terça-feira, 19 de maio de 2020

EAD CEDJA - SOCIOLOGIA (TERCEIROS ANOS E.M. e EP3). GLOBALIZAÇÃO E SOCIEDADE NO SÉCULO XXI (ATIVIDADE 2). (Prof. José Antônio Brazão.)


Secretaria de Educação do Estado de Goiás
Colégio Estadual Deputado José de Assis
Estudo Orientado EAD
TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO E EP3
NOTA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.
DATA: _____/_____/2020.

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
ALUNO(A):
SÉRIE:
TURMA:
BIMESTRE

Terceira.

PERÍODO: De 18 a 29 de maio de 2020.

ATIVIDADE 2:
OBJETIVO: Revisar elementos fundamentais do pensamento de Karl Marx e Friedrich Engels constitutivos do pensamento sociológico, histórico, filosófico e econômico.
INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1)      (Re)assistir ao filme (no Youtube) O JOVEM KARL MARX. Em: https://www.youtube.com/watch?v=2M5vo2n6G7Y e leia o texto abaixo. Ou, se já viu o filme, leia o texto e responda.
2)      Atente para as questões abaixo e as responda.
3)      Em cada questão há uma única alternativa de resposta. Escolha a que devidamente corresponda ao enunciado de cada questão.
4)      No GOOGLE CLASSROOM.
5)      Valor: 10,0.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
GLOBALIZAÇÃO E SOCIEDADE NO SÉCULO XXI: DILEMAS E PERSPECTIVAS.
Vídeo filme (no Youtube) O JOVEM KARL MARX. Em: https://www.youtube.com/watch?v=2M5vo2n6G7Y
EXERCÍCIO 2:
QUESTÕES:
Um dos grandes desafios no mundo atual, globalizado, continua sendo a divisão sexual do trabalho. O filme visto também mostra bem isto. Leia o texto a seguir e responda as questões.
“Divisão sexual do trabalho: o papel de subordinação da mulher. (...)Como a divisão social do trabalho é também uma divisão sexual do trabalho, os estudos nessa área mostravam como as mulheres, em sua maior parte,  ocupavam postos menos qualificados, com menores salários e associados, principalmente, aos papéis sociais femininos (como enfermeiras, professoras, além de caber a elas os afazeres domésticos). Essas ocupações foram historicamente ligadas ao papel da mulher, marcadas pela baixa remuneração e pelo pouco prestígio social, pois se esperava que a mulher casasse e cuidasse dos afazeres domésticos, e não que os eu salário sustentasse a casa. O salário do homem (cujo papel social na instituição familiar está associado ao homem-provedor) seria sempre mais valorizado, uma vez que ele é reconhecido pelo patriarcado como responsável pelo sustento da família.” (AFRÂNIO SILVA E BRUNO LOUREIRO)
QUESTÃO 1: A divisão social do trabalho é também uma divisão sexual do trabalho porque:
(a)(     ) O trabalho é eminentemente masculino.
(b)(    ) Os diferentes tipos de trabalho (intelectual, braçal e outros) envolvem também homens e mulheres.
(c)(     )  O trabalho é um elemento de dignificação da pessoa humana.
(d)(     ) O trabalho é extremamente explorado dentro do sistema capitalista.
(e)(     )  Os trabalhos masculino e feminino têm o mesmíssimo valor em termos econômicos.
QUESTÃO 2: O trabalho explorado de homens e mulheres é fundamental ao lucro altíssimo dos capitalistas (industriais, comerciantes, banqueiros, latifundiários, etc.). Dentre as afirmações abaixo, não se pode dizer que:
(a)(     ) O trabalho feminino é mais valorizado que o masculino, hoje, em termos salariais, pela maioria das empresas, por conta do empenho maior das mulheres, de sua dedicação e de seus conhecimentos.
(b)(     ) Nos primórdios da era industrial o trabalho feminino foi fundamental, pois, além de trabalhar do mesmo tanto que os homens, as mulheres recebiam bem menos, fato que ocorre ainda hoje.
(c)(     ) Além das mulheres, o emprego de crianças foi um elemento essencial na era industrial de séculos anteriores. E vale lembrar que o trabalho infantil ainda continua vivo em muitos lugares do Brasil e do mundo.
(d)(     ) O homem era visto como provedor da família, o responsável por mantê-la economicamente.
QUESTÃO 3: Nas últimas décadas, a posição das mulheres dentro da sociedade tem melhorado por conta dos seguintes elementos:
(a)(   ) Acesso feminino aos diferentes níveis de educação (fundamental, média, superior, pós-graduação).
(b)(     ) Aproveitamento das mulheres em relação ao acesso à educação.
(c)(   ) À abertura dos olhos das mulheres para o fato de que uma educação elevada pode possibilitar uma melhora nos postos de trabalho.
(d)(     ) A leis de proteção das mulheres e a garantias de uma série de direitos adquiridos.
(e)(     ) Todas as alternativas anteriores estão certas.
QUESTÃO 4: Além da desigualdade salarial e das más condições de trabalho, outro desafio que as mulheres têm de enfrentar no mundo atual é a violência. Ela pode ser enfrentada através dos seguintes meios, com a exceção de:
(a)(     ) Conhecimento melhor das leis que protegem as mulheres.       
(b)(     ) Não denunciando.         
(c)(     ) Enfrentando o problema de frente.         
(d)(     )Sabendo usar o Disque Denúncia (190).
(e)(     ) Fazendo um trabalho de educação de filhos e filhas para que respeitem as mulheres e se autorrespeitem. 
QUESTÃO 5: Nestes tempos de pandemia mundial, inclusive no Brasil, uma das grandes preocupações do Estado e de organizações sociais é dar condições de manutenção da vida a muitos trabalhadores e trabalhadoras, bem como a seus familiares, muitos(as) em dificuldades, por não estarem trabalhando. Os governos federal e estadual, tendo ajuda inclusive de organizações sociais e igrejas, buscam manter a dignidade desses(as) cidadãos e cidadãos, de modo a dirimir (diminuir) o impacto dessas dificuldades:
(a)(     ) Oferecendo um pagamento fixo mensal, no caso do governo.
(b)(     ) Mantendo a vigilância policial e investigativa para evitar ao máximo a violência doméstica nestes tempos de pandemia.
(c)(     ) No que tange aos governos, dialogando com os setores responsáveis por empregos (indústrias, por exemplo).
(d)(     ) Cuidando de trabalhadoras e trabalhadores que tenham sido expostos(as) à contaminação, em hospitais públicos oficiais e de campanha.
(e)(     ) Todas as alternativas anteriores.

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