quinta-feira, 8 de outubro de 2020

AULA EaD - ZOOM - DE 09/10/2020. FILOSOFIA - TERCEIROS ANOS E EP3. (Prof. José Antônio Brazão.)

                                 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

EaD – EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA 2020

FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

TERCEIROS ANOS.

TEMA: ESTÉTICA.

ESTÉTICA: A ARTE E O MUNDO DOS SÍMBOLOS (Prof. José Antônio Brazão.)

(Uso possível de SLIDES. Complemento\exposição. No caso: ONLINE.)

Dentre as grandes formas de expressão da percepção humana do mundo circundante encontra-se a arte. E nela se encontram diversidades de expressão: a pintura, a escultura, a literatura, o desenho, a música com suas diferenciações (clássica, hip hop, rock, sertaneja, instrumental, oral, oral-instrumental, etc.), a modelagem, a arquitetura, além de muitas outras. As artes contêm linguagens carregadas da capacidade de transmitir ideias e valores, em cada tempo da história. Através dela pode-se justificar ou criticar a realidade social, econômica e política, comunicar valores como o amor ou o ódio, a alegria ou a tristeza, dentre outros tantos usos e significações.

A arte é muito antiga: agrupamentos humanos que viviam junto ao mar, há milhares de anos, perfuravam conchas e as entrelaçavam com linhas feitas de fibras e formavam colares, com certeza usados, por exemplo, como enfeites e formas de embelezamento das mulheres. A preocupação com a beleza e a vaidade, seguramente, é antiga e significativa! Houve outros grupos que, vivendo nas cavernas, ao aprender a dominar a técnica de extrair cores de certas rochas e\ou do carvão e\ou de plantas, misturando um pouco de água e\ou cuspe, fizeram pinturas em paredes de suas respectivas cavernas.

As mais famosas pinturas rupestres de cavernas são, provavelmente, as de Lascaux, na França, em razão do detalhismo nelas presente. Mas também encontráveis até no nordeste e no norte do Brasil. Isto prova a importância dos elementos artísticos para a vida das pessoas primitivas, seja como formas de certo domínio ritual sobre os animais que eram caçados (muitas pinturas rupestres são, de fato, de animais), para dar sorte nas caçadas, seja como forma de registro para outras pessoas, num tempo em que a escrita propriamente dita ainda não havia surgido.

A pintura do corpo, seja no momento dos rituais de passagens de fases da vida, seja como preparação para a guerra, seja para separar os chefes ou por qualquer outro motivo, foi ainda outro tipo de arte presente em tempos bem recuados, sendo, aliás, ainda em nosso tempo. Curiosamente, quanto ao corpo, a estética facial, a modelagem corporal, a maquiagem, a radicalidade das tatuagens, dentre outras, são formas vivas do quanto as pessoas são capazes de usar a arte para transmitir ideias de beleza, de atratividade humana, de expressão do amor ou do desejo de transmitir certas mensagens, de pertença a algum grupo (a alguma tribo, como se diz no dia a dia) ou até de crítica social e política  (há pessoas que tatuam símbolos políticos e\ou sociais).

Outra arte fundamental, desde o momento em que os seres humanos primitivos aprenderam a articular a linguagem falada, foi a arte de contar histórias. Para tanto, a capacidade de criar (a criatividade) e a imaginação foram fundamentais, aliadas à observação do mundo, à curiosidade e ao desejo de entender a realidade, inserindo nela a vida da tribo, das pessoas, dos seres humanos. A arte de contar histórias chegou a um grau tão grande e significativo que passou a ser usada como um meio educativo de transmissão de valores e ideias às novas gerações, como meio, juntamente com a religiosidade, de criar mitos, formas primitivas de explicação do mundo, tão fortes que até hoje são usados na arte contemporânea, desde a pintura, passando pelos estudos das psicologias psicanalítica e junguiana, até o cinema (inúmeros filmes contêm elementos da mitologia greco-romana, chinesa e de outros povos).

Ao sair das cavernas e com a sedentarização de grupos e tribos, a arte da arquitetura, em diferentes sociedades, para uso público ou privado e como forma de embelezamento e de poder: pirâmides no Egito e na América Central, zigurates na Mesopotâmia, prédios públicos e templos magníficos nesses lugares, na Grécia e em Roma. No mundo atual: grandiosas e magníficas obras arquitetônicas em muitos lugares, refletindo relações de poder, seja econômico, político, militar ou outro.

Retomando o campo do relato do sagrado, do mítico, a arte de contar histórias foi enriquecida com a invenção da escrita. Dois bons exemplos disto, no mundo ocidental, foram Hesíodo e Homero, poetas gregos que viveram há vários séculos antes de Cristo e cujas obras-primas (Teogonia, Os Trabalhos e os Dias, do primeiro; Ilíada e Odisseia, do segundo) foram copiadas e recopiadas, transmitidas e retransmitidas ao longo dos últimos milênios, chegando aos tempos atuais.

Com o passar do tempo e com a complexificação das relações político-economico-sociais, a arte foi também complexificando-se. No campo religioso, por exemplo, com o surgimento das cidades e de novos deuses que antes não existiam em tribos caçadoras surgiram. Em alguns casos, houve a incorporação, em alguns casos (o gregos, por exemplo, adoravam Pã, Diana e outros), de deuses da caça e do campo. O fato é que, juntamente com as novidades, com as novas relações sociais e políticas, a arte também foi tomando novas formas: no Egito antigo, na Grécia antiga, na Mesopotâmia com suas cidades-estados, Persas, além de outros povos antigos, a arte foi aprimorada a um alto grau de desenvolvimento: formas e contornos mais precisos e naturalísticos, uma imensa quantidade de tonalidades de cores, com novas técnicas de produção material destas, etc. A arte também passou a expressar, mais profunda e significativamente, o poder: desde o poder político-social humano até o poder de deuses e deusas e, com estes, dos seus representantes religiosos, os sacerdotes e as sacerdotisas.

E quanto aos mundos mitológicos greco-romano e egípcio, vale a pena lembrar que a poesia dos aedos (poetas), no caso dos gregos, ou dos sacerdotes, no caso dos egípcios, a escrita e a escultura de deuses e deusas, juntamente com a pintura nas paredes, com a arte da ourivesaria e outras ligadas ao culto das divindades, mostram o quanto tipos diferentes de artes podem ser usados. No mundo atual, curiosamente, nos meios de comunicação social e, para citar novamente, no cinema, pode-se perceber claramente a conjugação de diferentes artes, tanto auditivas quanto visuais, gráficas e computacionais, tornando-os fortemente atrativos, convidativos. Conjunção de formas artísticas com finalidades comerciais (incentivo ao consumo e ao consumismo), políticas (artes usadas para transmitir ideias de poder e para garantir sua manutenção), ou simplesmente para expressar o amor e a vida, as relações entre as pessoas, dando a tais relações significados novos. Conjunção também presente igualmente em tendências artísticas, com sua rica expressividade e sua beleza própria, sem desmerecer toda a riqueza do caráter histórico da arte e que acrescentam à história desta algo novo ou revisto com novos olhos, dentro de cada contexto.

Os filósofos também pensaram a arte. Para Platão (grego, séculos V\IV a.C.), como expõe na República, a arte é uma imitação da imitação, uma cópia da cópia do mundo inteligível, isto é, cópia imperfeita do mundo sensível, que é, por sua vez, cópia do Mundo das Ideias (mundo inteligível). Para Hegel (séculos XVIII\parte do XIX d.C.), em sua Fenomenologia do Espírito, uma manifestação do espírito objetivo e do conjunto da evolução do espírito, desde o espírito subjetivo, passando pelo objetivo, até o momento em que o espírito (a cultura humana tomada em um caráter abstrato, ou seja, a nível de pensamento, separadamente do real) alcança seu nível mais alto: o espírito absoluto. Para Nietzsche (séc. XIX) a arte carrega a vitalidade da vida, uma manifestação dos princípios apolíneo e dionisíaco, da dialética entre a preocupação com a precisão e a ponderação do apolíneo, o desequilíbrio (como a da embriaguez do vinho produzido nas vinhas de Baco-Dioniso), a desordem, a vitalidade e a alegria do dionisíaco. Para Marx e Engels, também do século XIX, como mostram, por exemplo, o Manifesto do Partido Comunista e A Ideologia Alemã, a arte faz parte da superestrutura nascida da base econômica, da produção da vida material e das relações que aí se estabelecem a cada época da história.

No século XIX, Freud e Jung, os grandes pesquisadores da psicologia humana, souberam explorar bem o conhecimento da arte e de como nela encontram-se também elementos da expressão do inconsciente humano, como forma de sublimação dos impulsos sexuais (Freud) ou como expressão do inconsciente coletivo da humanidade e da capacidade criativa do inconsciente (Jung). Com certeza, a arte é uma das grandes manifestações da criatividade consciente e inconsciente humana. No século XX, Adorno e Horkheimer, ambos da Escola de Frankfurt, chamaram atenção para a transformação econômica da arte, como objeto de consumo e servindo ao mundo do consumo, por meio da indústria cultural. É claro, mesmo percebendo que essa indústria é capaz de incorporar diferentes formas de arte, souberam distinguir, por exemplo, entre o tipo próprio, mais comum da música da indústria cultural (citam, p. ex., entre outras, o jazz, marcante em sua época), com suas repetições e pouca complexidade, que atinge um grande público, e as obras da música clássica, com sua rica complexidade. Ademais, a arte é usada em termos de poder político.

