terça-feira, 19 de maio de 2020

EAD CEDJA - SOCIOLOGIA (SEGUNDOS ANOS E.M. E EP2).DEMOCRACIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS (ATIVIDADE 2). (Prof. José Antônio Brazão.)


Secretaria de Educação do Estado de Goiás
Colégio Estadual Deputado José de Assis
Estudo Orientado EAD
SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO E EP2
NOTA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.
DATA: _____/_____/2020.

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
ALUNO(A):
SÉRIE:
TURMA:
BIMESTRE

Segunda.

PERÍODO: De 18 a 29 de maio de 2020.

ATIVIDADE 2:
OBJETIVO: Refletir sobre a questão do trabalho como elemento fundamental à democracia, à cidadania e aos direitos humanos, de modo a ser capaz de tirar, inclusive, pessoas da situação de miséria [como o homem citado no poema de Manuel Bandeira], entender a situação presente, desafiadora da cidadania e dos direitos humanos, bem como as ações.
INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1)      Ler, muito atentamente o poema de Manuel Bandeira O BICHO.
2)      Atente para as questões abaixo. Leia cada uma delas com muita atenção. Todas elas se relacionam com um elemento fundamental da democracia e da cidadania: o trabalho.
3)      Em cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.
4)      Responda-as no GOOGLE CLASSROOM.
5)      Valor: 10,0.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
DEMOCRACIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS.
“Manuel Bandeira, autor do poema O bicho
O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.
Datado de “Rio, 25-2-1947”, e publicado neste ano em Belo beloo poema O bicho é um dos mais conhecidos de Manuel Bandeira.”
BANDEIRA, Manuel. O Bicho. Disponível em: < http://rascunho.com.br/o-bicho-de-manuel-bandeira/ > Acesso em 27 de abril de 2020.
EXERCÍCIO 2:
QUESTÕES:
LEIA ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR:
“Os processos de liberação econômica (que possibilitaram maior participação do capital, em especial o estrangeiro, em setores antes regulados pelo Estado), de incremento tecnológico (como a introdução da robótica) e de renovação das relações de trabalho (terceirização, trabalho temporário etc.) implantados a partir dos anos 1990 resultaram no aumento do desemprego em relação às duas décadas anteriores, em diversas nações industrializadas do mundo. (...) o crescimento do trabalho em tempo parcial, temporário, subcontratado, terceirizado e vinculado à economia informal, mesmo nos países industrializados ricos, parece confirmar a tese de que o trabalho está sofrendo uma degradação ou precarização por esse fenômeno (...)” (AFRÂNIO SILVA). Valor: 2,0 cada questão.
QUESTÃO 1: De acordo com o texto, a respeito do desemprego pode-se afirmar, exceto:
(a)(     ) Os processos de liberação econômica, de incremento tecnológico e de renovação das relações de trabalho (terceirização, trabalho temporário etc.) implantados a partir dos anos 1990 resultaram no aumento do desemprego (...).
(b)(     ) O desemprego é tão somente resultado dos processos de mecanização das indústrias.
(c)(  ) “(...)o crescimento do trabalho em tempo parcial, temporário, subcontratado, terceirizado e vinculado à economia informal, mesmo nos países industrializados ricos (...).”
(d)(     ) Andam com o desemprego o trabalho subcontratado, terceirizado e informal.
(e)(     ) O trabalho está sofrendo uma degradação ou precarização.

QUESTÃO 2: Subcontratado é um trabalho:
(a)(     ) Com carteira assinada.
(b)(     ) Em que o(a) empregador(a) emprega diretamente o(a) trabalhador(a) para que realize o trabalho dentro da empresa.
(c)(     ) É um contrato feito por tempo indeterminado, com tudo devidamente legalizado.
(d)(     ) Que eleva cada trabalhador(a) a um nível maior de consciência e de qualidade de vida.
(e)( ) Em que se contrata terceiros (trabalhadores de certas empresas prestadoras de serviços) para executar um serviço já contratado com outrem.

QUESTÃO 3: Precarização significa ação de tornar precário. No caso do trabalho precário, isto significa:
(a)(     ) Um trabalho estável, certo, garantido.
(b)(     ) Um trabalho fundado em leis positivamente boas para todos (empresa – trabalhador[a] – sociedade).
(c)(     ) Um trabalho inflexível, imutável e eterno.
(d)(     ) Um trabalho instável, incerto, arriscado, não garantido.
(e)(     ) Um trabalho digno, fundamentado na justiça pura e clara.

QUESTÃO 4: Diante do quadro apresentado pelo texto, dentre as seguintes atitudes são fundamentais para quem quer trabalhar, menos:
(a)(     ) Estar muito bem preparado(a) em termos de estudos e conhecimentos práticos e teóricos.
(b)(     ) Não acreditar que as crises econômicas e sanitárias tiveram um fim e que esta pandemia seja a última de todos os tempos.
(c)(     ) Saber que sem estudos fica difícil encontrar soluções para os desafios da vida.
(d)(     ) Deixar de estudar por conta da pandemia, desacreditando em soluções para esta.
(e)(     ) Aprender sempre, fazer cursos, buscar saídas para a possibilidade de desemprego etc., hoje, mais que nunca, através de cursos online e boas leituras.

QUESTÃO 5: Nestes tempos de pandemia mundial, inclusive no Brasil, uma das grandes preocupações do Estado e de organizações sociais é dar condições de manutenção da vida a muitos trabalhadores e trabalhadoras, bem como a seus familiares, muitos(as) em dificuldades, por não estarem trabalhando. Os governos federal e estadual, tendo ajuda inclusive de organizações sociais e igrejas, buscam manter a dignidade desses(as) cidadãos e cidadãos, de modo a dirimir (diminuir) o impacto dessas dificuldades:
(a)(     ) Oferecendo um pagamento fixo mensal, no caso do governo.
(b)(     ) Dando cestas de alimentos, em muitos casos.
(c)(     ) No que tange aos governos, dialogando com os setores responsáveis por empregos (indústrias, por exemplo).
(d)(     ) Cuidando de trabalhadoras e trabalhadores que tenham sido expostos(as) à contaminação, em hospitais públicos oficiais e de campanha.
(e)(     ) Todas as alternativas anteriores.

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