quarta-feira, 19 de agosto de 2020

SEGUNDOS ANOS - FILOSOFIA - ATIVIDADE 3/II SEM. 2020 (Prof. José Antônio Brazão.)

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

SEGUNDOS ANOS DO ENSINO MÉDIO E EP2

NOTA

DISCIPLINA: FILOSOFIA.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Segunda.

 

PERÍODO: DE 24 A 28 DE AGOSTO DE 2020.

ATIVIDADE:

COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA – TEORIA DO CONHECIMENTO.

IMMANUEL KANT:

OBJETIVO: Expor e discutir conceitos-chaves da visão kantiana do conhecimento. Entender a imbricação de conceitos-chaves da visão kantiana do conhecimento apresentados.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      VÍDEO: Ser Ou Não Ser Immanuel Kant Limite da Razão Viviana Mosé. Em:

https://www.youtube.com/watch?v=sLvCwa3SoHU 

2)      Veja também o vídeo KANT – A PRIORI E A POSTERIORI. Em: https://www.youtube.com/watch?v=8vPquLLVpzQ

3)      A seguir, responda as questões no Google Classroom.

4)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

TEORIA DO CONHECIMENTO

IMMANUEL KANT:

VÍDEO: Ser Ou Não Ser Immanuel Kant Limite da Razão Viviana Mosé. Em:

https://www.youtube.com/watch?v=sLvCwa3SoHU   

EXERCÍCIO:

O texto seguinte é tirado de FILOSOFIA EM POESIA: HISTÓRIA DA FILOSOFIA, do Prof. José Antônio Brazão.

O poema a seguir, no estilo de poesia popular (cordel), tem por finalidade facilitar o entendimento do filósofo em estudo. No caso, Immanuel Kant, um filósofo alemão que viveu bem na era do Iluminismo. Leia com atenção a primeira parte do poema e responda as questões.

FILOSOFIA EM POESIA 20 – IMMANUEL KANT (1724 – 1804)

(Prof. José Antônio Brazão.)

Numa cidadezinha alemã

Nasceu Immanuel Kant.

Konigsberg era chamada.

Até longa idade anciã,

Ali, uma vida, a cada instante,

A grandes estudos dedicada.

 

Ao mundo da filosofia

Com afinco se dedicou.

De filósofos as ideias

E da newtoniana ciência

Igualmente se informou.

Ícones da cultura europeia.

 

Veio a trabalhar na universidade.

Tão dedicadamente lecionava

Que se tornou respeitado professor.

Na busca da verdade,

Horas a fio estudava,

Vindo assim a ser grande escritor.

 

Seus atos eram metódicos.

Na praça sempre caminhava

Pontualmente na mesma hora.

E o tempo de seus relógios

Cada morador acertava,

Certos de como do dia a aurora.

 

De David Hume estudado,

Este despertou Kant

De seu sono dogmático.

Levando-o num rumo acertado,

Crítica da razão doravante

Resolveu começar de imediato.

 

Do confronto entre o empirismo

E o forte racionalismo

Nasceria com Kant o criticismo.

Não só da experiência

Mas também da razão

Provém a humana ciência.

 

Da experiência sensorial

O contato com o mundo

Do entendimento abre portas.

Mas a priori, conhecimento tal,

Independente do empírico,

Surge na forma de ideias abstratas.

 

RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A DEVIDA ALTENATIVA EM CADA UMA:

QUESTÃO 1: “Ao mundo da filosofia/Com afinco se dedicou./De filósofos as ideias/ E da newtoniana ciência/ Igualmente se informou./ Ícones da cultura europeia.” A filosofia natural de Isaac Newton exerceu forte influência sobre uma série de pensadores iluministas, inclusive o alemão Immanuel Kant. Mas Kant, para além do pensamento científico, quis entender:

(a)(     ) A questão do conhecimento.

(b)(     ) A teoria da gravidade.

(c)(     ) A composição da luz.

(d)(     ) As leis do movimento.

(e)(     ) A construção do telescópio refletor de Isaac Newton.

QUESTÃO 2: “Seus atos eram metódicos./ Na praça sempre caminhava/ Pontualmente na mesma hora./ E o tempo de seus relógios/ Cada morador acertava,/ Certos de como do dia a aurora.” Kant era um homem metódico. Quando punha o pé na praça para caminhar, os vizinhos ao redor acertavam os relógios. Metódica é uma pessoa:

(a)(     ) Desorganizada.

(b)(     ) Mal aparentada.

(c)(     ) Egoísta.

(d)(     ) Sistemática.

(e)(     ) Desajeitada.

QUESTÃO 3: “De David Hume estudado,/ Este despertou Kant/ De seu sono dogmático./ Levando-o num rumo acertado,/ Crítica da razão doravante/ Resolveu começar de imediato.” Crítica da razão seria:

(a)(     ) Um modo de criticar o governo da época.

(b)(     ) Um ataque aos maus costumes sociais.

(c)(     ) A colocação da razão e das possibilidades reais de conhecimento em questão.

(d)(     ) A desavença em relação às pessoas que acreditavam que tinham razão em tudo.

(e)(     ) A crítica racional pelo fato de que muita gente não seguia devidamente os bons hábitos.

QUESTÃO 4: “Do confronto entre o empirismo/ E o forte racionalismo/ Nasceria com Kant o criticismo./ Não só da experiência/ Mas também da razão/ Provém a humana ciência.” Criticismo é a filosofia de Kant, por conta de ter feito a crítica da razão humana. O que caracteriza o criticismo seria:

(a)(     ) A consideração de que a humanidade é incapaz de conhecer qualquer coisa.

(b)(     ) A consideração das análises críticas da possibilidade, da origem, do valor, das leis e dos limites do conhecimento racional constituírem o ponto de partida da reflexão filosófica.

(c)(     ) A desvalorização do empirismo e do racionalismo, por conta de não chegarem a nenhuma conclusão comum.

(d)(     ) O desprezo pelas ideias de David Hume por considerar que o hábito é o grande guia da capacidade humana de conhecer, juntamente com a experiência sensível.

(e)(     ) Nenhuma das respostas anteriores.

QUESTÃO 5: “Da experiência sensorial/ O contato com o mundo/ Do entendimento abre portas./ Mas a priori, conhecimento tal,/ Independente do empírico,/ Surge na forma de ideias abstratas.” A priori é uma expressão latina (do latim) que significa o que antecede a experiência (no caso, a experiência sensível). Entre as frases que podem definir o que é a priori a que não pode é:

(a)(     ) “Se você pular de um avião sem paraquedas, você irá morrer.”

(b)(     ) 2 + 2 = 4.

(c)(     ) “Se Sócrates bebe mais vinho que Platão, e Platão bebe mais vinho que Aristóteles, Sócrates bebe mais vinho que Aristóteles.”

(d)(     ) “Conhecimento analisando conceitos, sem necessitar da experiência.”

(e)(     ) “Para saber se é bom em algo, você precisa fazê-lo.”

 

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

Nenhum comentário: