Secretaria
de Educação do Estado de Goiás Colégio
Estadual Deputado José de Assis Estudo
Orientado EAD SEGUNDOS
ANOS DO ENSINO MÉDIO E EP2 |
NOTA |
|||
DISCIPLINA: FILOSOFIA. |
DATA: _____/_____/2020. |
|||
PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
||||
ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 3º |
|
Segunda. |
|
|||
PERÍODO:
DE 10 A 14 DE AGOSTO DE 2020. |
||||
ATIVIDADE REVISÃO:
COMPONENTE
CURRICULAR: FILOSOFIA – TEORIA DO CONHECIMENTO.
OBJETIVO:
Atentar
para relação que existe entre o pensamento empirista e a Revolução Científica,
buscando entender a inter-relação entre teoria do conhecimento e ciência na
Idade Moderna.
INSTRUÇÕES
QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1)
VÍDEO
1: David Hume – Brasil Escola. Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=3ZxP6dTrfCI
2)
VÍDEO
2: Galileu Galilei desenho animado
(FILME [curto]). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=L_yUPezUd8o
3) Veja
e reveja os vídeos.
4) A
seguir, responda as questões no Google Classroom.
5) Valor:
10,0.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
TEORIA
DO CONHECIMENTO
DAVID
HUME:
VÍDEOS:
1) VÍDEO
1: David Hume – Brasil Escola.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3ZxP6dTrfCI
2) VÍDEO
2: Galileu Galilei desenho animado
(FILME [curto]). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=L_yUPezUd8o
EXERCÍCIO
DE REVISÃO GERAL:
COMENTÁRIO
INTRODUTÓRIO (Prof. José Antônio Brazão.)
Um
dos grandes momentos da era renascentista e no andar da Idade Moderna, por
volta dos séculos XV, XVI e XVII, até o XVIII, foi a Revolução Científica. No
campo da astronomia, como já foi visto anteriormente (com o vídeo Cosmos,
episódio 3: A Harmonia dos Mundos, de Carl Sagan, e o resumo-comentário
apresentado), grandes astrônomos e matemáticos, cientistas, se empenharam em
compreender o universo e as leis naturais que nele existem, que o regem e regem
a natureza, como o próprio nome indica. Entre eles encontraram-se Nicolau
Copérnico, Galileu Galilei, Johannes (João) Kepler, Christian Huygens,
culminando nas descobertas de Isaac Newton).
As
descobertas novas puseram em cheque crenças, até então tidas como inabaláveis,
acerca do universo! Junto com elas, questionamentos sobre os fundamentos do
conhecimento humano. E aqui entra a filosofia empirista, com pensadores de
destaque como Francis Bacon, John Locke e David Hume. A ciência, agora, era
mais prática, empírica, sem deixar de lado a razão (capacidade humana de
pensar, refletir, duvidar [Descartes, racionalista, e Hume, empirista, souberam
usar a dúvida], imaginar, abstrair e formular ideias e pensamentos). Como
assim? Como se poderá ver bem no desenho sobre Galileu: observações, uso de
instrumentos (a luneta-telescópio), experimentos (as bolas de pesos diferentes
lançadas da torre), etc. Junto com os experimentos e as observações, a
mensuração (ação de medir, de calcular) de informações obtidas, no uso da razão
que reflete, abstrai, calcula, entre outras ações que realiza.
Veja
os dois vídeos e busque perceber ligações entre os modos de pensar do empirista
Hume e de Galileu Galilei. As questões a seguir focam o segundo vídeo, de
Galileu Galilei e, em alguma, um paralelo entre este e o pensar de Hume.
RESPONDA AS
QUESTÕES A SEGUIR, RELACIONADAS AO VÍDEO 2 (Galileu Galilei):
QUESTÃO 1: Galileu Galilei foi um
astrônomo e matemático que viveu entre os séculos XVI e XVII da era cristã
(poucos séculos atrás). O vídeo mostra, desde o início, uma defesa do sistema astronômico heliocêntrico
(hélios, gr.: Sol; -cêntrico: no centro):
(1) ( ) CERTO.
(2) ( ) ERRADO.
QUESTÃO 2: O sistema astronômico
efetivamente defendido por Galileu Galilei foi fruto das observações, dos
cálculos e recálculos, além de muitas reflexões de Nicolau Copérnico, astrônomo
e matemático (além de padre) que viveu entre os séculos XV e XVI:
(1) ( ) CERTO.
(2) ( ) ERRADO.
QUESTÃO 3: Curioso, Galileu Galilei
quis saber se a crença aristotélica (de Aristóteles, filósofo grego do século
IV a.C.) de que dois corpos de pesos diferentes caem sobre a terra em tempos
diferentes era verdadeira. Através de experimentos, provou que Aristóteles
estava absolutamente certo.
(1)
( ) CERTO.
(2) ( ) ERRADO.
QUESTÃO 4: Ao descobrir, com ajuda
de um amigo (no vídeo), um brinquedo chamado luneta, inventado pelos
holandeses, que usava duas lentes capazes de, juntas, ampliarem as imagens,
Galileu Galilei resolveu fazer um instrumento similar, criando assim o primeiro
telescópio a apontar para os céus.
(1) ( ) CERTO.
(2) ( )
ERRADO.
QUESTÃO 5: Com o telescópio, Galileu,
ao olhar atentamente para os céus noturnos, acabou por comprovar a certeza das
teorias bíblica, aristotélica e ptolomaica acerca do universo geocêntrico.
(1)
( ) CERTO.
(2) ( ) ERRADO.
RESPONDA
NO GOOGLE CLASSROOM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário