quarta-feira, 19 de agosto de 2020

PRIMEIROS ANOS - SOCIOLOGIA - ATIVIDADE 3/II SEM.2020 (Prof. José Antônio Brazão.)

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

NOTA

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Primeira.

 

PERÍODO: De 24 A 28 DE AGOSTO DE 2020.

ATIVIDADE:

CULTURA E SOCIEDADE

OBJETIVO: Compreender a influência da ideologia sobre o comportamento social. Averiguar o impacto da indústria cultura sobre a vida das pessoas.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      Assistir ao vídeo REVISÃO ENEM – CULTURA:

https://www.youtube.com/watch?v=cFwHzS1gPvE

2)      Atente para as questões seguintes e as responda, clicando Verdadeiro ou Falso, conforme a devida resposta de cada questão.

3)      Responder no GOOGLE CLASSROOM.

4)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

CULTURA E IDEOLOGIA:

EXERCÍCIO:

“Perceber os múltiplos significados e usos da cultura é um dos modos de constatar sua importância. Em sua origem latina, cultura deriva de colere, que significa cuidar, cultivar, podendo também adquirir um sentido ligado à saúde fisiológica (cuidar do corpo), à religião (cultuar uma divindade) ou ainda à produção de alimentos (agricultura). O uso do termo é, portanto, dinâmico e adquire sentidos diversos de acordo com o contexto social e histórico. Numa definição sociológica básica, a cultura consiste no conjunto de práticas, saberes, normas e valores de uma coletividade, servindo de fundamento para as relações sociais nela estabelecidas.” (SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO, p.66)

RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA:

QUESTÃO 1: “Perceber os múltiplos significados e usos da cultura é um dos modos de constatar sua importância.” Quando se diz que cultura tem múltiplos significados quer-se dizer que a cultura.

(a)(     ) Há variados modos de se encarar o termo cultura, dando-lhe riqueza especial.

(b)(     ) A cultura contém o mesmo padrão (modelo) a ser seguido por todos os povos.

(c)(     ) Culturas não se misturaram nem devem se misturar.

(d)(     ) A cultura é importante porque não é possível calcular uma raiz quadrada sem ela.

(e)(     ) Toda cultura é estabelecida de forma rígida e imutável, rigorosa.

QUESTÃO 2: “Em sua origem latina [Latium era uma região da Itália, onde se falava latim], cultura deriva de colere, que significa cuidar, cultivar, podendo também adquirir um sentido ligado à saúde fisiológica (cuidar do corpo), à religião (cultuar uma divindade) ou ainda à produção de alimentos (agricultura).” O termo cultura advém da língua latina. O latim hoje é uma língua do passado, mas que marcou o seguinte império:

(a)(     ) Império Chinês.

(b)(     ) Império Romano.

(c)(     ) Império Espanhol.

(d)(     ) Império Inglês.

(e)(     ) Império Napoleônico, francês.

QUESTÃO 3: “O uso do termo [cultura] é, portanto, dinâmico e adquire sentidos diversos de acordo com o contexto social e histórico.” Contexto histórico é:

(a)(     ) A obra-prima histórica escrita por um sociólogo ou socióloga.

(b)(     ) O conjunto das ideias produzidas por um escritor ao longo de sua vida, tendo em vista que são merecedoras de estudo e interpretação.

(c)(     ) O conjunto de acontecimentos e fatos da sociedade e da época em que certa pessoa e povo se situa, resultante do passado e do presente.

(d)(     ) O montante das riquezas produzidas por todo um país.

(e)(     ) Nenhuma das respostas anteriores.

QUESTÃO 4: “Numa definição sociológica básica, a cultura consiste no conjunto de práticas, saberes, normas e valores de uma coletividade, servindo de fundamento para as relações sociais nela estabelecidas.” Dentro da cultura não entra o seguinte elemento:

(a)(     ) Práticas, como costumes, de cada povo.

(b)(     ) Saberes passados de geração em geração.

(c)(     ) Normas, presentes em leis, regras e outros elementos normativos.

(d)(     ) Estruturas imutáveis, que permanecem sempre as mesmas.

(e)(     ) O folclore de cada povo.

QUESTÃO 5: Nos jornais de TV, atualmente, se fala da morte de muitos anciãos e anciãs  em tribos de índios, no Brasil, e da perda do que eles guardam, trazendo prejuízos culturais para os indígenas. Esses anciãos e anciãs guardam consigo:

(a)(     ) Conhecimentos a respeito do passado da tribo.

(b)(     ) Memórias e histórias, costumeiramente contadas, de forma oral, aos demais indígenas.

(c)(     ) Conhecimentos naturais, como os farmacológicos tirados das plantas.

(d)(     ) A língua (quase) original da tribo, que, se perdida, deixa de existir, perdendo sua riqueza e os valores nela contidos.

(e)(     ) Todas as alternativas anteriores.

 

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

SUGESTÃO DE LINK DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:

PORTAL NetESCOLA da SEE-GO:

Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/

O Portal NetESCOLA da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um reforço nos estudos.

Nenhum comentário: