Secretaria
de Educação do Estado de Goiás Colégio
Estadual Deputado José de Assis Estudo
Orientado EAD SEGUNDO
ANO DO ENSINO MÉDIO E EP2 |
NOTA |
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DISCIPLINA: SOCIOLOGIA. |
DATA: _____/_____/2020. |
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PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
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ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 3º |
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Segunda. |
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PERÍODO:
DE 24 A 28 DE AGOSTO DE 2020. |
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ATIVIDADE:
MUNDO DO TRABALHO E
DESIGUALDADE SOCIAL:
OBJETIVO:
Partindo
da realidade atual, discutir a importância de trabalho e emprego para a
manutenção da sociedade. Apresentar
as ideias principais de Marx, Weber e Durkheim
sobre o trabalho.
INSTRUÇÕES
QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1)
Assista
ao vídeo 1: Trabalho: Conceito, História e Sociologia do Trabalho - Brasil
Escola – Em: https://www.youtube.com/watch?v=igRSkgPZwrI
2)
Assista
ao vídeo 2: TEORIA DO TRABALHO: DURKHEIM, MARX E WEBER Resumo de Sociologia
para o Enem. Em: https://www.youtube.com/watch?v=UG6PTnPpYrM
3)
Em
cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.
4)
Responda-as
no GOOGLE CLASSROOM.
5)
Valor:
10,0.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
TRABALHO E SOCIEDADE.
EXERCÍCIO
LEIA O TEXTO E
RESPONDA AS QUESTÕES:
ÉMILE DURKHEIM E O
TRABALHO COMO GERADOR DE SOLIDARIEDADE (Afrânio Silva e outros):
“Assim
como Marx e Weber, o contexto de desenvolvimento do pensamento de Émile
Durkheim foi a Europa em processo de industrialização. Porém, ao contrário da
visão crítica estabelecida por Marx, Durkheim argumenta que a divisão social do
trabalho se consolida como um dos fatores que possibilitam a existência de
coesão social. O trabalho representa uma
esfera primordial para a existência da solidariedade em uma comunidade.
Diferentemente do senso comum, que costuma definir solidariedade como sinônimo
de ações altruístas, Durkheim desenvolve a ideia de que o trabalho representa
todo tipo de elemento ou característica que explica a harmonia entre os indivíduos
de uma sociedade.(...).” (SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO, p. 220)
RESPONDA
AS SEGUINTES QUESTÕES MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA:
QUESTÃO 1: “Assim como Marx e
Weber, o contexto de desenvolvimento do pensamento de Émile Durkheim foi a
Europa em processo de industrialização.” Marx e Weber viveram no seguinte
contexto histórico:
(a)( ) Era da Revolução Industrial.
(b)( ) Era do Império Romano.
(c)( ) Era Feudal.
(d)( ) Era das grandes Navegações, do Renascimento
e da Reforma.
(e)( ) Era do modo de produção escravista
greco-romano.
QUESTÃO 2: A visão de Durkheim, em
relação ao trabalho, é diferente de Marx. Marx afirmava que o trabalho de
operários e camponeses, por exemplo, é um trabalho:
(a)( ) Solidário, benéfico, estimulador da
criatividade e do bem de todos.
(b)( ) Explorado e gerador de riquezas para os
capitalistas (burguesia).
(c)( ) Criador de divisas que trazem consigo o
bem-estar de todos os povos.
(d)( ) Com carteira assinada.
(e)( ) Com plenos direitos trabalhistas
garantidos e mantidos.
QUESTÃO 3: Durkheim argumenta que a
divisão social do trabalho...
(a)( ) ...se consolida como um dos fatores
provocadores do dissenso entre trabalhadores e capitalistas (burguesia).
(b)( ) ...se consolida como um dos fatores de
elevação exclusiva do bem-estar de parte da sociedade em que ele é realizado.
(c)( ) ... se consolida como um dos fatores que
possibilitam a existência de coesão social.
(d)( ) ...se consolida como um fator de
alienação social e de empobrecimento da classe trabalhadora.
(e)( ) ...se consolida como um dos fatores de
competição acirrada, em que o ser humano se torna o lobo do ser humano.
QUESTÃO 4: “O trabalho representa
uma esfera primordial para a existência da solidariedade em uma comunidade.”
Opõem-se a este pensamento as seguintes afirmações, exceto:
(a)( ) A história até o presente tem-se
constituído na luta de classes: patrícios versus plebeus, senhores versus escravos,
senhores feudais versus burguesia, etc.
(b)( ) “O poder político é o poder organizado
de uma classe para a opressão de outra.”
(c)( ) “A burguesia só pode existir com a
condição de revolucionar incessantemente os instrumentos de produção, por conseguinte,
as relações de produção e, como isso, todas as relações sociais.”
(d)( ) A
divisão social do trabalho se consolida como um dos fatores que possibilitam a
existência de coesão social.
(e)( ) “A burguesia vive em guerra perpétua;
primeiro, contra a aristocracia; depois, contra as frações da própria burguesia
cujos interesses se encontram em conflito com os progressos da indústria; e
sempre contra a burguesia dos países estrangeiros.”
QUESTÃO 5: “Durkheim desenvolve a
ideia de que o trabalho representa todo tipo de elemento ou característica que
explica a harmonia entre os indivíduos de uma sociedade.” Nesse sentido, essa
visão diferencia-se:
(a)( ) Do tradicionalismo.
(b)( ) Da ciência.
(c)( ) Da medicina.
(d)( ) Da religião.
(e)( ) Do senso comum.
RESPONDER
NO GOOGLE CLASSROOM.
SUGESTÃO DE LINK DA SECRETARIA DA
EDUCAÇÃO DE GOIÁS:
PORTAL NetESCOLA da SEE-GO:
Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/
O Portal NetESCOLA da SEE-GO contém
muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o Ensino Médio
quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar aprendizado de
conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um reforço nos
estudos.
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