SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE
GOIÂNIA
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
ENSINO MÉDIO – TERCEIROS ANOS E EP3
AULA EaD 2020. SOCIOLOGIA – Prof. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
DATA: 22 DE OUTUBRO DE 2020.
A VIDA NAS CIDADES DO SÉCULO XXI –
QUESTÕES CENTRAIS:
SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE:
O
MUNDO NATURAL SOB ATAQUE (Prof. José Antônio Brazão.)
SLIDES
possíveis:
(1)Imagens do
Pantanal Mato-grossense antes e em tempos de queimadas.
(2)Imagens da
Wikipédia (ver as Referências, ao final).
(3)Imagens de
Poluição de diferentes tipos e em diferentes lugares do mundo. (Ver nas
Referências.)
Os
seres humanos habitam a Terra há alguns milhares de anos. A Terra, em si, tem
cerca de quatro bilhões e meio de anos, aproximadamente, três e meio dos quais
guardando a vida em sua contínua evolução, inclusive a dos próprios seres
humanos.
Para
dispor de condições de vida, o ser humano precisa extrair da natureza os
materiais que lhe são necessários para se alimentar, se aquecer, proteger-se
contra os perigos, abrigar-se, elaborar remédios para combater doenças e outros
males do corpo, entre outras necessidades e, para além destas: comércio.
Das
árvores, os seres humanos extraem frutas, madeira para fazer fogueiras, assar
carne, fazer móveis e partes de construções, substâncias dos mais diferentes
tipos e para os mais diversos propósitos.
No
solo os seres humanos plantam sementes que geram plantas as mais variadas:
trigo, leguminosas, milho, feijão, arroz, amendoim e muitas outras. Do solo
extraem minerais, metais, petróleo, metais preciosos, bem como uma
multiplicidade de outros materiais. A atividade mineradora, com efeito, é de
essencial importância para o desenvolvimento de muitas técnicas e tecnologias.
Até mesmo um computador é fruto os produtos extraídos do solo e que são
transformados.
Dos
mares e rios os seres humanos tiram peixes, camarões, entre outros seres vivos
que lhes servem de alimentação. Com algas fazem, inclusive, cosméticos,
remédios, etc. O problema, quanto à pesca, é a pesca predatória, que pesca de
tudo indiscriminadamente e em grande quantidade, para fins comerciais. Muitos
peixes inúteis ao comércio morrem em decorrência disto e são rejeitados,
desperdiçados.
Das
montanhas se extraem rochas úteis à construção. Terrenos onde havia milhares,
talvez milhões, de árvores são queimados para dar lugar a pastagens.
A
produção contínua de bens exige demasiadamente da natureza e dos seres vivos a
ela ligados, postos a serviço da ambição humana.
Nos
últimos dois ou três séculos, com a Revolução Industrial, o poder dos seres
humanos sobre a natureza ampliou-se deverasmente, levando ao consumo cada vez
maior de centenas de milhares de materiais extraídos daquela. O consumo, em
muitas partes do mundo, vem sendo incentivado, há décadas, ampliando a riqueza
de industriais, empresários e banqueiros, muitas vezes em detrimento de
comunidades pequenas, como as indígenas, que veem suas terras atacadas, tomadas
e delas extraída a essência vital.
A
Revolução Industrial lançou, ao longo dos últimos séculos, mais gases de efeito
estufa na atmosfera que a natureza em si mesma e suas catástrofes. Com isto,
consequências:
(1)Aquecimento
global, por conta do efeito estufa.
(2)Destruição de
nascentes, poluição de rios e do mar.
(3)Desertificação
de muitas áreas, tornando-as inadequadas à agricultura.
(4)Poluição dos
mares – dentro de algumas décadas, se não forem tomadas providências mundiais,
existem aqueles que dizem que haverá mais plástico do que peixes e outros
animais nos mares e nos oceanos.
(5)Poluição do ar,
tornando-o impróprio, inclusive, à vida humana, o que traz ou piora doenças
pulmonares e outras. É o caso, por exemplo, da Cidade de São Paulo, de cidades
da China.
(6)As queimadas
extensíssimas, em 2020, de vastíssimas áreas do Pantanal Mato-grossense,
matando milhares de animais e desabrigando os que sobrevivem, deixando muitos
deles, inclusive, estropeados (mancos e com defeitos). Vale lembrar que o gás
carbônico aí liberado foi e vai para a atmosfera, podendo ampliar os efeitos do
efeito estufa em todo o mundo. Ademais, pondo em risco nascentes de rios,
riachos e lagos do Brasil Central.
(7) Etc.
A
Revolução Industrial, com certeza, potencializou ao extremo, com o uso
crescente das máquinas, a força e o domínio humanos sobre a natureza. Mas
também fez muito estrago, na busca de recursos naturais para a produção e o
comércio. A devastação ambiental chegou a proporções alarmantes. Uma das
consequências terríveis, a perda de muitas espécies animais e vegetais.
Reagir
é possível, diante do cenário acima? Com certeza. Por meio de quê?
(1)Conscientização
de cada ser humano, por meio do conhecimento e do acompanhamento, por via de
meios de comunicação e de ambientes de aprendizagem, por exemplo, bem como pelo
reconhecimento ético da necessidade de preservação ambiental.
(2)Mudança de
atitudes em relação às ações cotidianas: jogar lixo no cesto e deste no lugar
devido.
(3)Respeitar os
processos naturais.
(4)Reaproveitar
materiais.
(5)Reciclar
materiais que virariam lixo.
(6)Plantio e cuidado
de mudas de árvores, conforme a região do mundo e da cada país, como no caso do
Brasil.
(7)Respeitar os
animais, proibindo e agindo firmemente contra
o tráfico deles.
(8)Participar,
coletivamente, de ações que beneficiem a natureza e também os cidadãos mais
pobres.
(9)Apoio a
iniciativas, como as do Green Peace, que luta pelo bem comum!
(10)Atitudes simples, como não jogar lixo nas
calçadas, ajudam bastante!
(11)Os três erres
(Rs): Reduzir o consumo, Reaproveitar materiais, Reciclar.
Mais um: responsabilizar-se pelo mundo, individual e coletivamente, a
fim de que ações efetivas sejam postas em movimento.
(12)Muitas outras
ações, com certeza, são possíveis, individuais e coletivas.
(13)Cobrança de
representantes governamentais para que ajam em favor da natureza e do mundo, a
começar da cidade, do Estado e do país. Cobrança individual e coletiva.
(14)Busca de uso
de recursos renováveis de energia (eólica, hidrelétrica, solar, etc.). De modo
simples, em casa, por exemplo, economizando energia elétrica.
(15)Quando
possível, usar transportes públicos, a fim de reduzir as emissões de CO2 (gás
carbônico) de carros e outros veículos individuais.
(16)Pense, reflita
e anote outras informações e possibilidades de como se pode ajudar o meio
ambiente e, com este, a própria sociedade.
Um
dado importante na luta em favor do meio ambiente: as conferências mundiais
sobre o tema. Entre elas, as principais, citadas no site Brasil Escola:
(1)Conferência de
Estocolmo, na Suécia, em 1972.
(2)ECO-92, no Rio
de Janeiro, capital. Em 1992. Com ela, a Agenda 21. De acordo com o site Brasil
Escola: “As principais propostas da Agenda 21 são: 1. Cooperação dos países
desenvolvidos para acelerar o desenvolvimento sustentável dos países em
desenvolvimento. 2. Combate à pobreza. 3. Mudança nos padrões de consumo. 4.
Combate ao desflorestamento. 5. Conservação da diversidade biológica.” (Brasil
Escola – Conferências ambientais. Ver citação completa abaixo.)
(3)Conferência das
Partes – Protocolo de Kyoto. Japão, 1997. Definição de cortes no lançamento de
gases de efeito estufa, por exemplo, para diminuir o aquecimento global.
(4)Conferência
RIO+10, em Joanesburgo, na África do Sul, em 2002.
(5)Conferência
RIO+20, de volta ao Rio de Janeiro, em 2012.
(6)Com certeza,
uma outra em 2022 (possivelmente, a RIO+30).
Um
destaque de primordial importância: a ação do grupo GREEN PEACE (literalmente:
Paz Verde), fundado, há várias décadas, por um grupo de ambientalistas do
Canadá e que tem se espalhado, desde então, por todo o mundo, com ações e
levantamento de informações a respeito do meio ambiente mundial e local.
REFERÊNCIAS:
BRASIL ESCOLA. Conferências ambientais. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/geografia/conferencias-ambientais.htm
> Acesso em 20 de outubro de 2020.
BRASIL ESCOLA. Green Peace. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/geografia/greenpeace.htm
> Acesso em 20 de outubro de 2020.
SILVA, Afrânio et alii. Sociedade e meio ambiente. In: _________________. Sociologia em Movimento. 2.ed. São
Paulo, Moderna, 2016/2017. (Cap. 15)
WIKIPÉDIA. Aquecimento global. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_global
> Acesso em 19 de outubro de 2020.
WIKIPÉDIA. Efeito estufa. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_estufa
> Acesso em 19 de outubro de 2020.
WIKIPÉDIA. Meio ambiente. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_ambiente
> Acesso em 20 de outubro de 2020.
WIKIPÉDIA. Poluição. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o
> Acesso em 19 de outubro de 2020.
WIKIPÉDIA. Proteção ambiental. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Prote%C3%A7%C3%A3o_ambiental
> Acesso em 20 de outubro de 2020.
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