a mente abstrai (transforma em ideias) esse material e
transforma-o em ideias inatas!
(c)( ) A
experiência fornece o material (as impressões sensíveis, as informações vindas
dos sentidos), mas que a mente abstrai (transforma em ideias) esse material,
transforma-o em pensamentos e, portanto, em conhecimentos!
(d)( ) A experiência
fornece o material (as impressões sensíveis, as informações vindas dos
sentidos), mas que a mente abstrai (transforma em experimentos) esse material
transforma-o em sensações!
(e)( ) A experiência
fornece o material (as impressões sensíveis, as informações vindas dos
sentidos), mas que a mente contrai (fecha em si mesma) esse material
transformando-o em ilusões e formas platônicas!
QUESTÃO 4: “(...)Pois poderia bem acontecer que
mesmo o nosso conhecimento de experiência seja um composto daquilo que
recebemos por impressões e daquilo que a nossa faculdade de conhecimento (apenas
provocada por impressões sensíveis) fornece de si mesma...” Ao dizer que
nossa faculdade de conhecimento é “provocada por impressões sensíveis”,
poderíamos comparar essa provocação com:
(a)( ) A água que cai
ribanceira abaixo.
(b)( ) A fagulha que
atiça o fogo na madeira.
(c)( ) A argila
que vai ser transformada em tijolos.
(d)( ) A palha que
acabou de pegar fogo.
(e)( ) O fogo que
devasta reservas ambientais inteiras.
QUESTÃO 5: Kant fala da experiência e de sua
importância para o conhecimento humano. Mas será que todo conhecimento humano
advém somente da experiência imediata? Poderia existir algum
conhecimento..................................? Assinale a alternativa que
completa o espaço pontilhado da última pergunta.
(a)( ) a priori.
(b)( ) a fortiori.
(c)( ) a
posteriori.
(d)( ) a fiori.
(e)( ) a maori.
QUESTÃO 6: Immanuel
Kant tinha grande disciplina de vida. Tanta que, segundo se conta, ao caminhar
diariamente na praça, as pessoas acertavam os relógios quando ali chegavam.
Esse tipo de pessoa é:
(a)( ) Estreboscópica.
(b)( ) Relapsa.
(c)( ) Energúmena.
(d)( ) Convencida.
(e)( ) Metódica.
QUESTÃO 7: Reflita
e responda: Por si só o conhecimento pode tornar as pessoas melhores? (1,0)
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QUESTÃO 8: Reflita
e responda: Por que na vida é preciso agir de maneira ética? (1,0)
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QUESTÃO 9: Reflita
e explique brevemente a
seguinte afirmação: “Quanto maior o esforço nos estudos, menores as chances de
fracasso na vida.” (De uma frase no painel da escola.) (1,0)
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QUESTÃO 10:
Reflita e responda: Como você avalia seu empenho nas atividades em geral da
escola no transcurso deste ano? Explique brevemente.(1,0)
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RESPONDER
NO GOOGLE CLASSROOM.
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