quinta-feira, 1 de outubro de 2020

ORIENTAÇÕES POSSÍVEIS PARA ESTUDO EM CASA NO PERÍODO DA QUARENTENA: (Prof. José Antônio Brazão.)

 

ESTADO DE GOIÁS

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

Professor José Antônio Brazão.

DICAS E ORIENTAÇÕES POSSÍVEIS:

LEIA E RELEIA TODAS AS ORIENTAÇÕES ABAIXO COM MUITA ATENÇÃO.

ORIENTAÇÕES POSSÍVEIS PARA ESTUDO EM CASA NO PERÍODO DA QUARENTENA:

(A)QUANTO AOS LIVROS E ÀS LEITURAS:

(1)Você tem uma capacidade especial que recebeu, há muito tempo, das escolas: a capacidade de LER. Ela é e continuará sendo-lhe fundamental em tudo que faz e vá fazer na vida. USE essa capacidade para aprender o quanto puder! Crie e recrie o hábito diário de LER.

(2)Preste atenção no seguinte fato: APRENDER É FUNDAMENTAL. E estamos todos, agora, vivenciando um período de exceção, isto é, um período que vai passar e que, a cada dia, com as descobertas científicas e médicas, vai aproximando-se do fim. Mas, enquanto não passa, não podemos esmorecer (dar moleza) diante do aprendizado.

(3)Você recebeu, antes da quarentena, os LIVROS DIDÁTICOS DE TODAS AS MATÉRIAS ESCOLARES.

(4)Você tem recebido orientações de professoras e professores do colégio com frequência, seja através de documentos escritos, postados no grupo, na internet, e através de LIVES (aulas ao vivo via internet).

(5)Leia as páginas e os capítulos dos livros didáticos solicitados por professoras e professores. Como foi dito: não esmoreça. Leia e faça todas as tarefas solicitadas, independentemente de ter acertado ou não. É claro, procure fazer o mais bem feito possível.

(6)Ao ler, anote as palavras que você não conhece o significado ou deste tenha dúvida. Procure-as em um dicionário de língua portuguesa. Onde encontrar dicionários? (a)Geralmente, muita gente os tem em casa, até mesmo de outros tempos. (b)Se não tiver e quiser um de papel, vá à escola, com máscara (proteção), no período de atendimento matinal, e peça um dicionário emprestado da biblioteca. Depois da quarentena, devolva. OU (c)Use a internet, através de seu celular e\ou de um computador: há excelentes dicionários online (= na internet). Por exemplo: IMPRESCINDÍVEL, o que significa? Vá ao GOOGLE ou outra plataforma que goste de usar e escreva SIGNIFICADO DE IMPRESCINDÍVEL. Clique PESQUISAR e você terá vários sites que te darão a resposta. Saber o significado das palavras ajuda muito a entender um texto. (c)Anote os significados no livro ou no caderno. Ao anotar, você estará guardando as respostas para outra ocasião e estará relendo, consequentemente.

(7)LEITURAS DE OUTROS LIVROS E MATERIAIS: Além dos livros didáticos, há outros livros que você pode ler: (a)Os livros solicitados pela professora de Língua Portuguesa ou outros professores, seja por escrito (material disponibilizado), seja pelas lives (aulas ao vivo na internet). (b)Livros de assuntos que você goste de ler (tem gente que gosta de ler ciência, tem quem gosta de ler revistas e livros de culinária, entre outros, enfim, há gostos para tudo). Se desejar ler algum, procure a escola de manhã e peça emprestado da biblioteca – quando terminar o recesso, por favor, devolva para que outros(as) usem. (c)Leituras na internet: há livros gratuitos na internet; há enciclopédias (a mais conhecida é a Wikipédia, mas outras, faça um levantamento); há o DOMÍNIO PÚBLICO, que é um site do governo federal que disponibiliza livros de literatura e de outros tipos, gratuitamente – você pode até baixar no celular ou no computador; há audiobooks (livros para ouvir, como, por exemplo, na literatura, O ALQUIMISTA, de Paulo Coelho, além de muitos outros, inteiros!). (d)Veja o que você em casa – de repente, encontra algum bom livro aí: leia!

(8)LEMBRE-SE: O que você aprende lendo vale muito. A LEITURA de textos escritos: (a)Dá acesso a diferentes tipos de CONHECIMENTOS. (b)Aumenta o vocabulário (número de palavras e significados que você tem e passa a ter na cabeça). (c)Desenvolve a habilidade de escrita (capacidade de saber escrever bem). (d)Dá acesso a INFORMAÇÕES e à CULTURA. (e)Auxilia no ampliar da visão do mundo e da realidade. (f)Ajuda imensamente a preparar-se para a vida presente e, particularmente, o FUTURO, que vem a cada dia: o futuro do trabalho, profissão, família própria, concursos, preenchimento correto e seguro de documentos, etc. Lembre-se: a escola é apenas uma etapa em sua vida, que pode te ajudar demais. (f)Há muitíssimos outros benefícios que a leitura traz ao aprendizado e à VIDA. Cultive, sempre, durante a vida toda, a leitura de bons livros e outros bons materiais de leitura a que tiver acesso (revistas, jornais, panfletos, etc.). Abra os olhos e aprenda a gostar de ler. A capacidade de ler você tem.

(9)Quanto aos livros didáticos (os da escola, de Geografia, Física, Língua Portuguesa, Língua Inglesa ou Espanhola, Filosofia, Sociologia, Matemática, etc., etc.), por conta de sua habilidade de ler, ADIANTE LEITURAS DE CAPÍTULOS, além das tarefas solicitadas. Isto se chama LEITURA SEM COMPROMISSO. Na verdade, leitura com compromisso sim: compromisso com você, seu futuro, o de sua família e de outras tantas pessoas que, ao longo da vida, com o conhecimento, você poderá ajudar! Independentemente de você entender a matéria ou não, leia pelo prazer de ler, leia pela curiosidade, leia pela vontade de aprender, de crescer, de  humanizar-se e ajudar outras pessoas, da família e fora dela, em sua humanização!

B)QUANTO ÀS AULAS NO SITE PROPOSTO PELA ESCOLA:

Você poderá assistir as aulas no site proposto pela Escola. Para tanto:

(a)fique atento(a) aos horários e dias;

(b)preste muita atenção nas aulas;

(c)depois, faça as tarefas e exercícios solicitados;

(d)leia (veja o que foi dito antes).

OBS.: Se você não as pode ver, por não ter acesso à internet, pegue as listas de atividades na escola e siga os procedimentos (ações) nelas solicitados(as). Lembre-se: VOCÊ SABE LER. Faça uso desse DOM que você guarda dentro de si. E siga as sugestões propostas para leituras (A).

C)QUANTO AOS ESTUDOS EM GERAL:

(1)Tenha DISCIPLINA. Disciplina é organização, é ordem. Tenha uma organização pessoal. Disciplina é fundamental para a vida toda.

(2)Tenha um tempo diário de estudos, além das lives (aulas pela internet).

(3)Tenha FORÇA DE VONTADE. Sem força de vontade a gente não faz nada de interessante e valioso na vida.

(4)Tenha FOCO. Concentre naquilo que você está fazendo, naquilo que precisa e precisará continuar fazendo e siga em frente: tarefas, atividades, leituras, aprender o máximo que puder, etc. Não esmoreça e não deixe a preguiça, quando vier, te dominar. Só colhe quem planta e planta muito. Quer colher no futuro? Plante agora! As sementes germinarão e darão abundante colheita.

(5)CONTE SEMPRE COM A ESCOLA. ESTAREMOS DANDO TODO O APOIO POSSÍVEL PARA VOCÊ NESTE TEMPO DE QUARENTENA.

(D)COMO TER ACESSO À ESCOLA?

(1)A administração escolar dá atendimento de manhã. SE precisar, vá lá. SE não precisar, não vá. FIQUE EM CASA, conforme pedem as autoridades.

(2)Através dos endereços de internet e telefonia passados, anteriormente, pela escola.

(3)Lembrando, caso necessário e deseje também, o telefone público da escola (de manhã tem gente lá, de segunda a sexta-feira, exceto feriados): 3286-2746. Telefone de orelhão.

(E)OUTRAS DICAS (APENAS SUGESTÕES):

No site YOUTUBE, acessível via computador e via celular (CELULAR!), você encontrará muitos vídeos educativos. Como? Acesse o site do YOUTUBE, pelo computador ou celular. Escreva o nome do vídeo e clique Pesquisar ou Acessar. Clique no vídeo e faça bom proveito do que verá. (APENAS SUGESTÕES DE APRENDIZADO) Por exemplo:

(1)NOVO TELECURSO DO ENSINO MÉDIO – aulas curtas de TODAS as matérias escolares. Bom para quem quer adiantar aulas, bom para quem quer reforçar o aprendizado, bom para quem quer fazer uma revisão, bom para até para quem quer se preparar para o ENEM, o vestibular, etc.

(2)CIÊNCIA EM FOCO – um programa bem simples de entender, em português, da BBC de Londres, sobre vários temas científicos. Envolve Física, Biologia, Química, Ciências, etc.

(3)O MECANISMO DE ANTICÍTERA – um computador antigo, analógico (sem uso de programação nem eletricidade), feito por algum(ns) grego(s) antigo(s). Para quem gosta de invenções antigas, essa vale a pena. Veja o que tem 52 minutos, bem completo (em português ou inglês ou espanhol).

(4)A HISTÓRIA DA PALAVRA – TV Escola. Três programas sobre a origem da ESCRITA. Interessantíssimo! (Línguas e Linguagens)

(5)ECCE HOMO – Conjunto de vídeos sobre assuntos de diferentes tipos, que tratam do ser humano, de suas criações e de da vida em sociedade. Uns vinte ou vinte e poucos episódios. (Todas as matérias.)

(6)HISTÓRIA DO BRASIL POR BÓRIS FAUSTO – Um grande historiador brasileiro que conta a história do Brasil de um modo muito tranquilo de se entender. (História)

(7)DONALD NO PAÍS DA MATEMÁGICA – Desenho animado que mostra o quanto a Matemática está presente no mundo e na vida de todos nós, todos os dias. Curto (tem cerca de vinte e cinco minutos). Tem em inglês também e em espanhol, se quiser. (Matemática, Filosofia, Ciências)

(8)COSMOS, de Carl Sagan – Conjunto de 13 (treze) episódios sobre temas científicos, principalmente astronomia. Muito interessante! Vale a pena. (Física, Biologia, Química, Ciências)

(9)SER OU NÃO SER DE VIVIANE MOSÉ – Conjunto de vídeos sobre Filosofia. Curtos (uns dez minutos cada, geralmente). (Filosofia)

(10)A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL EM TODAS AS CORES. Para quem se interessar pelo tema. (História.)

(11)HISTÓRIA DA TERRA. Cerca de uma hora e meia. Mostra a história do planeta Terra, desde quando se formou, há bilhões de anos atrás, até hoje. Tem em inglês também (History of Earth). E em espanhol (História de la Tierra). (Geografia, História, Ciências)

(12)HISTÓRIA DO MUNDO EM DUAS HORAS. (Geografia, História, Ciências)

(13)CONSTRUINDO UM IMPÉRIO. Conjunto de vários episódios sobre HISTÓRIA de grandes impérios, a partir das obras e tecnologias de arquitetura e engenharia. Bem tranquilo. Em português. Ótimo. (História)

(14)HISTÓRIA DA ELETRICIDADE COM JIMMI AL-KALILI. Desde a origem do espanto das pessoas com os fenômenos elétricos até os dias de hoje, passando por descobridores como Benjamin Franklin, Michael Faraday, Alessandro Volta, Thomas Edson e Nicola Tesla, entre outros. (Física e Química, bem como Ciências)

(15)O ÁTOMO COM JIMMI AL-KALILI. Sobre a estrutura do átomo e quem o estudou. (Química e Física)

(16)QUANDO ÉRAMOS PEIXES. Primeira parte de um conjunto de três programas sobre a Evolução Humana. (Biologia)

(17)QUANDO ÉRAMOS RÉPTEIS. Segunda parte de um conjunto de três programas sobre a Evolução Humana. (Biologia)

(18)QUANDO ÉRAMOS MACACOS. Terceira e última parte de um conjunto de três programas sobre a Evolução Humana. (Biologia)

(19)DISCOVERY CHANNEL: Entenda o seu Mundo (vol. 6) – Entendendo o Computador. (Tecnologias). (Bom para o EP e todos os que se interessam pelo funcionamento dessa máquina fantástica que é o computador.)

(20)DISCOVERY BRASIL – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – IBM.  Computador e outras tecnologias. (Bom para o EP e todos os que se interessam pelo funcionamento dessa máquina fantástica que é o computador.)

(*)Há muitos temas, de diferentes áreas, que, desejando, você poderá encontrar no YOUTUBE. Ex.: invenções, culinária, receitas, linguagens, línguas (por exemplo: 500 palavras e expressões essenciais de inglês, etc., etc.), além de muitas outras áreas. Faça bom uso e excelente proveito!

No mais: CONTE COM A ESCOLA! ESTAREMOS AÍ PARA TE AJUDAR.

Agora, como sempre em toda a sua vida: APRENDA! APRENDA! E APRENDA!

 

Tenha fé em Deus.

A quarentena vai passar e tudo, com o tempo, se normalizará.

 

Nenhum comentário: