Secretaria
de Educação do Estado de Goiás Colégio
Estadual Deputado José de Assis Estudo
Orientado EAD PRIMEIRO
ANO DO ENSINO MÉDIO |
NOTA |
|||
DISCIPLINA: FILOSOFIA. |
DATA: _____/_____/2020. |
|||
PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
||||
ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 3º |
|
Primeira. |
|
|||
PERÍODO:
24 A 28/08 DE 2020. |
||||
ATIVIDADE:
COMPONENTE
CURRICULAR: FILOSOFIA GREGA - PLATÃO.
OBJETIVO:
Aprofundar
o entendimento do mito da caverna, de Platão. Compreender como Platão encara a
política e propõe um modelo ideal de pólis (cidade-Estado).
INSTRUÇÕES
QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1)
ASSISTIR AO VÍDEO: Ser Ou Não Ser - Platão, O Mito Da Caverna - Viviane Mosé – Fantástico.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ei-kSPL4Lg4
2)
Responder
as questões abaixo, escolhendo a alternativa devida em cada uma.
3)
Fazer
atividade no Google Classroom.
4)
Valor:
10,0.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
FILOSOFIA GREGA – PLATÃO:
EXERCÍCIO:
O texto abaixo foi extraído da
parte final do Livro III de A República, livro escrito pelo filósofo Platão
(séc. V/IV a.C.), discípulo de Sócrates, que imaginou uma pólis (cidade-Estado
ou cidade) ideal, governada por filósofos e filósofas, protegida por guardiões
e guardiãs, mantida por artesãos (artífices), comerciantes e agricultores. A
justiça está em cada classe ou grupo fazer sua parte para o bem de todos. Um
governo sem corrupção! E cada classe tem um metal em sua alma, mas, caso haja
algum filho(a) que guarde consigo um metal diferente do de sua classe ou grupo,
deve ser elevado(a) ou rebaixado(a). Platão soube, com maestria, criar um modo
de falar da filosofia e da sociedade usando mitos (histórias) como método de
ensino. (Prof. José Antônio.)
LEIA
O TEXTO ABAIXO E RESPONDA CONFORME A VERACIDADE OU FALSIDADE DO ENUNCIADO DE
CADA QUESTÃO:
“É muito natural- respondi -Ouve,
no entanto, resto do mito. «Vós sois efetivamente todos irmãos nesta cidade) -
como diremos ao contar-lhes a história - «mas o deus que vos modelou, àqueles
dentre vós que eram aptos para governar, misturou-lhes ouro na sua composição, motiva por que são mais preciosos; aos
auxiliares, prata; ferro e bronze aos lavradores e demais
artífices. Uma vez que sois todos parentes, na maior parte dos casos gerareis
filhos semelhantes a vós, mas pode acontecer que do ouro nasça uma prole
argêntea, e da prata, uma áurea, e assim todos os restantes, uns dos outros.
Por isso o deus recomenda aos chefes, em primeiro lugar e acima de tudo, que
aquilo em que devem ser melhores guardiões e exercer mais aturada vigilância é
sobre as crianças, sobre a mistura que entra na composição das suas almas, e,
se a sua própria descendência tiver qualquer porção de bronze ou de ferro, de
modo algum se compadeçam, mas lhes atribuam a honra que compete à sua
conformação, atirando com eles para os artífices ou os lavradores; e se, por
sua vez, nascer destes alguma criança com uma parte de ouro ou de prata, que
lhes deem as devidas honras, elevando-os uns a guardiões, outras a auxiliares,
como se houvesse um oráculo segundo o qual a cidade seria destruída quando um
guardião de ferro ou de bronze a defendesse. Sabes de algum expediente para
fazer acreditar neste mito?” (PLATÃO. Trecho ao final do de Livro III de A República. Disponível em:
< https://joaocamillopenna.files.wordpress.com/2016/04/platao-a-republica.pdf > Acesso em 18
de agosto de 2020.)
QUESTÃO 1: “É muito natural-
respondi -Ouve, no entanto, resto do mito.” Mito é um relato, uma história.
Platão está relatando uma história (mito) da formação da cidade ideal e justa,
sem corrupção. Quando se ouve falar de mito logo se lembra de mitos de deuses,
deusas, semideuses(as) entre outros seres divinos. Entre os mitos gregos, por
exemplo, não aparece o mito:
(a)( ) De Perseu.
(b)( ) De Pandora.
(c)( ) De Afrodite (Vênus).
(d)( ) De Ares (Marte).
(e)( ) De Saci-Pererê.
QUESTÃO 2: O metal prata
encontra-se mesclado, principalmente, nas almas de:
(a)( ) Governantes.
(b)( ) Políticos.
(c)( ) Agricultores.
(d)( ) Guardiões(as).
(e)( ) Artesãos.
QUESTÃO 3: Os metais ferro e bronze
(liga de cobre e estanho) estão, principalmente, nas almas de:
(a)( ) Guardiões e guardiãs.
(b)( ) Filósofos, filósofas e intelectuais em
geral.
(c)( ) Agricultores, artesãos e comerciantes.
(d)( ) Nobres.
(e)( ) Sacerdotes e sacerdotisas.
QUESTÃO 4: O metal ouro é
característico das almas de:
(a)( ) Guardiãs e guardiões (guardas,
protetores[as]).
(b)( ) Filósofas e filósofos (governantes).
(c)( ) Agricultores, artesãos(artífices e
comerciantes.
(d)( ) Sacerdotes e sacerdotisas.
(e)( ) Pessoas comuns.
QUESTÃO 5: Os chefes (governantes)
devem tomar os seguintes cuidados, exceto:
(a)( ) Manter rigidamente a divisão social
definida pelo deus, sem chance de mudança.
(b)( ) Com a excelência dos guardiões e
guardiãs.
(c)( ) Exercer mais aturada vigilância sobre as
crianças, sobre a mistura que entra na composição das suas almas.
(d)( ) Se algum filho deles tiver outra
composição que não a de ouro na alma, deva ser rebaixado, sem sentimento de
compaixão.
(e)( ) Se nascer de artífices e agricultores
alguma criança com uma parte de ouro ou de prata, que lhes deem as devidas
honras, elevando.
RESPONDER
NO GOOGLE CLASSROOM.
SUGESTÃO DE LINK
DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:
PORTAL NetESCOLA
da SEE-GO:
Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/
O Portal NetESCOLA
da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o
Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar
aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um
reforço nos estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário