quinta-feira, 1 de outubro de 2020

AULA: 19/10 A 25/10/2020 – 2º SEMESTRE. SOCIOLOGIA – PRIMEIROS ANOS – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

NOTA

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Primeira.

 

AULA: 19/10 A 25/10/2020 – 2º SEMESTRE. SOCIOLOGIA – PRIMEIROS ANOS – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ATIVIDADE:

CULTURA E SOCIEDADE:

SOCIALIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

OBJETIVO: Investigar as relações humanas que são fundamentais à socialização das pessoas e à formação de grupos humanos. Averiguar como, junto com a socialização e com a formação das sociedades, foram surgindo formas de controle social. Discutir as ideias de alguns pensadores a respeito das formas de controle social.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      Assistir ao vídeo 1: Ecce Homo 23: Homens e Mulheres. Em: https://www.youtube.com/watch?v=t6kqS_eebyQ

2)      Assistir ao vídeo 2: Série Ecce Homo: Família. Em: https://www.youtube.com/watch?v=ehI0IGMHRL8

3)      Atente para as questões seguintes e as responda, clicando Verdadeiro ou Falso, conforme a devida resposta de cada questão.

4)      Responder no GOOGLE CLASSROOM.

5)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

SOCIALIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL:

EXERCÍCIO:

 

LEIA ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR:

Educação para Igualdade e Cidadania (Em: http://www.observatoriodegenero.gov.br/menu/areas-tematicas/educacao) 

Embora se tenha avançado muito na inclusão das mulheres no sistema de ensino nas últimas décadas, permanece uma forte tendência a que as meninas sejam direcionadas às ciências humanas ou relacionadas ao cuidado, e os meninos, para as ciências exatas, áreas que envolvam a lógica ou exijam força física. As mulheres são mais da metade dos/as matriculados/as nos cursos de graduação no Brasil (55,23% de mulheres frente a 44,77% de homens). Contudo, permanecem concentradas em áreas tradicionalmente consideradas femininas. Os homens são 77,54% dos/as matriculados/as em cursos de ciências da computação (de acordo com dados do CNPq, de 2013). A distribuição desigual de homens e mulheres nessas profissões evidencia como estereótipos a respeito dos papéis de gênero são reproduzidos e atualizados no sistema escolar, moldando suas escolhas profissionais e inserção no mercado de trabalho.

 A desigualdade de gênero repercute nas diferenças de remuneração entre homens e mulheres. Em média, as mulheres têm maior escolaridade que os homens. Entretanto, ainda recebem menos que eles, tendo o mesmo nível de formação. Entre os trabalhadores com nível superior, os homens recebiam em média R$ 5.572,28, e as mulheres, R$ 3.357,34, uma diferença de 60% (dados da RAIS, Ministério do Trabalho e Emprego, 2011).

 

QUESTÃO 1: Dentre os motivos pelos quais o direcionamento feminino para áreas humanas ou relacionadas ao cuidado não se encontra:

(a)(     ) O machismo ainda predominante na sociedade brasileira.

(b)(     ) A crença, ainda arraigada em alguns lugares, de que lugar de mulher é em casa.

(c)(     ) A formação educacional de meninas, em muitos casos, ainda carrega traços machistas.

(d)(     ) Uma falta de maior estímulo para o direcionamento às áreas de ciências exatas.

(e)(     ) O grande avanço na inclusão das mulheres no sistemas de ensino nas últimas décadas.

 

QUESTÃO 2: O acesso das mulheres à educação trouxe e traz os seguintes benefícios, com exceção de:

(a)(     ) Menor dependência financeira e social em relação aos homens.

(b)(     ) Maior conhecimento do mundo e das relações humanas para as mulheres.

(c)(     ) Continuidade total da subserviência feminina aos homens.

(d)(     ) O desenvolvimento de potencialidades que antes não o foram porque as mulheres estavam distantes do ambiente escolar.

(e)(     ) Maior liberdade para as mulheres e maior acesso a benefícios sociais advindos do aprendizado educacional.

 

QUESTÃO 3: Assinale verdadeiro ou falso, conforme o enunciado do texto a seguir. Numa cidade grande, mulheres da periferia pegavam o metrô e o ônibus somente com a ajuda de seus maridos e filhos que sabiam ler. Tendo entrado numa escola de alfabetização, elas começaram a não precisar daquela ajuda, sabendo ler as placas e locais de paradas, entre outras coisas boas da cidade acessíveis por meio da educação formal.

(a)(     ) VERDADEIRO.

(b)(     ) FALSO.

 

QUESTÃO 4: Entre as alternativas seguintes, é verdadeira:

(a)(     ) As mulheres são 77,54% dos/as matriculados/as em cursos de ciências da computação (de acordo com dados do CNPq, de 2013)

(b)(     ) A distribuição desigual de homens e mulheres nessas profissões evidencia como estereótipos a respeito dos papéis de gênero são reproduzidos e atualizados no sistema escolar, moldando suas escolhas profissionais e inserção no mercado de trabalho.

 

QUESTÃO 5: Entre as alternativas seguintes, é falsa:

(a)(     ) Permanece uma forte tendência a que as meninas sejam direcionadas às ciências humanas ou relacionadas ao cuidado, e os meninos, para as ciências exatas, áreas que envolvam a lógica ou exijam força física.

(b)(     ) A igualdade de gênero repercute na similaridade de remuneração entre homens e mulheres. Em média, no entanto, os homens têm maior escolaridade que as mulheres.

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