sexta-feira, 1 de maio de 2020

EAD CEDJA 2020 - SOCIOLOGIA Segundos Anos (Prof. José Antônio Brazão.)



Secretaria de Educação do Estado de Goiás
Colégio Estadual Deputado José de Assis
Estudo Orientado EAD
SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO E EP2
NOTA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.
DATA: _____/_____/2020.

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
ALUNO(A):
SÉRIE:
TURMA:
BIMESTRE

Segunda.

PERÍODO: De 04 a 15 de maio de 2020.

ATIVIDADE:
OBJETIVO: Desenvolver a habilidade de interpretar criticamente um texto de língua portuguesa (no caso, poético) e relacionar seu conteúdo com a temática da Democracia, da Cidadania e dos Direitos Humanos, bem como chamar a atenção para a necessidade da solidariedade humana, tão imprescindível para a formação cidadã de estudantes e de toda a comunidade escolar. Parceria interdisciplinar com a Língua Portuguesa.
INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1)      Ler, muito atentamente o poema de Manuel Bandeira O BICHO.
2)      À caneta preta ou azul.
3)      No caderno. Em uma página. Redação (20 a 25 linhas): Com a pandemia hoje presente no Brasil e no mundo, como você encara a capacidade de solidarizar-se com o outro? E que relação existe ou pode existir entre a pandemia e o texto de Manuel Bandeira? Em uma redação única, discuta as duas questões propostas.
4)      Valor: 10,0.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
DEMOCRACIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS.
“Manuel Bandeira, autor do poema O bicho
O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.
Datado de “Rio, 25-2-1947”, e publicado neste ano em Belo beloo poema O bicho é um dos mais conhecidos de Manuel Bandeira.”
BANDEIRA, Manuel. O Bicho. Disponível em: < http://rascunho.com.br/o-bicho-de-manuel-bandeira/ > Acesso em 27 de abril de 2020.
COMENTÁRIO DO PROFESSOR JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO:
A solidariedade humana é um desafio muito grande, em um mundo em que a competição e o individualismo, chegando à beira do egoísmo, se fazem muito presentes. Superar o individualismo e abrir-se para o entendimento mútuo, para a tolerância, o respeito, para a ética, e pensar mais no bem comum são desafios e necessidades.
Sem solidariedade e sem amor ao próximo, sem uma ética mais ampla, pessoal e coletiva, não é possível uma sociedade em que os valores humanos e humanísticos sejam contemplados e levados a sérios, pensando-se num bem maior para todos. A solidariedade é uma possibilidade real, pode e deve ser buscada.
CARO(A) ESTUDANTE:
(1)   Faça a redação. No ENEM e ao longo de sua vida você precisará escrever, muito bem, com certeza, muitas vezes. Estamos aqui para ajudar você. O comentário, hoje, foi pequeno, para deixar que você foque na leitura do poema e do que é solicitado. Procure escrever bem e de modo reflexivo. Você é capaz.
(2)   Qualquer dúvida que você tiver a respeito desta atividade ou da matéria, peça esclarecimentos LOGO ABAIXO DESTE TEXTO, em POSTAR UM COMENTÁRIO. Poste aí suas dúvidas e pedidos de esclarecimentos. Terei grande satisfação em responder. Canal de contato com o Professor José Antônio e mais uma ferramenta de estudos EaD (Educação à Distância) que o Colégio Estadual Deputado José de Assis, de Goiânia, a serviço da Secretaria de Educação de Goiás, disponibiliza para você..

Nenhum comentário: