Secretaria
de Educação do Estado de Goiás Colégio
Estadual Deputado José de Assis Estudo
Orientado EAD SEGUNDO
ANO DO ENSINO MÉDIO E EP2 |
NOTA |
|||
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA. |
DATA: _____/_____/2020. |
|||
PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
||||
ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 3º |
|
Segunda. |
|
|||
PERÍODO:
14 A 18 DE SETEMBRO DE 2020. |
||||
ATIVIDADE:
MUNDO DO TRABALHO E
DESIGUALDADE SOCIAL:
OBJETIVO:
Observar e apreender criticamente o fato da flexibilização do trabalho no mundo
atual.
INSTRUÇÕES
QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
Assista aos vídeos:
(1)
Ecce
Homo 07 – Trabalho. Em: https://www.youtube.com/watch?v=MPB83diYqGw
(2)
Reforma Trabalhista em 1 hora! Em: https://www.youtube.com/watch?v=ozW3HySS8jY
(3)
06
Mudanças na Legislação Trabalhista para 2020!!! - Fique atento. Em: https://www.youtube.com/watch?v=XIkx1l6XJ2w
A) Em
cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.
B) Responda-as
no GOOGLE CLASSROOM.
C) Valor:
10,0.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
TRABALHO E SOCIEDADE.
EXERCÍCIO
LEIA
O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA
UMA:
SISTEMAS FLEXÍVEIS
DE PRODUÇÃO (Afrânio Silva e outros)
“(...)Apesar da
Toyota ter adotado o modelo [de produção] na década de 1950, só vinte anos mais
tarde ele se tornaria paradigma [modelo] do sistema industrial mundial. Suas
características básicas são: flexibilidade na produção, com a capacidade de
rápida alteração dos modelos a serem produzidos; organização da produção e da
entrega no momento e na quantidade exatos, de modo a torná-las mais rápidas;
importância da qualidade dos produtos; baixos preços com base na lógica de que
empresa ‘enxuta’; estoques baixos; e número reduzido de trabalhadores.
O toyotismo
promoveu a passagem dos sistemas de produção ‘estáticos’ para os ‘flexíveis’. A
flexibilidade na produção está ligada à ideia de fábrica ‘enxuta’, pois rompe
com o modelo de produção em série que necessitava de muitos trabalhadores.(...)” [SILVA, Afrânio
et alii. Sociologia em Movimento.
2.ed. São Paulo, Moderna, 2016. (p. 223)] Agora veja a tabela comparativa
proposta por Juliana Bezerra:
|
Taylorismo |
Fordismo |
Toyotismo |
Produção |
Em
massa, de bens homogêneos. |
Em
massa, de bens homogêneos. |
Pequenos
lotes, produção diversificada. |
Ritmo de trabalho |
Baseado
no rendimento individual. |
Baseado
no ritmo das máquinas e da esteira. |
Baseada
na demanda dos clientes e no trabalho em grupo. |
Economia |
De
escala. |
De
escala. |
De
escopo [alvo a ser atingido; objetivo]. |
Estoque |
Manutenção
de grandes estoques. |
Manutenção
de grandes estoques. |
Não
fazem estoque. |
Objetivo de produção |
Voltada
para recursos. |
Voltada
para recursos. |
Voltada
para a demanda. |
Controle de qualidade |
São
feitos no final da linha de montagem. |
São
feitos no final da linha de montagem. |
São
feitos ao longo do processo. |
Tarefas |
O
trabalhador realiza uma única tarefa. |
O
trabalhador realiza uma única tarefa. |
O
trabalhador realiza múltiplas tarefas. |
Autonomia de trabalho |
Alta
subordinação aos gerentes. |
Subordinação
levemente atenuada. |
Exercida
de forma estrutural. |
Espaço de trabalho |
Divisão
espacial. |
Divisão
espacial. |
Integração
espacial. |
Ideias |
Estado
de bem-estar social. |
Estado
de bem-estar social. |
Estado
Neoliberal. |
Demandas |
Coletivas. |
Coletivas. |
Individuais. |
Poder |
Estado
e sindicatos detém o poder. |
Estado
e sindicatos detém o poder. |
Poder
financeiro e individual. |
(BEZERRA,
Juliana. Taylorismo, fordismo e toyotismo.
Disponível em: < https://www.diferenca.com/taylorismo-fordismo-e-toyotismo/
> Acesso em 08 de setembro de 2020.)
QUESTÃO 1: “Apesar da Toyota ter
adotado o modelo [de produção] na década de 1950, só vinte anos mais tarde ele
se tornaria paradigma [modelo] do sistema industrial mundial. Suas
características básicas são as seguintes, com exceção de:
(a)( ) flexibilidade na produção, com a capacidade
de rápida alteração dos modelos a serem produzidos;
(b)( ) organização da produção e da entrega no
momento e na quantidade exatos, de modo a torná-las mais rápidas;
(c)( ) importância da qualidade dos produtos;
(d)( ) estoques baixos; e número reduzido de
trabalhadores;
(e)( ) preços altos com base na lógica de que
empresa grande e cheia de trabalhadores.
QUESTÃO 2: “O toyotismo promoveu a
passagem dos sistemas de produção ‘estáticos’ para os ‘flexíveis’. A
flexibilidade na produção está ligada à ideia de fábrica ‘enxuta’ (...).” Estáticos
são sistemas de produção em que o trabalhador, necessariamente, fica:
(a)( ) Trabalhando, por poucas horas e sempre
com diversificação de atividades.
(b)( ) Trabalhando, por horas a fio, indo de um
lado a outro na fábrica e conversando com todo mundo que ali trabalha.
(c)( ) Trabalhando, sempre, em união com
outros(as) trabalhadores(as), na busca do aprimoramento coletivo e do bem
comum, além de fazer horas extras para ganhar um dinheiro a mais no fim do mês.
(d)( ) Trabalhando, por horas a fio, numa mesma
atividade, sem diversificação, geralmente no mesmo posto.
(e)( ) Trabalhando, por horas a fio, com muita
alegria, enorme e mesma disposição.
QUESTÃO 3: O toyotismo “rompe com o
modelo de produção em série que necessitava de muitos trabalhadores.” No caso do fordismo, por exemplo, diferente do
toyotismo, nas fábricas da Ford eram comuns:
(a)( ) As não formações de estoques.
(b)( ) Demandas individuais.
(c)( ) As esteiras.
(d)( ) Trabalhadores “multi-tarefeiros”.
(e)( ) Produções diversificadas.
QUESTÃO 4: Entre as características
do taylorismo encontram-se as seguintes, menos:
(a)( ) Estado e sindicatos detêm o poder.
(b)( ) Integração espacial.
(c)( ) O trabalhador realiza uma única tarefa.
(d)( ) Alta subordinação aos gerentes.
(e)( ) Estado de bem-estar social.
QUESTÃO 5: Entre as características
do fordismo encontram-se as seguintes, menos:
(a)( ) Estado neoliberal.
(b)( ) Produção em massa, de bens homogêneos
(ex.: muitos carros de um mesmo tipo).
(c)( ) Ritmo do trabalho baseado no ritmo das
máquinas e da esteira.
(d)( ) Economia de escala.
(e)( ) Divisão espacial.
RESPONDER
NO GOOGLE CLASSROOM.
SUGESTÃO DE LINK
DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:
PORTAL NetESCOLA
da SEE-GO:
Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/
O Portal NetESCOLA
da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o
Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar
aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um
reforço nos estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário