Secretaria de
Educação do Estado de Goiás Colégio Estadual
Deputado José de Assis Estudo Orientado
EAD SEGUNDO ANO DO
ENSINO MÉDIO E EP2 |
NOTA |
|||
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA. |
DATA:
_____/_____/2020. |
|||
PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
||||
ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 4º |
|
Segunda. |
|
|||
AULA: 03/11 A 08/11/2020 – 2º SEMESTRE.
SOCIOLOGIA – SEGUNDOS ANOS e EP2 – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
||||
ATIVIDADE:
MUNDO DO TRABALHO E DESIGUALDADE SOCIAL:
ESTRATIFICAÇÃO E DESIGUALDADES SOCIAIS
OBJETIVO: Analisar e discutir a questão da
desigualdade e da pobreza no Brasil e a ação das políticas públicas na busca de
combate a elas.
INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1) Assista
ao vídeo 1: A DESIGUALDADE SOCIAL NO
BRASIL. Em: https://www.youtube.com/watch?v=MjctI7ENoz8
2) Assista
ao vídeo 2: A HISTÓRIA DA PRIMEIRA
FAVELA DO BRASIL | EDUARDO BUENO. Em: https://www.youtube.com/watch?v=9fx9p-tvD0s
3) Em
cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.
4) Responda-as
no GOOGLE CLASSROOM.
5) Valor:
10,0.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Leia o texto a
seguir muito atentamente. A seguir, responda as questões escolhendo a
alternativa devida em cada uma.
DESIGUALDADES
SOCIAIS NÃO SÃO NATURAIS, SÃO HISTÓRICAS (Parte 2) (Prof. José Antônio Brazão.)
Mas a
desigualdade social (divisão entre ricos e pobres) não é natural nem fruto da
visão religiosa acerca do pecado ou da graça. Ela é fruto, sobretudo, da
ACUMULAÇÃO DE RIQUEZAS NAS MÃOS DE POUCOS, fruto, por sua vez, muitas vezes, da
EXPLORAÇÃO DO TRABALHO ALHEIO, além da corrupção. Nos últimos séculos, por
exemplo, podem ser citados os FATOS REAIS e HISTÓRICOS a evidenciar esses
fatos:
(1)Final do
século XV em diante (até hoje): A matança de tribos e povos na África, na Ásia,
na América Latina e do Norte, etc., em busca de terras, ouro e riquezas. Por
exemplo: conquistadores de diferentes países em nome de governos desses países
e de companhias (por ex.: Companhias das Índias Orientais e Ocidentais).
(2)A matança de
outras tribos e outros povos de lugares já citados também por meio de doenças,
no intuito de apropriação de suas riquezas e terras.
(3)Escravidão
de índios e negros (destes, a grande maioria), empregados em enormes fazendas
de produção de açúcar (ciclo da cana de açúcar), depois nas minas, no ciclo do
café e em outros lugares onde o trabalho pesado e escravo era necessário.
(4)A exploração
terrível na época da Revolução Industrial, com a formação de bairros paupérrimos
em vários cantos da Europa e do mundo. Os livros de Sociologia e de História
bem mostram esse fato real e histórico.
(5)A
escravização de pessoas, hoje ainda, em fazendas, empresas de tecelagem e
outros lugares, denunciada pela Justiça Trabalhista e atacada em coordenação com a Polícia Federal do Brasil.
(6)Guerras
localizadas e mundiais, frutos claramente de interesses coloniais e
neocoloniais (neocolonialismo do século XIX, por exemplo, que veio a provocar a
Primeira Guerra Mundial e, a seguir, a Segunda, no século XX) em que muitas
pessoas morreram, ficaram desabrigadas e sem recursos, aumentando seu
empobrecimento. Com as guerras, os setores ricos de países vencedores
enriqueceram mais ainda: indústria de armas, de veículos, bancos, de construção
(e reconstrução) [empreiteiras], além de outras tantas, enquanto uma maioria
empobreceu ou morreu em tais guerras. Fato visível em livros de História e de
Sociologia.
(7)Quando os
negros foram libertos no Brasil, no final do século XIX, foram libertos sem quaisquer
direitos, simplesmente despedidos, vindo, muitos deles(as) a exercer trabalhos
pesados dos mais diversos tipos para sobreviver e sujeitar-se a condições
desumanas de vida. Onde muitos encontraram abrigos? No que viriam a ser as
favelas, em morros principalmente. Até hoje, por exemplo, o racismo é real e
até frequente, fruto da história e da desigualdade social.
(8)O desemprego
de vastos setores da população brasileira (e mundial), em tempos de crises e,
particularmente, fora destes. Maioria imensa: pobres. (Nos últimos anos,
variando entre 12 e 14 milhões de desempregados e desempregadas, conforme
noticiários e outros meios de comunicação social.)
(9)CORRUPÇÃO
parte de setores diversos da sociedade, principalmente envolvendo setores da
política. Impostos não pagos por certas grandes empresas, por exemplo,
igualmente fazem falta para muita gente. A corrupção prejudica muitíssimos
setores das sociedades do Brasil e do mundo, além dos empobrecidos propriamente
ditos.
(10)Etc.
Todos esses
casos evidenciam a acumulação do capital que teve e tem, como contrapartida, o
empobrecimento e o sofrimento de muitas pessoas, de grupos e até mesmo povos
quase inteiros, destituídos de tudo ou quase tudo, gerando a desigualdade
social.
QUESTÃO 1: Mas a desigualdade social
(divisão entre ricos e pobres) é natural, fruto da natureza que a uns criou
ricos e a outros pobres. Ela é fruto, sobretudo, da evolução da espécie, ao
longo de milênios de história humana.
a)( ) CERTO.
b)( ) ERRADO.
QUESTÃO 2: Entre os FATOS REAIS
e HISTÓRICOS a evidenciar as raízes da desigualdade encontra-se: (1)Final do
século XV em diante (até hoje): A matança de tribos e povos na África, na Ásia,
na América Latina e do Norte, etc., em busca de terras, ouro e riquezas.
Conquistadores europeus!
a)( ) CERTO.
b)( ) ERRADO.
QUESTÃO 3: A época da Revolução
Industrial foi uma era de direitos trabalhistas, com a formação de bairros
adequados e bem estruturados em vários cantos da Europa e do mundo.
a)( ) CERTO.
b)( ) ERRADO.
QUESTÃO 4: Quando os negros
foram libertos no Brasil, no final do século XIX, foram libertos sem quaisquer
direitos, simplesmente despedidos, vindo, muitos deles(as) a exercer trabalhos
pesados dos mais diversos tipos para sobreviver e sujeitar-se a condições
desumanas de vida. Foram para os morros e lugares distantes, onde se formaram
favelas.
a)( ) CERTO.
b)( ) ERRADO.
QUESTÃO 5: A corrupção é algo
exclusivo da política. Todos os setores produtivos, no Brasil, pagam seus
impostos regularmente, mas são surrupiados por políticos corruptos.
a)( ) CERTO.
b)( ) ERRADO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário