Secretaria
de Educação do Estado de Goiás Colégio
Estadual Deputado José de Assis Estudo
Orientado EAD SEGUNDO
ANO DO ENSINO MÉDIO E EP2 |
NOTA |
|||
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA. |
DATA: _____/_____/2020. |
|||
PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
||||
ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 3º |
|
Segunda. |
|
|||
PERÍODO:
31/08 A 04/09 DE 2020. |
||||
ATIVIDADE:
MUNDO DO TRABALHO E
DESIGUALDADE SOCIAL:
OBJETIVO:
Investigar e compreender as principais teorias e práticas de racionalização do
trabalho no século XX e suas
repercussões no século XXI.
INSTRUÇÕES
QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1) Assista
ao filme TEMPOS MODERNOS. Em: https://www.youtube.com/watch?v=HAPilyrEzC4
2) Em
cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.
3) Responda-as
no GOOGLE CLASSROOM.
4) Valor:
10,0.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
TRABALHO E SOCIEDADE.
EXERCÍCIO
LEIA
O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA
UMA:
AS EXPERIÊNCIAS DE
RACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO:
“Com o crescimento da
industrialização, o método de controle da produção de bens materiais passou a
ser um componente cada vez mais expressivo do antagonismo entre os interesses
de burgueses e os de proletários. A partir da segunda metade do século XIX,
desenvolveu-se uma área do conhecimento científico fundamentada em normas e
funções que visavam organizar o espaço produtivo e aumentar a produtividade do
trabalho. Entre as diversas teorias que surgiram, ganhou destaque a do
engenheiro estadunidense Frederick W. Taylor, que propunha estratégias
gerenciais fundamentadas em um rigoroso controle do tempo e de movimentos, na
especialização das atividades e na remuneração por desempenho.
A principal característica desse
método é a separação entre o planejamento e a execução das atividades. Esse
sistema organizacional, chamado taylorismo, busca a padronização de todas as
atividades de produção definidas pela administração e posteriormente repassadas
aos trabalhadores. O objetivo do sistema é o aumento da produtividade por meio
de mecanismos que permitam às administradoras controlar e intensificar o ritmo
e, assim, aumentar o lucro dos donos dos meios de produção [capitalistas].”
(Trecho
do livro didático SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO,
p. 221). [SILVA, Afrânio et alii. Trabalho e Sociedade. In: _______________. Sociologia em Movimento. 2.ed. São
Paulo, Moderna, 2016. (Cap. 9)]
QUESTÃO 1: “Com o crescimento da
industrialização, o método de controle da produção de bens materiais passou a
ser um componente cada vez mais expressivo do antagonismo entre os interesses
de burgueses e os de proletários.” O crescimento da industrialização e o
controle da produção de bens materiais contribuiu para a oposição entre os
interesses de capitalistas e proletários em razão de:
(a)( ) Tornarem as sociedades mais
desenvolvidas técnica, social, emocional e eticamente.
(b)( ) Servirem ao aumento de lucros de
burgueses sem repercutirem em benefícios efetivos aos proletários, mas
aumentando a opressão sobre estes.
(c)( ) Disporem de um peso ético fora do comum,
a ponto de burgueses e proletários se irmanarem.
(d)( ) Terem trazido o bem comum, o bem de
todos os membros da sociedade.
(e)( ) Traduzirem ações que evidenciam a
preocupação com o bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras, concedendo-lhes
os cuidados e os direitos devidos.
QUESTÃO 2: “A partir da segunda
metade do século XIX, desenvolveu-se uma área do conhecimento científico
fundamentada em normas e funções que visavam organizar o espaço produtivo e
aumentar a produtividade do trabalho.” Da segunda metade do século XIX em
diante evidenciou-se o boom econômico produzido pela:
(a)( ) Revolução Francesa.
(b)( ) Revolução no mundo da informática.
(c)( ) Guerra dos Cem Anos.
(d)( ) Revolução Industrial.
(e)( ) Independência do Brasil.
QUESTÃO 3: “Entre as diversas
teorias que surgiram, ganhou destaque a do engenheiro estadunidense Frederick
W. Taylor, que propunha estratégias gerenciais fundamentadas em um rigoroso
controle do tempo e de movimentos, na especialização das atividades e na
remuneração por desempenho.” Entre os elementos que contribuíram e que
contribuem para o sucesso das estratégias gerenciais tayloristas encontra-se:
(a)( ) O uso de esteiras e a sincronização do
tempo de ação de cada trabalhador(a).
(b)( ) O uso do telescópio, que ajuda a ver
mais longe os navios que chegam aos portos.
(c)( ) O uso do relógio para medir quantas
caixas de produtos foram produzidas e empilhadas.
(d)( ) O uso a ampulheta, que mede um tempo
mais acertado que qualquer outro tipo de mecanismo mensurador de tempo.
(e)( ) As descobertas de Albert Einstein sobre
o tempo e o espaço no espaço sideral e na Terra.
QUESTÃO 4: “A principal
característica desse método é a separação entre o planejamento e a execução das
atividades. Esse sistema organizacional, chamado taylorismo, busca a
padronização de todas as atividades de produção definidas pela administração e
posteriormente repassadas aos trabalhadores.” A separação entre o planejamento
e a execução das atividades ocorre em razão de:
(a)( ) O planejamento ser realizado entre todos
os membros que compõem a unidade da fábrica, em discussão coletiva, a fim de
definirem pontos comuns e os pôr em ação.
(b)( ) O
planejamento e a execução serem feitos pelas máquinas operadas, em tempos
precisos, pelos trabalhadores e trabalhadoras.
(c)( ) O planejamento e a execução seguirem
normas precisas de garantia da vida e dos direitos de quem trabalha na fábrica.
(d)( ) A execução não necessitar de um
planejamento minucioso capaz de sufocar a criatividade de trabalhadoras e
trabalhadores, bem como da equipe gestora da indústria.
(e)( ) O planejamento ser realizado por uma
equipe que gerencia e controla as ações e a execução das atividades pelos
trabalhadores dentro dos padrões (modelos) definidos.
QUESTÃO 5: “O objetivo do sistema é
o aumento da produtividade por meio de mecanismos que permitam às
administradoras controlar e intensificar o ritmo e, assim, aumentar o lucro dos
donos dos meios de produção [capitalistas].” O ritmo (passo a passo claro e
definido) intensificado pelo uso das máquinas aumentou lucros mas não aboliu:
(a)( ) O uso da energia solar, desde o início
da Revolução Industrial.
(b)( ) A aplicação de computadores avançados no
século XIX.
(c)( ) A exploração de trabalhadores(as) nas
fábricas dos séculos XIX e XX (e XXI).
(d)( ) A distribuição de cestas semanais ou
mensais para trabalhadores(as) de baixa renda.
(e)( ) O esforço contínuo da burguesia pela
igualdade social e a garantia de direitos a todos os trabalhadores e
trabalhadoras, abolindo, desde o começo, o trabalho infantil.
RESPONDER
NO GOOGLE CLASSROOM.
SUGESTÃO DE LINK
DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:
PORTAL NetESCOLA
da SEE-GO:
Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/
O Portal NetESCOLA
da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o
Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar
aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um
reforço nos estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário