Secretaria
de Educação do Estado de Goiás Colégio
Estadual Deputado José de Assis Estudo
Orientado EAD PRIMEIRO
ANO DO ENSINO MÉDIO |
NOTA |
|||
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA. |
DATA: _____/_____/2020. |
|||
PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
||||
ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 3º |
|
Primeira. |
|
|||
PERÍODO:
31/08 A 04/09 DE 2020. |
||||
ATIVIDADE:
CULTURA E SOCIEDADE
OBJETIVO:
Investigar
o impacto das ideologias sobre o comportamento das pessoas.
INSTRUÇÕES
QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1) Assistir
ao vídeo REVISÃO ENEM – CULTURA: https://www.youtube.com/watch?v=cFwHzS1gPvE
2) Atente
para as questões seguintes e as responda, clicando Verdadeiro ou Falso,
conforme a devida resposta de cada questão.
3) Responder
no GOOGLE CLASSROOM.
4) Valor:
10,0.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
CULTURA
E IDEOLOGIA:
EXERCÍCIO:
RESPONDER
NO GOOGLE CLASSROOM.
LEIA
O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA
UMA:
IDEOLOGIA E
COMPORTAMENTO SOCIAL (Afrânio Silva e outros)
“Na vida social, quando enfrentamos
um problema, buscamos soluções para ele. No entanto, as soluções encontradas
não são neutras, ou seja, não estão isentas de valores. Todos os indivíduos e
grupos sociais possuem interesses diretamente relacionados às ideias que
construímos ou que são apresentadas no processo de interação social.
Voltando ao exemplo, imaginemos que
na assembleia teremos pessoas que são favoráveis à greve, aquelas que são
contrárias à paralisação e outras propostas de ação. Cada uma dessas atitudes
expõe um olhar específico sobre o mundo e uma forma de explicação da realidade
social. Esse conjunto de ideias e valores que orientam o comportamento e as
decisões dos indivíduos e grupos compõe a ideologia.
Nossas ações e percepções do mundo
são baseadas em ideologias. (...)”
(Trecho
do livro didático SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO,
p. 75). [SILVA, Afrânio et alii. Cultura e Ideologia. In: _______________. Sociologia em Movimento. 2.ed. São
Paulo, Moderna, 2016. (Cap. 3)]
QUESTÃO 1: “Na vida social, quando
enfrentamos um problema, buscamos soluções para ele. No entanto, as soluções
encontradas não são neutras, ou seja, não estão isentas de valores.” A palavra
neutra(o) tem os seguintes significados, exceto:
(a)( ) Que é isento(a) de valores.
(b)( ) Que escolhe um lado e que defende os
interesses desse lado (classe, p.ex.).
(c)( ) Que não se posiciona diante de quaisquer
questões.
(d)( ) Que se abstém de tomar partido, não
deixando-se pender nem para um nem para outro.
(e)( ) Que se comporta de forma imparcial e não
assume qualquer tendência.
QUESTÃO 2: “Todos os indivíduos e
grupos sociais possuem interesses diretamente relacionados às ideias que
construímos ou que são apresentadas no processo de interação social.” Isto quer
dizer basicamente o seguinte:
(a)( ) Existem muitas ideias inatas nas cabeças
das pessoas, ideias que nasceram com elas e que têm poder de influenciar suas
vidas.
(b)( ) Ideias são formações abstratas nas
mentes dos indivíduos, advindas do uso contínuo da razão, do intelecto.
(c)( ) Todas as ideias recebidas do mundo
exterior têm o poder de neutralizar as ações das pessoas, tornando-as passivas
diante do mundo e da sociedade em que vivem.
(d)( ) As ideias presentes na mente das
pessoas, plantadas por meios diversos (p. ex.: meios de comunicação social,
escola, etc), têm poder de influenciar
seus interesses e pesam em suas decisões e ações dentro da sociedade.
(e)( ) Sem boas ideias, cientistas são
incapazes de criar máquinas, computadores, vacinas, meios de transporte,
foguetes espaciais, entre outras invenções e criações humanas.
QUESTÃO 3: “Voltando ao exemplo,
imaginemos que na assembleia teremos pessoas que são favoráveis à greve,
aquelas que são contrárias à paralisação e outras propostas de ação.” Ideias
estão ligadas à estrutura econômica e política de uma sociedade. Entre os
fatores que podem pesar diante do favorecimento ou não a uma greve ou
paralisação encontram-se:
(a)( ) As condições econômicas em que se vive e
que podem ter piorado, a ponto de levar a uma greve ou, de outro lado, o medo
de enfrentar uma greve prolongada e perder.
(b)( ) O relato de greves ocorridas no Império
Romano e que foram abafadas pelo governo imperial.
(c)( ) A preocupação com a tia que mora lá do
outro lado do mundo e que há muito tempo não se vê.
(d)( ) A descoberta da teoria da relatividade
de Einstein, cujo impacto encontra-se ainda hoje no mundo da Física e de outras
ciências.
(e)( ) As queimadas na Amazônia e no Pantanal,
que foram capazes de destruir milhões de hectares de florestas que carregam
formas diversas de vida, fundamentais ao bom funcionamento dos ecossistemas.
QUESTÃO 4: “Cada uma dessas
atitudes expõe um olhar específico sobre o mundo e uma forma de explicação da
realidade social.” As atitudes aqui mencionadas se referem a:
(a)( ) O posicionamento unívoco de todos diante
da greve.
(b)( ) O posicionamento alegre de toda a
coletividade perante a iminência da greve.
(c)( ) A estratificação de toda a sociedade,
tendo raças diferentes e povos diferentes, cada qual com seus valores.
(d)( ) Os interesses comuns de toda a
coletividade que nem sequer tem divergências.
(e)( ) O posicionamento não neutro diante da greve.
QUESTÃO 5: “Esse conjunto de ideias
e valores que orientam o comportamento e as decisões dos indivíduos e grupos
compõe a ideologia. Nossas ações e percepções do mundo são baseadas em
ideologias. (...)” Entre os meios de transmissão da ideologia dominante (da
classe que domina a economia e a política) encontram-se os seguintes, exceto:
(a)( ) Os meios de comunicação social de massa,
como a TV.
(b)( ) A vigilância, por meio de câmeras, a
impor sobre as pessoas comportamentos desejados em todos os ou na maioria dos
espaços da vida urbana.
(c)( ) A consciência crítica de setores das
classes dominadas.
(d)( ) O uso de representantes políticos seus a
defender o corte de direitos trabalhistas a fim de garantir empregos em tempos
de crise e outros.
(e)( ) A crença de que os males presentes não
têm comparação com os Céus para onde as almas cujos corpos foram explorados vão
após terem sofrido neste mundo e expiado seus pecados.
SUGESTÃO DE LINK
DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:
PORTAL NetESCOLA
da SEE-GO:
Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/
O Portal NetESCOLA
da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o
Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar
aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um
reforço nos estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário