quarta-feira, 26 de agosto de 2020

TERCEIROS ANOS - SOCIOLOGIA - ATIVIDADE 4/2020. (Prof. José Antônio Brazão.)

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO E EP3

NOTA

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Terceira.

 

PERÍODO: 31/08 A 04/09 DE 2020.

ATIVIDADE:

A VIDA NAS CIDADES DO SÉCULO XXI:

SOCIEDADE E ESPAÇO URBANO

OBJETIVO: Averiguar o impacto do neoliberalismo na administração das cidades e o contraste de visões antagônicas sobre essa administração.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

*Assista ao vídeo ECCE HOMO – A CIDADE. Em: https://www.youtube.com/watch?v=iVrZtaQp0r4

*Atente para as questões abaixo e as responda.

*Em cada questão há uma única alternativa de resposta.

*No GOOGLE CLASSROOM.

*Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

SOCIEDADE E ESPAÇO URBANO:

EXERCÍCIO:

LEIA ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR:

ADMINISTRAÇÃO DAS CIDADES E O MERCADO (Afrânio Silva e outros)

“A difusão do pensamento único que acompanhou o desenvolvimento da globalização no final do século XX também influenciou o processo de reestruturação urbana. A prevalência de uma ideologia neoliberal no cenário internacional imprimiu nas cidades uma nova dinâmica de urbanização, que se apoia em grande parte na privatização do espaço público. Tal processo pode ser compreendido, em linhas gerais, como a aplicação das técnicas de planejamento estratégico de empresas privadas no espaço público da cidade. Em uma analogia com o mercado privado, deve-se considerar dois princípios básicos: (1) a cidade é uma mercadoria a ser vendida em um mercado constituído de todas as demais cidades; (2) a cidade é uma empresa, uma unidade de gestão de negócios.

Assim, dois modelos de cidade são contrapostos: um baseado na lógica de mercado para a distribuição dos recursos urbanos (por exemplo: serviços públicos, como iluminação e esgoto; equipamentos urbanos, como parques, estádios, hospitais e escolas); e outro que valoriza a política como meio de democratização da cidade e resolução dos conflitos sociais que acontecem nela (por exemplo, com decisões tomadas em conjunto com conselhos municipais, por meio de plebiscitos e fiscalização eficiente dos vereadores).”

(Trecho do livro didático SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO, pp. 321-322). [SILVA, Afrânio et alii. Sociedade e Espaço Urbano. In: _______________. Sociologia em Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna, 2016. (Cap. 13)]

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:

[TEXTO]

QUESTÃO 1: “A difusão do pensamento único que acompanhou o desenvolvimento da globalização no final do século XX também influenciou o processo de reestruturação urbana.” A palavra que melhor pode definir pensamento único é:

(a)(     ) Estratégia.

(b)(     ) Massificação.

(c)(     ) Libertação.

(d)(     ) Independência.

(e)(     ) Resiliência.

QUESTÃO 2: “A prevalência de uma ideologia neoliberal no cenário internacional imprimiu nas cidades uma nova dinâmica de urbanização, que se apoia em grande parte na privatização do espaço público. Tal processo pode ser compreendido, em linhas gerais, como a aplicação das técnicas de planejamento estratégico de empresas privadas no espaço público da cidade.” Duas características definidores do neoliberalismo são claramente:

(a)(     ) A garantia de direitos e a estrutura legal trabalhistas.

(b)(     ) A superação dos desafios ambientais e a coleta seletiva.

(c)(     ) O apoio a todos os que lutam pelo meio ambiente e busca de preservação deste.

(d)(     ) A privatização e a minimização da ação do Estado.

(e)(     ) A liberdade de se fazer o que se quiser e o novo (neo) mundo que pode daí advir em prol do bem comum.

QUESTÃO 3: “Em uma analogia com o mercado privado, deve-se considerar dois princípios básicos: (1) a cidade é uma mercadoria a ser vendida em um mercado constituído de todas as demais cidades; (2) a cidade é uma empresa, uma unidade de gestão de negócios.” Cidade mercadoria e cidade empresa a serviço dos interesses e dos lucros de quem?

(a)(     ) De capitalistas.

(b)(     ) De trabalhdores.

(c)(     ) Da sociedade toda.

(d)(     ) Da igualdade.

(e)(     ) Da transparência.

QUESTÃO 4: “Assim, dois modelos de cidade são contrapostos: um baseado na lógica de mercado para a distribuição dos recursos urbanos (por exemplo: serviços públicos, como iluminação e esgoto; equipamentos urbanos, como parques, estádios, hospitais e escolas); e outro que valoriza a política como meio de democratização da cidade e resolução dos conflitos sociais que acontecem nela (por exemplo, com decisões tomadas em conjunto com conselhos municipais, por meio de plebiscitos e fiscalização eficiente dos vereadores).” [grifos do professor, não se encontram no texto original]. A contraposição entre esses modelos evidencia:

(a)(     ) A preocupação com o bem comum de toda a cidade.

(b)(     ) O bom funcionamento de todos os órgãos representados no âmbito da cidade.

(c)(     ) O escoar do tempo que, em seu fluxo contínuo, não para.

(d)(     ) A preocupação com a garantia de direitos diversos, inclusive trabalhistas.

(e)(     ) A luta de classes e de interesses econômico-políticos.

QUESTÃO 5: “Assim, dois modelos de cidade são contrapostos: um baseado na lógica de mercado para a distribuição dos recursos urbanos (por exemplo: serviços públicos, como iluminação e esgoto; equipamentos urbanos, como parques, estádios, hospitais e escolas); e outro que valoriza a política como meio de democratização da cidade e resolução dos conflitos sociais que acontecem nela (por exemplo, com decisões tomadas em conjunto com conselhos municipais, por meio de plebiscitos e fiscalização eficiente dos vereadores).” Isto ilustra bem o fato de que:

(a)(     ) O mercado está saturado de vendas de apartamentos e casas online.

(b)(     ) Os programas nacionais de habitação oferecem grandes condições para o acesso igual de todos à habitação e à vida digna.

(c)(     ) O planejamento urbano, na maioria das vezes, segue os interesses da classe dominante, detentora de muitos imóveis e terrenos.

(d)(     ) A corrupção, no uso dos recursos urbanos, por conta do poder político, é coisa do passado e que, hoje, é mais vigiada que nunca.

(e)(     ) São necessários muitos anos de estudos para se encontrar locais exatos de onde construir um estádio, um hospital, etc., por conta do apoio dos conselhos municipais e dos plebiscitos.

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

SUGESTÃO DE LINK DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:

PORTAL NetESCOLA da SEE-GO:

Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/

O Portal NetESCOLA da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um reforço nos estudos. Muito bom mesmo!

 

Nenhum comentário: