Secretaria
de Educação do Estado de Goiás Colégio
Estadual Deputado José de Assis Estudo
Orientado EAD TERCEIRO
ANO DO ENSINO MÉDIO E EP3 |
NOTA |
|||
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA. |
DATA: _____/_____/2020. |
|||
PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
||||
ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 3º |
|
Terceira. |
|
|||
PERÍODO:
14 A 18 DE SETEMBRO DE 2020. |
||||
ATIVIDADE:
A VIDA NAS CIDADES DO
SÉCULO XXI:
SOCIEDADE E ESPAÇO URBANO
OBJETIVO:
Investigar e discutir a
relação que há entre cidade e classes sociais., bem como problematizar a
relação entre classes sociais, LEI e cidade.
INSTRUÇÕES
QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
*Assista aos vídeos:
ECCE HOMO – A CIDADE. Em: https://www.youtube.com/watch?v=iVrZtaQp0r4 ECCE HOMO 18 – AS CLASSES SOCIAIS.
Em: https://www.youtube.com/watch?v=mH2wrSePnyg ECCE HOMO 20 – A LEI. Em: https://www.youtube.com/watch?v=Cyyom_r-B_o
|
*Atente para as
questões abaixo e as responda.
*Em cada questão
há uma única alternativa de resposta.
*No
GOOGLE CLASSROOM.
*Valor: 10,0.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
SOCIEDADE
E ESPAÇO URBANO:
EXERCÍCIO:
LEIA
O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA
UMA:
MORADIA:
MERCADORIA RESTRITA:
SISTEMA NACIONAL
DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL – SNHIS:
“A questão habitacional torna
visível a exploração dos moradores da periferia. Os programas voltados para a
construção de habitações para as classes pobres são precários, deixando um
grande contingente de pessoas sem teto. A maioria dos programas habitacionais
se concentra na proposta de serem linhas de financiamento de moradias e
terrenos, com base em regras de mercado que implicam o pagamento pelas
habitações por parte dos que contraem a dívida. Para isso, deve-se ter
comprovação de renda e emprego formal, e é preciso que a casa esteja em terreno
com posse legal. Esses requisitos nem sempre são preenchidos por pessoas das classes
populares, pois muitos se acham desempregados ou em trabalhos formais.
A qualidade das unidades
habitacionais direcionadas às classes populares é precária. Muitas são
mal-acabadas, outras precisam de reforma logo que ocupadas pelas famílias. O
mutirão, que é quando os moradores usam a própria força de trabalho e os
conhecimentos empíricos para que sua habitação seja finalizada, é fato
recorrente. E isso tudo depois de uma intensa jornada de trabalho semanal, que
muitas vezes pode ultrapassar 40 horas.
Além disso, visando suprir o
déficit de moradia, o capital imobiliário coloca à venda terrenos situados nas
regiões periféricas e, para garantir um lucro maior, pouco investe em
infraestrutura. O Estado entra na trama para aumentar as facilidades do capital
imobiliário quando assume a responsabilidade pela infraestrutura e pelos
serviços urbanos, mas na maior parte das vezes de forma retardada e incompleta.
Enfim construída a habitação, tem início a luta dos moradores das periferias
pelas conquistas de direitos sociais necessários para que a unidade
habitacional alcance a condição de moradia.” [SILVA,
Afrânio et alii. Sociologia em Movimento.
2.ed. São Paulo, Moderna, 2016. (p. 325)]
QUESTÃO 1: A questão habitacional
torna visível:
(a)( ) A preocupação em oferecer casas
confortáveis a todas as classes sociais.
(b)( ) A igualdade perante as leis e na
prática.
(c)( ) A redução nos lucros das empresas
habitacionais em prol da população mais pobre.
(d)( ) A dedicação dos moradores da periferia no
momento de mutirões de casa própria.
(e)( ) A exploração dos moradores da periferia.
QUESTÃO 2: “A maioria dos programas
habitacionais se concentra na proposta de serem linhas de financiamento de
moradias e terrenos, com base em regras de mercado(...).” Para que essas regras
do mercado sejam cumpridas, são exigidos os seguintes elementos, menos:
(a)( ) Pagamento pelas habitações por parte dos
que contraem a dívida.
(b)( ) Comprovação de renda.
(c)( ) Ter emprego formal.
(d)( ) Requisitos preenchidos por todas as
pessoas das classes populares.
(e)( ) Estar
em terreno
com posse legal.
QUESTÃO 3: “A qualidade das
unidades habitacionais direcionadas às classes populares é precária. Muitas são
mal-acabadas, outras precisam de reforma logo que ocupadas pelas famílias.”
Casas mal-acabadas são resultados de:
(a)( ) Uso de materiais caros, a ponto das
pessoas não darem conta de os comprar.
(b)( ) Uso de materiais de excelente qualidade,
a ponto de não ser possível concluir as casas para não ficarem com preços muito
caros.
(c)( ) Uso de materiais baratos e inadequados,
muitas vezes financiados com outro preço, afim de aumentar o lucro das
construtoras.
(d)( ) Uso de materiais e serviços de alta
adequação ao clima e às intempéries, que suportam agruras dos mais diversos
tipos.
(e)( ) Uso de materiais de diversos tipos, como
areia, tijolos, cimento, telhas, entre outros.
QUESTÃO 4: “O mutirão, que é quando
os moradores usam a própria força de trabalho e os conhecimentos empíricos para
que sua habitação seja finalizada, é fato recorrente. E isso tudo depois de uma
intensa jornada de trabalho semanal, que muitas vezes pode ultrapassar 40 horas.”
Conhecimentos empíricos são conhecimentos:
(a)( ) Nascidos da reflexão racional de
pedreiros e seus ajudantes.
(b)( ) Surgidos por meio da experiência de
pedreiros e seus ajudantes.
(c)( ) Desenvolvidos intelectualmente, ao
longo de muitos anos de aprendizado teórico.
(d)( ) Nascidos da leitura de livros, no
transcorrer do tempo, pelos pedreiros e ajudantes.
(e)( ) Que necessitam da ajuda de
engenheiros(as) que orientem e supervisionem o trabalho dos pedreiros.
QUESTÃO 5: “Além disso, visando
suprir o déficit de moradia, o capital imobiliário coloca à venda terrenos
situados nas regiões periféricas e, para garantir um lucro maior, pouco investe
em infraestrutura.” Entre terrenos situados em regiões periféricas, um bom
exemplo:
(a)( ) Casas feitas em regiões de alagamento, a
certa distância de rios, lagos e outros, ou em bairros distantes, onde nem
asfalto nem esgoto ou serviço de água há.
(b)( ) Casas ou prédios feitos(as) no centro da
cidade. Como os centros têm se tornado locais de intenso comércio, essas casas
ou prédios de moradia acabam sendo abandonados.
(c)( ) Casas feitas em condomínios de luxo,
que ficam, muitas vezes, fora das cidades.
(d)( ) Prédios de moradia em bairros com
hospitais, farmácias, livrarias, supermercados, entre outros tantos serviços.
(e)( ) Hospitais situados em comunidades
populares, nem sempre bem equipados, mas que prestam razoável serviço a tais
comunidades.
RESPONDER
NO GOOGLE CLASSROOM.
SUGESTÃO DE LINK
DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:
PORTAL NetESCOLA
da SEE-GO:
Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/
O Portal NetESCOLA
da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o
Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar aprendizado
de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um reforço nos
estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário