quarta-feira, 9 de setembro de 2020

AULA: 14 A 18/09/2020 - 2 SEMESTRE. SEGUNDOS ANOS e EP2 - FILOSOFIA (Prof. José Antônio Brazão.)

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

SEGUNDOS ANOS DO ENSINO MÉDIO E EP2

NOTA

DISCIPLINA: FILOSOFIA.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Segunda.

 

PERÍODO: 14 A 18 DE SETEMBRO DE 2020.

ATIVIDADE:

COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA – TEORIA DO CONHECIMENTO.

IMMANUEL KANT:

OBJETIVO: Aprofundar a compreensão acerca dos principais conceitos da filosofia kantiana e buscar a atualidade dos principais conceitos da filosofia kantiana.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      VÍDEO: Ser Ou Não Ser Immanuel Kant Limite da Razão Viviana Mosé. Em:

https://www.youtube.com/watch?v=sLvCwa3SoHU 

2)      Veja e reveja o vídeo.

3)      A seguir, responda as questões no Google Classroom.

4)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

TEORIA DO CONHECIMENTO

IMMANUEL KANT:

VÍDEO: Ser Ou Não Ser Immanuel Kant Limite da Razão Viviana Mosé. Em:

https://www.youtube.com/watch?v=sLvCwa3SoHU   

EXERCÍCIO:

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:

Parte 1 o texto: I – Da distinção entre conhecimento puro e empírico (Emmanuel Kant)

Não há dúvida de que todo o nosso conhecimento começa com a experiência; do contrário, por meio do que a faculdade de conhecimento deveria ser despertada para o exercício senão através de objetos que toquem nossos sentidos e em parte produzem por si próprios representações, em parte põem em movimento a atividade do nosso entendimento para compará-las, conectá-las ou separá-las e, desse modo, assimilar a matéria bruta das impressões sensíveis a um conhecimento dos objetos que se chama de experiência? Segundo o tempo, portanto, nenhum conhecimento em nós precede a experiência, e todo o conhecimento começa por ela.

Mas embora todo o nosso conhecimento comece com a experiência, nem por isso todo ele se origina justamente da experiência. Pois poderia bem acontecer que mesmo o nosso conhecimento de experiência seja um composto daquilo que recebemos por impressões e daquilo que a nossa faculdade de conhecimento (apenas provocada por impressões sensíveis) fornece de si mesma, cujo aditamento não distinguimos daquela/matéria-prima antes que um longo exercício nos tenha chamado a atenção para ele e nos tenha tornado aptos a abstraí-lo.

Portanto, é uma questão que requer pelo menos uma investigação mais pormenorizada e que não pode ser logo despachada devido aos ares que ostenta, a saber, se há um tal conhecimento independente da experiência e mesmo de todas as impressões dos sentidos. Tais conhecimentos denominam-se a priori e distinguem-se dos empíricos, que possuem suas fontes a posteriori, ou seja, na experiência.(KANT, Emmanuel. Da distinção entre conhecimento puro e empírico. In: CHAUÍ, Marilena et alii. Primeira Filosofia: Lições Introdutórias. 7.ed. São Paulo, Brasiliense, 1987. P. 194.) (grifos meus)

Obs.: (1) Há livros em que o primeiro nome de KANT é escrito com E (Emmanuel) e outros em que é escrito com I (Immanuel). É só um detalhe. (2) A posteriori: conhecimento que advém da experiência (contato direto com o mundo através dos cinco sentidos do corpo: olfato, tato, paladar, audição e visão). (3) A priori: conhecimento que “NÃO depende da experiência, por ser gerado no interior da razão” (Marilena Chauí, em Glossário, livro didático Iniciação à Filosofia, 2017, p.396).

QUESTÃO 1: “Não há dúvida de que todo o nosso conhecimento começa com a experiência.” Experiência (empiria, em grego) é o contato com o mundo através dos cinco sentidos. Entre os elementos seguintes, advindos diretamente da experiência, não se encontram:

(a)(     ) Os sabores.

(b)(     ) Os odores.

(c)(      ) As imagens.

(d)(     ) Os sons musicais e naturais.

(e)(     ) Os pensamentos.

QUESTÃO 2: “(...) Segundo o tempo, portanto, nenhum conhecimento em nós precede a experiência, e todo o conhecimento começa por ela.” Tempo indica o presente, o passado e o futuro ou, em linguagem simples, um durante, um antes e um depois. Ao dizer que nenhum conhecimento, em nós, precede (vem antes de) a experiência, Kant deixa claro que não existem:

(a)(     ) Ideias a posteriori.

(b)(     ) Ideias nascidas a partir da experiência sensível.

(c)(      ) Pensamentos na cabeça das pessoas.

(d)(     ) Ideias inatas.

(e)(     ) Possibilidades de desenvolvimento do conhecimento científico.

QUESTÃO 3: “Mas embora todo o nosso conhecimento comece com a experiência, nem por isso todo ele se origina justamente da experiência. Pois poderia bem acontecer que mesmo o nosso conhecimento de experiência seja um composto daquilo que recebemos por impressões e daquilo que a nossa faculdade de conhecimento (apenas provocada por impressões sensíveis) fornece de si mesma, cujo aditamento não distinguimos daquela/matéria-prima antes que um longo exercício nos tenha chamado a atenção para ele e nos tenha tornado aptos a abstraí-lo.” O que Kant quer dizer aqui, basicamente, é que:

(a)(     ) A experiência fornece o material (as ideias), mas que a mente abstrai (transforma em impressões sensíveis) esse material e transforma-o em pensamentos e, portanto, em conhecimentos!

(b)(     ) A experiência fornece o material (as impressões sensíveis, as informações vindas dos sentidos), mas que a mente abstrai (transforma em ideias) esse material e transforma-o em ideias inatas!

(c)(      ) A experiência fornece o material (as impressões sensíveis, as informações vindas dos sentidos), mas que a mente abstrai (transforma em ideias) esse material, transforma-o em pensamentos e, portanto, em conhecimentos!

(d)(     ) A experiência fornece o material (as impressões sensíveis, as informações vindas dos sentidos), mas que a mente abstrai (transforma em experimentos) esse material transforma-o em sensações!

(e)(     ) A experiência fornece o material (as impressões sensíveis, as informações vindas dos sentidos), mas que a mente contrai (fecha em si mesma) esse material transformando-o em ilusões e formas platônicas!

QUESTÃO 4: “(...)Pois poderia bem acontecer que mesmo o nosso conhecimento de experiência seja um composto daquilo que recebemos por impressões e daquilo que a nossa faculdade de conhecimento (apenas provocada por impressões sensíveis) fornece de si mesma...” Ao dizer que nossa faculdade de conhecimento é “provocada por impressões sensíveis”, poderíamos comparar essa provocação com:

(a)(     ) A água que cai ribanceira abaixo.

(b)(     ) A fagulha que atiça o fogo na madeira.

(c)(      ) A argila que vai ser transformada em tijolos.

(d)(     ) A palha que acabou de pegar fogo.

(e)(     ) O fogo que devasta reservas ambientais inteiras.

QUESTÃO 5: Kant fala da experiência e de sua importância para o conhecimento humano. Mas será que todo conhecimento humano advém somente da experiência imediata? Poderia existir algum conhecimento..................................? Assinale a alternativa que completa o espaço pontilhado da última pergunta.

(a)(     ) a priori.

(b)(     ) a fortiori.

(c)(      ) a posteriori.

(d)(     ) a fiori.

(e)(     ) a maori.

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

SUGESTÃO DE LINK DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:

PORTAL NetESCOLA da SEE-GO:

Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/

O Portal NetESCOLA da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um reforço nos estudos.

 

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