quarta-feira, 2 de setembro de 2020

AULA - 07 A 11/09/2020. 2 SEMESTRE - TERCEIROS ANOS E EP3 - SOCIOLOGIA (Prof. José Antônio Brazão.)

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO E EP3

NOTA

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Terceira.

 

PERÍODO: 07 A 11/09 DE 2020.

ATIVIDADE:

A VIDA NAS CIDADES DO SÉCULO XXI:

SOCIEDADE E ESPAÇO URBANO

OBJETIVO: Compreender a importância e o peso do historiador e sociólogo Sérgio Buarque de Holanda no entendimento da sociedade brasileira e de sua história, bem como na compreensão do desenvolvimento urbano no país.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

*Assista ao vídeo ECCE HOMO – A CIDADE. Em: https://www.youtube.com/watch?v=iVrZtaQp0r4

*Atente para as questões abaixo e as responda.

*Em cada questão há uma única alternativa de resposta.

*No GOOGLE CLASSROOM.

*Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

SOCIEDADE E ESPAÇO URBANO:

EXERCÍCIO:

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:

SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA (SÉCULO XX):

“Filho de Christovam Buarque de Holanda e Heloísa Gonçalves Moreira Buarque de Holanda (...). Bacharelou-se em direito pela Universidade do Brasil em 1925. No ano seguinte, transferiu-se para Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, para dirigir o jornal O Progresso. No mesmo ano, fundou, com Prudente de Morais Neto, a revista Estética. Em 1927, retornou ao Rio de Janeiro e passou a trabalhar como colunista do Jornal do Brasil e funcionário da Agência United Press. Dois anos depois, viajou para a Europa como correspondente dos Diários Associados e fixou-se em Berlim, onde conheceu a obra de Max Weber e assistiu aos seminários de Friedrich Meinecke. (...) Em 1936, de volta ao Brasil, ingressou na Universidade do Distrito Federal, onde lecionou história moderna e contemporânea e literatura comparada. Ainda em 1936, lançou seu livro "Raízes do Brasil". Quando a Universidade do Distrito Federal foi fechada, em 1939, Sérgio Buarque de Holanda foi convidado por Augusto Meyer a dirigir a seção de publicações do Instituto Nacional do Livro. Em 1941, a convite da seção de Relações Internacionais do Departamento de Estado, viajou para os Estados Unidos. (...) Filiou-se ao Partido Socialista em 1947 e assumiu a vaga de professor de História Econômica do Brasil, na Escola de Sociologia e Política, em substituição a Roberto Simonsen. Dois anos depois, proferiu uma série de conferências na Sorbonne, em Paris. Em 1952, mudou-se com a família para Itália, onde permaneceu por dois anos como professor convidado junto à cadeira de Estudos Brasileiros da Universidade de Roma. Recebeu o prêmio Edgard Cavalheiro do Instituto Nacional do Livro em 1957, pela publicação de "Caminhos e Fronteiras". No ano seguinte, conquistou a cadeira de História da Civilização Brasileira na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, com a tese "Visão do Paraíso - Os Motivos Edênicos no Descobrimento e na Colonização do Brasil". Foi o primeiro diretor do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), eleito em 1962. De 1963 a 1967, visitou como professor convidado as universidades do Chile e dos Estados Unidos e participou de missões culturais pela Unesco no Peru e na Costa Rica. Em 1969, aposentou-se do cargo de catedrático da USP, em solidariedade aos colegas afastados de suas funções pelo AI-5. Recebeu o prêmio Governador do Estado, em 1967, na seção de literatura. Recebeu, como o intelectual do ano, o prêmio Juca Pato de 1979. No ano seguinte, foi membro-fundador do Partido dos Trabalhadores.” (IN: http://educacao.uol.com.br/biografias/sergio-buarque-de-holanda.jhtm .)

QUESTÃO 1: A respeito da vida e das ações de SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA, não se pode dizer que:

(a)    Trabalhou na Universidade do Distrito Federal e na USP (Universidade de São Paulo).

(b)   Morou em Berlim, trabalhando como correspondente.

(c)    Conheceu a obra de Max Weber, que foi um grande sociólogo alemão.

(d)   Recebeu o prêmio Edgard Cavalheiro do Instituto Nacional do Livro.

(e)    Bacharelou-se em História pela USP, em 1925.

QUESTÃO 2: Dentre os livros escritos por Sérgio B. de Holanda não se encontra:

(1)   Grande Sertão Veredas.

(2)   Caminhos e Fronteiras.

(3)   Visão do Paraíso. (Tese.)

(4)   Raízes do Brasil.

QUESTÃO 3: Existem pessoas que dizem que muito estudo não leva as pessoas a lugar nenhum. Entre os elementos do texto acima, contrapõem-se a essa posição os seguintes, exceto:

(a)(     ) Fundou, com Prudente de Morais Neto, a revista Estética.

(b)(     ) Ingressou na Universidade do Distrito Federal, onde lecionou história moderna e contemporânea e literatura comparada

(c)(      ) Mudou-se com a família para Itália.

(d)(     ) Participou de missões culturais pela Unesco no Peru e na Costa Rica.

(e)(     ) Foi preso por ter-se filiado ao Partido Socialista em 1947.

QUESTÃO 4: Em 1969, aposentou-se do cargo de catedrático da USP, em solidariedade aos colegas afastados de suas funções pelo:

(a)(     ) Ato Institucional (AI) 1, da Ditadura Militar.

(b)(     ) Ato Institucional (AI) 3, da Ditadura Militar.

(c)(      ) Ato Institucional (AI) 5, da Ditadura Militar.

(d)(     ) Ato Institucional (AI) 4, da Ditadura Militar.

(e)(     ) Ato Institucional (AI) 2, da Ditadura Militar.

QUESTÃO 5: A respeito da urbanização, Sérgio Buarque de Holanda dizia: “A urbanização contínua, progressiva, avassaladora, fenômeno social de que as instituições republicanas deviam representar a forma exterior complementar, destruiu esse poderoso esteio rural, que fazia a força do regime decaído, sem lograr substituí-lo por nada de novo.” (Citação que se encontra em: Revista Brasileira de Ciências Sociais. Print version ISSN 0102-6909. Rev. bras. Ci. Soc. vol.26 no.76 São Paulo June 2011. In: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092011000200003) . As características da urbanização que destruíram o “esteio rural, sem lograr substituí-lo por nada de novo” referem-se ao fato de:

(a)(     ) A urbanização ter provocado mudanças profundas no Brasil que, antes, era marcado pelo mundo rural e sobre este, levando ao esvaziamento e à decadência desse mundo.

(b)(     ) A urbanização ter trazido muitos benefícios para os povos que viviam, antes, na roça e que não tinham o que fazer.

(c)(      ) A urbanização ter trazido novas possibilidades de trabalho que não existiam, antes, no mundo rural brasileiro, dando muitas oportunidades aos trabalhadores rurais.

(d)(     ) A urbanização ter feito com que o trabalho rural fosse profundamente valorizado e desejado por muitas pessoas que resolveram voltar para o campo.

(e)(     ) A urbanização ter contribuído para que muitos trabalhadores(as) rurais se fixassem na terra, evitando, evidentemente, o êxodo rural.

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

SUGESTÃO DE LINK DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:

PORTAL NetESCOLA da SEE-GO:

Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/

O Portal NetESCOLA da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um reforço nos estudos.

 

Nenhum comentário: