Secretaria
de Educação do Estado de Goiás
Colégio
Estadual Deputado José de Assis
Estudo
Orientado EAD
SEGUNDO
ANO DO ENSINO MÉDIO E EP2
|
NOTA
|
|||
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.
|
DATA: _____/_____/2020.
|
|||
PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
|
||||
ALUNO(A):
|
SÉRIE:
|
TURMA:
|
BIMESTRE
2º
|
|
Segunda.
|
||||
PERÍODO:
De 18 a 29 de maio de 2020.
|
||||
ATIVIDADE 2:
OBJETIVO:
Refletir sobre a questão do trabalho como elemento fundamental à democracia, à cidadania
e aos direitos humanos, de modo a ser capaz de tirar, inclusive, pessoas da situação
de miséria [como o homem citado no poema de Manuel Bandeira], entender a
situação presente, desafiadora da cidadania e dos direitos humanos, bem como as
ações.
INSTRUÇÕES
QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1) Ler,
muito atentamente o poema de Manuel Bandeira O BICHO.
2) Atente
para as questões abaixo. Leia cada uma delas com muita atenção. Todas elas se
relacionam com um elemento fundamental da democracia e da cidadania: o
trabalho.
3) Em
cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.
4) Responda-as
no GOOGLE CLASSROOM.
5) Valor:
10,0.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
DEMOCRACIA, CIDADANIA E DIREITOS
HUMANOS.
O bichoVi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Datado de “Rio, 25-2-1947”, e publicado neste ano em Belo belo, o poema O bicho é um dos mais conhecidos de Manuel Bandeira.”
BANDEIRA,
Manuel. O Bicho. Disponível em: < http://rascunho.com.br/o-bicho-de-manuel-bandeira/ > Acesso em 27 de abril de 2020.
EXERCÍCIO 2:
QUESTÕES:
LEIA ATENTAMENTE
O TEXTO A SEGUIR:
“Os processos de
liberação econômica (que possibilitaram maior participação do capital, em
especial o estrangeiro, em setores antes regulados pelo Estado), de incremento
tecnológico (como a introdução da robótica) e de renovação das relações de trabalho
(terceirização, trabalho temporário etc.) implantados a partir dos anos 1990
resultaram no aumento do desemprego em relação às duas décadas anteriores, em
diversas nações industrializadas do mundo. (...) o crescimento do trabalho em
tempo parcial, temporário, subcontratado, terceirizado e vinculado à economia
informal, mesmo nos países industrializados ricos, parece confirmar a tese de
que o trabalho está sofrendo uma degradação ou precarização por esse fenômeno
(...)” (AFRÂNIO SILVA). Valor: 2,0 cada questão.
QUESTÃO 1: De
acordo com o texto, a respeito do desemprego pode-se afirmar, exceto:
(a)( ) Os processos de liberação econômica, de
incremento tecnológico e de renovação das relações de trabalho (terceirização,
trabalho temporário etc.) implantados a partir dos anos 1990 resultaram no
aumento do desemprego (...).
(b)( ) O desemprego é tão somente resultado dos
processos de mecanização das indústrias.
(c)( ) “(...)o crescimento do trabalho em tempo
parcial, temporário, subcontratado, terceirizado e vinculado à economia
informal, mesmo nos países industrializados ricos (...).”
(d)( ) Andam com o desemprego o trabalho
subcontratado, terceirizado e informal.
(e)( ) O trabalho está sofrendo uma degradação
ou precarização.
QUESTÃO 2: Subcontratado
é um trabalho:
(a)( ) Com carteira assinada.
(b)( ) Em que o(a) empregador(a) emprega
diretamente o(a) trabalhador(a) para que realize o trabalho dentro da empresa.
(c)( ) É um contrato feito por tempo
indeterminado, com tudo devidamente legalizado.
(d)( ) Que eleva cada trabalhador(a) a um nível
maior de consciência e de qualidade de vida.
(e)( ) Em que se
contrata terceiros (trabalhadores de certas empresas prestadoras de serviços)
para executar um serviço já contratado com outrem.
QUESTÃO 3:
Precarização significa ação de tornar precário. No caso do trabalho precário,
isto significa:
(a)( ) Um trabalho estável, certo, garantido.
(b)( ) Um trabalho fundado em leis
positivamente boas para todos (empresa – trabalhador[a] – sociedade).
(c)( ) Um trabalho inflexível, imutável e
eterno.
(d)( ) Um trabalho instável, incerto,
arriscado, não garantido.
(e)( ) Um trabalho digno, fundamentado na
justiça pura e clara.
QUESTÃO 4:
Diante do quadro apresentado pelo texto, dentre as seguintes atitudes são
fundamentais para quem quer trabalhar, menos:
(a)( ) Estar muito bem preparado(a) em termos
de estudos e conhecimentos práticos e teóricos.
(b)( ) Não acreditar que as crises econômicas e
sanitárias tiveram um fim e que esta pandemia seja a última de todos os tempos.
(c)( ) Saber que sem estudos fica difícil
encontrar soluções para os desafios da vida.
(d)( ) Deixar de estudar por conta da pandemia,
desacreditando em soluções para esta.
(e)( )
Aprender sempre, fazer cursos, buscar saídas para a possibilidade de desemprego
etc., hoje, mais que nunca, através de cursos online e boas leituras.
QUESTÃO 5:
Nestes tempos de pandemia mundial, inclusive no Brasil, uma das grandes
preocupações do Estado e de organizações sociais é dar condições de manutenção
da vida a muitos trabalhadores e trabalhadoras, bem como a seus familiares,
muitos(as) em dificuldades, por não estarem trabalhando. Os governos federal e
estadual, tendo ajuda inclusive de organizações sociais e igrejas, buscam
manter a dignidade desses(as) cidadãos e cidadãos, de modo a dirimir (diminuir)
o impacto dessas dificuldades:
(a)( ) Oferecendo um pagamento fixo mensal, no
caso do governo.
(b)( ) Dando cestas de alimentos, em muitos
casos.
(c)( ) No que tange aos governos, dialogando
com os setores responsáveis por empregos (indústrias, por exemplo).
(d)( ) Cuidando de trabalhadoras e
trabalhadores que tenham sido expostos(as) à contaminação, em hospitais
públicos oficiais e de campanha.
(e)( ) Todas as alternativas anteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário