quarta-feira, 9 de setembro de 2020

AULA: 14 A 18/09/2020 - 2 SEMESTRE. PRIMEIROS ANOS - FILOSOFIA (Prof. José Antônio Brazão.)

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

NOTA

DISCIPLINA: FILOSOFIA.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Primeira.

 

PERÍODO: 14 A 18 DE SETEMBRO DE 2020.

ATIVIDADE:

COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA GREGA - ARISTÓTELES.

OBJETIVO: Compreender os princípios fundamentais do pensamento aristotélico.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      Assistir ao vídeo: SER OU NÃO SER – ARISTÓTELES – A FILOSOFIA NASCE DO ESPANTO. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rHp5GXpbd0Q

2)      Assistir também: SER OU NÃO SER – ARISTÓTELES E A LÓGICA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5HMOjM2lirE

3)      Responder as questões abaixo, escolhendo a alternativa devida em cada uma.

4)      Fazer atividade no Google Classroom.

5)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

FILOSOFIA GREGA – ARISTÓTELES:

EXERCÍCIO:

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:

Substância, forma, matéria, ato e potência (Francisco Porfírio)

Ao se distanciar das teses idealistas platônicas e das teses imobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam ideais) e da matéria, que seria mutável. Ambas, na teoria do conhecimento aristotélica, são verdadeiras e possuem validade, ao contrário da concepção platônica de conhecimento, que seria composto, em sua verdade, apenas pelas ideias ou formas. A substância seria o elo de encaixe entre a noção de forma e a noção de matéria, ou seja, substância é aquilo que permite à matéria adequar-se a determinada forma. Porém, ao assumir que as formas são imutáveis e a matéria é mutável, haveria um problema de adequação das matérias às suas respectivas formas ou conceitos. Para resolver isso, Aristóteles introduziu a noção de distinção entre ato e potência.

 

Segundo o filósofo, todos os seres e objetos materiais existem em duas formas, uma atual e uma em potencial. Ato seria a forma atual, aquilo que a matéria é agora, e potência seria uma forma especial que a matéria guarda dentro de si, isto é, um “vir a ser” ou um “poder vir a ser”. Toda matéria atual pode transformar-se em suas potências. Quando um determinado ser transforma-se em sua potência, pode-se dizer que ele se atualizou, ou seja, transformou-se em uma nova matéria em ato.

Para exemplificar esse raciocínio, podemos tomar emprestada a ideia de que uma semente existe enquanto semente, ou seja, é semente em ato, mas ela também guarda uma potência dentro de si: a possibilidade de se tornar uma planta. Quando a semente brota e cresce, ela se atualiza, tomando uma nova forma e transformando a sua matéria.

|1| ARISTÓTELES. Metafísica. 2ª ed. tradução, introdução e comentários de Giovanni Reale. São Paulo: Edições Loyola, 2002, p. 131.

|2| _______ Metafísica. 2ª ed. tradução, introdução e comentários de Giovanni Reale. São Paulo: Edições Loyola, 2002, p. 141.

 (PORFÍRIO, Francisco. Metafísica de Aristóteles. IN: BRASIL ESCOLA UOL. Filosofia. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/metafisica-aristoteles.htm > Acesso em 08 de setembro de 2020.)

QUESTÃO 1: Assinale a alternativa correta:

(a)(     ) Ao aprimorar as teses idealistas platônicas e das teses imobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam reais) e da matéria, que seria imutável.

(b)(     ) Ao aceitar as teses idealistas platônicas e das teses imobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam ideais) e da matéria, que seria mutável.

(c)(      ) Ao se aproximar das teses idealistas platônicas e das teses imobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam ideais) e da matéria, que seria mutável.

(d)(     ) Ao se distanciar das teses realistas platônicas e das teses mobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam ideais) e da matéria, que seria mutável.

(e)(     ) Ao se distanciar das teses idealistas platônicas e das teses imobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam ideais) e da matéria, que seria mutável.

QUESTÃO 2: Assinale a alternativa incorreta:

(a)(     ) Matéria e forma, na teoria do conhecimento aristotélica, são verdadeiras e possuem validade, ao contrário da concepção platônica de conhecimento, que seria composto, em sua verdade, apenas pelas ideias ou formas.

(b)(     ) A substância seria o elo de encaixe entre a noção de forma e a noção de matéria, ou seja, substância é aquilo que permite à matéria adequar-se a determinada forma.

(c)(      ) Aristóteles discorda da teoria das ideias eternas e perfeitas, em outro mundo, defendida por Platão.

(d)(     ) Matéria e forma, na teoria do conhecimento aristotélica, não são verdadeiras e nem possuem validade, em plena conformidade com a concepção platônica de conhecimento, que seria composto, em sua verdade, apenas pelas ideias ou formas.

(e)(     ) Aristóteles distancia-se tanto das teses (afirmações) idealistas platônicas (Platão defendia a existência de um Mundo das Ideias, formas perfeitas de todas as coisas) quanto das teses imobilistas de Parmênides (o Ser imóvel e perfeito, eterno, de Parmênides, por exemplo).

QUESTÃO 3: Ao assumir que as formas são imutáveis e a matéria é mutável, haveria um problema de adequação das matérias às suas respectivas formas ou conceitos. Para resolver isso, Aristóteles introduziu a noção de:

(a)(     ) Equalização entre ato e potência.

(b)(     ) Indistinção entre ato e potência.

(c)(      ) Distinção entre ato e potência.

(d)(     ) Oposição entre ato e potência.

(e)(     ) Equivalência entre ato e potência.

QUESTÃO 4: Potência é a possibilidade que um ser tem de vir a ser, isto é, transformar-se em outro. Ato é a realização (colocação em ação) da potência de um ser que se atualiza (se torna ato) e vem a tornar real a forma que está embutida dentro de si. Por exemplo:

(a)(     ) A semente é uma árvore em substância.

(b)(     ) A semente é uma árvore em potência (possibilidade de vir a ser). A árvore, a realização (transformação em ato) da forma guardada dentro da semente.

(c)(      ) A semente é uma árvore em ato.

(d)(     ) A semente é uma forma eterna e perfeita de árvore.

(e)(     ) A árvore nada mais é que uma potência da semente.

QUESTÃO 5: Aristóteles acreditava que a forma da futura árvore encontra-se dentro da semente, naturalmente, vindo a tornar-se esta naquela por meio da matéria acrescida pelos cuidados, pela chuva, pela matéria do solo, entre outras condições. A ciência biológica, hoje, descobriu que essa forma encontra-se registrada no/na:

(a)(     ) Ácido Desoxirribonucleico (DNA) das células da semente.

(b)(     ) Citoplasma das células da semente.

(c)(      ) Mitocôndria de cada célula da semente.

(d)(     ) Cloroplasto de cada célula da semente.

(e)(     ) Fotossíntese da semente que virá a ser, posteriormente, uma árvore.

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

SUGESTÃO DE LINK DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:

PORTAL NetESCOLA da SEE-GO:

Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/

O Portal NetESCOLA da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um reforço nos estudos.

Nenhum comentário: