Secretaria
de Educação do Estado de Goiás Colégio
Estadual Deputado José de Assis Estudo
Orientado EAD SEGUNDOS
ANOS DO ENSINO MÉDIO E EP2 |
NOTA |
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DISCIPLINA:
FILOSOFIA. |
DATA: _____/_____/2020. |
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PROFESSOR:
JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
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ALUNO(A):
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SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 4º |
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Segunda. |
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AULA:
03/11 A 08/11/2020 – 2º SEMESTRE. FILOSOFIA – SEGUNDOS ANOS e
EP2 – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
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ATIVIDADE:
COMPONENTE
CURRICULAR: ÉTICA.
A
ÉTICA ARISTOTÉLICA
OBJETIVO: Estudar e compreender como o filósofo
Aristóteles entendeu a ética e como percebe a virtude como o que que está no
caminho do meio.
INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1) Assista ao vídeo 1: ARISTÓTELES:
ÉTICA ARISTOTÉLICA | QUER QUE DESENHE? | DESCOMPLICA. Em: https://www.youtube.com/watch?v=hIdtog2fUg4
2) Assista ao vídeo 2: A Ética em Aristóteles. Em: https://www.youtube.com/watch?v=WZmpfA9GhIg
3) Em cada questão escolha uma alternativa que a
responda devidamente.
4) Responda-as no GOOGLE CLASSROOM.
5) Valor: 10,0.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Leia o texto a
seguir muito atentamente. A seguir, responda as questões escolhendo a
alternativa devida em cada uma.
TRECHOS DO LIVRO II
DA ÉTICA A NICÔMACO, DE ARISTÓTELES:
Sendo, pois, de duas
espécies a virtude, intelectual e moral, a primeira, por via de regra, gera-se
e cresce graças ao ensino — por isso requer experiência e tempo; enquanto a
virtude moral é adquirida em resultado do hábito, donde ter-se formado o seu
nome por uma pequena modificação da palavra (hábito). Por tudo isso,
evidencia-se também que nenhuma das virtudes morais surge em nós por natureza;
com efeito, nada do que existe naturalmente pode formar um hábito contrário à
sua natureza. Por exemplo, à pedra que por natureza se move para baixo não se
pode imprimir o hábito de ir para cima, ainda que tentemos adestra-la jogando-a
dez mil vezes no ar; nem se pode habituar o fogo a dirigir-se para baixo, nem
qualquer coisa que por natureza se comporte de certa maneira a comportar-se de
outra. Não é, pois, por natureza, nem contrariando a natureza que as virtudes
se geram em nós. Diga-se, antes, que somos adaptados por natureza a recebê-las
e nos tornamos perfeitos pelo hábito.
Por outro lado, de
todas as coisas que nos vêm por natureza, primeiro adquirimos a potência e mais
tarde exteriorizamos os atos. Isso é evidente no caso dos sentidos, pois não
foi por ver ou ouvir frequentemente que adquirimos a visão e a audição, mas,
pelo contrário, nós as possuíamos antes de usá-las, e não entramos na posse
delas pelo uso. Com as virtudes dá-se exatamente o oposto: adquirimo-las pelo
exercício, como também sucede com as artes. Com efeito, as coisas que temos de
aprender antes de poder fazê-las, aprendemo-las fazendo; por exemplo, os homens
tornam-se arquitetos construindo e tocadores de lira tangendo esse instrumento.
Da mesma forma, tornamo-nos justos praticando atos justos, e assim com a
temperança, a bravura, etc.
(ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco, livro II. Disponível em: < http://www.faberj.edu.br/cfb-2015/downloads/biblioteca/etica/Etica%20a%20Nicomaco%20-%20Aristoteles.pdf > Acesso em 21 de
outubro de 2020.)
QUESTÃO 1: Sendo, pois, de
duas espécies a virtude, intelectual e moral, a primeira, por via de regra,
gera-se e cresce graças ao ensino — por isso requer experiência e tempo;
enquanto a virtude moral é adquirida em resultado do hábito, donde ter-se
formado o seu nome por uma pequena modificação da palavra (hábito).
a)( ) CERTO.
b)( ) ERRADO.
QUESTÃO 2: Evidencia-se
também que todas as virtudes morais surgem em nós por natureza; com efeito,
tudo que existe naturalmente pode formar um hábito contrário à sua natureza.
a)( ) CERTO.
b)( ) ERRADO.
QUESTÃO 3: Não é, pois, por
natureza, nem contrariando a natureza que as virtudes se geram em nós. Diga-se,
antes, que somos adaptados por natureza a recebê-las e nos tornamos perfeitos
pelo hábito.
a)( ) CERTO.
b)( ) ERRADO.
QUESTÃO 4: Por outro lado, de
todas as coisas que nos vêm por natureza, primeiro adquirimos os atos e mais
tarde exteriorizamos a potência.
a)( ) CERTO.
b)( ) ERRADO.
QUESTÃO 5: “(...) as coisas
que temos de aprender antes de poder fazê-las, aprendemo-las fazendo; por
exemplo, os homens tornam-se arquitetos construindo e tocadores de lira
tangendo esse instrumento. Da mesma forma, tornamo-nos justos praticando atos
justos, e assim com a temperança, a bravura, etc.”
a)( ) CERTO.
b)( ) ERRADO.
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