Secretaria
de Educação do Estado de Goiás Colégio
Estadual Deputado José de Assis Estudo
Orientado EAD SEGUNDOS
ANOS DO ENSINO MÉDIO E EP2 |
NOTA |
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DISCIPLINA: FILOSOFIA. |
DATA: _____/_____/2020. |
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PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
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ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 3º |
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Segunda. |
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PERÍODO:
14 A 18 DE SETEMBRO DE 2020. |
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ATIVIDADE:
COMPONENTE
CURRICULAR: FILOSOFIA – TEORIA DO CONHECIMENTO.
IMMANUEL
KANT:
OBJETIVO:
Aprofundar a compreensão
acerca dos principais conceitos da filosofia kantiana e buscar a atualidade dos
principais conceitos da filosofia kantiana.
INSTRUÇÕES
QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1)
VÍDEO:
Ser Ou Não Ser Immanuel Kant Limite da Razão Viviana Mosé. Em:
https://www.youtube.com/watch?v=sLvCwa3SoHU
2) Veja
e reveja o vídeo.
3)
A seguir, responda as questões no Google Classroom.
4) Valor:
10,0.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
TEORIA DO
CONHECIMENTO
IMMANUEL KANT:
VÍDEO: Ser Ou Não Ser
Immanuel Kant Limite da Razão Viviana Mosé. Em:
https://www.youtube.com/watch?v=sLvCwa3SoHU
EXERCÍCIO:
LEIA
O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA
UMA:
Parte 1 o texto: “I – Da distinção
entre conhecimento puro e empírico (Emmanuel Kant)
Não há dúvida de
que todo o nosso conhecimento começa com a experiência; do contrário, por meio
do que a faculdade de conhecimento deveria ser despertada para o exercício
senão através de objetos que toquem nossos sentidos e em parte produzem por si
próprios representações, em parte põem em movimento a atividade do nosso
entendimento para compará-las, conectá-las ou separá-las e, desse modo,
assimilar a matéria bruta das impressões sensíveis a um conhecimento dos
objetos que se chama de experiência? Segundo
o tempo, portanto, nenhum conhecimento em nós precede a experiência, e todo
o conhecimento começa por ela.
Mas embora todo o
nosso conhecimento comece com a experiência, nem por isso todo ele se origina
justamente da experiência. Pois poderia bem acontecer que mesmo o nosso
conhecimento de experiência seja um composto daquilo que recebemos por
impressões e daquilo que a nossa faculdade de conhecimento (apenas provocada
por impressões sensíveis) fornece de si mesma, cujo aditamento não distinguimos
daquela/matéria-prima antes que um longo exercício nos tenha chamado a atenção
para ele e nos tenha tornado aptos a abstraí-lo.
Portanto, é uma
questão que requer pelo menos uma investigação mais pormenorizada e que não
pode ser logo despachada devido aos ares que ostenta, a saber, se há um tal
conhecimento independente da experiência e mesmo de todas as impressões dos
sentidos. Tais conhecimentos denominam-se a priori e distinguem-se dos
empíricos, que possuem suas fontes a posteriori, ou seja, na
experiência.”
(KANT,
Emmanuel. Da distinção entre conhecimento puro e empírico. In: CHAUÍ, Marilena
et alii. Primeira Filosofia: Lições
Introdutórias. 7.ed. São Paulo, Brasiliense, 1987. P. 194.) (grifos meus)
Obs.:
(1) Há livros em que o primeiro nome de KANT é escrito com E (Emmanuel) e
outros em que é escrito com I (Immanuel). É só um detalhe. (2) A posteriori: conhecimento que advém da
experiência (contato direto com o mundo através dos cinco sentidos do corpo:
olfato, tato, paladar, audição e visão). (3) A priori: conhecimento que “NÃO depende da experiência, por ser
gerado no interior da razão” (Marilena Chauí, em Glossário, livro didático
Iniciação à Filosofia, 2017, p.396).
QUESTÃO 1: “Não há dúvida de que
todo o nosso conhecimento começa com a experiência.” Experiência (empiria, em
grego) é o contato com o mundo através dos cinco sentidos. Entre os elementos
seguintes, advindos diretamente da experiência, não se encontram:
(a)( ) Os sabores.
(b)( ) Os odores.
(c)( ) As imagens.
(d)( ) Os sons musicais e naturais.
(e)( ) Os pensamentos.
QUESTÃO 2: “(...) Segundo o tempo, portanto, nenhum
conhecimento em nós precede a experiência, e todo o conhecimento começa por
ela.” Tempo indica o presente, o passado e o futuro ou, em linguagem simples,
um durante, um antes e um depois. Ao dizer que nenhum conhecimento, em nós,
precede (vem antes de) a experiência, Kant deixa claro que não existem:
(a)( ) Ideias a posteriori.
(b)( ) Ideias nascidas a partir da experiência
sensível.
(c)( ) Pensamentos na cabeça das pessoas.
(d)( ) Ideias inatas.
(e)( ) Possibilidades de desenvolvimento do
conhecimento científico.
QUESTÃO 3: “Mas embora todo o nosso
conhecimento comece com a experiência, nem por isso todo ele se origina
justamente da experiência. Pois poderia bem acontecer que mesmo o nosso
conhecimento de experiência seja um composto daquilo que recebemos por
impressões e daquilo que a nossa faculdade de conhecimento (apenas provocada
por impressões sensíveis) fornece de si mesma, cujo aditamento não distinguimos
daquela/matéria-prima antes que um longo exercício nos tenha chamado a atenção
para ele e nos tenha tornado aptos a abstraí-lo.” O que Kant quer dizer aqui,
basicamente, é que:
(a)( ) A experiência fornece o material (as ideias),
mas que a mente abstrai (transforma em impressões sensíveis) esse material e
transforma-o em pensamentos e, portanto, em conhecimentos!
(b)( ) A experiência fornece o material (as
impressões sensíveis, as informações vindas dos sentidos), mas que a mente
abstrai (transforma em ideias) esse material e transforma-o em ideias inatas!
(c)( ) A experiência fornece o material (as
impressões sensíveis, as informações vindas dos sentidos), mas que a mente
abstrai (transforma em ideias) esse material, transforma-o em pensamentos e,
portanto, em conhecimentos!
(d)( ) A experiência fornece o material (as
impressões sensíveis, as informações vindas dos sentidos), mas que a mente
abstrai (transforma em experimentos) esse material transforma-o em sensações!
(e)( ) A experiência fornece o material (as
impressões sensíveis, as informações vindas dos sentidos), mas que a mente
contrai (fecha em si mesma) esse material transformando-o em ilusões e formas
platônicas!
QUESTÃO 4: “(...)Pois poderia bem
acontecer que mesmo o nosso conhecimento de experiência seja um composto
daquilo que recebemos por impressões e daquilo que a nossa faculdade de
conhecimento (apenas provocada por impressões sensíveis) fornece de si
mesma...” Ao dizer que nossa faculdade de conhecimento é “provocada por
impressões sensíveis”, poderíamos comparar essa provocação com:
(a)( ) A água que cai ribanceira abaixo.
(b)( ) A fagulha que atiça o fogo na madeira.
(c)( ) A argila que vai ser transformada em
tijolos.
(d)( ) A palha que acabou de pegar fogo.
(e)( ) O fogo que devasta reservas ambientais
inteiras.
QUESTÃO 5: Kant fala da experiência
e de sua importância para o conhecimento humano. Mas será que todo conhecimento
humano advém somente da experiência imediata? Poderia existir algum
conhecimento..................................? Assinale a alternativa que
completa o espaço pontilhado da última pergunta.
(a)( ) a priori.
(b)( ) a fortiori.
(c)( ) a posteriori.
(d)( ) a fiori.
(e)( ) a maori.
RESPONDER
NO GOOGLE CLASSROOM.
SUGESTÃO DE LINK
DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:
PORTAL NetESCOLA
da SEE-GO:
Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/
O Portal NetESCOLA
da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o
Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar
aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um
reforço nos estudos.
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