quinta-feira, 26 de novembro de 2020

REVISÃO DE SOCIOLOGIA TERCEIROS ANOS E EP3 (Prof. José Antônio Brazão.)

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO – TERCEIROS ANOS

EaD 2020 – FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM DE FILOSOFIA DE 25 DE NOVEMBRO DE 2020

REVISÃO:  (Prof. José Antônio.)

DA GLOBALIZAÇÃO À VIDA NAS CIDADES NO SÉCULO XXI

(Prof. José Antônio Brazão.)

O tema desta aula – Da globalização à vida nas cidades do século XXI – abarca, praticamente, todos os conteúdos estudados ao longo deste ano.

O capitalismo nasceu, pouco a pouco, com o desenvolvimento do comércio nos fins do mundo medieval – se bem que o comércio existe há muito mais tempo, sendo mencionado, inclusive, na Bíblia e pela história da antiguidade. As cidades medievais foram crescendo com o comércio, com especial destaque para os séculos XIV e XV. O mundo ocidental continuava, então,  feudal, e assim continuará, convivendo (e sobrevivendo) com o capitalismo nascente, até, pelo menos, fins do século XVIII, com as grandes revoluções burguesas, com destaque para a Revolução Industrial, a Independência dos EUA (“declarada no dia 4 de julho de 1776”, conforme o Brasil Escola da UOL) e a Revolução Francesa (1789 a 1799, conforme o verbete Revolução Francesa da Wikipédia).

No século XV, o comércio tomou grande impulso com a era das grandes navegações e descobertas, fruto da busca de caminhos novos para as Índias, evitando o Mar Mediterrâneo e rotas terrestres controladas por Italianos e Muçulmanos. Vejamos algumas imagens da Wikipédia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Era_dos_Descobrimentos

Também:

https://en.wikipedia.org/wiki/Age_of_Discovery#/media/File:Age_of_Discovery_explorations_in_English.png

 

Com as grandes navegações e descobertas marítimas, a burguesia (comerciantes – o nome vem do fato de fazerem comércio em burgos, locais ou cidades de comércio mais intenso, já na Idade Média). O comércio, a partir dos séculos XV e XVI em diante, levou comerciantes da Europa para o mundo inteiro. Vale lembrar e sugerir como leitura o magnífico poema de Luís Vaz de Camões (português), do século XVI, Os Lusíadas, que trata da viagem de Vasco da Gama, nos fins do século XV, de ida e volta às Índias contornando a África e atravessando o Cabo das Tormentas (chamado depois de Cabo da Boa Esperança).

Sobre os burgos, ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Burgo . Ver os verbetes citados abaixo, por exemplo: Feudo e Feudalismo (basta clicar).

As grandes navegações deram impulso ao enriquecimento e ao fortalecimento da burguesia (comerciantes, banqueiros e outros). Esse enorme enriquecimento daria, posteriormente, impulso ao que viria a ser a Revolução Industrial, filha da necessidade de maior produção para os novos mercados mundiais surgidos com aquelas navegações e descobertas.

Vale lembrar alguns fatos que ocorreram entre fins da era medieval e primeiros séculos da era moderna: o Renascimento Artístico-Cultural, as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas, a Revolução Científica Moderna, a Reforma Protestante (Lutero, Calvino e outros), com novas igrejas cristãs, hoje chamadas evangélicas, e a conquista das Américas e de outros lugares do mundo. Ora, nem tudo foi bonito.

“O capital (o capitalismo) nasceu jorrando sangue por todos os poros”(citado por Maurício Abdalla, em citação abaixo referenciada), no dizer de Karl Marx (economista, filósofo e historiador alemão do século XIX): as conquistas se deram com base em invasões, massacres, escravidão de muitos povos indígenas e, principalmente, negros africanos. Era dos navios negreiros de que falará Castro Alves (século XIX) em seu poema Navio Negreiro.  Muito sofrimento e mortes. Ao que se somam GUERRAS!

A Wikipédia tem uma lista de guerras que ocorreram entre os séculos XVI e XIX, bem como entre o XX e o XXI (atual século). Em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_guerras

Todas elas frutos, sobretudo, de ambições e de busca de domínios sobre outros povos. A Revolução Industrial deu impulso a guerras ainda piores, com o neocolonialismo globalizado, valendo citar as duas grandes guerras da primeira metade do século XX (Primeira e Segunda Guerras Mundiais).

Com a globalização e o contato crescente com os povos: o crescimento do comércio, a imensa industrialização, o imenso desenvolvimento das ciências e das tecnologias, com destaque para os transportes terrestres, aquáticos e aéreos, tanto quanto para as comunicações via telégrafo, telefone, rádio, jornais, revistas, televisão, internet, tudo isto aliado ao crescimento contínuo das cidades. Com as cidades, problemas e desafios.

Globalização, na Wikipédia (imagens):

https://en.wikipedia.org/wiki/Globalization

Também:

https://en.wikipedia.org/wiki/Globalization#/media/File:Archaic_globalization.svg

Outro fato a ser lembrado, por conta dos meios de transportes e outros fatores que põem em contato os povos: as pandemias (doenças que se espalharam pelo mundo afora, levadas pelo pelos transportes, o comércio e o turismo).

Para finalizar, as lutas em prol de DIREITOS: direitos trabalhistas, direitos humanos (ONU e outros grupos), direitos femininos, de grupos LGBT, direitos da Terra e dos animais e seres vivos, contra a corrupção, etc. São muitíssimas lutas e as cidades têm papel fundamental nelas. A questão ambiental, que, nas últimas décadas, vem sendo posta cada vez mais intensamente! (O Pantanal continua pegando fogo!)

REFERÊNCIAS:

ABDALLA, Maurício. O capitalismo é selvagem? Ou: Por que celebrar Darwin? Disponível em: < https://fbes.org.br/2009/02/10/o-capitalismo-e-selvagem-ou-por-que-celebrar-darwin/#:~:text=A%20conclus%C3%A3o%20do%20autor%20de,destaque%20na%20alavanca%20desse%20sistema. > Acesso em 26/11/2020.

BRASIL ESCOLA – UOL. Independência dos Estados Unidos. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/historiag/independencia-estados-unidos.htm > Acesso em 26/11/2020.

Da WIKIPÉDIA, os verbetes: Castro Alves, Era dos Descobrimentos, Revolução Francesa, Burgo, Lista de Guerras, Globalização. Disponíveis através da pesquisa na própria Wikipédia, em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acessos em 26 de novembro de 2020.

 

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

REVISÃO DE FILOSOFIA PRIMEIROS E TERCEIROS ANOS (Prof. José Antônio Brazão.)

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO – PRIMEIROS ANOS

EaD 2020 – FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM DE FILOSOFIA DE 25 DE NOVEMBRO DE 2020

REVISÃO: ARISTÓTELES (Prof. José Antônio.)

Vejamos os slides a seguir, presentes no verbete Aristotle (Aristóteles) da Wikipédia:

https://en.wikipedia.org/wiki/Aristotle#/media/File:Aristotle_Altemps_Inv8575.jpg

O texto com as imagens:

https://en.wikipedia.org/wiki/Aristotle

Está em inglês. Foi usado pela quantidade de imagens de que dispõe. No celular ou no computador, o Google sempre pergunta se quer traduzir para o PORTUGUÊS. Faça isto. O que aqui nos interessou foram as imagens – revejam-nas e as traduzam. O Google Tradutor ou outro tradutor online poderá ser útil.

E o vídeo ARISTÓTELES, de Viviane Mosé.

https://www.youtube.com/watch?v=5HMOjM2lirE

 

 

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO – TERCEIROS ANOS

EaD 2020 – FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM DE FILOSOFIA DE 25 DE NOVEMBRO DE 2020

REVISÃO:  (Prof. José Antônio.)

TEMA: FILOSOFIA E ARTE, ESTÉTICA E PODER.

Vejamos os slides a seguir, presentes no verbete História da Arte da Wikipédia:

https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_art#/media/File:Lascaux2.jpg

 Vejamos também o vídeo ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO, que trata da arte usada como apoio no nazismo alemão, na primeira metade do século XX:

https://www.youtube.com/watch?v=IBqGThx2Mas

O vídeo mostra uma profunda relação entre arte e poder. Essa relação é antiga, desde antigos impérios, como o egípcio, o macedônico, o romano, o chinês, entre outros.

Vale lembrar que, desde tempos muito antigos, com destaque para os mesopotâmicos, os gregos, os egípcios e os romanos, além dos chineses e outros, a arte foi descoberta como um meio de assegurar e manter o poder, divulgação de ideias (no caso do nazismo, de ideias raciais, de poder, etc.), entre outros fins.

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

AULA ZOOM DE FILOSOFIA - O CONHECIMENTO NO MUNDO MODERNO (Prof. José Antônio Brazão.)

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO

EaD 2020 – FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM DE 24 DE NOVEMBRO DE 2020

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS – ENSINO MÉDIO (matutino) – FILOSOFIA.

TABELA O CONHECIMENTO NO MUNDO MODERNO

(Prof. José Antônio Brazão.) – 2ºs anos E.M.

PENSADOR

RENÉ DESCARTES (SÉC. XVII)

JOHN LOCKE

(SÉC. XVII\XVIII)

DAVID HUME

(SÉC. XVIII)

IMMANUEL KANT

(1724-1804)

LIVRO

Meditações Sobre a Filosofia Primeira [ou Meditações].

 Discurso do Método.

Ensaio acerca do Entendimento Humano.

Investigação sobre o entendimento humano.

Tratado da Natureza Humana.

Crítica da Razão Pura.

CORRENTE FILOSÓFICA

Racionalismo.

Empirismo (do grego empiria = experiência).

Empirismo.

Criticismo (crítica da razão [estudo mais apurado e investigativo da razão; julgamento da razão]).

FONTE PRINCIPAL DO CONHECIMENTO

A RAZÃO. A experiência é importante, mas enganosa. Ex.: a colher aparentemente quebrada no copo d’água.

Experiência – o contato direto com a realidade (o mundo) por meio da experiência sensorial (dos sentidos)

Experiência sensorial.

Experiência sensorial e Razão.

PONTO DE PARTIDA

O sujeito cognoscente (que conhece), racional.

O objeto (a realidade sensível), experienciado pela percepção sensorial.

Objeto (a realidade sensível), experienciado pela percepção sensorial.

A experiência (realidade objetiva) e o sujeito racional (cognoscente).

DESTAQUE EM SUA PESQUISA

Dúvida metódica ou hiperbólica. Metódica: tomada como método (método, gr. = caminho; pelo caminho).

Mente: tabula rasa (lat. = papel em branco). A mente é um papel em branco no qual nada foi escrito. A experiência escreve.

Hábito (ou costume): percepção repetida de experiências sensíveis de um fenômeno ou de fenômenos similares.

A priori (lat.: anteriores à experiência; que antecedem a experiência) o tempo e o espaço, formas a priori da sensibilidade.

POSIÇÃO QUANTO AO INATISMO

Existem ideias inatas, isto é, ideias que nascem conosco. Ex.: Cogito [Eu penso], Deus.

Não existem ideias inatas. A mente é uma tabula rasa ao nascer.

Não existem ideias inatas. O conhecimento (na mente):  por meio da experiência e do hábito.

O tempo e o espaço são formas a priori da sensibilidade que se encontram no sujeito.

CONTATO COM A CIÊNCIA DE SEU TEMPO

Nicolau Copérnico (heliocentrismo), Galileu Galilei e outros.

Isaac Newton e suas descobertas.

Ciência newtoniana.

Ciência newtoniana.

*PASSAR NO QUADRO DA SALA DE AULA, COM GIZES COLORIDOS OU CANETÕES, conforme o tipo de quadro, E EXPLICAR.

*Usar MAPAS e BANNERS da biblioteca da escola. Solicitar e levar para a sala, mostrando-os. Também DESENHOS poderão ajudar.

*Usar possíveis EXPERIMENTOS. Exemplos: o da colher no copo de água; o da imagem e de seu desenho, sem ela na frente a seguir, numa folha em branco; o pedido de descrição, por meio de diagrama (desenho geométrico) da escola, de memória, em uma folha em branco, etc.

SOBRE OS CINCO SENTIDOS:

PALADAR (clique no link e observe, depois vá passando as imagens):

https://en.wikipedia.org/wiki/Food#/media/File:Good_Food_Display_-_NCI_Visuals_Online.jpg

TATO (clique no link e observe, depois vá passando as imagens):

https://en.wikipedia.org/wiki/Somatosensory_system#/media/File:Tactile_markings_stairs_for_visually_impaired.jpg

OLFATO (clique no link e observe, depois vá passando as imagens):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Flor#/media/Ficheiro:Bluete-Schema.svg

https://pt.wikipedia.org/wiki/Perfume#/media/Ficheiro:Perfumes.jpg

AUDIÇÃO (clique no link e observe, depois vá passando as imagens):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Audi%C3%A7%C3%A3o

VISÃO (clique no link e observe, depois vá passando as imagens):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Natureza#/media/Ficheiro:Top_of_Atmosphere.jpg

https://es.wikipedia.org/wiki/Universo#/media/Archivo:NASA-HS201427a-HubbleUltraDeepField2014-20140603.jpg

SOBRE A RAZÃO (INTELECTO HUMANO): (Aqui imagens que definem o poder da razão.)

Imagem 1 (clique no link e veja, depois vá passando as imagens):

https://es.wikipedia.org/wiki/Inteligencia#/media/Archivo:Paris_-_Playing_chess_at_the_Jardins_du_Luxembourg_-_2966.jpg

Imagem 2 (clique no link e veja, depois vá passando as imagens):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Geometria#/media/Ficheiro:Teorema_de_desargues.svg

Imagens 3 e 4 (clique no link e veja, depois vá passando as imagens):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Computador#/media/Ficheiro:Computer_home_station.jpg

https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_de_Antic%C3%ADtera#/media/Ficheiro:NAMA_Machine_d'Anticyth%C3%A8re_1.jpg

SOBRE O TEMPO E O ESPAÇO (REF. A IMMANUEL KANT E DEMAIS):

Só para se ter uma ideia desses conceitos. A discussão sobre o espaço e o tempo em Kant ficará para outra aula.

TEMPO:

https://en.wikipedia.org/wiki/Time#/media/File:MontreGousset001.jpg

ESPAÇO:

Espaço local:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Povoado#/media/Ficheiro:Rua_principal_do_povoado_S%C3%A3o_Jos%C3%A9_dos_Cocais,_Coronel_Fabriciano_MG.JPG

Espaço interestelar:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_interestelar#/media/Ficheiro:Heic0411a.jpg

Espaço tridimensional:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Espa%C3%A7o_tridimensional#/media/Ficheiro:Cartesien-system.svg

Medida comum e simples do espaço:

https://es.wikipedia.org/wiki/Instrumento_de_medici%C3%B3n#/media/Archivo:Lineale.jpg

Medida em largura, altura e profundidade (o litro):

https://en.wikipedia.org/wiki/Litre#/media/File:CubeLitre.svg

ESPAÇO-TEMPO (CIÊNCIA ATUAL):

https://en.wikipedia.org/wiki/Spacetime#/media/File:GPB_circling_earth.jpg

 

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

AULA ZOOM DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA (INTERDISCIPLINAR) - PRIMEIROS ANOS - SOFISMAS, RAÇA, ETNIA E MULTICULTURALISMO (Prof. José Antônio Brazão.)

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

EaD 2020 – ENSINO MÉDIO – DIA: 20 DE NOVEMBRO DE 2020.

SÉRIE: PRIMEIROS ANOS.

AULA ZOOM DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA – INTERDISCIPLINAR

PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

 

SOFISMAS, RAÇA ETNIA E MULTICULTURALISMO:

(Prof. José Antônio Brazão.)

Sofismas, na lógica (filosofia), são raciocínios enganosos com aparência de verdade, usados, geralmente, como meios de enganar, desviar a atenção e convencer as pessoas, justificar ações injustas, defender interesses. Usados na manipulação das pessoas, às vezes de povos inteiros. Vejamos um caso extremo: o fascismo e o nazismo.

O tema de Sociologia deste bimestre é Raça, etnia e multiculturalismo. Neste tema um ponto importante é o racismo. E o que têm a ver com isto o fascismo e o nazismo?

O fascismo e o nazismo foram ideologias (conjuntos de ideias) de grupos extremistas e paramilitares que surgiram ou se firmaram, principalmente, depois da Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918). No caso do fascismo, na Itália. No caso do nazismo, na Alemanha. Entre os nomes que se destacaram, encontram-se os líderes: do fascismo, Benito Mussolini; do nazismo, Adolf Hitler.

Vídeo curto: “Nazismo: Alemanha (1933 - 1945) - Aula IX O Triunfo da Vontade: Regimes Totalitários”, em:

https://www.youtube.com/watch?v=1rscFcE3JJk

A ideologia fasci-nazista teve como elementos, por exemplo:

*A defesa da raça pura ariana (raça branca).

*Antissemitismo: oposição radical aos judeus (semitas). Milhões de judeus viriam, de fato, a serem mortos da década de 1930 até 1945, em guetos (certos bairros) e, principalmente, nos campos de concentração, além de outros lugares.

*Armamentismo.

*Intolerância a diferentes. Enorme quantidade de homossexuais e ciganos, negros, entre outras minorias, foram mortos em lugares diversos e, com os judeus, em campos de concentração, para os quais eram também enviados.

*Totalitarismo (ditadura): o controle do partido central e único – no caso do fascismo, do Partido Fascista italiano; no caso do nazismo, do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NAZISTA). Na verdade, de Socialista não tinha nada, nem defensor de trabalhadores – pelo contrário, os nazistas tiveram apoio de grandes grupos capitalistas: banqueiros, industriais, grandes empresários, latifundiários (grandes fazendeiros), entre outros enriquecidos que viram no Partido Nazista um ponto de apoio.

*Oposição radical ao socialismo e ao comunismo. Tanto que, no andar da II Guerra Mundial, Hitler ordenou o ataque da Rússia, então governada pelo Partido Comunista liderado por Stalin.

*Convencimento da população por muitos meios propagandísticos e até da educação formal. Usaram: rádio, jornais escritos, panfletos, cartazes, desfiles, bandeiras, estandartes, construções enormes, enfim, todos os meios possíveis e disponíveis nas décadas de 1920, 30 e 40. 

*Etc.

Sugestão de filme: A LISTA DE SCHINDLER.

Os sofismas, porém, não estão somente representados destacadamente nos casos citados (fascismo e nazismo). Estão presentes também, HOJE:

*Racismo – casos frequentes aparecem, nos meios de comunicação (jornais, revistas, etc.).

*Em propagandas enganosas. Por exemplo: de cigarros, de bebidas alcoólicas, de certos produtos, certas propagandas políticas, entre outras. Mulheres seminuas postas em propagandas de cerveja são meios usados pelos sofismas propagandísticos.

*A ideia de que os bois são os “bombeiros do Pantanal Matogrossense” – por comer as gramíneas e impedir, assim, que venham a pegar fogo – é um verdadeiro sofisma (raciocínio enganoso). Na verdade, defesa da produção pecuária em detrimento do meio ambiente natural.

*Em propagandas políticas – em promessas que, com cara de pau, são feitas mas que não serão cumpridas; em uso de argumentos que apelam para o sentimentalismo, etc.

*Etc.

Para evitar os sofismas: CONHECIMENTO e SABEDORIA/ESPERTEZA POSITIVA. O conhecimento fruto do aprendizado, da prática e da observação. Aprender é fundamental para não nos deixarmos levar pelos perigos dos sofismas e nem defendermos ideias contrárias a valores humanísticos e éticos.

Reforçando a sugestão: Filme A LISTA DE SCHINDLER.

No que diz respeito diretamente ao racismo, uma reportagem interessante do YAHOO: CONSCIÊNCIA NEGRA: COMO EDUCAR OS FILHOS EM UMA SOCIEDADE RACISTA? Disponível em:

https://br.noticias.yahoo.com/consciencia-negra-como-educador-os-filhos-em-uma-sociedade-racista-070027166.html

Essa reportagem inclui um vídeo que vale a pena ser visto.


quinta-feira, 19 de novembro de 2020

SOCIOLOGIA - TERCEIROS ANOS - ATIVIDADE FINAL DE NOVEMBRO DE 2020. (Prof. José Antônio Brazão.)

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO – TERCEIROS ANOS

SOCIOLOGIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ATIVIDADE FINAL DE NOVEMBRO DE 2020

NOME E TURMA:

 

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:

MORADIA: MERCADORIA RESTRITA:

SISTEMA NACIONAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL – SNHIS:

“A questão habitacional torna visível a exploração dos moradores da periferia. Os programas voltados para a construção de habitações para as classes pobres são precários, deixando um grande contingente de pessoas sem teto. A maioria dos programas habitacionais se concentra na proposta de serem linhas de financiamento de moradias e terrenos, com base em regras de mercado que implicam o pagamento pelas habitações por parte dos que contraem a dívida. Para isso, deve-se ter comprovação de renda e emprego formal, e é preciso que a casa esteja em terreno com posse legal. Esses requisitos nem sempre são preenchidos por pessoas das classes populares, pois muitos se acham desempregados ou em trabalhos formais.

A qualidade das unidades habitacionais direcionadas às classes populares é precária. Muitas são mal-acabadas, outras precisam de reforma logo que ocupadas pelas famílias. O mutirão, que é quando os moradores usam a própria força de trabalho e os conhecimentos empíricos para que sua habitação seja finalizada, é fato recorrente. E isso tudo depois de uma intensa jornada de trabalho semanal, que muitas vezes pode ultrapassar 40 horas.

Além disso, visando suprir o déficit de moradia, o capital imobiliário coloca à venda terrenos situados nas regiões periféricas e, para garantir um lucro maior, pouco investe em infraestrutura. O Estado entra na trama para aumentar as facilidades do capital imobiliário quando assume a responsabilidade pela infraestrutura e pelos serviços urbanos, mas na maior parte das vezes de forma retardada e incompleta. Enfim construída a habitação, tem início a luta dos moradores das periferias pelas conquistas de direitos sociais necessários para que a unidade habitacional alcance a condição de moradia.” [SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna, 2016. (p. 325)]

QUESTÃO 1: A questão habitacional torna visível:

(a)(     ) A preocupação em oferecer casas confortáveis a todas as classes sociais.

(b)(     ) A igualdade perante as leis e na prática.

(c)(      ) A redução nos lucros das empresas habitacionais em prol da população mais pobre.

(d)(     ) A dedicação dos moradores da periferia no momento de mutirões de casa própria.

(e)(     ) A exploração dos moradores da periferia.

QUESTÃO 2: “A maioria dos programas habitacionais se concentra na proposta de serem linhas de financiamento de moradias e terrenos, com base em regras de mercado(...).” Para que essas regras do mercado sejam cumpridas, são exigidos os seguintes elementos, menos:

(a)(     ) Pagamento pelas habitações por parte dos que contraem a dívida.

(b)(     ) Comprovação de renda.

(c)(      ) Ter emprego formal.

(d)(     ) Requisitos preenchidos por todas as pessoas das classes populares.

(e)(     ) Estar em terreno com posse legal.

QUESTÃO 3: “A qualidade das unidades habitacionais direcionadas às classes populares é precária. Muitas são mal-acabadas, outras precisam de reforma logo que ocupadas pelas famílias.” Casas mal-acabadas são resultados de:

(a)(     ) Uso de materiais caros, a ponto das pessoas não darem conta de os comprar.

(b)(     ) Uso de materiais de excelente qualidade, a ponto de não ser possível concluir as casas para não ficarem com preços muito caros.

(c)(      ) Uso de materiais baratos e inadequados, muitas vezes financiados com outro preço, afim de aumentar o lucro das construtoras.

(d)(     ) Uso de materiais e serviços de alta adequação ao clima e às intempéries, que suportam agruras dos mais diversos tipos.

(e)(     ) Uso de materiais de diversos tipos, como areia, tijolos, cimento, telhas, entre outros.

QUESTÃO 4: “O mutirão, que é quando os moradores usam a própria força de trabalho e os conhecimentos empíricos para que sua habitação seja finalizada, é fato recorrente. E isso tudo depois de uma intensa jornada de trabalho semanal, que muitas vezes pode ultrapassar 40 horas.” Conhecimentos empíricos são conhecimentos:

(a)(     ) Nascidos da reflexão racional de pedreiros e seus ajudantes.

(b)(     ) Surgidos por meio da experiência de pedreiros e seus ajudantes.

(c)(      ) Desenvolvidos intelectualmente, ao longo de muitos anos de aprendizado teórico.

(d)(     ) Nascidos da leitura de livros, no transcorrer do tempo, pelos pedreiros e ajudantes.

(e)(     ) Que necessitam da ajuda de engenheiros(as) que orientem e supervisionem o trabalho dos pedreiros.

QUESTÃO 5: “Além disso, visando suprir o déficit de moradia, o capital imobiliário coloca à venda terrenos situados nas regiões periféricas e, para garantir um lucro maior, pouco investe em infraestrutura.” Entre terrenos situados em regiões periféricas, um bom exemplo:

(a)(     ) Casas feitas em regiões de alagamento, a certa distância de rios, lagos e outros, ou em bairros distantes, onde nem asfalto nem esgoto ou serviço de água há.

(b)(     ) Casas ou prédios feitos(as) no centro da cidade. Como os centros têm se tornado locais de intenso comércio, essas casas ou prédios de moradia acabam sendo abandonados.

(c)(      ) Casas feitas em condomínios de luxo, que ficam, muitas vezes, fora das cidades.

(d)(     ) Prédios de moradia em bairros com hospitais, farmácias, livrarias, supermercados, entre outros tantos serviços.

(e)(     ) Hospitais situados em comunidades populares, nem sempre bem equipados, mas que prestam razoável serviço a tais comunidades.

QUESTÃO 6: Enfim construída a habitação, tem início a luta dos moradores das periferias pelas conquistas de direitos sociais necessários para que a unidade habitacional alcance a condição de moradia. Essa luta tem início pelas seguintes razões, com exceção de:

 (a)(     ) Incompletude do imóvel.

(b)(     ) Excelência de saneamento.

(c)(     ) Estrutura feita com material de má qualidade.

(d)(     ) Mal acabamento da casa.

(e)(     ) Qualidade precária.

QUESTÃO 7: Reflita e responda: Por si só o conhecimento pode tornar as pessoas melhores? (1,0)

 

 

 

QUESTÃO 8: Reflita e responda: Por que na vida é preciso agir de maneira ética? (1,0)

 

 

 

QUESTÃO 9: Reflita e explique brevemente a seguinte afirmação: “Quanto maior o esforço nos estudos, menores as chances de fracasso na vida.” (De uma frase no painel da escola.) (1,0)

 

 

 

QUESTÃO 10: Reflita e responda: Como você avalia seu empenho nas atividades em geral da escola no transcurso deste ano? Explique brevemente.(1,0)

 

 

 

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.