segunda-feira, 18 de maio de 2020

EAD CEDJA - SEGUNDOS ANOS E EP2. FILOSOFIA - TEORIA DO CONHECIMENTO. Atividade 2. (Prof. José Antônio Brazão.)


Secretaria de Educação do Estado de Goiás
Colégio Estadual Deputado José de Assis
Estudo Orientado EAD
SEGUNDOS ANOS DO ENSINO MÉDIO E EP2
NOTA
DISCIPLINA: FILOSOFIA.
DATA: _____/_____/2020.

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
ALUNO(A):
SÉRIE:
TURMA:
BIMESTRE

Segunda.

PERÍODO: De 18 a 29 de maio de 2020.

ATIVIDADE 2:
COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA – TEORIA DO CONHECIMENTO.
OBJETIVO: Aprofundar o entendimento da exploração do mundo natural com a percepção sensorial, a formação de ideias na mente e a construção do conhecimento, de modo a entender o empirismo de David Hume (e John Locke) em contraponto ao racionalismo cartesiano (de René Descartes), tornando possível apreender similitudes dentre o pensamento empirista dos filósofos Hume e Locke.
INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1)      VÍDEO: Ser Ou Não Ser - David Hume, Experimentar O Mundo Como Criança - Viviane Mosé (Globo – Fantástico). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kfAVg4KIdio
2)      Reveja o vídeo.
3)      A seguir, responda as questões no Google Classroom.
4)      Leia atentamente o texto de John Locke a seguir, bem como releia e responda as questões a seguir.
5)      Há, em cada questão, cinco alternativas. Escolha a que responde devidamente cada questão.
6)      Valor: 10,0.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
TEORIA DO CONHECIMENTO
DAVID HUME:
VÍDEO: Ser Ou Não Ser - David Hume, Experimentar O Mundo Como Criança - Viviane Mosé (Globo – Fantástico). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kfAVg4KIdio
EXERCÍCIO 2:
LEIA ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR:
Capítulo I As Ideias em Geral e sua Origem 1. Ideia é o objeto do pensamento. Todo homem tem consciência de que pensa, e que quando está pensando sua mente se ocupa de ideias. Por conseguinte, é indubitável que as mentes humanas têm várias ideias, expressas, entre outros, pelos termos brancura, dureza, doçura, pensamento, movimento, homem, elefante, exército, embriaguez. Disso decorre a primeira questão a ser investigada: como elas são apreendidas? Consiste numa doutrina aceita que o ser primordial dos homens tem ideias inatas e caracteres originais estampados em sua mente. Já examinei, em linhas gerais, essa opinião, e suponho que o que ficou dito no livro anterior será facilmente admitido quando tiver mostrado como o entendimento obtém todas as suas ideias, e por quais meios e graus elas podem penetrar na mente; com este fim solicitarei a cada um recorrer à sua própria observação e experiência. 2. Todas as ideias derivam da sensação ou reflexão. Suponhamos, pois, que a mente é, como dissemos, um papel em branco, desprovida de todos os caracteres, sem nenhuma ideia; como ela será suprida? De onde lhe provém este vasto estoque, que a ativa e ilimitada fantasia do homem pintou nela com uma variedade quase infinita? De onde apreende todos os materiais da razão e do conhecimento? A isso respondo, numa palavra: da experiência. Todo o nosso conhecimento está nela fundado, e dela deriva fundamentalmente o próprio conhecimento. Empregada tanto nos objetos sensíveis externos como nas operações internas de nossas mentes, que são por nós mesmos percebidas e refletidas, nossa observação supre nossos entendimentos com todos os materiais do pensamento. Dessas duas fontes de conhecimento jorram todas as nossas ideias, ou as que possivelmente teremos. 3. O objeto da sensação é uma fonte das ideias. Primeiro, nossos sentidos, familiarizados com os objetos sensíveis particulares, levam para a mente várias e distintas percepções das coisas, segundo os vários meios pelos quais aqueles objetos os impressionaram. Recebemos, assim, as ideias de amarelo, branco, quente, frio, mole, duro, amargo, doce e todas as ideias que denominamos de qualidades sensíveis. Quando digo que os sentidos levam para a mente, entendo com isso que eles retiram dos objetos externos para a mente o que lhes produziu estas percepções. A esta grande fonte da maioria de nossas ideias, bastante dependente de nossos sentidos, dos quais se encaminham para o entendimento, denomino sensação. (LOCKE, John. Trecho do Capítulo I do Livro II. __________. Ensaio Acerca do Entendimento Humano. Disponível em: http://abdet.com.br/site/wp-content/uploads/2014/12/Ensaio-Acerca-do-Entendimento-Humano.pdf Acesso em 18 de maio de 2020.)

QUESTÃO 1: JOHN LOCKE foi um fílósofo inglês que estudou o conhecimento humano e buscou entender seu funcionamento. Dentre as proposições que apresenta em seu texto estão as seguintes, com exceção de:
(a)(     ) Locke concorda plenamente com a “doutrina aceita que o ser primordial dos homens tem ideias inatas e caracteres originais estampados em sua mente”. Ou seja, existem ideias inatas, como Descartes acreditava.
(b)(     ) Os meios por meio dos quais as ideias podem penetrar na mente são a observação e a experiência
(c)(     ) Como são apreendidas as ideias?
(d)(     ) Todo homem tem consciência de que pensa, e que quando está pensando sua mente se ocupa de ideias.
(e)(     ) Ideia é o objeto do pensamento.


QUESTÃO 2: “Todas as ideias derivam da sensação ou reflexão.” Toda sensação (percepção sensorial) é apreendida diretamente através:
(a)(     ) Da razão.
(b)(     ) Das ideias inatas (nascidas com as pessoas.
(c)(     ) Dos cinco sentidos.
(d)(     ) Da reflexão.
(e)(     ) Dos pensamentos.

QUESTÃO 3: A mente humana, para John Locke pode ser comparada a uma tabula rasa, expressão latina que é representada no texto pela expressão:
(a)(     ) Recém-nascido.
(b)(     ) Tábua de madeira grosseira.
(c)(     ) Registro de nascimento.
(d)(     ) Ideias inatas (ideias que nascem com as pessoas).
(e)(     ) Papel em branco.

QUESTÃO 4: De acordo com o empirismo (Hume e Locke, entre outros), de onde cada ser humano apreende [assimila, recebe] todos os materiais da razão e do conhecimento?
(a)(     ) Da antevisão das coisas. O ser humano é capaz de antever o q que vai acontecer.
(b)(     ) Da experiência sensível, por meio da qual consegue captar o que está ao seu redor através dos cinco sentidos (olfato, tato, audição, visão e paladar). Hume ainda acrescenta o hábito.
(c)(     ) Da mera materialidade dos seres: tudo é feito de matéria que teve sua origem na Criação Divina.
(d)(     ) Da leitura dos livros, que contêm muitos conhecimentos ensinados no decurso da história humana.
(e)(     ) Da moralidade, procurando viver os valores éticos que são aceitos dentro da sociedade em que vive.

QUESTÃO 5: “O objeto da sensação é uma fonte das ideias.” Esse pensamento é reforçado pelas seguintes colocações do texto, menos:
(a)(     ) Primeiro, nossos sentidos, familiarizados com os objetos sensíveis particulares, levam para a mente várias e distintas percepções das coisas, segundo os vários meios pelos quais aqueles objetos os impressionaram.
(b)(     ) Recebemos, assim, as ideias de amarelo, branco, quente, frio, mole, duro, amargo, doce e todas as ideias que denominamos de qualidades sensíveis.
(c)(     ) Quando digo que os sentidos levam para a mente, entendo com isso que eles retiram dos objetos externos para a mente o que lhes produziu estas percepções.
(d)(     ) Consiste numa doutrina aceita que o ser primordial dos homens tem ideias inatas e caracteres originais estampados em sua mente.
(e)(     ) A esta grande fonte da maioria de nossas ideias, bastante dependente de nossos sentidos, dos quais se encaminham para o entendimento, denomino sensação.


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