quinta-feira, 22 de outubro de 2020

AULA: 03/11 A 08/11/2020 – 2º SEMESTRE. FILOSOFIA – SEGUNDOS ANOS e EP2 – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

SEGUNDOS ANOS DO ENSINO MÉDIO E EP2

NOTA

DISCIPLINA: FILOSOFIA.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Segunda.

 

AULA: 03/11 A 08/11/2020  – 2º SEMESTRE. FILOSOFIA – SEGUNDOS ANOS e EP2 – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ATIVIDADE:

COMPONENTE CURRICULAR: ÉTICA.

A ÉTICA ARISTOTÉLICA

OBJETIVO: Estudar e compreender como o filósofo Aristóteles entendeu a ética e como percebe a virtude como o que que está no caminho do meio.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      Assista ao vídeo 1: ARISTÓTELES: ÉTICA ARISTOTÉLICA | QUER QUE DESENHE? | DESCOMPLICA. Em: https://www.youtube.com/watch?v=hIdtog2fUg4

2)      Assista ao vídeo 2: A Ética em Aristóteles. Em: https://www.youtube.com/watch?v=WZmpfA9GhIg

3)      Em cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.

4)      Responda-as no GOOGLE CLASSROOM.

5)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Leia o texto a seguir muito atentamente. A seguir, responda as questões escolhendo a alternativa devida em cada uma.

TRECHOS DO LIVRO II DA ÉTICA A NICÔMACO, DE ARISTÓTELES:

Sendo, pois, de duas espécies a virtude, intelectual e moral, a primeira, por via de regra, gera-se e cresce graças ao ensino — por isso requer experiência e tempo; enquanto a virtude moral é adquirida em resultado do hábito, donde ter-se formado o seu nome por uma pequena modificação da palavra (hábito). Por tudo isso, evidencia-se também que nenhuma das virtudes morais surge em nós por natureza; com efeito, nada do que existe naturalmente pode formar um hábito contrário à sua natureza. Por exemplo, à pedra que por natureza se move para baixo não se pode imprimir o hábito de ir para cima, ainda que tentemos adestra-la jogando-a dez mil vezes no ar; nem se pode habituar o fogo a dirigir-se para baixo, nem qualquer coisa que por natureza se comporte de certa maneira a comportar-se de outra. Não é, pois, por natureza, nem contrariando a natureza que as virtudes se geram em nós. Diga-se, antes, que somos adaptados por natureza a recebê-las e nos tornamos perfeitos pelo hábito.

Por outro lado, de todas as coisas que nos vêm por natureza, primeiro adquirimos a potência e mais tarde exteriorizamos os atos. Isso é evidente no caso dos sentidos, pois não foi por ver ou ouvir frequentemente que adquirimos a visão e a audição, mas, pelo contrário, nós as possuíamos antes de usá-las, e não entramos na posse delas pelo uso. Com as virtudes dá-se exatamente o oposto: adquirimo-las pelo exercício, como também sucede com as artes. Com efeito, as coisas que temos de aprender antes de poder fazê-las, aprendemo-las fazendo; por exemplo, os homens tornam-se arquitetos construindo e tocadores de lira tangendo esse instrumento. Da mesma forma, tornamo-nos justos praticando atos justos, e assim com a temperança, a bravura, etc.

(ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco, livro II. Disponível em: < http://www.faberj.edu.br/cfb-2015/downloads/biblioteca/etica/Etica%20a%20Nicomaco%20-%20Aristoteles.pdf > Acesso em 21 de outubro de 2020.)

QUESTÃO 1: Sendo, pois, de duas espécies a virtude, intelectual e moral, a primeira, por via de regra, gera-se e cresce graças ao ensino — por isso requer experiência e tempo; enquanto a virtude moral é adquirida em resultado do hábito, donde ter-se formado o seu nome por uma pequena modificação da palavra (hábito).

a)(     ) CERTO.

b)(     ) ERRADO.

 

QUESTÃO 2: Evidencia-se também que todas as virtudes morais surgem em nós por natureza; com efeito, tudo que existe naturalmente pode formar um hábito contrário à sua natureza.

a)(     ) CERTO.

b)(     ) ERRADO.

 

QUESTÃO 3: Não é, pois, por natureza, nem contrariando a natureza que as virtudes se geram em nós. Diga-se, antes, que somos adaptados por natureza a recebê-las e nos tornamos perfeitos pelo hábito.

a)(     ) CERTO.

b)(     ) ERRADO.

 

QUESTÃO 4: Por outro lado, de todas as coisas que nos vêm por natureza, primeiro adquirimos os atos e mais tarde exteriorizamos a potência.

a)(     ) CERTO.

b)(     ) ERRADO.

 

QUESTÃO 5: “(...) as coisas que temos de aprender antes de poder fazê-las, aprendemo-las fazendo; por exemplo, os homens tornam-se arquitetos construindo e tocadores de lira tangendo esse instrumento. Da mesma forma, tornamo-nos justos praticando atos justos, e assim com a temperança, a bravura, etc.”

a)(     ) CERTO.

b)(     ) ERRADO.

 

 

 

Nenhum comentário: