quarta-feira, 26 de agosto de 2020

PRIMEIROS ANOS - SOCIOLOGIA - ATIVIDADE 4/II SEM.2020. (Prof. José Antônio Brazão.)

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

NOTA

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Primeira.

 

PERÍODO: 31/08 A 04/09 DE 2020.

ATIVIDADE:

CULTURA E SOCIEDADE

OBJETIVO: Investigar o impacto das ideologias sobre o comportamento das pessoas.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      Assistir ao vídeo REVISÃO ENEM – CULTURA: https://www.youtube.com/watch?v=cFwHzS1gPvE 

2)      Atente para as questões seguintes e as responda, clicando Verdadeiro ou Falso, conforme a devida resposta de cada questão.

3)      Responder no GOOGLE CLASSROOM.

4)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

CULTURA E IDEOLOGIA:

EXERCÍCIO:

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:

IDEOLOGIA E COMPORTAMENTO SOCIAL (Afrânio Silva e outros)

“Na vida social, quando enfrentamos um problema, buscamos soluções para ele. No entanto, as soluções encontradas não são neutras, ou seja, não estão isentas de valores. Todos os indivíduos e grupos sociais possuem interesses diretamente relacionados às ideias que construímos ou que são apresentadas no processo de interação social.

Voltando ao exemplo, imaginemos que na assembleia teremos pessoas que são favoráveis à greve, aquelas que são contrárias à paralisação e outras propostas de ação. Cada uma dessas atitudes expõe um olhar específico sobre o mundo e uma forma de explicação da realidade social. Esse conjunto de ideias e valores que orientam o comportamento e as decisões dos indivíduos e grupos compõe a ideologia.

Nossas ações e percepções do mundo são baseadas em ideologias. (...)”

(Trecho do livro didático SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO, p. 75). [SILVA, Afrânio et alii. Cultura e Ideologia. In: _______________. Sociologia em Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna, 2016. (Cap. 3)]

QUESTÃO 1: “Na vida social, quando enfrentamos um problema, buscamos soluções para ele. No entanto, as soluções encontradas não são neutras, ou seja, não estão isentas de valores.” A palavra neutra(o) tem os seguintes significados, exceto:

(a)(     ) Que é isento(a) de valores.

(b)(     ) Que escolhe um lado e que defende os interesses desse lado (classe, p.ex.).

(c)(     ) Que não se posiciona diante de quaisquer questões.

(d)(     ) Que se abstém de tomar partido, não deixando-se pender nem para um nem para outro.

(e)(     ) Que se comporta de forma imparcial e não assume qualquer tendência.

QUESTÃO 2: “Todos os indivíduos e grupos sociais possuem interesses diretamente relacionados às ideias que construímos ou que são apresentadas no processo de interação social.” Isto quer dizer basicamente o seguinte:

(a)(     ) Existem muitas ideias inatas nas cabeças das pessoas, ideias que nasceram com elas e que têm poder de influenciar suas vidas.

(b)(     ) Ideias são formações abstratas nas mentes dos indivíduos, advindas do uso contínuo da razão, do intelecto.

(c)(     ) Todas as ideias recebidas do mundo exterior têm o poder de neutralizar as ações das pessoas, tornando-as passivas diante do mundo e da sociedade em que vivem.

(d)(     ) As ideias presentes na mente das pessoas, plantadas por meios diversos (p. ex.: meios de comunicação social, escola, etc),  têm poder de influenciar seus interesses e pesam em suas decisões e ações dentro da sociedade.

(e)(     ) Sem boas ideias, cientistas são incapazes de criar máquinas, computadores, vacinas, meios de transporte, foguetes espaciais, entre outras invenções e criações humanas.

QUESTÃO 3: “Voltando ao exemplo, imaginemos que na assembleia teremos pessoas que são favoráveis à greve, aquelas que são contrárias à paralisação e outras propostas de ação.” Ideias estão ligadas à estrutura econômica e política de uma sociedade. Entre os fatores que podem pesar diante do favorecimento ou não a uma greve ou paralisação encontram-se:

(a)(     ) As condições econômicas em que se vive e que podem ter piorado, a ponto de levar a uma greve ou, de outro lado, o medo de enfrentar uma greve prolongada e perder.

(b)(     ) O relato de greves ocorridas no Império Romano e que foram abafadas pelo governo imperial.

(c)(     ) A preocupação com a tia que mora lá do outro lado do mundo e que há muito tempo não se vê.

(d)(     ) A descoberta da teoria da relatividade de Einstein, cujo impacto encontra-se ainda hoje no mundo da Física e de outras ciências.

(e)(     ) As queimadas na Amazônia e no Pantanal, que foram capazes de destruir milhões de hectares de florestas que carregam formas diversas de vida, fundamentais ao bom funcionamento dos ecossistemas.

QUESTÃO 4: “Cada uma dessas atitudes expõe um olhar específico sobre o mundo e uma forma de explicação da realidade social.” As atitudes aqui mencionadas se referem a:

(a)(     ) O posicionamento unívoco de todos diante da greve.

(b)(     ) O posicionamento alegre de toda a coletividade perante a iminência da greve.

(c)(     ) A estratificação de toda a sociedade, tendo raças diferentes e povos diferentes, cada qual com seus valores.

(d)(     ) Os interesses comuns de toda a coletividade que nem sequer tem divergências.

(e)(     ) O posicionamento não neutro diante da greve.

QUESTÃO 5: “Esse conjunto de ideias e valores que orientam o comportamento e as decisões dos indivíduos e grupos compõe a ideologia. Nossas ações e percepções do mundo são baseadas em ideologias. (...)” Entre os meios de transmissão da ideologia dominante (da classe que domina a economia e a política) encontram-se os seguintes, exceto:

(a)(     ) Os meios de comunicação social de massa, como a TV.

(b)(     ) A vigilância, por meio de câmeras, a impor sobre as pessoas comportamentos desejados em todos os ou na maioria dos espaços da vida urbana.

(c)(     ) A consciência crítica de setores das classes dominadas.

(d)(     ) O uso de representantes políticos seus a defender o corte de direitos trabalhistas a fim de garantir empregos em tempos de crise e outros.

(e)(     ) A crença de que os males presentes não têm comparação com os Céus para onde as almas cujos corpos foram explorados vão após terem sofrido neste mundo e expiado seus pecados.

 

SUGESTÃO DE LINK DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:

PORTAL NetESCOLA da SEE-GO:

Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/

O Portal NetESCOLA da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um reforço nos estudos.

 

 

Nenhum comentário: