terça-feira, 20 de outubro de 2020

AULA EaD ZOOM de 22 DE OUTUBRO DE 2020. SOCIOLOGIA. TERCEIROS ANOS E EP3. (Prof. José Antônio Brazão.)

                                               SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO – TERCEIROS ANOS E EP3

AULA EaD 2020. SOCIOLOGIA – Prof. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

DATA: 22 DE OUTUBRO DE 2020.

 

A VIDA NAS CIDADES DO SÉCULO XXI – QUESTÕES CENTRAIS:

SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE:

O MUNDO NATURAL SOB ATAQUE (Prof. José Antônio Brazão.)

SLIDES possíveis:

(1)Imagens do Pantanal Mato-grossense antes e em tempos de queimadas.

(2)Imagens da Wikipédia (ver as Referências, ao final).

(3)Imagens de Poluição de diferentes tipos e em diferentes lugares do mundo. (Ver nas Referências.)

Os seres humanos habitam a Terra há alguns milhares de anos. A Terra, em si, tem cerca de quatro bilhões e meio de anos, aproximadamente, três e meio dos quais guardando a vida em sua contínua evolução, inclusive a dos próprios seres humanos.

Para dispor de condições de vida, o ser humano precisa extrair da natureza os materiais que lhe são necessários para se alimentar, se aquecer, proteger-se contra os perigos, abrigar-se, elaborar remédios para combater doenças e outros males do corpo, entre outras necessidades e, para além destas: comércio.

Das árvores, os seres humanos extraem frutas, madeira para fazer fogueiras, assar carne, fazer móveis e partes de construções, substâncias dos mais diferentes tipos e para os mais diversos propósitos.

No solo os seres humanos plantam sementes que geram plantas as mais variadas: trigo, leguminosas, milho, feijão, arroz, amendoim e muitas outras. Do solo extraem minerais, metais, petróleo, metais preciosos, bem como uma multiplicidade de outros materiais. A atividade mineradora, com efeito, é de essencial importância para o desenvolvimento de muitas técnicas e tecnologias. Até mesmo um computador é fruto os produtos extraídos do solo e que são transformados.

Dos mares e rios os seres humanos tiram peixes, camarões, entre outros seres vivos que lhes servem de alimentação. Com algas fazem, inclusive, cosméticos, remédios, etc. O problema, quanto à pesca, é a pesca predatória, que pesca de tudo indiscriminadamente e em grande quantidade, para fins comerciais. Muitos peixes inúteis ao comércio morrem em decorrência disto e são rejeitados, desperdiçados.

Das montanhas se extraem rochas úteis à construção. Terrenos onde havia milhares, talvez milhões, de árvores são queimados para dar lugar a pastagens.

A produção contínua de bens exige demasiadamente da natureza e dos seres vivos a ela ligados, postos a serviço da ambição humana.

Nos últimos dois ou três séculos, com a Revolução Industrial, o poder dos seres humanos sobre a natureza ampliou-se deverasmente, levando ao consumo cada vez maior de centenas de milhares de materiais extraídos daquela. O consumo, em muitas partes do mundo, vem sendo incentivado, há décadas, ampliando a riqueza de industriais, empresários e banqueiros, muitas vezes em detrimento de comunidades pequenas, como as indígenas, que veem suas terras atacadas, tomadas e delas extraída a essência vital.

A Revolução Industrial lançou, ao longo dos últimos séculos, mais gases de efeito estufa na atmosfera que a natureza em si mesma e suas catástrofes. Com isto, consequências:

(1)Aquecimento global, por conta do efeito estufa.

(2)Destruição de nascentes, poluição de rios e do mar.

(3)Desertificação de muitas áreas, tornando-as inadequadas à agricultura.

(4)Poluição dos mares – dentro de algumas décadas, se não forem tomadas providências mundiais, existem aqueles que dizem que haverá mais plástico do que peixes e outros animais nos mares e nos oceanos.

(5)Poluição do ar, tornando-o impróprio, inclusive, à vida humana, o que traz ou piora doenças pulmonares e outras. É o caso, por exemplo, da Cidade de São Paulo, de cidades da China.

(6)As queimadas extensíssimas, em 2020, de vastíssimas áreas do Pantanal Mato-grossense, matando milhares de animais e desabrigando os que sobrevivem, deixando muitos deles, inclusive, estropeados (mancos e com defeitos). Vale lembrar que o gás carbônico aí liberado foi e vai para a atmosfera, podendo ampliar os efeitos do efeito estufa em todo o mundo. Ademais, pondo em risco nascentes de rios, riachos e lagos do Brasil Central.

(7) Etc.

A Revolução Industrial, com certeza, potencializou ao extremo, com o uso crescente das máquinas, a força e o domínio humanos sobre a natureza. Mas também fez muito estrago, na busca de recursos naturais para a produção e o comércio. A devastação ambiental chegou a proporções alarmantes. Uma das consequências terríveis, a perda de muitas espécies animais e vegetais.

Reagir é possível, diante do cenário acima? Com certeza. Por meio de quê?

(1)Conscientização de cada ser humano, por meio do conhecimento e do acompanhamento, por via de meios de comunicação e de ambientes de aprendizagem, por exemplo, bem como pelo reconhecimento ético da necessidade de preservação ambiental.

(2)Mudança de atitudes em relação às ações cotidianas: jogar lixo no cesto e deste no lugar devido.

(3)Respeitar os processos naturais.

(4)Reaproveitar materiais.

(5)Reciclar materiais que virariam lixo.

(6)Plantio e cuidado de mudas de árvores, conforme a região do mundo e da cada país, como no caso do Brasil.

(7)Respeitar os animais, proibindo e agindo firmemente contra  o tráfico deles.

(8)Participar, coletivamente, de ações que beneficiem a natureza e também os cidadãos mais pobres.

(9)Apoio a iniciativas, como as do Green Peace, que luta pelo bem comum!

 (10)Atitudes simples, como não jogar lixo nas calçadas, ajudam bastante!

(11)Os três erres (Rs): Reduzir o consumo, Reaproveitar materiais, Reciclar. Mais um: responsabilizar-se pelo mundo, individual e coletivamente, a fim de que ações efetivas sejam postas em movimento.

(12)Muitas outras ações, com certeza, são possíveis, individuais e coletivas.

(13)Cobrança de representantes governamentais para que ajam em favor da natureza e do mundo, a começar da cidade, do Estado e do país. Cobrança individual e coletiva.

(14)Busca de uso de recursos renováveis de energia (eólica, hidrelétrica, solar, etc.). De modo simples, em casa, por exemplo, economizando energia elétrica.

(15)Quando possível, usar transportes públicos, a fim de reduzir as emissões de CO2 (gás carbônico) de carros e outros veículos individuais.

(16)Pense, reflita e anote outras informações e possibilidades de como se pode ajudar o meio ambiente e, com este, a própria sociedade.

Um dado importante na luta em favor do meio ambiente: as conferências mundiais sobre o tema. Entre elas, as principais, citadas no site Brasil Escola:

(1)Conferência de Estocolmo, na Suécia, em 1972.

(2)ECO-92, no Rio de Janeiro, capital. Em 1992. Com ela, a Agenda 21. De acordo com o site Brasil Escola: “As principais propostas da Agenda 21 são: 1. Cooperação dos países desenvolvidos para acelerar o desenvolvimento sustentável dos países em desenvolvimento. 2. Combate à pobreza. 3. Mudança nos padrões de consumo. 4. Combate ao desflorestamento. 5. Conservação da diversidade biológica.” (Brasil Escola – Conferências ambientais. Ver citação completa abaixo.)

(3)Conferência das Partes – Protocolo de Kyoto. Japão, 1997. Definição de cortes no lançamento de gases de efeito estufa, por exemplo, para diminuir o aquecimento global.

(4)Conferência RIO+10, em Joanesburgo, na África do Sul, em 2002.

(5)Conferência RIO+20, de volta ao Rio de Janeiro, em 2012.

(6)Com certeza, uma outra em 2022 (possivelmente, a RIO+30).

Um destaque de primordial importância: a ação do grupo GREEN PEACE (literalmente: Paz Verde), fundado, há várias décadas, por um grupo de ambientalistas do Canadá e que tem se espalhado, desde então, por todo o mundo, com ações e levantamento de informações a respeito do meio ambiente mundial e local.

REFERÊNCIAS:

BRASIL ESCOLA. Conferências ambientais. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/geografia/conferencias-ambientais.htm > Acesso em 20 de outubro de 2020.

BRASIL ESCOLA. Green Peace. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/geografia/greenpeace.htm > Acesso em 20 de outubro de 2020.

SILVA, Afrânio et alii. Sociedade e meio ambiente. In: _________________. Sociologia em Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna, 2016/2017. (Cap. 15)

WIKIPÉDIA. Aquecimento global. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_global > Acesso em 19 de outubro de 2020.

WIKIPÉDIA. Efeito estufa. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_estufa > Acesso em 19 de outubro de 2020.

WIKIPÉDIA. Meio ambiente. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_ambiente > Acesso em 20 de outubro de 2020.

WIKIPÉDIA. Poluição. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o > Acesso em 19 de outubro de 2020.

WIKIPÉDIA. Proteção ambiental. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Prote%C3%A7%C3%A3o_ambiental > Acesso em 20 de outubro de 2020.

 

Nenhum comentário: