quarta-feira, 19 de agosto de 2020

PRIMEIROS ANOS - FILOSOFIA - ATIVIDADE 3/II SEMESTRE DE 2020. (Prof. José Antônio Brazão.)

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

NOTA

DISCIPLINA: FILOSOFIA.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Primeira.

 

PERÍODO: 24 A 28/08 DE 2020.

ATIVIDADE:

COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA GREGA - PLATÃO.

OBJETIVO: Aprofundar o entendimento do mito da caverna, de Platão. Compreender como Platão encara a política e propõe um modelo ideal de pólis (cidade-Estado).

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      ASSISTIR AO VÍDEO: Ser Ou Não Ser - Platão, O Mito Da Caverna - Viviane Mosé – Fantástico. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ei-kSPL4Lg4 

2)      Responder as questões abaixo, escolhendo a alternativa devida em cada uma.

3)      Fazer atividade no Google Classroom.

4)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

FILOSOFIA GREGA – PLATÃO:

EXERCÍCIO:

O texto abaixo foi extraído da parte final do Livro III de A República, livro escrito pelo filósofo Platão (séc. V/IV a.C.), discípulo de Sócrates, que imaginou uma pólis (cidade-Estado ou cidade) ideal, governada por filósofos e filósofas, protegida por guardiões e guardiãs, mantida por artesãos (artífices), comerciantes e agricultores. A justiça está em cada classe ou grupo fazer sua parte para o bem de todos. Um governo sem corrupção! E cada classe tem um metal em sua alma, mas, caso haja algum filho(a) que guarde consigo um metal diferente do de sua classe ou grupo, deve ser elevado(a) ou rebaixado(a). Platão soube, com maestria, criar um modo de falar da filosofia e da sociedade usando mitos (histórias) como método de ensino. (Prof. José Antônio.)

LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA CONFORME A VERACIDADE OU FALSIDADE DO ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO:

“É muito natural- respondi -Ouve, no entanto, resto do mito. «Vós sois efetivamente todos irmãos nesta cidade) - como diremos ao contar-lhes a história - «mas o deus que vos modelou, àqueles dentre vós que eram aptos para governar, misturou-lhes ouro na sua composição, motiva por que são mais preciosos; aos auxiliares, prata; ferro e bronze aos lavradores e demais artífices. Uma vez que sois todos parentes, na maior parte dos casos gerareis filhos semelhantes a vós, mas pode acontecer que do ouro nasça uma prole argêntea, e da prata, uma áurea, e assim todos os restantes, uns dos outros. Por isso o deus recomenda aos chefes, em primeiro lugar e acima de tudo, que aquilo em que devem ser melhores guardiões e exercer mais aturada vigilância é sobre as crianças, sobre a mistura que entra na composição das suas almas, e, se a sua própria descendência tiver qualquer porção de bronze ou de ferro, de modo algum se compadeçam, mas lhes atribuam a honra que compete à sua conformação, atirando com eles para os artífices ou os lavradores; e se, por sua vez, nascer destes alguma criança com uma parte de ouro ou de prata, que lhes deem as devidas honras, elevando-os uns a guardiões, outras a auxiliares, como se houvesse um oráculo segundo o qual a cidade seria destruída quando um guardião de ferro ou de bronze a defendesse. Sabes de algum expediente para fazer acreditar neste mito?” (PLATÃO. Trecho ao final do de Livro III de A República. Disponível em: < https://joaocamillopenna.files.wordpress.com/2016/04/platao-a-republica.pdf > Acesso em 18 de agosto de 2020.)

QUESTÃO 1: “É muito natural- respondi -Ouve, no entanto, resto do mito.” Mito é um relato, uma história. Platão está relatando uma história (mito) da formação da cidade ideal e justa, sem corrupção. Quando se ouve falar de mito logo se lembra de mitos de deuses, deusas, semideuses(as) entre outros seres divinos. Entre os mitos gregos, por exemplo, não aparece o mito:

(a)(     ) De Perseu.

(b)(     ) De Pandora.

(c)(     ) De Afrodite (Vênus).

(d)(     ) De Ares (Marte).

(e)(     ) De Saci-Pererê.

QUESTÃO 2: O metal prata encontra-se mesclado, principalmente, nas almas de:

(a)(     ) Governantes.

(b)(     ) Políticos.

(c)(     ) Agricultores.

(d)(     ) Guardiões(as).

(e)(     ) Artesãos.

QUESTÃO 3: Os metais ferro e bronze (liga de cobre e estanho) estão, principalmente, nas almas de:

(a)(     ) Guardiões e guardiãs.

(b)(     ) Filósofos, filósofas e intelectuais em geral.

(c)(     ) Agricultores, artesãos e comerciantes.

(d)(     ) Nobres.

(e)(     )  Sacerdotes e sacerdotisas.

QUESTÃO 4: O metal ouro é característico das almas de:

(a)(     ) Guardiãs e guardiões (guardas, protetores[as]).

(b)(     ) Filósofas e filósofos (governantes).

(c)(     ) Agricultores, artesãos(artífices e comerciantes.

(d)(     ) Sacerdotes e sacerdotisas.

(e)(     ) Pessoas comuns.

QUESTÃO 5: Os chefes (governantes) devem tomar os seguintes cuidados, exceto:

(a)(     ) Manter rigidamente a divisão social definida pelo deus, sem chance de mudança.

(b)(     ) Com a excelência dos guardiões e guardiãs.

(c)(     ) Exercer mais aturada vigilância sobre as crianças, sobre a mistura que entra na composição das suas almas.

(d)(     ) Se algum filho deles tiver outra composição que não a de ouro na alma, deva ser rebaixado, sem sentimento de compaixão.

(e)(     ) Se nascer de artífices e agricultores alguma criança com uma parte de ouro ou de prata, que lhes deem as devidas honras, elevando.

 

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

SUGESTÃO DE LINK DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:

PORTAL NetESCOLA da SEE-GO:

Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/

O Portal NetESCOLA da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um reforço nos estudos.

Nenhum comentário: