quarta-feira, 19 de agosto de 2020

TERCEIROS ANOS - FILOSOFIA - ATIVIDADE 3/II SEM. 2020 (Prof. José Antônio Brazão.)

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO E EP3

NOTA

DISCIPLINA: FILOSOFIA.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Terceira.

 

PERÍODO: DE 24 A 28 DE AGOSTO DE 2020.

ATIVIDADE:

COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA – FILOSOFIA POLÍTICA.

GEORG WILHELM FRIEDRICH HEGEL:

OBJETIVO: Levantar e discutir conceitos-chaves das ideias  políticas de Hegel. Analisar o impacto das principais ideias de Hegel no pensamento  hoje.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      Assistir ao vídeo Grandes Filósofos Hegel . Em:

 https://www.youtube.com/watch?v=FVnQWWXJ0dQ

2)      Ver e rever os vídeos e responder as questões que seguem.

3)      Responder as questões propostas no Google Classroom.

4)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

POLÍTICA

Vídeo: Grandes Filósofos Hegel . Em: https://www.youtube.com/watch?v=FVnQWWXJ0dQ

EXERCÍCIO:

LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO:

“— Você também não pode de jeito nenhum separar um filósofo, ou mesmo qualquer pensamento, falando em linhas gerais, do contexto histórico desse filósofo ou desse pensamento. Mas, e agora estamos nos aproximando de um novo ponto: como há sempre coisas novas surgindo, a razão é “progressiva”. Isso quer dizer que o conhecimento está em constante movimento adiante e acompanha o progresso humano. Ele marcha com a história. — Então talvez a filosofia de Kant esteja mais correta que a de Platão, afinal. — Sim, o “espírito do mundo” se desenvolveu, e se ampliou, desde Platão até Kant. Isso era de esperar. Se retomarmos a metáfora do rio, podemos dizer que ele recebeu água de mais afluentes. Passaram-se afinal mais de dois mil anos. Kant não deve esperar que sua “verdade” fique estática em alguma curva do rio como as rochas imóveis que lá estão. E o pensamento de Kant será retrabalhado mais à frente, sua “razão” também estará exposta às críticas das gerações seguintes. E foi exatamente isso que aconteceu. (...)” (GAARDER, Jostein. Hegel. In: ______________________. O Mundo de Sofia. Disponível em: < http://files.portuguesnoenem.webnode.com.br/200000334-a3534a44cb/O%20Mundo%20de%20Sofia%20-%20Jostein%20Gaarder.pdf > p. 350. Acesso em 18 de agosto de 2020.)

RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, ESCOLHENDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:

QUESTÃO 1: Ensinando a Sofia através de cartas, o filósofo-professor diz: “— Você também não pode de jeito nenhum separar um filósofo, ou mesmo qualquer pensamento, falando em linhas gerais, do contexto histórico desse filósofo ou desse pensamento.” Contexto histórico é:

(a)(     ) O conjunto de acontecimentos da época em que certa pessoa (no caso, um filósofo ou filósofa) nasceu e viveu, resultante do passado e do presente.

(b)(     ) O conjunto das ideias produzidas por aquele(a) filósofo(a) ao longo de sua vida, tendo em vista que são merecedoras de estudo e interpretação.

(c)(     ) A obra-prima histórica escrita pelo(a) filósofo(a).

(d)(     ) O montante das riquezas produzidas a partir das ideias desse filósofo(a) até o presente momento.

(e)(     ) Nenhuma das respostas anteriores.

QUESTÃO 2: Do pensamento de Georg Wilhelm F. Hegel, a respeito da progressividade da razão, não a caracteriza como progressiva o fato de:

(a)(     ) Sempre coisas novas surgindo.

(b)(     ) O conhecimento está em constante movimento retrógrado.

(c)(     ) O conhecimento acompanha o progresso humano.

(d)(     ) O conhecimento marcha com a história.

(e)(     ) O conhecimento está em contínuo movimento (devir, vir a ser), havendo sempre algo novo.

QUESTÃO 3: “Sim, o ‘espírito do mundo’ se desenvolveu, e se ampliou, desde Platão até Kant.” Para reforçar este pensamento, Hegel fez uso do seguinte elemento.

(a)(     ) Uma hipérbole.

(b)(     ) Uma metonímia.

(c)(     ) Uma metáfora.

(d)(     ) Uma história sagrada.

(e)(     ) Um mito.

QUESTÃO 4: O texto fala do “espírito do mundo”. Esta imagem serve para refletir:

(a)(     ) O conjunto dos elementos químicos que, segundo a alquimia, contêm um espírito que faz com que reajam entre si.

(b)(     ) O conjunto dos dogmas religiosos nos quais se deve acreditar e aos quais se deve aceitar fielmente.

(c)(     ) O conjunto das almas espirituais de todos os seres que vivem no mundo, mesmo os que só têm alma sensitiva, como os animais, além da racional, como os seres humanos.

(d)(     ) O conjunto das criações intelectuais, artísticas, culturais, religiosas, etc., frutos do trabalho e do movimento dialético da razão.

(e)(     ) Nenhuma das alternativas anteriores.

QUESTÃO 5: “Kant não deve esperar que sua ‘verdade’ fique estática em alguma curva do rio como as rochas imóveis que lá estão.” Este trecho quer dizer basicamente que:

(a)(     ) O pensamento filosófico de Kant é eterno.

(b)(     ) O pensamento filosófico de Kant é perfeito.

(c)(     ) O pensamento filosófico de Kant é inquestionável.

(d)(     ) O pensamento filosófico de Kant é infalível.

(e)(     ) O pensamento filosófico de Kant é desestagnado.

 

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

SUGESTÃO DE LINK DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:

PORTAL NetESCOLA da SEE-GO:

Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/

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