quarta-feira, 19 de agosto de 2020

SEGUNDOS ANOS - SOCIOLOGIA - ATIVIDADE 3/II SEM. 2020 (Prof. José Antônio Brazão.)

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO E EP2

NOTA

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Segunda.

 

PERÍODO: DE 24 A 28 DE AGOSTO DE 2020.

ATIVIDADE:

MUNDO DO TRABALHO E DESIGUALDADE SOCIAL:

OBJETIVO: Partindo da realidade atual, discutir a importância de trabalho e emprego para a manutenção da sociedade. Apresentar as ideias principais de Marx, Weber e Durkheim  sobre o trabalho.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      Assista ao vídeo 1: Trabalho: Conceito, História e Sociologia do Trabalho - Brasil Escola – Em:  https://www.youtube.com/watch?v=igRSkgPZwrI 

2)      Assista ao vídeo 2: TEORIA DO TRABALHO: DURKHEIM, MARX E WEBER Resumo de Sociologia para o Enem. Em:  https://www.youtube.com/watch?v=UG6PTnPpYrM  

3)      Em cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.

4)      Responda-as no GOOGLE CLASSROOM.

5)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

TRABALHO E SOCIEDADE.

EXERCÍCIO

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES:

ÉMILE DURKHEIM E O TRABALHO COMO GERADOR DE SOLIDARIEDADE (Afrânio Silva e outros):

“Assim como Marx e Weber, o contexto de desenvolvimento do pensamento de Émile Durkheim foi a Europa em processo de industrialização. Porém, ao contrário da visão crítica estabelecida por Marx, Durkheim argumenta que a divisão social do trabalho se consolida como um dos fatores que possibilitam a existência de coesão social.  O trabalho representa uma esfera primordial para a existência da solidariedade em uma comunidade. Diferentemente do senso comum, que costuma definir solidariedade como sinônimo de ações altruístas, Durkheim desenvolve a ideia de que o trabalho representa todo tipo de elemento ou característica que explica a harmonia entre os indivíduos de uma sociedade.(...).” (SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO, p. 220)

RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA:

QUESTÃO 1: “Assim como Marx e Weber, o contexto de desenvolvimento do pensamento de Émile Durkheim foi a Europa em processo de industrialização.” Marx e Weber viveram no seguinte contexto histórico:

(a)(     ) Era da Revolução Industrial.

(b)(     ) Era do Império Romano.

(c)(     ) Era Feudal.

(d)(     ) Era das grandes Navegações, do Renascimento e da Reforma.

(e)(     ) Era do modo de produção escravista greco-romano.

QUESTÃO 2: A visão de Durkheim, em relação ao trabalho, é diferente de Marx. Marx afirmava que o trabalho de operários e camponeses, por exemplo, é um trabalho:

(a)(     ) Solidário, benéfico, estimulador da criatividade e do bem de todos.

(b)(     ) Explorado e gerador de riquezas para os capitalistas (burguesia).

(c)(     ) Criador de divisas que trazem consigo o bem-estar de todos os povos.

(d)(     ) Com carteira assinada.

(e)(     ) Com plenos direitos trabalhistas garantidos e mantidos.

QUESTÃO 3: Durkheim argumenta que a divisão social do trabalho...

(a)(     ) ...se consolida como um dos fatores provocadores do dissenso entre trabalhadores e capitalistas (burguesia).

(b)(     ) ...se consolida como um dos fatores de elevação exclusiva do bem-estar de parte da sociedade em que ele é realizado.

(c)(     ) ... se consolida como um dos fatores que possibilitam a existência de coesão social.

(d)(     ) ...se consolida como um fator de alienação social e de empobrecimento da classe trabalhadora.

(e)(     ) ...se consolida como um dos fatores de competição acirrada, em que o ser humano se torna o lobo do ser humano.

QUESTÃO 4: “O trabalho representa uma esfera primordial para a existência da solidariedade em uma comunidade.” Opõem-se a este pensamento as seguintes afirmações, exceto:

(a)(     ) A história até o presente tem-se constituído na luta de classes: patrícios versus plebeus, senhores versus escravos, senhores feudais versus burguesia, etc.

(b)(     ) “O poder político é o poder organizado de uma classe para a opressão de outra.”

(c)(     ) “A burguesia só pode existir com a condição de revolucionar incessantemente os instrumentos de produção, por conseguinte, as relações de produção e, como isso, todas as relações sociais.”

(d)(     )  A divisão social do trabalho se consolida como um dos fatores que possibilitam a existência de coesão social. 

(e)(     ) “A burguesia vive em guerra perpétua; primeiro, contra a aristocracia; depois, contra as frações da própria burguesia cujos interesses se encontram em conflito com os progressos da indústria; e sempre contra a burguesia dos países estrangeiros.”

QUESTÃO 5: “Durkheim desenvolve a ideia de que o trabalho representa todo tipo de elemento ou característica que explica a harmonia entre os indivíduos de uma sociedade.” Nesse sentido, essa visão diferencia-se:

(a)(     ) Do tradicionalismo.

(b)(     ) Da ciência.

(c)(     ) Da medicina.

(d)(     ) Da religião.

(e)(     ) Do senso comum.

 

 

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

SUGESTÃO DE LINK DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:

PORTAL NetESCOLA da SEE-GO:

Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/

O Portal NetESCOLA da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um reforço nos estudos.

 

 

Nenhum comentário: