quarta-feira, 5 de agosto de 2020

PRIMEIROS ANOS - FILOSOFIA - ATIVIDADE 1/II SEM.2020 (Prof. José Antônio Brazão.)

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

NOTA

DISCIPLINA: FILOSOFIA.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Primeira.

 

PERÍODO: 10 A 14/08 DE 2020.

ATIVIDADE:

COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA GREGA - PLATÃO.

OBJETIVO: INVESTIGAR E INTERPRETAR O MITO DA CAVERNA, BUSCANDO SUA ATUALIDADE.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      ASSISTIR AO VÍDEO: Ser Ou Não Ser - Platão, O Mito Da Caverna - Viviane Mosé – Fantástico. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ei-kSPL4Lg4 

2)      Responder as questões abaixo, escolhendo a alternativa devida em cada uma.

3)      Fazer atividade no Google Classroom.

4)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

FILOSOFIA GREGA – PLATÃO:

EXERCÍCIO:

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO VERDADEIRO OU FALSO, CONFORME A VERACIDADE OU FALSIDADE DO ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO:

Diotima de Mantineia dirigindo-se a Sócrates, durante um banquete em que há um debate sobre o AMOR, depois que outros tinham exposto suas opiniões sobre aquele: “São esses então os casos de amor em que talvez, ó Sócrates, também tu pudesses ser iniciado; mas, quanto à sua perfeita contemplação, em vista da qual é que esses graus existem, quando se procede corretamente, não sei se serias capaz; em todo caso, eu te direi, continuou, e nenhum esforço pouparei; tenta então seguir-me se fores capaz (...). (...) Que pensamos então que aconteceria, disse ela, se a alguém ocorresse contemplar o próprio belo, nítido, puro, simples, e não repleto de carnes, humanas, de cores e outras muitas ninharias mortais, mas o próprio divino belo pudesse ele em sua forma única contemplar? Porventura pensas, disse, que é vida vã a de um homem a olhar naquela direção e aquele objeto, com aquilo com que deve, quando o contempla e com ele convive? Ou não consideras, disse ela [Diotima], que somente então, quando vir o belo com aquilo com que este pode ser visto, ocorrer-lhe-á produzir não sombras de virtude, porque não é em sombra que estará tocando, mas reais virtudes, porque é no real que estará tocando?” (PLATÃO. O Banquete, pp. 44-45. Disponível em: < http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras2/links/O_banquete.pdf > Acesso em 05 de agosto de 2020.) [Grifos do Prof. José Antônio Brazão.]

QUESTÃO 1: “(...)quanto à sua perfeita contemplação, em vista da qual é que esses graus existem, quando se procede corretamente, não sei se serias capaz; em todo caso, eu te direi, continuou, e nenhum esforço pouparei; tenta então seguir-me se fores capaz (...)” A palavra CONTEMPLAÇÃO significa “ato de concentrar longamente a vista, a atenção em algo; profunda aplicação da mente em abstrações; meditação, reflexão” (GOOGLE. Consulta ao significado do termo CONTEMPLAÇÃO. Em 05 de agosto de 2020.) A contemplação de que fala o texto é uma contemplação daquilo que é divino.

1)      (     ) VERDADEIRO.

2)      (     ) FALSO.

QUESTÃO 2: O “divino belo”, de que fala o texto, é aquilo que é efêmero, passageiro, mutável (que muda totalmente, a cada tempo).

1)      (     ) VERDADEIRO.

2)      (     ) FALSO.

QUESTÃO 3: O “divino belo” trata de uma beleza que vai além dos olhos, que só pode ser alcançada elevando-se o pensamento até a eternidade, a ponto de ser uma beleza divina.

1)      (     ) VERDADEIRO.

2)      (     ) FALSO.

Leia agora o SONETO 5 de Camões:

Amor é fogo que arde sem se ver,

é ferida que dói, e não se sente;

é um contentamento descontente,

é dor que desatina sem doer.

 

É um não querer mais que bem querer;

é um andar solitário entre a gente;

é nunca contentar-se de contente;

é um cuidar que ganha em se perder.

 

É querer estar preso por vontade;

é servir a quem vence, o vencedor;

é ter com quem nos mata, lealdade.

 

Mas como causar pode seu favor

nos corações humanos amizade,

se tão contrário a si é o mesmo Amor

QUESTÃO 4: Tanto no texto de Platão, no qual Camões se inspirou, quanto no soneto do próprio Camões, citado acima, a percepção a respeito do amor é idealizada. É um amor ideal.

1)      (     ) VERDADEIRO.

2)      (     ) FALSO.

QUESTÃO 5: Camões difere de Platão, porém, pelo fato de que seu soneto mostra uma perspectiva materialista e passageira do amor, chegando ao ponto de ser depravada.

1)      (     ) VERDADEIRO.

2)      (     ) FALSO.

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

SUGESTÃO DE LINK DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:

PORTAL NetESCOLA da SEE-GO:

Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/

O Portal NetESCOLA da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um reforço nos estudos.


Nenhum comentário: