Secretaria de
Educação do Estado de Goiás Colégio Estadual
Deputado José de Assis Estudo Orientado
EAD PRIMEIRO ANO DO
ENSINO MÉDIO |
NOTA |
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DISCIPLINA: FILOSOFIA. |
DATA:
_____/_____/2020. |
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PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
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ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 4º |
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Primeira. |
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AULA: 19/10 A 25/10/2020 – 2º SEMESTRE.
FILOSOFIA – PRIMEIROS ANOS – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
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ATIVIDADE:
COMPONENTE
CURRICULAR: FILOSOFIA GREGA – O HELENISMO.
OBJETIVO: Abordar as origens da filosofia
helenística greco-romana, que se seguiu a partir do século IV, com o domínio
macedônico, até o período romano (Império Romano), situando-a no tempo, no
espaço e na cultura de seu tempo.
INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1)
Assistir
ao vídeo: PERÍODO HELENISTA – QUER QUE
DESENHE – MAPA MENTAL – DESCOMPLICA .
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0KNCPY-aiRM
2)
Assistir
também: FILOSOFIA HELENISTA.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cV4uIR-Spd0
3)
Responder
as questões abaixo, escolhendo a alternativa devida em cada uma.
4)
Fazer
atividade no Google Classroom.
5)
Valor:
10,0.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
FILOSOFIA GREGA – O HELENISMO:
EXERCÍCIO:
LEIA
ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR:
Epicuro
Carta a Meneceu
(Sobre a Felicidade)
1 - O Estudo da
Filosofia
Meneceu
Que ninguém hesite em se dedicar à filosofia enquanto jovem, nem se
canse de fazê-lo depois de velho, porque ninguém jamais é demasiado jovem ou
demasiado velho para alcançar a saúde do espírito. Quem afirma que a hora de
dedicar-se à filosofia ainda não chegou, ou que ela já passou, é como se
dissesse que ainda não chegou, ou que já passou a hora de ser feliz.
Desse modo, a filosofia é útil tanto ao jovem quanto ao velho: para
quem está envelhecendo sentir-se rejuvenescer através da grata recordação das
coisas que já se foram, e para o jovem poder envelhecer sem sentir medo das
coisas que estão por vir; é necessário, portanto, cuidar das coisas que trazem a
felicidade, já que, estando esta presente, tudo temos, e, sem ela, tudo fazemos
para alcançá-la.
Pratica e cultiva então aqueles ensinamentos que sempre te transmiti,
na certeza de que eles constituem os elementos fundamentais para uma vida
feliz.
QUESTÃO 1:
Epicuro (341 – 270 a.C.) foi um filósofo grego do período helenístico. De
acordo com ele, a dedicação ao conhecimento da filosofia e à sua busca, “para
alcançar a saúde do espírito”, deve ocorrer:
(a)( ) Durante a juventude.
(b)( ) Depois de velho.
(c)( ) Durante a vida toda.
(d)( ) Durante a infância.
(e)( ) Ao longo da adolescência.
QUESTÃO 2:
Conforme Epicuro, “a filosofia é útil tanto ao jovem quanto ao velho”, exceto:
(a)( ) Para quem está envelhecendo sentir-se
rejuvenescer através da grata recordação das coisas que já se foram.
(b)( ) É necessário, portanto, cuidar das
coisas que trazem a felicidade.
(c)( ) Para alcançar a saúde do espírito.
(d)( ) Estando a felicidade presente, tudo
temos, e, sem ela, tudo fazemos para alcançá-la.
(e)( ) Para o idoso poder envelhecer sem sentir
medo das coisas que estão por vir.
QUESTÃO 3: Meneceu:
“Pratica e cultiva então aqueles ensinamentos que sempre te transmiti, na
certeza de que eles constituem os elementos fundamentais para uma vida feliz.”
Dentre os ensinamentos de Epicuro encontram os seguintes, com exceção de:
(a)( ) Os deuses “só aceitam a convivência com
seus semelhantes e consideram estranho tudo que seja
diferente
deles.”
(b)( ) A filosofia é um estudo inútil, pois
nada mais acrescenta à vida das pessoas senão aborrecimento.
(c)( ) “Nunca devemos nos esquecer de que o
futuro não é nem totalmente nosso, nem totalmente não-nosso, para não sermos
obrigados a esperá-lo como se estivesse por vir com toda a certeza, nem nos
desesperarmos como se não estivesse por vir jamais.”
(d)( ) “Embora o prazer seja nosso bem primeiro
e inato, nem por isso escolhemos qualquer prazer: há ocasiões em que evitamos
muitos prazeres, quando deles advêm efeitos o mais das vezes desagradáveis; ao
passo que consideramos muitos sofrimentos preferíveis aos prazeres, se um
prazer maior advier depois de suportarmos essas dores por muito tempo.”
(e)( ) “A consciência clara de que a morte não
significa nada para nós proporciona a fruição da
vida efêmera,
sem querer acrescentar-lhe tempo infinito e eliminando o desejo de
imortalidade.”
QUESTÃO 4:
“Habituar-se às coisas simples, a um modo de vida não luxuoso, portanto, não só
é conveniente para a saúde, como ainda proporciona ao homem os meios para
enfrentar corajosamente as adversidades da vida: nos períodos em que
conseguimos levar uma existência rica, predispõe o nosso ânimo para melhor
aproveitá-la, e nos prepara para enfrentar sem temor as vicissitudes da sorte.”
(Epicuro, outro trecho da Carta a Meneceu). A virtude a que o trecho chama à
atenção quem o lê é:
(a)( ) A simplicidade.
(b)( ) A sinceridade.
(c)( ) A bondade.
(d)( ) A coragem.
(e)( ) O destemor.
QUESTÃO 5: “Mais
vale aceitar o mito dos deuses, do que ser escravo do destino dos naturalistas:
o mito pelo menos nos oferece a esperança do perdão dos deuses através das
homenagens que lhes prestamos, ao passo que o destino é uma necessidade
inexorável. Entendendo que a sorte não é uma divindade, como a maioria das
pessoas acredita (pois um deus não faz nada ao acaso), nem algo incerto, o
sábio não crê que ela proporcione aos homens nenhum bem ou nenhum mal que sejam
fundamentais para uma vida feliz, mas, sim, que dela pode surgir o início de grandes
bens e de grandes males. A seu ver, é preferível ser desafortunado e sábio, a
ser afortunado e tolo; na prática, é melhor que um bom projeto não chegue a bom
termo, do que chegue a ter êxito um projeto mau.” (Epicuro, parte próxima do
final a Carta a Meneceu). Preferir aceitar no mito dos deuses em vez de no
destino dos naturalistas é uma marca do:
(a)( ) Homem afortunado.
(b)( ) Homem tolo.
(c)( ) Homem ignorante.
(d)( ) Homem sábio.
(e)( ) Homem desafortunado.
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