Secretaria de
Educação do Estado de Goiás Colégio Estadual
Deputado José de Assis Estudo Orientado
EAD PRIMEIRO ANO DO
ENSINO MÉDIO |
NOTA |
|||
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA. |
DATA:
_____/_____/2020. |
|||
PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
||||
ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 4º |
|
Primeira. |
|
|||
AULA: 19/10 A 25/10/2020 – 2º SEMESTRE.
SOCIOLOGIA – PRIMEIROS ANOS – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
||||
ATIVIDADE:
CULTURA E SOCIEDADE:
SOCIALIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL
OBJETIVO: Investigar as relações
humanas que são fundamentais à socialização das pessoas e à formação de grupos
humanos. Averiguar como, junto com a
socialização e com a formação das sociedades, foram surgindo formas de controle
social. Discutir as ideias de alguns pensadores a respeito das formas de
controle social.
INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1) Assistir
ao vídeo 1: Ecce Homo 23: Homens e
Mulheres. Em: https://www.youtube.com/watch?v=t6kqS_eebyQ
2) Assistir
ao vídeo 2: Série Ecce Homo: Família.
Em: https://www.youtube.com/watch?v=ehI0IGMHRL8
3) Atente
para as questões seguintes e as responda, clicando Verdadeiro ou Falso,
conforme a devida resposta de cada questão.
4) Responder
no GOOGLE CLASSROOM.
5) Valor:
10,0.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
SOCIALIZAÇÃO
E CONTROLE SOCIAL:
EXERCÍCIO:
LEIA
ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR:
Educação para Igualdade e Cidadania (Em: http://www.observatoriodegenero.gov.br/menu/areas-tematicas/educacao)
Embora se tenha
avançado muito na inclusão das mulheres no sistema de ensino nas últimas
décadas, permanece uma forte tendência a que as meninas sejam direcionadas às
ciências humanas ou relacionadas ao cuidado, e os meninos, para as ciências
exatas, áreas que envolvam a lógica ou exijam força física. As mulheres são
mais da metade dos/as matriculados/as nos cursos de graduação no Brasil (55,23%
de mulheres frente a 44,77% de homens). Contudo, permanecem concentradas em
áreas tradicionalmente consideradas femininas. Os homens são 77,54% dos/as
matriculados/as em cursos de ciências da computação (de acordo com dados do
CNPq, de 2013). A distribuição desigual de homens e mulheres nessas profissões
evidencia como estereótipos a respeito dos papéis de gênero são reproduzidos e
atualizados no sistema escolar, moldando suas escolhas profissionais e inserção
no mercado de trabalho.
A desigualdade de gênero repercute nas
diferenças de remuneração entre homens e mulheres. Em média, as mulheres têm
maior escolaridade que os homens. Entretanto, ainda recebem menos que eles,
tendo o mesmo nível de formação. Entre os trabalhadores com nível superior, os
homens recebiam em média R$ 5.572,28, e as mulheres, R$ 3.357,34, uma diferença
de 60% (dados da RAIS, Ministério do Trabalho e Emprego, 2011).
QUESTÃO 1:
Dentre os motivos pelos quais o direcionamento feminino para áreas humanas ou
relacionadas ao cuidado não se encontra:
(a)( ) O machismo ainda predominante na
sociedade brasileira.
(b)( ) A crença, ainda arraigada em alguns
lugares, de que lugar de mulher é em casa.
(c)( ) A formação educacional de meninas, em
muitos casos, ainda carrega traços machistas.
(d)( ) Uma falta de maior estímulo para o
direcionamento às áreas de ciências exatas.
(e)( ) O grande avanço na inclusão das mulheres
no sistemas de ensino nas últimas décadas.
QUESTÃO 2: O
acesso das mulheres à educação trouxe e traz os seguintes benefícios, com
exceção de:
(a)( ) Menor dependência financeira e social em
relação aos homens.
(b)( ) Maior conhecimento do mundo e das
relações humanas para as mulheres.
(c)( ) Continuidade total da subserviência
feminina aos homens.
(d)( ) O
desenvolvimento de potencialidades que antes não o foram porque as mulheres
estavam distantes do ambiente escolar.
(e)( ) Maior
liberdade para as mulheres e maior acesso a benefícios sociais advindos do
aprendizado educacional.
QUESTÃO 3:
Assinale verdadeiro ou falso, conforme o enunciado do texto a seguir. Numa
cidade grande, mulheres da periferia pegavam o metrô e o ônibus somente com a
ajuda de seus maridos e filhos que sabiam ler. Tendo entrado numa escola de
alfabetização, elas começaram a não precisar daquela ajuda, sabendo ler as
placas e locais de paradas, entre outras coisas boas da cidade acessíveis por
meio da educação formal.
(a)( ) VERDADEIRO.
(b)( ) FALSO.
QUESTÃO 4: Entre
as alternativas seguintes, é verdadeira:
(a)( ) As mulheres são 77,54% dos/as
matriculados/as em cursos de ciências da computação (de acordo com dados do
CNPq, de 2013)
(b)( ) A distribuição desigual de homens e
mulheres nessas profissões evidencia como estereótipos a respeito dos papéis de
gênero são reproduzidos e atualizados no sistema escolar, moldando suas
escolhas profissionais e inserção no mercado de trabalho.
QUESTÃO 5:
Entre as alternativas seguintes, é falsa:
(a)( ) Permanece uma forte tendência a que as
meninas sejam direcionadas às ciências humanas ou relacionadas ao cuidado, e os
meninos, para as ciências exatas, áreas que envolvam a lógica ou exijam força
física.
(b)( ) A igualdade de gênero repercute na
similaridade de remuneração entre homens e mulheres. Em média, no entanto, os
homens têm maior escolaridade que as mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário