domingo, 9 de junho de 2019

TERCEIRA QUESTÃO COMENTADA DE FILOSOFIA DO ENEM 2018: (Prof. José Antônio Brazão.)


TERCEIRA QUESTÃO COMENTADA DE FILOSOFIA DO ENEM 2018: (Prof. José Antônio Brazão.)
QUESTÃO 62 CADERNO BRANCO – ENEM 2018:
O século XVIII é, por diversas razões, um século diferenciado. Razão e experimentação se aliavam no que se acreditava ser o verdadeiro caminho para o estabelecimento do conhecimento científico, por tanto tempo almejado. O fato, a análise e a indução passavam a ser parceiros fundamentais da razão. É ainda no século XVIII que o homem começa a tomar consciência de sua situação na história.
(ODALIA, N. In: PINSKY, J.; PINSKY, C. B. História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2003.)
No ambiente cultural do Antigo Regime, a discussão filosófica mencionada no texto tinha como uma de suas características a
(A) aproximação entre inovação e saberes antigos.
(B) conciliação entre revelação e metafísica platônica.
(C) vinculação entre escolástica e práticas de pesquisa.
(D) separação entre teologia e fundamentalismo religioso.
(E) contraposição entre clericalismo e liberdade de pensamento.
RESPOSTA: (E) contraposição entre clericalismo e liberdade de pensamento.
Vamos tomar o texto e a questão proposta a partir dele parte por parte:
·        “O século XVIII é, por diversas razões, um século diferenciado.”
É importante lembrar o que antecedeu o século XVIII, na Europa e no mundo Ocidental (mundo cultural e diretamente influenciado pela Europa): (a) o Renascimento artístico, cultural e científico; (b) as grandes navegações e descobertas marítimas europeias pelo mundo afora (Américas, Brasil, novos caminhos para as Índias, a circunavegação do mundo, etc.); (c) a Revolução Científica Moderna (Renascimento científico); (d) a Reforma Protestante e a Contrarreforma; (e) a filosofia moderna de cunho racionalista e empirista (não entrando aqui na filosofia política). O século XVIII foi herdeiro de todos esses acontecimentos. E ao longo dele, ademais, viu-se na Europa o impulso da Revolução Industrial, que culminará no século XIX. Houve um fortalecimento grande da burguesia. Porém, a sociedade guardará muito da estrutura feudal (o Antigo Regime), em que havia grupos separados dentro da sociedade europeia, tendo ainda como fundamento a terra (feudos – daí, feudal – grandes extensões de terras): clérigos (religiosos, Igreja), reis e rainhas, senhores feudais, servos (camponeses, em grande parte), burguesia (ao longo dos séculos XV em diante, em expansão e fortalecimento). O século XVIII irá diferenciar-se dos demais por carregar consigo as descobertas dos anteriores, um grande desenvolvimento no modo de produzir mercadorias (Revolução Industrial), com máquinas e fábricas, o reforço no poder econômico e na influência política da burguesia, no Iluminismo, movimento filosófico que deu grande valor à razão em seu poder de descobrir, inventar, criar, levar ao progresso.
·        “Razão e experimentação se aliavam no que se acreditava ser o verdadeiro caminho para o estabelecimento do conhecimento científico, por tanto tempo almejado.”
Uma das grandes preocupações de parte da filosofia moderna foi a questão do conhecimento humano: de onde provém?, qual é sua base?, como se formam as ideias?, etc. A corrente racionalista defendia que a razão é a base principal do conhecimento, na constituição das ideias e na compreensão do mundo. René Descartes, no século XVII, inclusive defendeu a existência de certas ideias inatas (nascidas com a pessoa) na mente humana. De acordo com Japiassú e Marcondes: “Em Descartes, as ideias inatas são aquelas que se originam da própria mente, independentemente de qualquer experiência anterior, e incluindo as ideias de um Deus Perfeito, da substância pensante e da matéria extensa.” (JAPIASSÚ, Hilton e MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 5.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. Citado em: Dicionário de Filosofia. Disponível em: https://sites.google.com/view/sbgdicionariodefilosofia/ideia-inata-pr%C3%A9concebida . Acesso em 09 de junho de 2019.). O racionalismo não nega a experiência sensível, mas desconfia profundamente dos sentidos, dando ênfase à razão como elemento fundante do conhecimento humano.
 A corrente empirista (empiria, em grego é experiência – aqui se referindo à experiência sensível), por sua vez, afirmou a preponderância da experiência sensorial ou sensível na elaboração do conhecimento. Experiência sensível é a observação direta da realidade e do mundo através dos cinco sentidos (olfato, tato, paladar, audição e visão). Segundo os empiristas, nada há na mente que não tenha passado antes pelos cinco sentidos. Dos filósofos empiristas modernos podem ser citados, por exemplo: Francis Bacon, John Locke e David Hume.
Um outro elemento importante foi a experimentação, no sentido de realizar experimentos – de acordo com o Google: experimento é um “trabalho científico que se destina a verificar um fenômeno físico”, ou seja uma atividade prática, sujeita à observação dos sentidos (principalmente a visão), que permite a compreensão de um ou mais fenômenos da natureza (physis, em grego, daí: física). Para citar alguns exemplos: Copérnico, Galileu Galilei, Isaac Newton e outros cientistas fizeram uma série de observações do mundo e da natureza. Junto com a experimentação, por sua vez, caminha a razão – novamente, de acordo com o Google: razão é: (substantivo feminino) 1.faculdade de raciocinar, apreender, compreender, ponderar, julgar; a inteligência. (...) 2.raciocínio que conduz à indução ou dedução de algo.” (Razão, em Dicionário Google. Disponível em: https://www.google.com/search?rlz=1C2CAFA_enBR772BR772&ei=8D_9XLL_Ktay5OUPnNi5-AQ&q=significado+de+raz%C3%A3o&oq=significado+de+raz%C3%A3o&gs_l=psy-ab.12...0.0..174308...0.0..0.0.0.......0......gws-wiz.tfAQ-Of7lEA . Acesso em 09 de junho de 2019.). De fato, o material obtido pela experimentação (informações daí advindas) foi trabalhado intensamente pela razão e transformado em leis naturais descobertas, máquinas, etc.
·        “O fato, a análise e a indução passavam a ser parceiros fundamentais da razão.”
Continuando o raciocínio (trabalho da razão, analisando e sintetizando – compondo, reunindo – ideias) anterior que vimos fazendo, os fatos (informações advindas da experimentação) foram analisados, investigados, permitindo novas descobertas. Um tipo de raciocínio muito usado foi a indução: raciocínio que une premissas particulares diversas e delas tira uma conclusão universal, geral. Como assim: premissas são afirmações que antecedem a conclusão, neste caso, uma série de observações de fenômenos naturais e experimentos, dos quais os cientistas citados tiraram conclusões universais. Por exemplo: a lei da gravidade, de Newton; a lei da queda livre, de Galileu; o heliocentrismo, de Copérnico; etc.
·        “É ainda no século XVIII que o homem começa a tomar consciência de sua situação na história.”
Capazes de conhecer o mundo e transforma-lo com o auxílio da ciência e das invenções, os seres humanos, de fato, puderam ter uma consciência cada vez mais clara da realidade do mundo e da história da qual faziam parte, incluindo seu momento vivido. Para a burguesia, por exemplo, um momento de afirmação de seu poder, o que ocorrerá em várias revoluções, como a Independência dos EUA, a Revolução Francesa e outras que viriam a ocorrer. O Iluminismo do século XVIII, inclusive, contribuiu profundamente para que estas ocorressem.
No ambiente cultural do Antigo Regime ... Que ambiente é esse? O Antigo Regime, como já foi referido, foi o feudalismo, cuja estrutura ainda se mantinha muito presente no mundo do século XVIII – no campo das ideias, por exemplo, a religião, que era um dos sustentáculos desse regime, mantinha, ainda, muitos traços de tradicionalismo, até mesmo de superstição e intolerância. Na Europa, na época, guerras de religião (católicos versus protestantes e vice-versa) eram constantes. Chegava-se ao absurdo de condenar pessoas que não estavam ou aparentemente não estavam de acordo com a religião oficial – o filósofo iluminista Voltaire, por exemplo, teve que se haver com vários casos e teve, às vezes, até de fugir por conta de suas críticas à estrutura social e aos desmandos que observava. O clericalismo – a influência intensa do clero (da Igreja) – era forte e procurava tolher ideias novas. Assim sendo, a liberdade de pensamento tornava-se extremamente essencial. Immanuel Kant, no livretro (livrinho) “O que é Iluminismo [O que é Ilustração]”, inclusive, fala da necessidade dos governantes darem ao povo o direito de pensar por si, sem a intervenção contínua dos “tutores”. (Livro que fica aqui como sugestão de leitura.) Daí a resposta dessa questão proposta pelo ENEM 2018:
“No ambiente cultural do Antigo Regime, a discussão filosófica mencionada no texto tinha como uma de suas características a
(E) contraposição entre clericalismo e liberdade de pensamento.”
Sugestões de leitura que poderão ajudar a entender bem a resposta:
·        O QUE É ILUMINISMO, de Immanuel (Emmanuel) Kant.
·        CONTOS, de Voltaire.
·        CARTAS FILOSÓFICAS, de Voltaire.
·        O seu livro didático de Filosofia, em uso em sua escola. Procure nas partes Conhecimento, Filosofia Moderna, Filosofia da Ciência (Ciência Moderna) e no índice de nomes, para os nomes de pensadores modernos citados aqui.
·        Livros de História – partes: história moderna, Renascimento, Reforma, Iluminismo, Independência dos Estados Unidos da América, Revolução Francesa, etc. O didático de História, usado em sua escola, é uma opção, além de outros possíveis que poderão ser encontrados na biblioteca de sua escola ou numa biblioteca pública, até mesmo na internet (mais uma boa opção), de forma rápida.
Dos livros mencionados você os poderá encontrar na biblioteca de sua escola, em uma biblioteca municipal, numa boa livraria e até no site Domínio Público, que publica obras completas gratuitamente (de repente, você encontra algum deles aí).

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