Governantes de estados, desde a antiguidade até hoje, usam a arte como forma de comunicação de seu poder, de sua força, como, por exemplo: Alexandre o Grande, imperadores romanos, reis da antiga Pérsia, nazistas e fascistas, ditadores da extinta URSS, dentre outros. A arte é uma forma valiosa de demonstrar e garantir o poder, deixando claro quem é que manda e a força que tem: estátuas de reis e imperadores, fotografias de presidentes e outros governantes, cartazes de propaganda, estandartes, palácios arquitetônica, artística e minuciosamente elaborados, etc. (PESQUISA, No. 4)

No mundo atual, a arte encontra-se espalhada em muitos lugares: nas ruas (p. ex.: cantores e cantoras de ruas, grafites nos muros, prédios, feiras populares), nas paredes de diversas repartições públicas, nos teatros, nos ateliês, nos museus e assim por diante. Nos séculos XIX, XX e XXI, novas formas de arte foram surgindo, fugindo do tradicionalismo artístico de séculos anteriores. Pablo Picasso, Salvador Dali, Anita Malfatti, Claude Monet, dentre outros(as) artistas trouxeram mudanças significativas para a expressão artística, incluindo expressões do mundo externo e do interior humano.

Enfim, manifestada como expressão do espírito humano e mesmo posta em acirradas discussões, o fato é que sem a arte, com certeza, a vida humana tornar-se-ia entediante e poderia perder muito de sua riqueza humanístico-cultural e até mesmo de sua história (arqueólogos, pesquisadores e historiadores que o digam!).

[Professor(a) de Filosofia: (1) proponha um trabalho em grupos sobre a arte em diferentes épocas da história da arte, através de cartazes, slides e\ou vídeos produzidos pelos e pelas estudantes; (2) que tragam o resultado para a sala de aula e discutam, explorando diversos aspectos da arte e refletindo sobre eles; (3) a seguir, por diferentes meios, trabalhe com textos de filósofos(as), de diferentes épocas da história da Filosofia, sobre a arte e, com as turmas, como eles(as) dela tratam; (4) reflita com as turmas sobre a arte e a estética hoje e seus aspectos econômicos, sociais, políticos e ideológicos e como, mesmo ligada a estes, a arte manifesta profundamente o humano, demasiadamente humano; (5) outras possibilidades (a levantar). (Sugestões minhas.)]

OUTRAS ATIVIDADES POSSÍVEIS FUTURAMENTE, NO RETORNO:

(1)SLIDES contendo imagens de obras artísticas populares e eruditas. Montar e apresentar para as turmas ou solicitar que estas façam os slides, em grupos, e cada um destes apresenta aos demais.

(2)LIVROS DE ARTES PICTÓRICAS: podem ser utilizados para mostrar imagens de artes diversas para as turmas, em caso de não possibilidade de se usar os slides. Bibliotecas escolares costumam ter livros de artes, contendo muitas imagens.

(3)TRABALHO COM MÚSICAS: utilizar uma música ou solicitar que pequenos grupos, em cada turma, apresentem diferentes tipos de músicas, um tipo para cada grupo. É preciso, neste caso, que cada estudante receba uma folha contendo uma ou duas músicas. Analisar os aspectos estético-filosóficos e outros relacionados às músicas apresentadas.

(4)PROPOR UMA PESQUISA SOBRE:  (A) ARTE E O PODER NO PASSADO E HOJE! Imagens... Em livros de arte, na internet, enciclopédias, etc.; (B) ARTE E CIÊNCIA. Imagens, diagramas, etc.

(5)CAÇA-PALAVRAS: A SEGUIR. (Outra atividade.)

(6)MAPAS, conforme a possibilidade.

 

O caça-palavras a seguir pode ser usado como material complementar. Boa atividade para se fazer, mesmo que não tenha valor de nota, em tempos de Educação à Distância. É interessante, é lúdico e pode ser útil no aprendizado. Na escola, no retorno, para atender a todos.

O caça-palavras ajuda a desenvolver: a lateralidade, a coordenação motora, a capacidade de observação, a atenção, o conhecimento de palavras novas, entre outras habilidades, como o trabalho em grupo também (uns ajudando outros, ainda que a atividade se preste ao estudo pessoal, particular).

CAÇA-PALAVRAS “ESTÉTICA: A ARTE E O MUNDO DOS SÍMBOLOS”:

Da direita para a esquerda, na horizontal, na vertical e na diagonal. (Prof. José Antônio Brazão.)

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BOM APRENDIZADO!

 

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