Secretaria
de Educação do Estado de Goiás Colégio
Estadual Deputado José de Assis Estudo
Orientado EAD SEGUNDOS
ANOS DO ENSINO MÉDIO E EP2 |
NOTA |
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DISCIPLINA: FILOSOFIA. |
DATA: _____/_____/2020. |
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PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
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ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 3º |
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Segunda. |
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PERÍODO:
DE 24 A 28 DE AGOSTO DE 2020. |
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ATIVIDADE:
COMPONENTE
CURRICULAR: FILOSOFIA – TEORIA DO CONHECIMENTO.
IMMANUEL
KANT:
OBJETIVO:
Expor e discutir conceitos-chaves da visão kantiana do conhecimento. Entender a
imbricação de conceitos-chaves da visão kantiana do conhecimento apresentados.
INSTRUÇÕES
QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1)
VÍDEO:
Ser Ou Não Ser Immanuel Kant Limite da Razão Viviana Mosé. Em:
https://www.youtube.com/watch?v=sLvCwa3SoHU
2)
Veja
também o vídeo KANT – A PRIORI E A POSTERIORI. Em: https://www.youtube.com/watch?v=8vPquLLVpzQ
3) A seguir, responda as questões no Google Classroom.
4)
Valor:
10,0.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
TEORIA DO
CONHECIMENTO
IMMANUEL KANT:
VÍDEO: Ser Ou Não Ser
Immanuel Kant Limite da Razão Viviana Mosé. Em:
https://www.youtube.com/watch?v=sLvCwa3SoHU
EXERCÍCIO:
O texto seguinte é
tirado de FILOSOFIA EM POESIA: HISTÓRIA DA FILOSOFIA, do Prof. José Antônio
Brazão.
O poema a seguir, no estilo de
poesia popular (cordel), tem por finalidade facilitar o entendimento do
filósofo em estudo. No caso, Immanuel Kant, um filósofo alemão que viveu bem na
era do Iluminismo. Leia com atenção a primeira parte do poema e responda as
questões.
FILOSOFIA
EM POESIA 20 – IMMANUEL KANT (1724 – 1804)
(Prof.
José Antônio Brazão.)
Numa
cidadezinha alemã
Nasceu
Immanuel Kant.
Konigsberg
era chamada.
Até
longa idade anciã,
Ali,
uma vida, a cada instante,
A
grandes estudos dedicada.
Ao
mundo da filosofia
Com
afinco se dedicou.
De
filósofos as ideias
E
da newtoniana ciência
Igualmente
se informou.
Ícones
da cultura europeia.
Veio
a trabalhar na universidade.
Tão
dedicadamente lecionava
Que
se tornou respeitado professor.
Na
busca da verdade,
Horas
a fio estudava,
Vindo
assim a ser grande escritor.
Seus
atos eram metódicos.
Na
praça sempre caminhava
Pontualmente
na mesma hora.
E
o tempo de seus relógios
Cada
morador acertava,
Certos
de como do dia a aurora.
De
David Hume estudado,
Este
despertou Kant
De
seu sono dogmático.
Levando-o
num rumo acertado,
Crítica
da razão doravante
Resolveu
começar de imediato.
Do
confronto entre o empirismo
E
o forte racionalismo
Nasceria
com Kant o criticismo.
Não
só da experiência
Mas
também da razão
Provém
a humana ciência.
Da
experiência sensorial
O
contato com o mundo
Do
entendimento abre portas.
Mas
a priori, conhecimento tal,
Independente
do empírico,
Surge
na forma de ideias abstratas.
RESPONDA
AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A DEVIDA ALTENATIVA EM CADA UMA:
QUESTÃO
1: “Ao mundo da filosofia/Com afinco se dedicou./De filósofos as ideias/ E da
newtoniana ciência/ Igualmente se informou./ Ícones da cultura europeia.” A
filosofia natural de Isaac Newton exerceu forte influência sobre uma série de
pensadores iluministas, inclusive o alemão Immanuel Kant. Mas Kant, para além
do pensamento científico, quis entender:
(a)( ) A questão do conhecimento.
(b)( ) A teoria da gravidade.
(c)( ) A composição da luz.
(d)( ) As leis do movimento.
(e)( ) A construção do telescópio refletor de
Isaac Newton.
QUESTÃO
2: “Seus atos eram metódicos./ Na praça sempre caminhava/ Pontualmente na mesma
hora./ E o tempo de seus relógios/ Cada morador acertava,/ Certos de como do
dia a aurora.” Kant era um homem metódico. Quando punha o pé na praça para
caminhar, os vizinhos ao redor acertavam os relógios. Metódica é uma pessoa:
(a)( ) Desorganizada.
(b)( ) Mal aparentada.
(c)( ) Egoísta.
(d)( ) Sistemática.
(e)( ) Desajeitada.
QUESTÃO
3: “De David Hume estudado,/ Este despertou Kant/ De seu sono dogmático./
Levando-o num rumo acertado,/ Crítica da razão doravante/ Resolveu começar de
imediato.” Crítica da razão seria:
(a)( ) Um modo de criticar o governo da época.
(b)( ) Um ataque aos maus costumes sociais.
(c)( ) A colocação da razão e das
possibilidades reais de conhecimento em questão.
(d)( ) A desavença em relação às pessoas que
acreditavam que tinham razão em tudo.
(e)( ) A crítica racional pelo fato de que
muita gente não seguia devidamente os bons hábitos.
QUESTÃO 4: “Do confronto entre o
empirismo/ E o forte racionalismo/ Nasceria com Kant o criticismo./ Não só da
experiência/ Mas também da razão/ Provém a humana ciência.” Criticismo é a
filosofia de Kant, por conta de ter feito a crítica da razão humana. O que
caracteriza o criticismo seria:
(a)( ) A consideração de que a humanidade é
incapaz de conhecer qualquer coisa.
(b)( ) A consideração das análises críticas da
possibilidade, da origem, do valor, das leis e dos limites do conhecimento
racional constituírem o ponto de partida da reflexão filosófica.
(c)( ) A desvalorização do empirismo e do
racionalismo, por conta de não chegarem a nenhuma conclusão comum.
(d)( ) O desprezo pelas ideias de David Hume
por considerar que o hábito é o grande guia da capacidade humana de conhecer,
juntamente com a experiência sensível.
(e)( ) Nenhuma das respostas anteriores.
QUESTÃO 5: “Da experiência
sensorial/ O contato com o mundo/ Do entendimento abre portas./ Mas a priori, conhecimento tal,/ Independente
do empírico,/ Surge na forma de ideias abstratas.” A priori é uma expressão
latina (do latim) que significa o que antecede a experiência (no caso, a
experiência sensível). Entre as frases que podem definir o que é a priori a que
não pode é:
(a)( ) “Se você pular de um avião sem
paraquedas, você irá morrer.”
(b)( ) 2 + 2 = 4.
(c)( ) “Se Sócrates bebe mais vinho que Platão,
e Platão bebe mais vinho que Aristóteles, Sócrates bebe mais vinho que
Aristóteles.”
(d)( ) “Conhecimento analisando conceitos, sem
necessitar da experiência.”
(e)( ) “Para saber se é bom em algo, você
precisa fazê-lo.”
RESPONDER
NO GOOGLE CLASSROOM.
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