sexta-feira, 1 de maio de 2020

EAD CEDJA 2020 - SOCIOLOGIA PRIMEIROS ANOS (Prof. José Antônio Brazão.)



Secretaria de Educação do Estado de Goiás
Colégio Estadual Deputado José de Assis
Estudo Orientado EAD
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
NOTA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.
DATA: _____/_____/2020.

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
ALUNO(A):
SÉRIE:
TURMA:
BIMESTRE

Primeira.

PERÍODO: De 04 a 15 de maio de 2020.

ATIVIDADE
OBJETIVO: Conhecer as linhas gerais que pautam o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, documento de fundamental importância para a defesa dos direitos infanto-juvenis em todo o Brasil, tendo em vista o relacionamento entre indivíduos e sociedade, uma sociedade politica e legalmente preocupada com os direitos de seus membros mais vulneráveis, a fim de garantir-lhes os direitos e a vida presente e futura, buscando o bem de toda a coletividade (os indivíduos protegidos que, por sua vez, poderão contribuir com o bem de todos, na via de mão dupla: sociedade – indivíduo).
INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1)      Assistir e resumir o vídeo-documentário UFG – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. No YOUTUBE. Em: https://www.youtube.com/watch?v=y5r6vThH_XU
2)      À caneta preta ou azul.
3)      No caderno. Uma página de resumo do vídeo.
4)      Valor: 10,0.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
A SOCIOLOGIA E A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE.
Vídeo-documentário UFG – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. No YOUTUBE. Em: https://www.youtube.com/watch?v=y5r6vThH_XU
COMENTÁRIO DO PROFESSOR JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO:
No capítulo 2 do livro de Sociologia, SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO, que é o livro didático atualmente em uso no Colégio Estadual Deputado José de Assis, o foco volta-se para a relação entre o indivíduo e a sociedade da qual, necessariamente, faz parte. Ao final do capítulo, um comentário a respeito do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.
De fato, já dizia o filósofo Aristóteles, em sua POLÍTICA: “O homem é um animal político”. E ainda diz que o ser humano que não vive em sociedade ou é um deus ou é um ser bruto. Deste modo, a vida social marca a vida humana, sendo uma via de mão dupla: a sociedade que precisa cuidar do indivíduo e este que deve retribuir, de forma ética e responsável, em favor do bem comum.
No que diz respeito ao ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, vale lembrar que ele é fruto de todo um empenho de juristas, políticos e organizações sociais, além de outros setores, preocupados, após a CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, em garantir direitos aos membros mais vulneráveis da sociedade: crianças e adolescentes. Como vulneráveis? Para dar um exemplo: durante muito tempo, o trabalho de crianças e adolescentes vinha ocorrendo em larga escala, em todas as regiões do Brasil, tirando crianças e adolescentes do lazer e, especialmente, da escola, da oportunidade de aprenderem e desenvolverem seus potenciais, prejudicando seu futuro e o futuro de toda a sociedade – uma pessoa despreparada tem pouca chances na vida e menos ainda de dar contribuições essenciais ao bem de todos, ao bem comum.
O Estatuto ECA pensa a criança e o adolescente como seres em desenvolvimento, seres de direitos, que têm seus deveres igualmente (por exemplo, com acesso à escola, o dever de dedicar-se aos estudos, fazer suas tarefas...). O ECA pensa a criança como criança, não como adulto que deve trabalhar para sustentar sua família. Desta maneira, proíbe o trabalho de crianças e adolescentes – ora, segundo o ECA, lugar de criança e adolescente é na escola, sem perder o direito ao lazer.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é fruto, além da CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, também da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da ONU – Organização das Nações Unidas, um órgão internacional que reúne países do mundo inteiro na busca de soluções para problemas comuns, solução de conflitos e, principalmente, busca do bem-estar e do bem viver de cada ser humano.
CARO(A) ESTUDANTE:
O vídeo da UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, nosso grande Estado, sobre o ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) é curto. Assim, pois, veja e reveja. O conhecimento das leis é de extrema importância para a defesa dos direitos e da cidadania. Bons cidadãos e boas cidadãs são tão melhores quando conhecem as leis que os(as) amparam.
Bom proveito!
Qualquer dúvida que você tiver a respeito desta atividade ou da matéria, peça esclarecimentos LOGO ABAIXO DESTE TEXTO, em POSTAR UM COMENTÁRIO. Poste aí suas dúvidas e pedidos de esclarecimentos. Terei grande satisfação em responder. Canal de contato com o Professor José Antônio e mais uma ferramenta de estudos EaD (Educação à Distância) que o Colégio Estadual Deputado José de Assis, de Goiânia, a serviço da Secretaria de Educação de Goiás, disponibiliza para você..


Nenhum comentário: