quinta-feira, 19 de novembro de 2020

FILOSOFIA - SEGUNDOS ANOS - ATIVIDADE FINAL DE NOVEMBRO DE 2020. (Prof. José Antônio Brazão.)

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO – SEGUNDOS ANOS

FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ATIVIDADE FINAL DE NOVEMBRO DE 2020

NOME E TURMA:

 

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:

Parte 1 o textoI – Da distinção entre conhecimento puro e empírico (Emmanuel Kant)

Não há dúvida de que todo o nosso conhecimento começa com a experiência; do contrário, por meio do que a faculdade de conhecimento deveria ser despertada para o exercício senão através de objetos que toquem nossos sentidos e em parte produzem por si próprios representações, em parte põem em movimento a atividade do nosso entendimento para compará-las, conectá-las ou separá-las e, desse modo, assimilar a matéria bruta das impressões sensíveis a um conhecimento dos objetos que se chama de experiência? Segundo o tempo, portanto, nenhum conhecimento em nós precede a experiência, e todo o conhecimento começa por ela.

Mas embora todo o nosso conhecimento comece com a experiência, nem por isso todo ele se origina justamente da experiência. Pois poderia bem acontecer que mesmo o nosso conhecimento de experiência seja um composto daquilo que recebemos por impressões e daquilo que a nossa faculdade de conhecimento (apenas provocada por impressões sensíveis) fornece de si mesma, cujo aditamento não distinguimos daquela/matéria-prima antes que um longo exercício nos tenha chamado a atenção para ele e nos tenha tornado aptos a abstraí-lo.

Portanto, é uma questão que requer pelo menos uma investigação mais pormenorizada e que não pode ser logo despachada devido aos ares que ostenta, a saber, se há um tal conhecimento independente da experiência e mesmo de todas as impressões dos sentidos. Tais conhecimentos denominam-se a priori e distinguem-se dos empíricos, que possuem suas fontes a posteriori, ou seja, na experiência.” (KANT, Emmanuel. Da distinção entre conhecimento puro e empírico. In: CHAUÍ, Marilena et alii. Primeira Filosofia: Lições Introdutórias. 7.ed. São Paulo, Brasiliense, 1987. P. 194.) (grifos meus)

Obs.: (1) Há livros em que o primeiro nome de KANT é escrito com E (Emmanuel) e outros em que é escrito com I (Immanuel). É só um detalhe. (2) A posteriori: conhecimento que advém da experiência (contato direto com o mundo através dos cinco sentidos do corpo: olfato, tato, paladar, audição e visão). (3) A priori: conhecimento que “NÃO depende da experiência, por ser gerado no interior da razão” (Marilena Chauí, em Glossário, livro didático Iniciação à Filosofia, 2017, p.396).

QUESTÃO 1: “Não há dúvida de que todo o nosso conhecimento começa com a experiência.” Experiência (empiria, em grego) é o contato com o mundo através dos cinco sentidos. Entre os elementos seguintes, advindos diretamente da experiência, não se encontram:

(a)(     ) Os sabores.

(b)(     ) Os odores.

(c)(      ) As imagens.

(d)(     ) Os sons musicais e naturais.

(e)(     ) Os pensamentos.

QUESTÃO 2: “(...) Segundo o tempo, portanto, nenhum conhecimento em nós precede a experiência, e todo o conhecimento começa por ela.” Tempo indica o presente, o passado e o futuro ou, em linguagem simples, um durante, um antes e um depois. Ao dizer que nenhum conhecimento, em nós, precede (vem antes de) a experiência, Kant deixa claro que não existem:

(a)(     ) Ideias a posteriori.

(b)(     ) Ideias nascidas a partir da experiência sensível.

(c)(      ) Pensamentos na cabeça das pessoas.

(d)(     ) Ideias inatas.

(e)(     ) Possibilidades de desenvolvimento do conhecimento científico.

QUESTÃO 3: “Mas embora todo o nosso conhecimento comece com a experiência, nem por isso todo ele se origina justamente da experiência. Pois poderia bem acontecer que mesmo o nosso conhecimento de experiência seja um composto daquilo que recebemos por impressões e daquilo que a nossa faculdade de conhecimento (apenas provocada por impressões sensíveis) fornece de si mesma, cujo aditamento não distinguimos daquela/matéria-prima antes que um longo exercício nos tenha chamado a atenção para ele e nos tenha tornado aptos a abstraí-lo.” O que Kant quer dizer aqui, basicamente, é que:

(a)(     ) A experiência fornece o material (as ideias), mas que a mente abstrai (transforma em impressões sensíveis) esse material e transforma-o em pensamentos e, portanto, em conhecimentos!

(b)(     ) A experiência fornece o material (as impressões sensíveis, as informações vindas dos sentidos), mas que a mente abstrai (transforma em ideias) esse material e transforma-o em ideias inatas!

(c)(      ) A experiência fornece o material (as impressões sensíveis, as informações vindas dos sentidos), mas que a mente abstrai (transforma em ideias) esse material, transforma-o em pensamentos e, portanto, em conhecimentos!

(d)(     ) A experiência fornece o material (as impressões sensíveis, as informações vindas dos sentidos), mas que a mente abstrai (transforma em experimentos) esse material transforma-o em sensações!

(e)(     ) A experiência fornece o material (as impressões sensíveis, as informações vindas dos sentidos), mas que a mente contrai (fecha em si mesma) esse material transformando-o em ilusões e formas platônicas!

QUESTÃO 4: “(...)Pois poderia bem acontecer que mesmo o nosso conhecimento de experiência seja um composto daquilo que recebemos por impressões e daquilo que a nossa faculdade de conhecimento (apenas provocada por impressões sensíveis) fornece de si mesma...” Ao dizer que nossa faculdade de conhecimento é “provocada por impressões sensíveis”, poderíamos comparar essa provocação com:

(a)(     ) A água que cai ribanceira abaixo.

(b)(     ) A fagulha que atiça o fogo na madeira.

(c)(      ) A argila que vai ser transformada em tijolos.

(d)(     ) A palha que acabou de pegar fogo.

(e)(     ) O fogo que devasta reservas ambientais inteiras.

QUESTÃO 5: Kant fala da experiência e de sua importância para o conhecimento humano. Mas será que todo conhecimento humano advém somente da experiência imediata? Poderia existir algum conhecimento..................................? Assinale a alternativa que completa o espaço pontilhado da última pergunta.

(a)(     ) a priori.

(b)(     ) a fortiori.

(c)(      ) a posteriori.

(d)(     ) a fiori.

(e)(     ) a maori.

QUESTÃO 6: Immanuel Kant tinha grande disciplina de vida. Tanta que, segundo se conta, ao caminhar diariamente na praça, as pessoas acertavam os relógios quando ali chegavam. Esse tipo de pessoa é:

(a)(     ) Estreboscópica.

(b)(     ) Relapsa.

(c)(     ) Energúmena.

(d)(     ) Convencida.

(e)(     ) Metódica.

QUESTÃO 7: Reflita e responda: Por si só o conhecimento pode tornar as pessoas melhores? (1,0)

 

 

 

QUESTÃO 8: Reflita e responda: Por que na vida é preciso agir de maneira ética? (1,0)

 

 

 

QUESTÃO 9: Reflita e explique brevemente a seguinte afirmação: “Quanto maior o esforço nos estudos, menores as chances de fracasso na vida.” (De uma frase no painel da escola.) (1,0)

 

 

 

QUESTÃO 10: Reflita e responda: Como você avalia seu empenho nas atividades em geral da escola no transcurso deste ano? Explique brevemente.(1,0)

 

 

 

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

 

 

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