Secretaria
de Educação do Estado de Goiás Colégio
Estadual Deputado José de Assis Estudo
Orientado EAD PRIMEIRO
ANO DO ENSINO MÉDIO |
NOTA |
|||
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA. |
DATA: _____/_____/2020. |
|||
PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
||||
ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 3º |
|
Primeira. |
|
|||
PERÍODO:
14 A 18 DE SETEMBRO DE 2020. |
||||
ATIVIDADE:
CULTURA E SOCIEDADE
OBJETIVO:
Compreender como a ideologia serve aos propósitos da classe dominante.
INSTRUÇÕES
QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1) Assistir
aos vídeos: O que é ideologia? Senso comum, Karl Marx e Antonio Gramsci. Em: https://www.youtube.com/watch?v=EYt5QuOmsVU
1)e
O que é Ideologia (e o que não é)? - Conceitos Históricos. Em: https://www.youtube.com/watch?v=zAdgefCuoQA
2) Atente
para as questões seguintes e as responda conforme a devida resposta de cada
questão.
3) Responder
no GOOGLE CLASSROOM.
4) Valor:
10,0.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
CULTURA
E IDEOLOGIA:
EXERCÍCIO:
LEIA
O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA
UMA:
INDÚSTRIA CULTURAL
E MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA (Afrânio Silva e outros):
“Na análise das relações entre
cultura e ideologia, uma temática relevante para as Ciências Sociais é a
discussão das relações entre cultura de massa, indústria cultural e meios de
comunicação de massa. (...)
Uma questão interessante é que,
diferentemente das culturas erudita e popular, que são produzidas
respectivamente pelas elites e pelas classes populares, a cultura de massa, ao
contrário do que o nome sugere, não é produzida pelas massas, mas para as
massas. Ela é gerada no interior da indústria cultural, conjunto de empresas
vinculadas à classe dominante que tem como função ‘produzir’ cultura. Mas como
produzir industrialmente algo que (...) surge das práticas cotidianas dos
diferentes grupos e classes?
Isso acontece pela massificação de
saberes e padrões de comportamento que interessam às classes dominantes, para que
sejam adotados como referência pelas classes dominadas. Por meio de inúmeros
produtos (novelas, filmes, livros, shows, programas de TV, revistas, etc.), há
uma difusão de elementos culturais que tem como premissa a consolidação de
valores e comportamentos que reforçam a ordem social capitalista. Para isso,
esses produtos incentivam o consumo, a padronização dos gostos, em um processo
em que prevalece a busca pelo lucro.
Os meios de comunicação de massa
(televisão, rádio, cinema, jornais, [internet], etc.), que são os principais
veículos de divulgação da cultura de massa, exercem papel essencial nesse
contexto. São eles os responsáveis por transmitir os ideais das classes
dominantes para o conjunto da sociedade, de forma que, no caso de obtenção de
sucesso, possam consolidar seu controle hegemônico sobre as classes dominadas.”
[SILVA, Afrânio et alii. Cultura e ideologia. In: ________________. Sociologia em Movimento. 2.ed. São
Paulo, Moderna, 2016. (Cap. 3, pp. 81-82)]
QUESTÃO 1: “Na análise das relações
entre cultura e ideologia, uma temática relevante para as Ciências Sociais é a
discussão das relações entre cultura de massa, indústria cultural e meios de
comunicação de massa. (...)” Dentro da indústria cultural não se encontram
necessariamente:
(a)( ) As
gravadoras músicas.
(b)( ) A indústria cinematográfica.
(c)( ) As redes de televisão.
(d)( ) Empresas multinacionais de fast foods.
(e)( ) As mulheres rendeiras de comunidades
interioranas.
QUESTÃO 2: “Uma questão
interessante é que, diferentemente das culturas erudita e popular, que são
produzidas respectivamente pelas elites e pelas classes populares, a cultura de
massa, ao contrário do que o nome sugere, não é produzida pelas massas, mas
para as massas.” Por massa não se pode entender:
(a)( ) Multidão ou povo.
(b)( ) Aglomerado de pessoas.
(c)( ) Sociedade compacta que segue diretrizes
impostas por grupos dominantes.
(d)( ) Grupo de pessoas com posturas críticas e
problematizadoras do mundo que as
envolve.
(e)( ) Pessoas sem visão crítica e que não
conseguem enxergar além da mera realidade que vivem, formando um grupo coeso
representativo dos interesses da classe dominante.
QUESTÃO 3: “A cultura de massa é
gerada no interior da indústria cultural, conjunto de empresas vinculadas à
classe dominante que tem como função ‘produzir’ cultura. Mas como produzir industrialmente algo que (...) surge das práticas
cotidianas dos diferentes grupos e classes?”
(a)( ) Pela não massificação de saberes e
padrões de comportamento que interessam às classes dominantes, para que sejam
adotados como referência pelas classes dominadas.
(b)( ) Pela transmissão de saberes e padrões de
comportamento que interessam a todas as classes, para que sejam adotados como
referência por todas essas classes.
(c)( ) Pela massificação de saberes e padrões de
comportamento que interessam às classes dominantes, para que sejam adotados
como referência pelas classes dominadas.
(d)( ) Pela massificação de saberes e padrões de
comportamento que interessam às classes dominadas, para que sejam adotados como
referência pelas classes dominantes.
(e)( ) Pela desenvolvimento de saberes e pela
busca de conhecimentos que possam ser postos a serviço de todo o bem comum, de
maneira ética e preocupada com a vida e o bem-estar de todos.
QUESTÃO 4: “Os meios de comunicação
de massa (televisão, rádio, cinema, jornais, [internet], etc.), que são os
principais veículos de divulgação da cultura de massa, exercem papel essencial
nesse contexto. São eles os responsáveis por transmitir os ideais das classes
dominantes para o conjunto da sociedade, de forma que, no caso de obtenção de
sucesso, possam consolidar seu controle hegemônico sobre as classes dominadas.”
Controle hegemônico é basicamente:
(a)( ) A hegemonia das classes populares, que
conquistam o poder e asseguram, doravante, seus direitos plenamente garantidos.
(b)( ) A dominação da classe que detém nas mãos
os meios de produção e a maior parte das riquezas sobre as demais classes, extraindo
destas a mais valia e mantendo-as em conformidade com seus interesses.
(c)( ) O controle das doenças, evitando sua
disseminação por entre as pessoas, evitando, com isto, grandes perdas para
todos.
(d)( ) A preocupação da classe dominante com o
bem-estar de todas as demais classes, a ponto de se pôr a serviço destas.
(e)( ) A transmissão de ideias que valorizam a
vida e o bem comum, deixando de lado interesses mesquinhos e a ambição
desvairada.
QUESTÃO 5: A hegemonia da classe
dominante é assegurada, além do uso da indústria cultural, pelos seguintes
meios, com exceção de:
(a)( ) Investimentos pesados em educação e
formação igualitária de todos.
(b)( ) Representantes seus nas mais diferentes
esferas do poder político, tanto a nível federal, quanto estadual, quanto
municipal.
(c)( ) Transmissão constante de suas
ideologias por meios diversos, que fazem parte, inclusive, da indústria
cultural, além de outros.
(d)( ) Retirada de direitos trabalhistas, a fim
de aumentar os lucros e as riquezas.
(e)( ) Manutenção e renovação contínuas da
indústria cultural, sempre apresentando produtos novos, com a aparência de
serem desejos de todos.
RESPONDER
NO GOOGLE CLASSROOM.
SUGESTÃO DE LINK
DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:
PORTAL NetESCOLA
da SEE-GO:
Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/
O Portal NetESCOLA
da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o
Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar
aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um
reforço nos estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário