SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE
GOIÂNIA
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
EaD 2020 – ENSINO MÉDIO – DIA: 20 DE NOVEMBRO DE 2020.
SÉRIE: PRIMEIROS ANOS.
AULA ZOOM DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA – INTERDISCIPLINAR
PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
SOFISMAS, RAÇA ETNIA E MULTICULTURALISMO:
(Prof. José Antônio Brazão.)
Sofismas, na lógica
(filosofia), são raciocínios enganosos com aparência
de verdade, usados, geralmente, como meios de enganar, desviar a atenção e
convencer as pessoas, justificar ações injustas, defender interesses. Usados na
manipulação das pessoas, às vezes de povos inteiros. Vejamos um caso extremo: o
fascismo e o nazismo.
O
tema de Sociologia deste bimestre é Raça, etnia e multiculturalismo. Neste tema
um ponto importante é o racismo. E o que têm a ver com isto o fascismo e o
nazismo?
O
fascismo e o nazismo foram ideologias (conjuntos de ideias) de grupos
extremistas e paramilitares que surgiram ou se firmaram, principalmente, depois
da Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918). No caso do fascismo, na Itália. No
caso do nazismo, na Alemanha. Entre os nomes que se destacaram, encontram-se os
líderes: do fascismo, Benito Mussolini; do nazismo, Adolf Hitler.
Vídeo curto: “Nazismo:
Alemanha (1933 - 1945) - Aula IX O Triunfo da Vontade: Regimes Totalitários”,
em:
https://www.youtube.com/watch?v=1rscFcE3JJk
A
ideologia fasci-nazista teve como elementos, por exemplo:
*A defesa da raça
pura ariana (raça branca).
*Antissemitismo:
oposição radical aos judeus (semitas). Milhões de judeus viriam, de fato, a
serem mortos da década de 1930 até 1945, em guetos (certos bairros) e,
principalmente, nos campos de concentração, além de outros lugares.
*Armamentismo.
*Intolerância a
diferentes. Enorme quantidade de homossexuais e ciganos, negros, entre outras minorias,
foram mortos em lugares diversos e, com os judeus, em campos de concentração,
para os quais eram também enviados.
*Totalitarismo
(ditadura): o controle do partido central e único – no caso do fascismo, do
Partido Fascista italiano; no caso do nazismo, do Partido Nacional-Socialista
dos Trabalhadores Alemães (NAZISTA). Na verdade, de Socialista não tinha nada,
nem defensor de trabalhadores – pelo contrário, os nazistas tiveram apoio de
grandes grupos capitalistas: banqueiros, industriais, grandes empresários,
latifundiários (grandes fazendeiros), entre outros enriquecidos que viram no
Partido Nazista um ponto de apoio.
*Oposição radical
ao socialismo e ao comunismo. Tanto que, no andar da II Guerra Mundial, Hitler
ordenou o ataque da Rússia, então governada pelo Partido Comunista liderado por
Stalin.
*Convencimento da
população por muitos meios propagandísticos e até da educação formal. Usaram: rádio, jornais escritos, panfletos, cartazes, desfiles, bandeiras, estandartes, construções enormes, enfim, todos os meios possíveis e disponíveis nas décadas de 1920, 30 e 40.
*Etc.
Sugestão
de filme: A LISTA DE SCHINDLER.
Os
sofismas, porém, não estão somente representados destacadamente nos casos
citados (fascismo e nazismo). Estão presentes também, HOJE:
*Racismo
– casos frequentes aparecem, nos meios de comunicação (jornais, revistas,
etc.).
*Em propagandas
enganosas. Por exemplo: de cigarros, de bebidas alcoólicas, de certos produtos,
certas propagandas políticas, entre outras. Mulheres seminuas postas em
propagandas de cerveja são meios usados pelos sofismas propagandísticos.
*A ideia de que os
bois são os “bombeiros do Pantanal Matogrossense” – por comer as gramíneas e
impedir, assim, que venham a pegar fogo – é um verdadeiro sofisma (raciocínio
enganoso). Na verdade, defesa da produção pecuária em detrimento do meio
ambiente natural.
*Em propagandas
políticas – em promessas que, com cara de pau, são feitas mas que não serão
cumpridas; em uso de argumentos que apelam para o sentimentalismo, etc.
*Etc.
Para evitar os sofismas: CONHECIMENTO
e SABEDORIA/ESPERTEZA POSITIVA. O conhecimento fruto do aprendizado, da prática e da observação.
Aprender é fundamental para não nos deixarmos levar pelos perigos dos sofismas
e nem defendermos ideias contrárias a valores humanísticos e éticos.
Reforçando a sugestão: Filme A LISTA DE SCHINDLER.
No
que diz respeito diretamente ao racismo, uma reportagem interessante do YAHOO:
CONSCIÊNCIA NEGRA: COMO EDUCAR OS FILHOS EM UMA SOCIEDADE RACISTA? Disponível
em:
Essa reportagem
inclui um vídeo que vale a pena ser visto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário