segunda-feira, 23 de novembro de 2020

AULA ZOOM DE FILOSOFIA - O CONHECIMENTO NO MUNDO MODERNO (Prof. José Antônio Brazão.)

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO

EaD 2020 – FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM DE 24 DE NOVEMBRO DE 2020

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS – ENSINO MÉDIO (matutino) – FILOSOFIA.

TABELA O CONHECIMENTO NO MUNDO MODERNO

(Prof. José Antônio Brazão.) – 2ºs anos E.M.

PENSADOR

RENÉ DESCARTES (SÉC. XVII)

JOHN LOCKE

(SÉC. XVII\XVIII)

DAVID HUME

(SÉC. XVIII)

IMMANUEL KANT

(1724-1804)

LIVRO

Meditações Sobre a Filosofia Primeira [ou Meditações].

 Discurso do Método.

Ensaio acerca do Entendimento Humano.

Investigação sobre o entendimento humano.

Tratado da Natureza Humana.

Crítica da Razão Pura.

CORRENTE FILOSÓFICA

Racionalismo.

Empirismo (do grego empiria = experiência).

Empirismo.

Criticismo (crítica da razão [estudo mais apurado e investigativo da razão; julgamento da razão]).

FONTE PRINCIPAL DO CONHECIMENTO

A RAZÃO. A experiência é importante, mas enganosa. Ex.: a colher aparentemente quebrada no copo d’água.

Experiência – o contato direto com a realidade (o mundo) por meio da experiência sensorial (dos sentidos)

Experiência sensorial.

Experiência sensorial e Razão.

PONTO DE PARTIDA

O sujeito cognoscente (que conhece), racional.

O objeto (a realidade sensível), experienciado pela percepção sensorial.

Objeto (a realidade sensível), experienciado pela percepção sensorial.

A experiência (realidade objetiva) e o sujeito racional (cognoscente).

DESTAQUE EM SUA PESQUISA

Dúvida metódica ou hiperbólica. Metódica: tomada como método (método, gr. = caminho; pelo caminho).

Mente: tabula rasa (lat. = papel em branco). A mente é um papel em branco no qual nada foi escrito. A experiência escreve.

Hábito (ou costume): percepção repetida de experiências sensíveis de um fenômeno ou de fenômenos similares.

A priori (lat.: anteriores à experiência; que antecedem a experiência) o tempo e o espaço, formas a priori da sensibilidade.

POSIÇÃO QUANTO AO INATISMO

Existem ideias inatas, isto é, ideias que nascem conosco. Ex.: Cogito [Eu penso], Deus.

Não existem ideias inatas. A mente é uma tabula rasa ao nascer.

Não existem ideias inatas. O conhecimento (na mente):  por meio da experiência e do hábito.

O tempo e o espaço são formas a priori da sensibilidade que se encontram no sujeito.

CONTATO COM A CIÊNCIA DE SEU TEMPO

Nicolau Copérnico (heliocentrismo), Galileu Galilei e outros.

Isaac Newton e suas descobertas.

Ciência newtoniana.

Ciência newtoniana.

*PASSAR NO QUADRO DA SALA DE AULA, COM GIZES COLORIDOS OU CANETÕES, conforme o tipo de quadro, E EXPLICAR.

*Usar MAPAS e BANNERS da biblioteca da escola. Solicitar e levar para a sala, mostrando-os. Também DESENHOS poderão ajudar.

*Usar possíveis EXPERIMENTOS. Exemplos: o da colher no copo de água; o da imagem e de seu desenho, sem ela na frente a seguir, numa folha em branco; o pedido de descrição, por meio de diagrama (desenho geométrico) da escola, de memória, em uma folha em branco, etc.

SOBRE OS CINCO SENTIDOS:

PALADAR (clique no link e observe, depois vá passando as imagens):

https://en.wikipedia.org/wiki/Food#/media/File:Good_Food_Display_-_NCI_Visuals_Online.jpg

TATO (clique no link e observe, depois vá passando as imagens):

https://en.wikipedia.org/wiki/Somatosensory_system#/media/File:Tactile_markings_stairs_for_visually_impaired.jpg

OLFATO (clique no link e observe, depois vá passando as imagens):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Flor#/media/Ficheiro:Bluete-Schema.svg

https://pt.wikipedia.org/wiki/Perfume#/media/Ficheiro:Perfumes.jpg

AUDIÇÃO (clique no link e observe, depois vá passando as imagens):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Audi%C3%A7%C3%A3o

VISÃO (clique no link e observe, depois vá passando as imagens):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Natureza#/media/Ficheiro:Top_of_Atmosphere.jpg

https://es.wikipedia.org/wiki/Universo#/media/Archivo:NASA-HS201427a-HubbleUltraDeepField2014-20140603.jpg

SOBRE A RAZÃO (INTELECTO HUMANO): (Aqui imagens que definem o poder da razão.)

Imagem 1 (clique no link e veja, depois vá passando as imagens):

https://es.wikipedia.org/wiki/Inteligencia#/media/Archivo:Paris_-_Playing_chess_at_the_Jardins_du_Luxembourg_-_2966.jpg

Imagem 2 (clique no link e veja, depois vá passando as imagens):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Geometria#/media/Ficheiro:Teorema_de_desargues.svg

Imagens 3 e 4 (clique no link e veja, depois vá passando as imagens):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Computador#/media/Ficheiro:Computer_home_station.jpg

https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_de_Antic%C3%ADtera#/media/Ficheiro:NAMA_Machine_d'Anticyth%C3%A8re_1.jpg

SOBRE O TEMPO E O ESPAÇO (REF. A IMMANUEL KANT E DEMAIS):

Só para se ter uma ideia desses conceitos. A discussão sobre o espaço e o tempo em Kant ficará para outra aula.

TEMPO:

https://en.wikipedia.org/wiki/Time#/media/File:MontreGousset001.jpg

ESPAÇO:

Espaço local:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Povoado#/media/Ficheiro:Rua_principal_do_povoado_S%C3%A3o_Jos%C3%A9_dos_Cocais,_Coronel_Fabriciano_MG.JPG

Espaço interestelar:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_interestelar#/media/Ficheiro:Heic0411a.jpg

Espaço tridimensional:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Espa%C3%A7o_tridimensional#/media/Ficheiro:Cartesien-system.svg

Medida comum e simples do espaço:

https://es.wikipedia.org/wiki/Instrumento_de_medici%C3%B3n#/media/Archivo:Lineale.jpg

Medida em largura, altura e profundidade (o litro):

https://en.wikipedia.org/wiki/Litre#/media/File:CubeLitre.svg

ESPAÇO-TEMPO (CIÊNCIA ATUAL):

https://en.wikipedia.org/wiki/Spacetime#/media/File:GPB_circling_earth.jpg

 

Nenhum comentário: