terça-feira, 13 de outubro de 2020

EaD 2020 - Aula ZOOM de 08/09/2020. Primeiros anos - FILOSOFIA - Paulo e os filósofos helenísticos em Atenas. (Prof. José Antônio Brazão.)

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO – PRIMEIRA SÉRIE

EaD – EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA 2020 – Aula ZOOM de 08/10/2020.

FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

TEMA: HELENISMO.

ESTUDO DE CASO: O APÓSTOLO PAULO E OS FILÓSOFOS EM ATENAS.

 

PAULO E OS FILÓSOFOS HELENÍSTICOS EM ATENAS (Prof. José Antônio Brazão.)

No capítulo 17 do livro neotestamentário (do Novo Testamento) bíblico dos ATOS DOS APÓSTOLOS, o apóstolo Paulo, depois de ter estado com companheiros seus de pregação em outras cidades (Tessalônica e Bereia), é conduzido a Atenas. Estando aí, vendo as práticas religiosas pagãs, pôs-se a pregar, a falar de Jesus, de seus ensinamentos e de sua ressurreição, tanto na sinagoga (igreja de judeus, pois Paulo era judeu de nascimento) quanto na praça (ágora) para os que ali se encontravam. Um grupo de filósofos estoicos e epicuristas (epicureus) o chamou para uma conversa em particular.

Ler ATOS DOS APÓSTOLOS cap. 17, versículos 13 a 34:

(13)Quando os judeus de Tessalônica ficaram sabendo que Paulo estava pregando a palavra de Deus em Bereia, dirigiram-se também para lá, agitando e alvoroçando as multidões.

(14)Imediatamente os irmãos enviaram Paulo para o litoral, mas Silas e Timóteo permaneceram em Bereia.

(15)Os homens que foram com Paulo o levaram até Atenas, partindo depois com instruções para que Silas e Timóteo se juntassem a ele, tão logo fosse possível.

(16)Enquanto esperava por eles em Atenas, Paulo ficou profundamente indignado ao ver que a cidade estava cheia de ídolos.

(17)Por isso, discutia na sinagoga com judeus e com gregos tementes a Deus, bem como na praça principal, todos os dias, com aqueles que por ali se encontravam.

(18)Alguns filósofos epicureus e estoicos começaram a discutir com ele. Alguns perguntavam: "O que está tentando dizer esse tagarela? " Outros diziam: "Parece que ele está anunciando deuses estrangeiros", pois Paulo estava pregando as boas novas a respeito de Jesus e da ressurreição.

(19)Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?

(20)Você está nos apresentando algumas ideias estranhas, e queremos saber o que elas significam".

(21)Todos os atenienses e estrangeiros que ali viviam não cuidavam de outra coisa senão falar ou ouvir as últimas novidades.

(22)Então Paulo levantou-se na reunião do Areópago e disse: "Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos,

(23)pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio.

(24)"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas.

(25)Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.

(26)De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar.

(27)Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós.

(28)‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’.

(29)"Assim, visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem.

(30)No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.

(31)Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos".

(32)Quando ouviram sobre a ressurreição dos mortos, alguns deles zombaram, e outros disseram: "A esse respeito nós o ouviremos outra vez".

(33)Com isso, Paulo retirou-se do meio deles.

(34)Alguns homens juntaram-se a ele e creram. Entre eles estava Dionísio, membro do Areópago, e também uma mulher chamada Dâmaris, e outros com eles.

BÍBLIA NVI. Atos 17:13-34 (NVI – Nova Versão Internacional.) Disponível em: < https://www.bibliaonline.com.br/nvi/atos/17 > Acesso em 21/09/2020.

 

Para se poder entender as razões da saída dos filósofos epicuristas (epicureus) e estoicos é preciso se fazer uma análise. O quadro (A tabela) seguinte ajudará bastante:

TABELA PAULO E OS FILÓSOFOS HELENÍSTICOS NO AREÓPAGO DE ATENAS: (Prof. José Antônio Brazão.)

PERSONAGENS:

PAULO(CRISTÃO)

ATENIENSES

PAGÃOS (Havia judeus e outros, mas aqui será analisados somente os pagãos)

FILÓSOFOS

ESTOICOS

FILÓSOFOS

EPICUREUS

(EPICURISTAS)

MUNDO

*Criado por Deus em seis dias (Gênesis, capítulos 1 a 3).

*Não criado. Do Caos surgiu o Cosmos. (Cf. mitologia grega, Hesíodo, livro [poema] Teogonia).

*Não criado.

*Toda realidade: realidade racional. (COTRIM e FERNANDES, 2013, p. 231).

*Não criado. Não originado do nada. Universo: matéria corpórea (átomos) + vazio (vácuo). Universo infinito e ilimitado. (EPICURO, 2006, pp. 48-49).

CRENÇAS OU IDEIAS PRINCIPAIS

*Monoteísta (um único Deus).

*Politeístas (v.16).

Deus: fonte dos princípios racionais que regem a realidade, integrado à natureza – “Somos deste mundo”. Morte: dissolução. (Idem, p. 231.)

*Vivenciando a tranquilidade, “os deuses não têm nenhuma preocupação para conosco.” ([grifo meu] (INTERNET ENCYCLOPEDIA OF PHILOSOPHY. Verbete Epicurus.)

*Deus: Criador, “Senhor do céu e da terra”, independente do homem e dá vida a todos (v. 25); encontrável, não distante das pessoas (v.27); não é semelhante ao que é esculpido (v.29); é um Deus que perdoa (v.30); ressuscitou Jesus (v. 31).

[v. = versículo(s)]

* Gostavam de novidades (v.21).

*Dever: fonte de felicidade. Feliz: o que “vive segundo sua própria natureza, a qual integra a natureza do universo.” (Ibidem, p. 231).

*Prazer ligado ao equilíbrio (ou com equilíbrio). Prazer: “princípio e fim da vida felis.” (Epicuro, apud ARANHA e MARTINS, 1994, p. 289).

*Muito religiosos (v.22).

*Altar até para o Deus Desconhecido (v. 22-23).

*Busca da ATARAXIA, a imperturbabilidade da alma. (Ibid., p. 231).

*ATARAXIA. (COTRIM e FERNANDES, 2013, p. 230). (cf. Epicuro, 2013, p. 55, n. 17, e p. 107)

*Na cidade de Atenas: praças, tempos pagãos e judaicos (vv. 16-17). Cidade grega de destaque.

Fundador: Zenão de Cítio (335 – 263 a.C.). Teve discípulos até no Império Romano: p. ex.: os filósofos com Paulo no Areópago em Atenas. Também: Sêneca (4-65 d.C.) e o Imperador Marco Aurélio (121-180 d.C. e outros. (Datas: Wikipédia).

*Fundador: Epicuro de Samos.

*Discípulo destacado: Diógenes de Enoanda (século II d.C.), rico, que fez colocarem nos muros da cidade de Enoanda os ensinamentos epicuristas. (Cf. Wikipédia e outros sites.)

RESSURREIÇÃO/ PÓS-VIDA

*Paulo acreditava na ressurreição e no julgamento do mundo (v. 31).

*Criam no pós-vida, ainda que não na ressurreição (como no cristianismo). HADES: habitação dos mortos. Cf. Homero – Ilíada e Odisseia.

Ser humano: integrado à natureza. “Somos deste mundo e, ao morrer, nos dissolvemos neste mundo.” (COTRIM e FERNANDES, 2013, p. 231).

*Sobre a morte: “A morte nada é(...), aquilo que já foi dissolvido não possui mais sentimentos” e “não nos importa”. (EPICURO, 2013, p. 61.)

 

Apresentar e explicar a tabela acima.

 

REFERÊNCIAS:

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. FILOSOFANDO: Introdução à Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.

BÍBLIA NVI. Atos 17:13-34 (NVI – Nova Versão Internacional.) Disponível em: < https://www.bibliaonline.com.br/nvi/atos/17 > Acesso em 21/09/2020.

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 2.ed. São Paulo, Ática, 2014.

COTRIM, Gilberto e FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia. Disponível em: <  https://www.academia.edu/37334864/Fundamentos_de_FILOSOFIA_GILBERTO_COTRIM_MIRNA_FERNANDES > Acesso em 21/09/2020.

EPICURO. Pensamentos. São Paulo, Martin Claret, 2006. (Col. A Obra-Prima de Cada Autor.)

INTERNET ENCYCLOPEDIA OF FILOSOFIA. Verbete Epicurus. Disponível em: < https://iep.utm.edu/epicur/ > Acessos de 2015 a 2020. [Em 2020: 21 de setembro.]

WIKIPÉDIA. Verbetes: Helenismo, Zenão de Cítio, Marco Aurélio, Sêneca e outros. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso: 21 de setembro de 2020.

Obs.: Epicuro, 2013 – Ver livro de COTRIM e FERNANDES.

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