Secretaria
de Educação do Estado de Goiás Colégio
Estadual Deputado José de Assis Estudo
Orientado EAD PRIMEIRO
ANO DO ENSINO MÉDIO |
NOTA |
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DISCIPLINA: FILOSOFIA. |
DATA: _____/_____/2020. |
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PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
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ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 3º |
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Primeira. |
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PERÍODO:
14 A 18 DE SETEMBRO DE 2020. |
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ATIVIDADE:
COMPONENTE
CURRICULAR: FILOSOFIA GREGA - ARISTÓTELES.
OBJETIVO:
Compreender os princípios fundamentais do pensamento aristotélico.
INSTRUÇÕES
QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1)
Assistir
ao vídeo: SER OU NÃO SER – ARISTÓTELES – A FILOSOFIA NASCE DO ESPANTO.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rHp5GXpbd0Q
2)
Assistir
também: SER OU NÃO SER – ARISTÓTELES E A LÓGICA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5HMOjM2lirE
3)
Responder
as questões abaixo, escolhendo a alternativa devida em cada uma.
4)
Fazer
atividade no Google Classroom.
5)
Valor:
10,0.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
FILOSOFIA GREGA –
ARISTÓTELES:
EXERCÍCIO:
LEIA
O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA
UMA:
Substância, forma,
matéria, ato e potência (Francisco Porfírio)
Ao se distanciar das teses
idealistas platônicas e das teses imobilistas de Parmênides, Aristóteles
defrontou-se com um problema filosófico: o pensador concebe a existência de
formas (que seriam ideais) e da matéria, que seria mutável. Ambas, na teoria do
conhecimento aristotélica, são verdadeiras e possuem validade, ao contrário da
concepção platônica de conhecimento, que seria composto, em sua verdade, apenas
pelas ideias ou formas. A substância seria o elo de encaixe entre a noção de
forma e a noção de matéria, ou seja, substância é aquilo que permite à matéria
adequar-se a determinada forma. Porém, ao assumir que as formas são imutáveis e
a matéria é mutável, haveria um problema de adequação das matérias às suas
respectivas formas ou conceitos. Para resolver isso, Aristóteles introduziu a
noção de distinção entre ato e potência.
Segundo o filósofo, todos os seres
e objetos materiais existem em duas formas, uma atual e uma em potencial. Ato
seria a forma atual, aquilo que a matéria é agora, e potência seria uma forma
especial que a matéria guarda dentro de si, isto é, um “vir a ser” ou um “poder
vir a ser”. Toda matéria atual pode transformar-se em suas potências. Quando um
determinado ser transforma-se em sua potência, pode-se dizer que ele se atualizou,
ou seja, transformou-se em uma nova matéria em ato.
Para exemplificar esse raciocínio,
podemos tomar emprestada a ideia de que uma semente existe enquanto semente, ou
seja, é semente em ato, mas ela também guarda uma potência dentro de si: a possibilidade
de se tornar uma planta. Quando a semente brota e cresce, ela se atualiza,
tomando uma nova forma e transformando a sua matéria.
|1| ARISTÓTELES. Metafísica. 2ª ed.
tradução, introdução e comentários de Giovanni Reale. São Paulo: Edições
Loyola, 2002, p. 131.
|2| _______ Metafísica. 2ª ed.
tradução, introdução e comentários de Giovanni Reale. São Paulo: Edições
Loyola, 2002, p. 141.
(PORFÍRIO, Francisco. Metafísica de Aristóteles. IN: BRASIL ESCOLA UOL. Filosofia. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/metafisica-aristoteles.htm
> Acesso em 08 de setembro de 2020.)
QUESTÃO 1: Assinale a alternativa
correta:
(a)( ) Ao aprimorar as teses idealistas
platônicas e das teses imobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com
um problema filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam
reais) e da matéria, que seria imutável.
(b)( ) Ao aceitar as teses idealistas platônicas
e das teses imobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema
filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam ideais) e da
matéria, que seria mutável.
(c)( ) Ao se aproximar das teses idealistas
platônicas e das teses imobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com
um problema filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam
ideais) e da matéria, que seria mutável.
(d)( ) Ao se distanciar das teses realistas
platônicas e das teses mobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com
um problema filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam
ideais) e da matéria, que seria mutável.
(e)( ) Ao se distanciar das teses idealistas
platônicas e das teses imobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com
um problema filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam
ideais) e da matéria, que seria mutável.
QUESTÃO 2: Assinale a alternativa
incorreta:
(a)( ) Matéria e forma, na teoria do conhecimento
aristotélica, são verdadeiras e possuem validade, ao contrário da concepção
platônica de conhecimento, que seria composto, em sua verdade, apenas pelas
ideias ou formas.
(b)( ) A substância seria o elo de encaixe
entre a noção de forma e a noção de matéria, ou seja, substância é aquilo que
permite à matéria adequar-se a determinada forma.
(c)( ) Aristóteles discorda da teoria das
ideias eternas e perfeitas, em outro mundo, defendida por Platão.
(d)( ) Matéria e forma, na teoria do conhecimento
aristotélica, não são verdadeiras e nem possuem validade, em plena conformidade
com a concepção platônica de conhecimento, que seria composto, em sua verdade,
apenas pelas ideias ou formas.
(e)( ) Aristóteles distancia-se tanto das teses
(afirmações) idealistas platônicas (Platão defendia a existência de um Mundo
das Ideias, formas perfeitas de todas as coisas) quanto das teses imobilistas
de Parmênides (o Ser imóvel e perfeito, eterno, de Parmênides, por exemplo).
QUESTÃO 3: Ao assumir que as formas
são imutáveis e a matéria é mutável, haveria um problema de adequação das
matérias às suas respectivas formas ou conceitos. Para resolver isso,
Aristóteles introduziu a noção de:
(a)( ) Equalização entre ato e potência.
(b)( ) Indistinção entre ato e potência.
(c)( ) Distinção entre ato e potência.
(d)( ) Oposição entre ato e potência.
(e)( ) Equivalência entre ato e potência.
QUESTÃO 4: Potência é a
possibilidade que um ser tem de vir a ser, isto é, transformar-se em outro. Ato
é a realização (colocação em ação) da potência de um ser que se atualiza (se
torna ato) e vem a tornar real a forma que está embutida dentro de si. Por
exemplo:
(a)( ) A semente é uma árvore em substância.
(b)( ) A semente é uma árvore em potência
(possibilidade de vir a ser). A árvore, a realização (transformação em ato) da
forma guardada dentro da semente.
(c)( ) A semente é uma árvore em ato.
(d)( ) A semente é uma forma eterna e perfeita
de árvore.
(e)( ) A árvore nada mais é que uma potência da
semente.
QUESTÃO 5: Aristóteles acreditava
que a forma da futura árvore encontra-se dentro da semente, naturalmente, vindo
a tornar-se esta naquela por meio da matéria acrescida pelos cuidados, pela
chuva, pela matéria do solo, entre outras condições. A ciência biológica, hoje,
descobriu que essa forma encontra-se registrada no/na:
(a)( ) Ácido Desoxirribonucleico (DNA) das
células da semente.
(b)( ) Citoplasma das células da semente.
(c)( ) Mitocôndria de cada célula da semente.
(d)( ) Cloroplasto de cada célula da semente.
(e)( ) Fotossíntese da semente que virá a ser,
posteriormente, uma árvore.
RESPONDER
NO GOOGLE CLASSROOM.
SUGESTÃO DE LINK
DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:
PORTAL NetESCOLA
da SEE-GO:
Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/
O Portal NetESCOLA
da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o
Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar
aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um
reforço nos estudos.
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