SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE
GOIÂNIA
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
ENSINO MÉDIO – PRIMEIRA SÉRIE
EaD – EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA 2020 – Aula ZOOM de
08/10/2020.
FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
TEMA: HELENISMO.
ESTUDO DE CASO: O APÓSTOLO PAULO E OS FILÓSOFOS EM
ATENAS.
PAULO E OS
FILÓSOFOS HELENÍSTICOS EM ATENAS (Prof. José Antônio Brazão.)
No capítulo 17 do livro neotestamentário
(do Novo Testamento) bíblico dos ATOS DOS APÓSTOLOS, o apóstolo Paulo, depois
de ter estado com companheiros seus de pregação em outras cidades (Tessalônica
e Bereia), é conduzido a Atenas. Estando aí, vendo as práticas religiosas
pagãs, pôs-se a pregar, a falar de Jesus, de seus ensinamentos e de sua
ressurreição, tanto na sinagoga (igreja de judeus, pois Paulo era judeu de
nascimento) quanto na praça (ágora) para os que ali se encontravam. Um grupo de
filósofos estoicos e epicuristas (epicureus) o chamou para uma conversa em
particular.
Ler
ATOS DOS APÓSTOLOS cap. 17, versículos 13 a 34:
“(13)Quando os
judeus de Tessalônica ficaram sabendo que Paulo estava pregando a palavra de
Deus em Bereia, dirigiram-se também para lá, agitando e alvoroçando as
multidões.
(14)Imediatamente
os irmãos enviaram Paulo para o litoral, mas Silas e Timóteo permaneceram em
Bereia.
(15)Os
homens que foram com Paulo o levaram até Atenas, partindo depois com instruções
para que Silas e Timóteo se juntassem a ele, tão logo fosse possível.
(16)Enquanto
esperava por eles em Atenas, Paulo ficou profundamente indignado ao ver que a
cidade estava cheia de ídolos.
(17)Por
isso, discutia na sinagoga com judeus e com gregos tementes a Deus, bem como na
praça principal, todos os dias, com aqueles que por ali se encontravam.
(18)Alguns
filósofos epicureus e estoicos começaram a discutir com ele. Alguns
perguntavam: "O que está tentando dizer esse tagarela? " Outros
diziam: "Parece que ele está anunciando deuses estrangeiros", pois
Paulo estava pregando as boas novas a respeito de Jesus e da ressurreição.
(19)Então
o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber
que novo ensino é esse que você está anunciando?
(20)Você
está nos apresentando algumas ideias estranhas, e queremos saber o que elas
significam".
(21)Todos
os atenienses e estrangeiros que ali viviam não cuidavam de outra coisa senão
falar ou ouvir as últimas novidades.
(22)Então
Paulo levantou-se na reunião do Areópago e disse: "Atenienses! Vejo que em
todos os aspectos vocês são muito religiosos,
(23)pois,
andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei
até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram,
apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio.
(24)"O
Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não
habita em santuários feitos por mãos humanas.
(25)Ele
não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele
mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.
(26)De
um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo
determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que
deveriam habitar.
(27)Deus
fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem
encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós.
(28)‘Pois
nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de
vocês: ‘Também somos descendência dele’.
(29)"Assim,
visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é
semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e
imaginação do homem.
(30)No
passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em
todo lugar, se arrependam.
(31)Pois
estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem
que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os
mortos".
(32)Quando
ouviram sobre a ressurreição dos mortos, alguns deles zombaram, e outros
disseram: "A esse respeito nós o ouviremos outra vez".
(33)Com
isso, Paulo retirou-se do meio deles.
(34)Alguns
homens juntaram-se a ele e creram. Entre eles estava Dionísio, membro do
Areópago, e também uma mulher chamada Dâmaris, e outros com eles.”
BÍBLIA
NVI. Atos 17:13-34 (NVI – Nova Versão
Internacional.) Disponível em: < https://www.bibliaonline.com.br/nvi/atos/17
> Acesso em 21/09/2020.
Para se poder entender as razões da saída
dos filósofos epicuristas (epicureus) e estoicos é preciso se fazer uma
análise. O quadro (A tabela) seguinte ajudará bastante:
TABELA
PAULO E OS FILÓSOFOS HELENÍSTICOS NO AREÓPAGO DE ATENAS: (Prof. José
Antônio Brazão.)
PERSONAGENS: |
PAULO(CRISTÃO) |
ATENIENSES PAGÃOS
(Havia judeus e outros, mas aqui será
analisados somente os pagãos) |
FILÓSOFOS ESTOICOS |
FILÓSOFOS EPICUREUS (EPICURISTAS) |
MUNDO |
*Criado por Deus
em seis dias (Gênesis, capítulos 1 a 3). |
*Não criado. Do
Caos surgiu o Cosmos. (Cf. mitologia grega, Hesíodo, livro [poema] Teogonia). |
*Não criado. *Toda realidade:
realidade racional. (COTRIM e FERNANDES, 2013, p. 231). |
*Não criado. Não
originado do nada. Universo: matéria corpórea (átomos) + vazio (vácuo).
Universo infinito e ilimitado. (EPICURO,
2006, pp. 48-49). |
CRENÇAS
OU IDEIAS PRINCIPAIS |
*Monoteísta (um
único Deus). |
*Politeístas
(v.16). |
Deus: fonte dos
princípios racionais que regem a realidade, integrado à natureza – “Somos
deste mundo”. Morte: dissolução. (Idem, p. 231.) |
*Vivenciando a tranquilidade,
“os deuses não têm nenhuma preocupação para conosco.” ([grifo meu] (INTERNET ENCYCLOPEDIA OF PHILOSOPHY. Verbete
Epicurus.) |
*Deus: Criador, “Senhor
do céu e da terra”, independente do homem e dá vida a todos (v. 25);
encontrável, não distante das pessoas (v.27); não é semelhante ao que é
esculpido (v.29); é um Deus que perdoa (v.30); ressuscitou Jesus (v. 31). [v. =
versículo(s)] |
* Gostavam de
novidades (v.21). |
*Dever: fonte de
felicidade. Feliz: o que “vive segundo sua própria natureza, a qual integra a
natureza do universo.” (Ibidem, p. 231). |
*Prazer ligado ao
equilíbrio (ou com equilíbrio). Prazer: “princípio e fim da vida felis.”
(Epicuro, apud ARANHA e MARTINS, 1994, p. 289). |
|
*Muito religiosos
(v.22). *Altar até para o
Deus Desconhecido (v. 22-23). |
*Busca da
ATARAXIA, a imperturbabilidade da alma. (Ibid., p. 231). |
*ATARAXIA. (COTRIM e FERNANDES, 2013, p. 230). (cf. Epicuro, 2013, p. 55, n. 17, e p. 107) |
||
*Na cidade de
Atenas: praças, tempos pagãos e judaicos (vv. 16-17). Cidade grega de
destaque. |
Fundador: Zenão
de Cítio (335 – 263 a.C.). Teve discípulos até no Império Romano: p. ex.: os
filósofos com Paulo no Areópago em Atenas. Também: Sêneca (4-65 d.C.) e o
Imperador Marco Aurélio (121-180 d.C. e outros. (Datas: Wikipédia). |
*Fundador:
Epicuro de Samos. *Discípulo
destacado: Diógenes de Enoanda (século II d.C.), rico, que fez colocarem nos
muros da cidade de Enoanda os ensinamentos epicuristas. (Cf. Wikipédia e outros
sites.) |
||
RESSURREIÇÃO/
PÓS-VIDA |
*Paulo acreditava
na ressurreição e no julgamento do mundo (v. 31). |
*Criam no
pós-vida, ainda que não na ressurreição (como no cristianismo). HADES:
habitação dos mortos. Cf. Homero – Ilíada
e Odisseia. |
Ser humano:
integrado à natureza. “Somos deste mundo e, ao morrer, nos dissolvemos neste
mundo.” (COTRIM e FERNANDES, 2013, p. 231). |
*Sobre a morte: “A
morte nada é(...), aquilo que já foi dissolvido não possui mais sentimentos”
e “não nos importa”. (EPICURO, 2013, p. 61.) |
Apresentar
e explicar a tabela acima.
REFERÊNCIAS:
ARANHA,
Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. FILOSOFANDO: Introdução à Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna,
2009.
BÍBLIA
NVI. Atos 17:13-34 (NVI – Nova Versão Internacional.) Disponível em: <
https://www.bibliaonline.com.br/nvi/atos/17 > Acesso em 21/09/2020.
CHAUÍ,
Marilena. Iniciação à Filosofia.
2.ed. São Paulo, Ática, 2014.
COTRIM,
Gilberto e FERNANDES, Mirna. Fundamentos
de Filosofia. Disponível em: < https://www.academia.edu/37334864/Fundamentos_de_FILOSOFIA_GILBERTO_COTRIM_MIRNA_FERNANDES
> Acesso em 21/09/2020.
EPICURO.
Pensamentos. São Paulo, Martin
Claret, 2006. (Col. A Obra-Prima de Cada Autor.)
INTERNET
ENCYCLOPEDIA OF FILOSOFIA. Verbete Epicurus.
Disponível em: < https://iep.utm.edu/epicur/
> Acessos de 2015 a 2020. [Em 2020: 21 de setembro.]
WIKIPÉDIA.
Verbetes: Helenismo, Zenão de Cítio,
Marco Aurélio, Sêneca e outros. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
> Acesso: 21 de setembro de 2020.
Obs.:
Epicuro, 2013 – Ver livro de COTRIM e FERNANDES.
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