sexta-feira, 29 de maio de 2020

EAD CEDJA - VÍDEO CURTO DE SOCIOLOGIA PARA REVISÃO - PRIMEIROS ANOS: SOCIEDADE E CONHECIMENTO (Prof. José Antônio Brazão.)

O vídeo acima, feito com certa premência, propõe a análise de uma questão do ENEM de 2011, que aparece no livro Sociologia em Movimento, citado abaixo, no referencial. Este texto de análise corrige alguns elementos expostos no vídeo e busca ampliar o entendimento da questão brevemente analisada.

Exames de Seleção
Questão 1: 
(Enem, 2011) 
Um volume imenso de pesquisas tem sido produzido para tentar avaliar os efeitos dos programas de televisão. A maioria desses estudos diz respeito às crianças - o que é bastante compreensível pela quantidade de tempo que elas passam em frente ao aparelho e pelas possíveis implicações desse comportamento para a socialização. Dois dos tópicos mais pesquisados são o impacto da televisão no âmbito do crime e da violência e a natureza das notícias exibidas na televisão. (GIDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.)
O texto indica que existe uma significativa produção científica sobre os impactos socioculturais da televisão na vida do ser humano. E as crianças, em particular, são as mais vulneráveis a essas influências porque
(a)codificam as informações transmitidas nos programas infantis por meio da observação.
(b)adquirem conhecimentos variados que incentivam o processo de interação social.
(c)interiorizam padrões de comportamentos e papéis sociais com menor visão crítica.
(d)observam formas de convivência social baseadas na tolerância e no respeito.
(e)apreendem modelos de sociedade pautados na observância das leis.

RESPOSTA: (C)interiorizam padrões de comportamentos e papéis sociais com menor visão crítica.

Vamos tomar a questão parte por parte:

Parte 1: "Um volume imenso de pesquisas tem sido produzido para tentar avaliar os efeitos dos programas de televisão." - Uma grande quantidade de pesquisas busca entender e avaliar(calcular, expressar o valor de ...) os EFEITOS DOS PROGRAMAS DE TELEVISÃO (grifo meu neste comentário). 
Três elementos: Pesquisas (estudos) - Efeitos - Programas de TV. Os programas de TV causam efeitos (resultados, atuam) sobre quem os vê, de alguma maneira.

Parte 2: "A maioria desses estudos diz respeito às crianças - o que é bastante compreensível pela quantidade de tempo que elas passam em frente ao aparelho e pelas possíveis implicações desse comportamento para a socialização." - O texto aponta o fato de que os estudos (as pesquisas) se referem, na maioria das vezes, às crianças. 
Crianças passam um tempo considerável na frente da TV.
Há "implicações desse comportamento para a socialização". - Implicações, aqui, se pode entender bem por consequências. Curiosamente, acima, a palavra efeitos (resultados de ações que são causas desses efeitos). Aqui se diz basicamente que há consequências do comportamento da criança ficar exposta o dia (quase) todo ou por um longo período de tempo à televisão (TV), que podem interferir sobre a socialização. Um exemplo: cinco horas diante da TV correspondem a cinco horas de possível contato com outras crianças e pessoas, um tempo em que poderiam estar brincando. 
O texto não está falando mal da TV. Está comentando que a pesquisas (estudos) que tratam do fato da longa exposição de crianças à TV.

Parte 3: "Dois dos tópicos mais pesquisados são o impacto da televisão no âmbito do crime e da violência e a natureza das notícias exibidas na televisão." 
Tópicos são pontos, elementos. As pesquisas (os estudos) têm dois tópicos que aparecem em muitas delas:
*"o impacto da televisão no âmbito do crime e da violência" - impacto é choque, batida, força. O que a televisão mostra em termos de crimes e de violência tem impacto (choque) sobre quem vê. No caso da criança, ainda que, por acaso, não veja jornais, há filmes, desenhos animados e outros programas que mostram gente matando, gente morrendo, socos, pontapés, etc. De quem? Por exemplo: do super-herói e da super-heroína sobre o vilão ou a vilã, o bandido\a bandida. Crime + Violência. O crime do vilão\da vilã, com a violência que ao crime se liga, por um lado, e o uso da força e da violência para conter o crime - curiosamente, super-heróis e vilões viram brinquedos, imagens estampadas em roupas, jogos, jogos eletrônicos (videogames), etc., que rendem milhões e, às vezes, até bilhões às empresas que patrocinam e às redes de TV. E onde ocorre o impacto, o choque? Na mente da criança, no caso em análise, e de quem mais assiste os programas.

*"e a natureza das notícias exibidas na televisão" - muitas vezes, sem dúvida, há notícias sensacionalistas, chamativas, que querem prender o telespectador e a telespectadora ao sofá até o fim do jornal ou do noticiário, em meio ao qual, entre uma parte e outra, há propagandas. Ora, as propagandas são a alma da TV, patrocinadores(as) que pagam milhões mensalmente para que seus produtos (até mesmo ideias) sejam vendidos. São o que mantém as redes de TV.

Portanto, a resposta "E as crianças, em particular, são as mais vulneráveis a essas influências porque  (C) interiorizam padrões de comportamentos e papéis sociais com menor visão crítica." 
Explicando: As crianças, por estarem em formação, não conseguem ainda ter a visão crítica possível de uma pessoa adulta. Visão crítica é a visão problematizadora, questionadora, que pergunta, por exemplo Será que o que aí aparece é verdade? Ou, simplesmente, Tudo isto é uma fantasia (no caso dos super-heróis) que gera um grande aporte de dinheiro para as redes de TV.  Não. A criança, muitas vezes, assimila interiormente, sem conseguir ver criticamente o que está por trás dos programas e dos filmes ou desenhos animados e outros que vê. 
Se para uma pessoa adulta a percepção crítica (problematizadora, questionadora, duvidante, etc.) não é fácil, para uma criança, muito menos ainda.
Então, reforçando: RESPOSTA (C).

Há pontos positivos na TV? Sim. 
Neste momento de crise causada pela pandemia (doença alastrada mundialmente), a TV tem mostrado a busca de vacinas, ações, gestos de solidariedade, mostrado como as pessoas devem se cuidar, informações e prestação de serviços fundamentais à sociedade, etc. É claro, os pontos examinados acima, propostos pela questão do ENEM, não podem ser esquecidos.

E fora dos tempos de pandemia?
Notícias do mundo, do Brasil, da região em que se vive.
Reportagens sobre temas diversos.
Documentários, em várias redes de TV.
Comunicados.
Notícias sobre casos dos mais diferentes tipos (p. ex.: corrupção).
Jornalismo investigativo.
Certamente, algo mais.
Há coisas boas transmitidas por meio da TV. Mas é preciso buscar a crítica, a capacidade de problematizar, de questionar, de buscar entender o que está além, de buscar o não-dito, entender como há uma influência sobre as pessoas (ex.: incentivo ao consumismo, moda, valores, ideologias, etc.). Aí entra a importância de se buscar o conhecimento, o aprendizado constante, nos livros, na escola, por diferentes meios. Professores(as) podem ajudar bastante. Outras pessoas também. É essencial a preocupação em aprender durante a vida toda.

REFERÊNCIA DO LIVRO CITADO E EM QUE SE ENCONTRA A QUESTÃO ANALISADA:

SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017. (Livro didático em volume único)

O VÍDEO ACIMA, BÁSICO E BEM SIMPLES, FOI FEITO COM:
*O livro didático Sociologia em Movimento, capítulo 1 Produção de conhecimento: uma característica fundamental das sociedades humanas.
*Um celular básico, com câmera.
*Um computador para baixar e postar.

Nenhum comentário: