SECRETARIA DE
EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO REGIONAL
METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
COLÉGIO ESTADUAL
DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
ENSINO MÉDIO –
PRIMEIROS ANOS
FILOSOFIA – PROF.
JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
ATIVIDADE FINAL DE NOVEMBRO DE 2020
NOME E TURMA: |
|
LEIA O TEXTO E RESPONDA AS
SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:
Substância, forma, matéria, ato e
potência (Francisco Porfírio)
Ao se distanciar das teses idealistas platônicas e
das teses imobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema
filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam ideais) e da
matéria, que seria mutável. Ambas, na teoria do conhecimento aristotélica, são
verdadeiras e possuem validade, ao contrário da concepção platônica de
conhecimento, que seria composto, em sua verdade, apenas pelas ideias ou
formas. A substância seria o elo de encaixe entre a noção de forma e a noção de
matéria, ou seja, substância é aquilo que permite à matéria adequar-se a
determinada forma. Porém, ao assumir que as formas são imutáveis e a matéria é
mutável, haveria um problema de adequação das matérias às suas respectivas
formas ou conceitos. Para resolver isso, Aristóteles introduziu a noção de
distinção entre ato e potência.
Segundo o filósofo, todos os seres e objetos
materiais existem em duas formas, uma atual e uma em potencial. Ato seria a
forma atual, aquilo que a matéria é agora, e potência seria uma forma especial
que a matéria guarda dentro de si, isto é, um “vir a ser” ou um “poder vir a
ser”. Toda matéria atual pode transformar-se em suas potências. Quando um
determinado ser transforma-se em sua potência, pode-se dizer que ele se
atualizou, ou seja, transformou-se em uma nova matéria em ato.
Para exemplificar esse raciocínio, podemos tomar
emprestada a ideia de que uma semente existe enquanto semente, ou seja, é
semente em ato, mas ela também guarda uma potência dentro de si: a
possibilidade de se tornar uma planta. Quando a semente brota e cresce, ela se
atualiza, tomando uma nova forma e transformando a sua matéria.
|1| ARISTÓTELES. Metafísica. 2ª ed. tradução,
introdução e comentários de Giovanni Reale. São Paulo: Edições Loyola, 2002, p.
131.
|2| _______ Metafísica. 2ª ed. tradução, introdução
e comentários de Giovanni Reale. São Paulo: Edições Loyola, 2002, p. 141.
(PORFÍRIO, Francisco. Metafísica
de Aristóteles. IN: BRASIL ESCOLA UOL. Filosofia. Disponível
em: < https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/metafisica-aristoteles.htm >
Acesso em 08 de setembro de 2020.)
QUESTÃO 1: Assinale a alternativa correta:
(a)( ) Ao aprimorar as teses idealistas platônicas e das
teses imobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema filosófico:
o pensador concebe a existência de formas (que seriam reais) e da matéria, que
seria imutável.
(b)( ) Ao aceitar as teses idealistas platônicas e das
teses imobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema
filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam ideais) e da
matéria, que seria mutável.
(c)( ) Ao se aproximar das teses idealistas platônicas e
das teses imobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema
filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam ideais) e da
matéria, que seria mutável.
(d)( ) Ao se distanciar das teses realistas platônicas e
das teses mobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema
filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam ideais) e da
matéria, que seria mutável.
(e)( ) Ao se distanciar das teses idealistas platônicas e
das teses imobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema
filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam ideais) e da
matéria, que seria mutável.
QUESTÃO 2: Assinale a alternativa incorreta:
(a)( ) Matéria e
forma, na teoria do conhecimento aristotélica, são verdadeiras e possuem
validade, ao contrário da concepção platônica de conhecimento, que seria
composto, em sua verdade, apenas pelas ideias ou formas.
(b)( ) A substância
seria o elo de encaixe entre a noção de forma e a noção de matéria, ou seja,
substância é aquilo que permite à matéria adequar-se a determinada forma.
(c)( )
Aristóteles discorda da teoria das ideias eternas e perfeitas, em outro mundo,
defendida por Platão.
(d)( ) Matéria e
forma, na teoria do conhecimento aristotélica, não são verdadeiras e nem
possuem validade, em plena conformidade com a concepção platônica de
conhecimento, que seria composto, em sua verdade, apenas pelas ideias ou
formas.
(e)( ) Aristóteles
distancia-se tanto das teses (afirmações) idealistas platônicas (Platão
defendia a existência de um Mundo das Ideias, formas perfeitas de todas as
coisas) quanto das teses imobilistas de Parmênides (o Ser imóvel e perfeito,
eterno, de Parmênides, por exemplo).
QUESTÃO 3: Ao assumir que as formas são imutáveis e
a matéria é mutável, haveria um problema de adequação das matérias às suas
respectivas formas ou conceitos. Para resolver isso, Aristóteles introduziu a
noção de:
(a)( ) Equalização
entre ato e potência.
(b)( ) Indistinção
entre ato e potência.
(c)( ) Distinção entre ato e potência.
(d)( ) Oposição entre
ato e potência.
(e)( ) Equivalência
entre ato e potência.
QUESTÃO 4: Potência é a possibilidade que um ser
tem de vir a ser, isto é, transformar-se em outro. Ato é a realização
(colocação em ação) da potência de um ser que se atualiza (se torna ato) e vem
a tornar real a forma que está embutida dentro de si. Por exemplo:
(a)( ) A semente é uma
árvore em substância.
(b)( ) A semente é uma
árvore em potência (possibilidade de vir a ser). A árvore, a realização
(transformação em ato) da forma guardada dentro da semente.
(c)( ) A semente
é uma árvore em ato.
(d)( ) A semente é uma
forma eterna e perfeita de árvore.
(e)( ) A árvore nada
mais é que uma potência da semente.
QUESTÃO 5: Aristóteles acreditava que a forma da
futura árvore encontra-se dentro da semente, naturalmente, vindo a tornar-se
esta naquela por meio da matéria acrescida pelos cuidados, pela chuva, pela
matéria do solo, entre outras condições. A ciência biológica, hoje, descobriu
que essa forma encontra-se registrada no/na:
(a)( ) Ácido
Desoxirribonucleico (DNA) das células da semente.
(b)( ) Citoplasma das
células da semente.
(c)( )
Mitocôndria de cada célula da semente.
(d)( ) Cloroplasto de
cada célula da semente.
(e)( ) Fotossíntese da
semente que virá a ser, posteriormente, uma árvore.
QUESTÃO 6: Aristóteles
dizia que o movimento é composto por quatro causas: material (a matéria de que
uma coisa é feita), formal (a forma [a ser] dada à matéria), eficiente (a causa
que provoca o movimento, o devir, a transformação) e final (objetivo do
movimento). Marque a alternativa errada cuja causa não é formal:
(a)( ) Mesa pétrea.
(b)( ) Mesa retangular.
(c)( ) Mesa redonda.
(d)( ) Mesa triangular.
(e)( ) Mesa pentagonal.
QUESTÃO 7: Reflita
e responda: Por si só o conhecimento pode tornar as pessoas melhores? (1,0)
|
|
|
QUESTÃO 8: Reflita
e responda: Por que na vida é preciso agir de maneira ética? (1,0)
|
|
|
QUESTÃO 9: Reflita
e explique brevemente a
seguinte afirmação: “Quanto maior o esforço nos estudos, menores as chances de
fracasso na vida.” (De uma frase no painel da escola.) (1,0)
|
|
|
QUESTÃO 10:
Reflita e responda: Como você avalia seu empenho (seu esforço, sua dedicação)
nas atividades em geral da escola no transcurso deste ano? Explique
brevemente.(1,0)
|
|
|
RESPONDER
NO GOOGLE CLASSROOM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário