SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE EDUCAÇÃO DE
GOIÂNIA
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
ENSINO MÉDIO
EaD 2020 – FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA ZOOM DE 24 DE NOVEMBRO DE 2020
COLÉGIO ESTADUAL
DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS – ENSINO MÉDIO (matutino) – FILOSOFIA.
TABELA O CONHECIMENTO NO MUNDO MODERNO
(Prof. José Antônio Brazão.) – 2ºs anos
E.M.
PENSADOR |
RENÉ DESCARTES (SÉC. XVII) |
JOHN LOCKE (SÉC. XVII\XVIII) |
DAVID HUME (SÉC. XVIII) |
IMMANUEL KANT (1724-1804) |
LIVRO |
Meditações
Sobre a Filosofia Primeira [ou Meditações]. Discurso do Método. |
Ensaio
acerca do Entendimento Humano. |
Investigação
sobre o entendimento humano. Tratado
da Natureza Humana. |
Crítica
da Razão Pura. |
CORRENTE
FILOSÓFICA |
Racionalismo. |
Empirismo
(do grego empiria = experiência). |
Empirismo. |
Criticismo
(crítica da razão [estudo mais apurado e investigativo da razão; julgamento
da razão]). |
FONTE
PRINCIPAL DO CONHECIMENTO |
A
RAZÃO. A experiência é importante, mas enganosa. Ex.: a colher aparentemente
quebrada no copo d’água. |
Experiência
– o contato direto com a realidade (o mundo) por meio da experiência
sensorial (dos sentidos) |
Experiência
sensorial. |
Experiência
sensorial e Razão. |
PONTO
DE PARTIDA |
O
sujeito cognoscente (que conhece), racional. |
O
objeto (a realidade sensível), experienciado pela percepção sensorial. |
Objeto
(a realidade sensível), experienciado pela percepção sensorial. |
A
experiência (realidade objetiva) e o sujeito racional (cognoscente). |
DESTAQUE
EM SUA PESQUISA |
Dúvida
metódica ou hiperbólica. Metódica: tomada como método (método, gr. = caminho; pelo caminho). |
Mente:
tabula rasa (lat. = papel em
branco). A mente é um papel em branco no qual nada foi escrito. A experiência
escreve. |
Hábito
(ou costume): percepção repetida de experiências sensíveis de um fenômeno ou
de fenômenos similares. |
A priori (lat.: anteriores à experiência;
que antecedem a experiência) o tempo e o espaço, formas a priori da sensibilidade. |
POSIÇÃO
QUANTO AO INATISMO |
Existem
ideias inatas, isto é, ideias que nascem conosco. Ex.: Cogito [Eu penso], Deus. |
Não
existem ideias inatas. A mente é uma tabula rasa ao nascer. |
Não
existem ideias inatas. O conhecimento (na mente): por meio da experiência e do hábito. |
O
tempo e o espaço são formas a priori
da sensibilidade que se encontram no sujeito. |
CONTATO
COM A CIÊNCIA DE SEU TEMPO |
Nicolau
Copérnico (heliocentrismo), Galileu Galilei e outros. |
Isaac
Newton e suas descobertas. |
Ciência
newtoniana. |
Ciência
newtoniana. |
*PASSAR NO QUADRO DA SALA DE AULA,
COM GIZES COLORIDOS OU CANETÕES, conforme o tipo de quadro, E
EXPLICAR.
*Usar
MAPAS e BANNERS da biblioteca da escola.
Solicitar e levar para a sala, mostrando-os. Também DESENHOS poderão ajudar.
*Usar
possíveis EXPERIMENTOS.
Exemplos: o da colher no copo de água; o da imagem e de seu desenho, sem ela na
frente a seguir, numa folha em branco; o pedido de descrição, por meio de
diagrama (desenho geométrico) da escola, de memória, em uma folha em branco,
etc.
SOBRE
OS CINCO SENTIDOS:
PALADAR
(clique no link e observe, depois vá passando as imagens):
https://en.wikipedia.org/wiki/Food#/media/File:Good_Food_Display_-_NCI_Visuals_Online.jpg
TATO (clique
no link e observe, depois vá passando as imagens):
OLFATO (clique
no link e observe, depois vá passando as imagens):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Flor#/media/Ficheiro:Bluete-Schema.svg
https://pt.wikipedia.org/wiki/Perfume#/media/Ficheiro:Perfumes.jpg
AUDIÇÃO (clique
no link e observe, depois vá passando as imagens):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Audi%C3%A7%C3%A3o
VISÃO (clique
no link e observe, depois vá passando as imagens):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Natureza#/media/Ficheiro:Top_of_Atmosphere.jpg
SOBRE
A RAZÃO (INTELECTO HUMANO):
(Aqui imagens que definem o poder da razão.)
Imagem 1 (clique
no link e veja, depois vá passando as imagens):
Imagem 2 (clique
no link e veja, depois vá passando as imagens):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Geometria#/media/Ficheiro:Teorema_de_desargues.svg
Imagens 3 e 4
(clique no link e veja, depois vá passando as imagens):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Computador#/media/Ficheiro:Computer_home_station.jpg
SOBRE
O TEMPO E O ESPAÇO (REF. A IMMANUEL KANT E DEMAIS):
Só para se ter uma ideia desses conceitos. A discussão sobre o espaço e o tempo em Kant ficará para outra aula.
TEMPO:
https://en.wikipedia.org/wiki/Time#/media/File:MontreGousset001.jpg
ESPAÇO:
Espaço local:
Espaço
interestelar:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_interestelar#/media/Ficheiro:Heic0411a.jpg
Espaço
tridimensional:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Espa%C3%A7o_tridimensional#/media/Ficheiro:Cartesien-system.svg
Medida comum e
simples do espaço:
https://es.wikipedia.org/wiki/Instrumento_de_medici%C3%B3n#/media/Archivo:Lineale.jpg
Medida em largura,
altura e profundidade (o litro):
https://en.wikipedia.org/wiki/Litre#/media/File:CubeLitre.svg
ESPAÇO-TEMPO
(CIÊNCIA ATUAL):
https://en.wikipedia.org/wiki/Spacetime#/media/File:GPB_circling_earth.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário