quarta-feira, 26 de agosto de 2020

SEGUNDOS ANOS - SOCIOLOGIA - ATIVIDADE 4/2020. (Prof. José Antônio Brazão.)

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO E EP2

NOTA

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Segunda.

 

PERÍODO: 31/08 A 04/09 DE 2020.

ATIVIDADE:

MUNDO DO TRABALHO E DESIGUALDADE SOCIAL:

OBJETIVO: Investigar e compreender as principais teorias e práticas de racionalização do trabalho no século XX e  suas repercussões no século XXI.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      Assista ao filme TEMPOS MODERNOS. Em:  https://www.youtube.com/watch?v=HAPilyrEzC4

2)      Em cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.

3)      Responda-as no GOOGLE CLASSROOM.

4)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

TRABALHO E SOCIEDADE.

EXERCÍCIO

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:

AS EXPERIÊNCIAS DE RACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO:

“Com o crescimento da industrialização, o método de controle da produção de bens materiais passou a ser um componente cada vez mais expressivo do antagonismo entre os interesses de burgueses e os de proletários. A partir da segunda metade do século XIX, desenvolveu-se uma área do conhecimento científico fundamentada em normas e funções que visavam organizar o espaço produtivo e aumentar a produtividade do trabalho. Entre as diversas teorias que surgiram, ganhou destaque a do engenheiro estadunidense Frederick W. Taylor, que propunha estratégias gerenciais fundamentadas em um rigoroso controle do tempo e de movimentos, na especialização das atividades e na remuneração por desempenho.

A principal característica desse método é a separação entre o planejamento e a execução das atividades. Esse sistema organizacional, chamado taylorismo, busca a padronização de todas as atividades de produção definidas pela administração e posteriormente repassadas aos trabalhadores. O objetivo do sistema é o aumento da produtividade por meio de mecanismos que permitam às administradoras controlar e intensificar o ritmo e, assim, aumentar o lucro dos donos dos meios de produção [capitalistas].”

(Trecho do livro didático SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO, p. 221). [SILVA, Afrânio et alii. Trabalho e Sociedade. In: _______________. Sociologia em Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna, 2016. (Cap. 9)]

QUESTÃO 1: “Com o crescimento da industrialização, o método de controle da produção de bens materiais passou a ser um componente cada vez mais expressivo do antagonismo entre os interesses de burgueses e os de proletários.” O crescimento da industrialização e o controle da produção de bens materiais contribuiu para a oposição entre os interesses de capitalistas e proletários em razão de:

(a)(     ) Tornarem as sociedades mais desenvolvidas técnica, social, emocional e eticamente.

(b)(     ) Servirem ao aumento de lucros de burgueses sem repercutirem em benefícios efetivos aos proletários, mas aumentando a opressão sobre estes.

(c)(     ) Disporem de um peso ético fora do comum, a ponto de burgueses e proletários se irmanarem.

(d)(     ) Terem trazido o bem comum, o bem de todos os membros da sociedade.

(e)(     ) Traduzirem ações que evidenciam a preocupação com o bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras, concedendo-lhes os cuidados e os direitos devidos.

QUESTÃO 2: “A partir da segunda metade do século XIX, desenvolveu-se uma área do conhecimento científico fundamentada em normas e funções que visavam organizar o espaço produtivo e aumentar a produtividade do trabalho.” Da segunda metade do século XIX em diante evidenciou-se o boom econômico produzido pela:

(a)(     ) Revolução Francesa.

(b)(     ) Revolução no mundo da informática.

(c)(     ) Guerra dos Cem Anos.

(d)(     ) Revolução Industrial.

(e)(     ) Independência do Brasil.

QUESTÃO 3: “Entre as diversas teorias que surgiram, ganhou destaque a do engenheiro estadunidense Frederick W. Taylor, que propunha estratégias gerenciais fundamentadas em um rigoroso controle do tempo e de movimentos, na especialização das atividades e na remuneração por desempenho.” Entre os elementos que contribuíram e que contribuem para o sucesso das estratégias gerenciais tayloristas encontra-se:

(a)(     ) O uso de esteiras e a sincronização do tempo de ação de cada trabalhador(a).

(b)(     ) O uso do telescópio, que ajuda a ver mais longe os navios que chegam aos portos.

(c)(     ) O uso do relógio para medir quantas caixas de produtos foram produzidas e empilhadas.

(d)(     ) O uso a ampulheta, que mede um tempo mais acertado que qualquer outro tipo de mecanismo mensurador de tempo.

(e)(     ) As descobertas de Albert Einstein sobre o tempo e o espaço no espaço sideral e na Terra.

QUESTÃO 4: “A principal característica desse método é a separação entre o planejamento e a execução das atividades. Esse sistema organizacional, chamado taylorismo, busca a padronização de todas as atividades de produção definidas pela administração e posteriormente repassadas aos trabalhadores.” A separação entre o planejamento e a execução das atividades ocorre em razão de:

(a)(     ) O planejamento ser realizado entre todos os membros que compõem a unidade da fábrica, em discussão coletiva, a fim de definirem pontos comuns e os pôr em ação.

(b)(     ) O planejamento e a execução serem feitos pelas máquinas operadas, em tempos precisos, pelos trabalhadores e trabalhadoras.

(c)(     ) O planejamento e a execução seguirem normas precisas de garantia da vida e dos direitos de quem trabalha na fábrica.

(d)(     ) A execução não necessitar de um planejamento minucioso capaz de sufocar a criatividade de trabalhadoras e trabalhadores, bem como da equipe gestora da indústria.

(e)(     ) O planejamento ser realizado por uma equipe que gerencia e controla as ações e a execução das atividades pelos trabalhadores dentro dos padrões (modelos) definidos.

QUESTÃO 5: “O objetivo do sistema é o aumento da produtividade por meio de mecanismos que permitam às administradoras controlar e intensificar o ritmo e, assim, aumentar o lucro dos donos dos meios de produção [capitalistas].” O ritmo (passo a passo claro e definido) intensificado pelo uso das máquinas aumentou lucros mas não aboliu:

(a)(     ) O uso da energia solar, desde o início da Revolução Industrial.

(b)(     ) A aplicação de computadores avançados no século XIX.

(c)(     ) A exploração de trabalhadores(as) nas fábricas dos séculos XIX e XX (e XXI).

(d)(     ) A distribuição de cestas semanais ou mensais para trabalhadores(as) de baixa renda.

(e)(     ) O esforço contínuo da burguesia pela igualdade social e a garantia de direitos a todos os trabalhadores e trabalhadoras, abolindo, desde o começo, o trabalho infantil.

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

SUGESTÃO DE LINK DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:

PORTAL NetESCOLA da SEE-GO:

Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/

O Portal NetESCOLA da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um reforço nos estudos.

 

 

Nenhum comentário: