quarta-feira, 9 de setembro de 2020

AULA: 14 A 18/09/2020 - 2 SEMESTRE. TERCEIROS ANOS E EP3 - SOCIOLOGIA (Prof. José Antônio Brazão.)

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO E EP3

NOTA

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Terceira.

 

PERÍODO: 14 A 18 DE SETEMBRO DE 2020.

ATIVIDADE:

A VIDA NAS CIDADES DO SÉCULO XXI:

SOCIEDADE E ESPAÇO URBANO

OBJETIVO: Investigar e discutir a relação que há entre cidade e classes sociais., bem como problematizar a relação entre classes sociais, LEI e cidade.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

*Assista aos vídeos:

ECCE HOMO – A CIDADE. Em:

https://www.youtube.com/watch?v=iVrZtaQp0r4

ECCE HOMO 18 – AS CLASSES SOCIAIS. Em:

https://www.youtube.com/watch?v=mH2wrSePnyg

ECCE HOMO 20 – A LEI. Em:

 https://www.youtube.com/watch?v=Cyyom_r-B_o

 

*Atente para as questões abaixo e as responda.

*Em cada questão há uma única alternativa de resposta.

*No GOOGLE CLASSROOM.

*Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

SOCIEDADE E ESPAÇO URBANO:

EXERCÍCIO:

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:

MORADIA: MERCADORIA RESTRITA:

SISTEMA NACIONAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL – SNHIS:

“A questão habitacional torna visível a exploração dos moradores da periferia. Os programas voltados para a construção de habitações para as classes pobres são precários, deixando um grande contingente de pessoas sem teto. A maioria dos programas habitacionais se concentra na proposta de serem linhas de financiamento de moradias e terrenos, com base em regras de mercado que implicam o pagamento pelas habitações por parte dos que contraem a dívida. Para isso, deve-se ter comprovação de renda e emprego formal, e é preciso que a casa esteja em terreno com posse legal. Esses requisitos nem sempre são preenchidos por pessoas das classes populares, pois muitos se acham desempregados ou em trabalhos formais.

A qualidade das unidades habitacionais direcionadas às classes populares é precária. Muitas são mal-acabadas, outras precisam de reforma logo que ocupadas pelas famílias. O mutirão, que é quando os moradores usam a própria força de trabalho e os conhecimentos empíricos para que sua habitação seja finalizada, é fato recorrente. E isso tudo depois de uma intensa jornada de trabalho semanal, que muitas vezes pode ultrapassar 40 horas.

Além disso, visando suprir o déficit de moradia, o capital imobiliário coloca à venda terrenos situados nas regiões periféricas e, para garantir um lucro maior, pouco investe em infraestrutura. O Estado entra na trama para aumentar as facilidades do capital imobiliário quando assume a responsabilidade pela infraestrutura e pelos serviços urbanos, mas na maior parte das vezes de forma retardada e incompleta. Enfim construída a habitação, tem início a luta dos moradores das periferias pelas conquistas de direitos sociais necessários para que a unidade habitacional alcance a condição de moradia.” [SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna, 2016. (p. 325)]

QUESTÃO 1: A questão habitacional torna visível:

(a)(     ) A preocupação em oferecer casas confortáveis a todas as classes sociais.

(b)(     ) A igualdade perante as leis e na prática.

(c)(      ) A redução nos lucros das empresas habitacionais em prol da população mais pobre.

(d)(     ) A dedicação dos moradores da periferia no momento de mutirões de casa própria.

(e)(     ) A exploração dos moradores da periferia.

QUESTÃO 2: “A maioria dos programas habitacionais se concentra na proposta de serem linhas de financiamento de moradias e terrenos, com base em regras de mercado(...).” Para que essas regras do mercado sejam cumpridas, são exigidos os seguintes elementos, menos:

(a)(     ) Pagamento pelas habitações por parte dos que contraem a dívida.

(b)(     ) Comprovação de renda.

(c)(      ) Ter emprego formal.

(d)(     ) Requisitos preenchidos por todas as pessoas das classes populares.

(e)(     ) Estar em terreno com posse legal.

QUESTÃO 3: “A qualidade das unidades habitacionais direcionadas às classes populares é precária. Muitas são mal-acabadas, outras precisam de reforma logo que ocupadas pelas famílias.” Casas mal-acabadas são resultados de:

(a)(     ) Uso de materiais caros, a ponto das pessoas não darem conta de os comprar.

(b)(     ) Uso de materiais de excelente qualidade, a ponto de não ser possível concluir as casas para não ficarem com preços muito caros.

(c)(      ) Uso de materiais baratos e inadequados, muitas vezes financiados com outro preço, afim de aumentar o lucro das construtoras.

(d)(     ) Uso de materiais e serviços de alta adequação ao clima e às intempéries, que suportam agruras dos mais diversos tipos.

(e)(     ) Uso de materiais de diversos tipos, como areia, tijolos, cimento, telhas, entre outros.

QUESTÃO 4: “O mutirão, que é quando os moradores usam a própria força de trabalho e os conhecimentos empíricos para que sua habitação seja finalizada, é fato recorrente. E isso tudo depois de uma intensa jornada de trabalho semanal, que muitas vezes pode ultrapassar 40 horas.” Conhecimentos empíricos são conhecimentos:

(a)(     ) Nascidos da reflexão racional de pedreiros e seus ajudantes.

(b)(     ) Surgidos por meio da experiência de pedreiros e seus ajudantes.

(c)(      ) Desenvolvidos intelectualmente, ao longo de muitos anos de aprendizado teórico.

(d)(     ) Nascidos da leitura de livros, no transcorrer do tempo, pelos pedreiros e ajudantes.

(e)(     ) Que necessitam da ajuda de engenheiros(as) que orientem e supervisionem o trabalho dos pedreiros.

QUESTÃO 5: “Além disso, visando suprir o déficit de moradia, o capital imobiliário coloca à venda terrenos situados nas regiões periféricas e, para garantir um lucro maior, pouco investe em infraestrutura.” Entre terrenos situados em regiões periféricas, um bom exemplo:

(a)(     ) Casas feitas em regiões de alagamento, a certa distância de rios, lagos e outros, ou em bairros distantes, onde nem asfalto nem esgoto ou serviço de água há.

(b)(     ) Casas ou prédios feitos(as) no centro da cidade. Como os centros têm se tornado locais de intenso comércio, essas casas ou prédios de moradia acabam sendo abandonados.

(c)(      ) Casas feitas em condomínios de luxo, que ficam, muitas vezes, fora das cidades.

(d)(     ) Prédios de moradia em bairros com hospitais, farmácias, livrarias, supermercados, entre outros tantos serviços.

(e)(     ) Hospitais situados em comunidades populares, nem sempre bem equipados, mas que prestam razoável serviço a tais comunidades.

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

SUGESTÃO DE LINK DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:

PORTAL NetESCOLA da SEE-GO:

Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/

O Portal NetESCOLA da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um reforço nos estudos.

 

Nenhum comentário: